Voltar
Baixar áudioA previsão do tempo para o Sul do país, neste sábado (22), indica céu de muitas nuvens para toda a região, exceto a sudeste do Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuvas para todos os estados.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, exceto para o extremo-oeste do Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuvas isoladas para todo o estado de Santa Catarina, o centro-sul do Paraná e o centro-norte e sudeste gaúchos. As chuvas devem ser mais intensas e acompanhadas de trovoadas no centro-sul catarinense e no extremo-norte do Rio Grande do Sul.
À tarde, a possibilidade de chuvas toma todo o Paraná, com maior intensidade e acompanhada de trovoadas no centro-sul e leste do estado, em todo o estado de Santa Catarina e no norte gaúcho.
Durante a noite, as chuvas mais intensas e com trovoadas se restringem ao estado de Santa Catarina, ao sul do Paraná e ao extremo-norte gaúcho. A possibilidade de chuvas recua no centro-norte do Paraná e se mantém no norte do Rio Grande do Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Sul e o extremo-sul e sudeste de Santa Catarina, além de aviso de perigo potencial de ventos costeiros para todo o litoral gaúcho e o litoral sudeste catarinense.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 15°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar até 25°C, também em Curitiba. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoChuvas devem ser mais intensas ao norte da região; temperaturas variam entre 15°C e 32°C
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Sudeste do país, neste sábado (22), é de céu com muitas nuvens para toda a região, com possibilidade de chuvas em todos os estados.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com possibilidade de chuvas isoladas no extremo-sul do litoral de São Paulo. O extremo-norte de Minas Gerais, nas divisas com Goiás e com a Bahia, deve amanhecer sob pancadas de chuva isoladas.
À tarde, a possibilidade de chuvas toma toda a região. As chuvas devem ser mais intensas e acompanhadas de trovoadas no estado do Rio de Janeiro, centro-leste de São Paulo, extremo-sul do Espírito Santo e quase todo o estado de Minas Gerais — com exceção do extremo-leste.
Durante a noite, a intensidade das chuvas se ameniza em toda a região, e as precipitações deixam o estado capixaba e o extremo-oeste de Minas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o extremo-norte de Minas Gerais, somente para os municípios que tangenciam a Bahia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 15°C em Belo Horizonte e São Paulo. Já a máxima pode chegar até 32°C, também em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioO município de Barcelos (AM), conhecido como a capital da pesca esportiva e maior em extensão territorial do estado, foi selecionado para o Programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) voltada à ampliação da conectividade aérea e ao desenvolvimento regional.
O AmpliAR permite que concessionárias privadas assumam a gestão de aeroportos regionais deficitários em troca de reequilíbrios contratuais, como redução de outorgas ou ampliação dos prazos de concessão. A medida visa modernizar a infraestrutura aeroportuária, garantir operações estáveis e viabilizar novas rotas regionais.
A sessão pública de abertura das propostas para a administração dos terminais incluídos na fase inicial do programa está agendada para o dia 27 de novembro, às 10h, na B3, em São Paulo (SP).
Segundo o secretário nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, o AmpliAR “foi pensado para melhorar a conectividade entre cidades médias e pequenas e os grandes centros. No caso de Barcelos, trata-se de um aeroporto estratégico, que pode potencializar o turismo e impulsionar atividades econômicas importantes para o Amazonas, como a pesca esportiva e o ecoturismo”.
O turismo representa um dos principais pilares da economia de Barcelos, município localizado a aproximadamente 400 quilômetros de Manaus (AM). Durante a temporada de pesca esportiva, que ocorre entre setembro e março, a cidade recebe turistas nacionais e estrangeiros, o que impulsiona o setor hoteleiro, os restaurantes, os serviços de transporte e o comércio local.
De acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), nesse período, a população local praticamente dobra com a chegada dos turistas, mesmo diante das limitações de acesso, tendo em vista que o trajeto fluvial até a capital pode levar até 30 horas. O crescimento da demanda turística evidencia a necessidade de melhorias na infraestrutura de transporte.
Com a inclusão no Programa AmpliAR, Barcelos deverá receber investimentos no aeroporto local, com foco na ampliação da estrutura e no aumento da oferta de voos. A conexão aérea com Manaus, que leva cerca de 1h30, promete encurtar distâncias, facilitar o deslocamento e abrir novas perspectivas para o turismo, os negócios e o desenvolvimento regional.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância da conectividade aérea para o desenvolvimento da Região Norte.
“Garantir que cidades amazônicas como Barcelos estejam conectadas ao restante do Brasil é investir em oportunidades, inclusão e desenvolvimento sustentável. A aviação regional tem um papel fundamental na integração nacional e na geração de emprego e renda, especialmente em regiões de difícil acesso”, disse.
VEJA MAIS:
Copiar o texto
Baixar áudioA Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a entrada da companhia aérea canadense Air Transat no mercado brasileiro. A decisão, publicada na Portaria nº 18.249, permite à empresa operar voos internacionais regulares de passageiros e cargas com origem e destino no Brasil.
Com a aprovação, a Air Transat anunciou que, nos próximos dois meses, iniciará duas rotas diretas a partir do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão):
A autorização foi concedida após a companhia aérea cumprir todos os requisitos regulatórios exigidos pela Anac, com comprovação de capacidade operacional e conformidade com as normas de segurança previstas no Código Brasileiro de Aeronáutica.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a chegada da Air Transat reforça a internacionalização da aviação brasileira. “A ampliação das rotas internacionais a partir do Galeão é estratégica para fortalecer o turismo, gerar oportunidades econômicas e posicionar o Brasil como hub de conexões globais, especialmente na rota América do Sul–América do Norte”, afirmou.
O presidente da Anac, Tiago Faierstein, destacou o papel técnico da agência na atração de novas companhias aéreas para o país e os benefícios da concorrência no setor. “Que venham mais companhias. A concorrência entre elas é saudável e quem ganha é o passageiro”, disse.
Para Felipe Freire, coordenador-geral de Aeroportos Concedidos e Serviços Aéreos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), a chegada de uma nova empresa ao país reflete os avanços na modernização do ambiente regulatório.
“A entrada de uma nova empresa no mercado brasileiro é salutar e mostra que as políticas de atualização do ambiente de negócio resultam em maior oferta de voos e opções de serviços ao consumidor, que terá mais alternativas de viagens e, consequentemente, maior diversidade de preços”, avaliou.
A nova operação amplia a oferta de voos, fortalece a malha aérea nacional e reforça as relações com mercados estratégicos. Além disso, contribui para o aumento do fluxo turístico, o intercâmbio acadêmico e as relações comerciais entre Brasil e Canadá.
VEJA MAIS:
Copiar o texto
Baixar áudioO Dia Nacional de Combate ao Racismo, celebrado em 18 de novembro, promoveu reflexões e trocas de saberes em Belém (PA) – com o I Seminário Igualdade Racial, realizado no Centro Cultural Banco da Amazônia. O evento reuniu professores, pesquisadoras e militantes dos movimentos negros para discutir memória, território e identidade negra na Região Amazônica, em meio à exposição internacional Mandela – Ícone Mundial de Reconciliação.
O diretor Corporativo do Banco da Amazônia, Diego Lima, abriu o evento e compartilhou sua trajetória de homem negro, destacando a importância de discutir desigualdades estruturais.
Para Diego, a promoção da equidade é crucial para o respeito à diversidade. “Esse tem sido um trabalho do Banco da Amazônia: promover a mudança social e o respeito às diferenças. O Banco, hoje, oferece crédito, soluções e valorização da cultura, para um caminho mais justo e inclusivo”, afirmou.
O primeiro painel teve como tema “Revolução da Cabanagem e protagonismo quilombola – resistência popular e luta por igualdade”. A revolução popular aconteceu entre 1835 e 1840 na Amazônia e os especialistas analisaram o contexto histórico da Cabanagem e seus reflexos na luta quilombola, destacando a participação de negros, indígenas e mestiços na revolução amazônica.
A professora da Universidade Federal do Pará, Magda Ricci, estuda o tema há mais de três décadas e chamou atenção para a diversidade dos cabanos e a necessidade de romper a invisibilidade dentro do movimento. “Estudar a Cabanagem não pode se limitar à visão do Império. Deve-se ir além das fronteiras amazônicas. A invisibilidade provoca grandes distorções na compreensão da natureza dos cabanos”, disse.
Ela destacou, ainda, a importância da semana da consciência negra para fomentar o respeito e a reflexão sobre a diversidade de povos. “Então, é essencial que isso seja mais do que relevante nesta semana. Uma semana que é inclusiva, tem muitos pretos na cabanagem, mas o mais bonito dela é que tem muita diversidade”, afirmou Ricci.
Já o historiador, professor, estudioso do patrimônio histórico, Michel Pinho, salientou que a Cabanagem evidencia os traços da história de Belém, que vão além da cultura indígena. Para ele, os vestígios culturais do período cabano, espalhados por ruas, prédios e espaços públicos, ajudam a compor uma identidade documentada.
Na avaliação do especialista, o debate no Centro Cultural Banco da Amazônia tem papel relevante em destacar a identidade cultural dos cabanos em Belém.
“Abrir esse espaço para uma discussão entre história e cabanagem é fundamental para a gente pensar na participação cidadã. O Banco da Amazônia tem um papel importante em relação a isso, que é garantir às pessoas a pensarem sobre a sua identidade”, ressaltou Pinho.
O segundo painel mostrou a trajetória de Zélia Amador de Deus, uma das principais referências da militância negra no Pará e no Brasil. O tema da apresentação foi “A luta de Zélia Amador de Deus – titulação das terras quilombolas e justiça racial”.
A especialista em direitos quilombolas, Isabel Cabral, destacou o papel da educadora na articulação pela titulação de terras quilombolas e da movimentação popular em prol de melhores condições de vida em todas as esferas.
“A principal importância é mostrar que a organização social é que conquista esses direitos, porque a gente sempre fala que os governantes não acordam do dia para a noite e resolvem atender esses clamores. Não, é a sociedade organizada quem conquista esses direitos. Rever essa história da professora Zélia mostra, principalmente para os jovens que estão hoje se organizando, que esse é o caminho mesmo – é a intercessão também dos direitos à moradia, à terra, à educação”, pontuou.
A advogada e pesquisadora quilombola da comunidade Genipaúba, em Abaetetuba, Flávia Santos, apontou entraves que ainda persistem nos processos de regularização fundiária. Segundo ela, apenas em Santarém e Belém há cerca de 80 processos de titulação parados.
Flávia salientou, ainda, que a titulação contribui para a proteção da floresta e das comunidades. “Território quilombola não titulado é território violado. A titulação é solução para a crise climática”, afirmou.
Já o painel abordou o tema: “Resistência e liderança – Dandara dos Palmares e Nelson Mandela: lutas por liberdade e igualdade” – nomes de peso que atuaram na defesa da liberdade e igualdade.
A ativista do coletivo Sapato Preto, Juliana Miranda, destacou o papel pedagógico dos movimentos negros. “O movimento negro é educador. Mostra o genocídio da população negra e a luta contra o apagamento social. O racismo não é um inimigo distante”, disse.
Para a professora e ativista Sabrina Figueiredo Souza, resistir também é transmitir memória e afirmar identidades. “Não falamos de igualdade, mas de equidade. Não somos todos iguais. Nem queremos ser. Queremos ser respeitados nas nossas diferenças”, afirmou.
Em meio à exposição sobre Mandela, o seminário reforçou que as lutas por justiça racial — locais e globais — seguem conectadas.
A mostra “Mandela - Ícone Mundial de Reconciliação”, reúne 50 painéis de fotografias e uma instalação audiovisual para mostrar a trajetória de vida de Mandela desde a infância, passando pela luta contra o apartheid, os 27 anos de prisão e a histórica eleição como o primeiro presidente negro da África do Sul.
A exposição vai até 30 de novembro, com entrada gratuita, no Centro Cultural Banco da Amazônia – localizado no prédio matriz do Banco.
Copiar o texto
Baixar áudioA Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) vai realizar, no dia 3 de dezembro, a entrega do Prêmio ApexBrasil–Exame: Melhores dos Negócios Internacionais 2025. A cerimônia será realizada no Teatro B32, em São Paulo, às 18h.
O evento vai contar com a presença de líderes empresariais, especialistas em comércio internacional e autoridades. Esta será a segunda edição da iniciativa, que premia em reconhecimento às companhias e instituições que fortalecem a presença do Brasil no mercado internacional.
Durante a cerimônia, serão reconhecidas as empresas nacionais e os investidores estrangeiros que se destacaram ao longo de 2025. Ao todo, foram 352 inscritos, distribuídos em 18 categorias diferentes.
Para a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, o momento será de valorização do talento, da inovação e do compromisso com o desenvolvimento sustentável do país.
“Este ano, tivemos mais de 350 inscrições de empresas que fazem o comércio exterior acontecer no Brasil. Esse número é 70% maior do que as inscrições que a gente teve no ano passado. Mostra como a gente tem um número cada vez maior de empresas batalhando, conquistando o mundo e levando a imagem e os produtos brasileiros para o mundo todo”, pontua.
ApexBrasil e Sebrae impulsionam startups nacionais em evento global de tecnologia e inovação
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destaca que o prêmio vai além de uma celebração de resultados, pois permite a criação de um espaço de diálogo, que promove um esforço coletivo de empresas que acreditam no potencial global do Brasil.
“O que nos interessa aqui é premiar aqueles que se destacaram, criando uma marca nova para quem trabalha com o comércio exterior no Brasil, de poder participar de um reconhecimento pela luta dos seus colaboradores, pela disputa que fazem tentando levar o nome do Brasil, os produtos brasileiros para o mundo”, afirma.
De acordo com a ApexBrasil, a cerimônia promove uma oportunidade única de conexão entre empresários, startups, investidores, cooperativas, entidades setoriais e gestores públicos, interessados em ampliar parcerias e explorar novas oportunidades no mercado internacional.
Copiar o texto
Baixar áudioNo início de 2025, Evelin Gusmão Cecílio, 28 anos, de Vicente Pires (DF), teve que migrar para o MEI Caminhoneiro porque o teto de R$ 81 mil – previsto no regime do Simples Nacional – ficou defasado em relação à realidade do seu faturamento. A empresária ressalta que a atualização da tabela de enquadramento no MEI tem um papel decisivo para manter a formalidade dos empresários.
A caminhoneira foi MEI de 2021 a 2024 e migrou para o MEI Caminhoneiro em janeiro deste ano. Evelin avalia que a atualização do Simples Nacional vai evitar que pequenos empresários como ela busquem a informalidade.
Como os valores do regime estão desatualizados desde 2018, Evelin aponta que os limites atuais não acompanham a realidade do mercado. No caso dela, a única saída para manter a formalidade e continuar crescendo foi migrar de regime.
“A possibilidade de mudar para o MEI Caminhoneiro, com limite mais compatível com meu faturamento, foi o que garantiu que continuasse formalizada, emitindo notas, contribuindo com meus impostos e mantendo tudo certinho. Esse tipo de atualização é essencial para que mais pessoas possam permanecer dentro da legalidade e não precisem escolher entre crescer ou ficar regular”, relata Evelin.
A realidade de Evelin é diferente da de milhares de empresários brasileiros, já que mais de 570 mil MEIs foram desenquadrados em 2024 por excederem o limite de receita bruta permitido para a categoria. O dado foi levantado pela pela Contabilizei e baseado em informações da Receita Federal.
O reajuste está previsto no Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/21 – parado na Câmara há quatro anos. Pela proposta, o teto do MEI passaria de R$ 81 mil para R$ 144,9 mil.
A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) está engajada na votação do reajuste ainda este ano e tem defendido a urgência da atualização em prol dos empresários brasileiros.
O vice-presidente jurídico da CACB, Anderson Trautman, destaca que o reajuste é fundamental para garantir a expansão do empresariado e a formalização dos pequenos empresários.
“É um movimento extremamente representativo que muito contribuirá para o crescimento da economia no Brasil. Mais formalização, mais competitividade e que resultará, inclusive, em mais arrecadação, sem impacto negativo para as contas públicas”, menciona Trautman.
Na avaliação de Evelin, a mudança vai evitar que microempreendedores que estão crescendo sejam penalizados por isso – com risco de desenquadramento do Simples Nacional.
“Esse ajuste é importante justamente para que pequenos empresários não sejam penalizados pelo próprio crescimento e possam se manter regulares, contribuindo com um sistema de forma justa”, diz a empresária.
Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), Evenson Robles Dotto, destaca que o Simples abrange mais de 90% dos CNPJs do país e tem um papel fundamental na movimentação dos empresários brasileiros.
Para ele, o limite defasado não estimula investimentos e, consequentemente, afeta o desenvolvimento econômico dos proprietários das empresas.
“Você atinge o limite do Simples, quer crescer e é penalizado – já que a carga tributária aumenta significativamente. O empresário começa a ver que não vale a pena crescer e isso inibe o crescimento, inibe o investimento e atrapalha muito o crescimento das empresas”, afirma.
Dotto defende a urgência do reajuste e uma atualização automática dos valores das tabelas de enquadramento no regime.
“Esse reajuste tem que ser mais do que urgente porque são muitos e muitos anos com o valor defasado. Reajustando e atualizando, as empresas vão se adaptando, vai crescendo, você libera o crescimento. O governo tem que incentivar para que todas as empresas possam crescer e todas sejam bem grandes”, pontua Dotto.
O Projeto de Lei 108/2021, que tramita na Câmara, estabelece novos tetos para o regime.
Confira como ficam os enquadramentos, conforte o PL:
Cálculos da CACB apontam que a medida pode gerar 869 mil empregos e injetar mais de R$ 81,2 bilhões na economia. A Confederação também pleiteia que a proposta inclua a correção anual da tabela do Simples Nacional pela inflação.
Copiar o textoIniciativa tem objetivo de conectar profissionais qualificados ao setor produtivo
Baixar áudioO Instituto Euvaldo Lodi (IEL) divulgou nesta quarta-feira (19) novas vagas do Programa Inova Talentos, que oferece bolsas de até R$ 12 mil para graduandos, mestres e doutores de diversas áreas, engenharias, administração, marketing, biologia, química, estatística e psicologia.
A iniciativa, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), tem como objetivo conectar profissionais qualificados ao setor produtivo por meio de projetos práticos de inovação e tecnologia.
O programa oferece atualmente 246 oportunidades. As vagas contemplam modalidades presenciais, híbridas e remotas, com duração de até 12 meses, podendo ser prorrogadas.
Os participantes terão a oportunidade de atuar em projetos estratégicos de grandes empresas nacionais e multinacionais, como Suzano, Companhia Brasileira de Alumínio e Braskem.
Para a superintendente nacional do IEL, Sarah Saldanha, o programa representa uma ponte entre a indústria e o conhecimento científico. "O Inova Talentos é uma solução oferecida pelo IEL em todo o país que permite que pesquisadores se aproximem da indústria brasileira para contribuir com seus desafios de inovação e de fortalecimento de negócios", explica.
Segundo Sarah, a dinâmica do programa começa quando uma empresa identifica um desafio real, seja o uso de novos materiais, a incorporação de tecnologias ou a redefinição de modelos de negócio. A partir disso, o IEL conecta pesquisadores com o perfil adequado para desenvolver uma proposta prática.
"Essa é a atribuição do IEL: aproximar a indústria da academia, trazendo para as empresas brasileiras conhecimento e capacidade de internalizar a inovação", destaca.
A superintendente também ressalta as oportunidades de internacionalização. "Estabelecemos parceria com o Global Innovation Management Institute (GIMI) para conectar a indústria brasileira a talentos nacionais e estrangeiros que estão no exterior e têm aderência aos nossos desafios."
Sarah reforça que a inovação deve ser um movimento contínuo dentro do setor industrial. "Quando a indústria inova, temos mais competitividade e, em consequência, mais emprego, renda e impacto positivo nas comunidades. O Inova Talentos é uma alavanca que faz da inovação parte do DNA da indústria brasileira", conclui.
As inscrições e mais informações sobre as vagas estão disponíveis no site do IEL (iel.portaldaindustria.com.br) e na página específica do programa Inova Talentos (iel.pandape.infojobs.com.br).
Suzano S.A.
O projeto “Impacto das anomalias e variabilidades climáticas na produção e resiliência de plantios florestais” busca compreender como fatores climáticos interferem na produtividade e sustentabilidade dos plantios. A vaga é presencial, destinada a graduados com atuação como Especialista 3, com carga horária de 40 horas semanais e bolsa no valor de R$12 mil.
Oferece oportunidades para integrar o projeto “Automatização de testes de controle SOX”, voltado à certificação do ambiente de controle da instituição. São quatro vagas para mestres, com bolsa de R$9 mil, e duas vagas para doutores, com bolsa de R$11 mil, todas na modalidade remota com carga horária de 40h semanais. As áreas contempladas incluem Ciências Exatas, Engenharias e Tecnologias relacionadas à programação e automação de processos.
Projeto “Obtenção de cocristais envolvendo combinações fármaco-fármaco” envolve atividades de screening, caracterização e otimização de compostos. A oportunidade é presencial, voltada a doutores nas áreas de Ciências, Farmácia, Engenharia Química ou Química, com bolsa de R$6.300 mil e carga horária de 40h semanais.
Busca profissionais para o projeto “Revisão e Implementação de Arquitetura de Dados 2.0”, que tem como foco aprimorar processos e sistemas de gestão de dados industriais. A atuação é híbrida, destinada a doutores nas áreas de Ciência da Computação, Engenharias, Tecnologia da Informação e afins, com carga horária de 40 horas semanais e bolsa de R$11 mil.
Braskem
Oferece vagas para o projeto “Modelagem e simulação de processos de produção de polietileno”, que tem como objetivo aprimorar os processos industriais de polimerização. São oportunidades híbridas para mestres com bolsa de R$5.600 mil e graduados com bolsa de R$5 mil, e carga horária de 40 horas semanais.
Copiar o textoO pagamento é realizado preferencialmente na Poupança CAIXA ou conta CAIXA Tem
Baixar áudioA CAIXA realiza nesta sexta-feira, 21, o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de novembro para os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 5.
O pagamento é realizado preferencialmente na Poupança CAIXA ou conta CAIXA Tem. Com a conta CAIXA Tem, os beneficiários podem pagar contas e fazer transferências diretamente pelo aplicativo no celular.
O benefício também pode ser movimentado com o cartão de débito da conta em comércios, Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, terminais de autoatendimento e Agências da CAIXA.
Atualização da tabela do Simples: empresários defendem correção em encontro do associativismo
Além disso, é possível realizar saques sem cartão nos terminais de autoatendimento e Unidades Lotéricas, utilizando a identificação biométrica previamente cadastrada em uma agência da CAIXA.
No aplicativo Bolsa Família é possível acompanhar as informações do benefício, além de receber atualizações e novidades sobre o Programa.
Para baixar os aplicativos CAIXA Tem e Bolsa Família, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone. É gratuito.
O Programa Bolsa Família é a transferência mensal de renda do maior programa social do Brasil, reconhecido por tirar milhões de famílias da fome. O modelo atual considera tamanho e características do núcleo familiar: lares com três ou mais pessoas tendem a receber valores maiores do que famílias unipessoais, reforçando a proteção social.
Além da renda, o Bolsa Família integra políticas públicas para ampliar acesso a saúde, educação e assistência social. O foco é promover dignidade e cidadania, articulando ações complementares (esporte, ciência, trabalho) para a superação da pobreza e a transformação social.
Para ter direito ao pagamento do Bolsa Família, a renda por pessoa da família deve ser de até R$ 218/mês.
Exemplo: 1 pessoa com salário mínimo (R$ 1.518) em família de 7 integrantes → renda per capita de R$ 216,85. Como está abaixo de R$ 218, a família é elegível ao benefício.
Mesmo inscrita no CadÚnico, a família só recebe quando for selecionada pelo sistema do programa. A inclusão é contínua e mensal, de forma automatizada, conforme os critérios de elegibilidade e a atualização cadastral.
Preciso estar no CadÚnico? Sim, é obrigatório para concorrer ao pagamento do Bolsa Família.
O valor é igual para todos? Não. O modelo considera o tamanho e o perfil familiar, podendo variar.
Cadastro feito = pagamento imediato? Não. A seleção é mensal e automatizada; a família começa a receber quando é incluída.
Onde tirar dúvidas? Procure o CRAS do seu município ou os canais oficiais do programa.
O Auxílio Gás é um programa de apoio à compra do gás de cozinha destinado a famílias de baixa renda. A iniciativa é gerida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que envia os recursos para pagamento. A CAIXA é responsável por pagar o benefício às pessoas selecionadas pelo MDS e por oferecer canais de atendimento para dúvidas sobre saque e recebimento do Auxílio Gás.
Têm direito ao Auxílio Gás:
A seleção das famílias para o Auxílio Gás dos Brasileiros segue os seguintes critérios:
Entre as famílias elegíveis, têm prioridade aquelas com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob monitoramento de medidas protetivas de urgência. Esse critério de prioridade vale para a concessão do Auxílio Gás.
Pagamento do Auxílio Gás: quem realiza e como tirar dúvidas
O pagamento do Auxílio Gás é realizado pela CAIXA para os beneficiários selecionados pelo MDS. A CAIXA também disponibiliza canais de atendimento para que os beneficiários tirem dúvidas sobre o saque e outras informações relacionadas ao Auxílio Gás.
Copiar o texto
Baixar áudioO Governo Federal iniciou o processo para que herdeiros e pensionistas solicitem ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a devolução de valores descontados indevidamente por entidades associativas, entre março de 2020 e março de 2025, nos benefícios de pessoas já falecidas. No total, cerca de 800 mil segurados que já morreram tiveram descontos indevidos realizados por essas entidades.
A devolução pode ser solicitada por pensionistas ou por herdeiros, com diferentes formas de solicitação, dependendo da situação do benefício da pessoa falecida:
Os titulares de Pensão por Morte podem solicitar a restituição diretamente pelo Meu INSS, pela Central 135, pelo PREVBarco ou em uma agência dos Correios. O valor devolvido será dividido entre todos os pensionistas.
Para os herdeiros, o procedimento ocorre em duas etapas:
1º Passo – Reconhecimento da condição de herdeiro pelo INSS
No Meu INSS, o usuário deve acessar "Consultar Descontos de Entidades Associativas", selecionar "Consultar Descontos" –> "Benefício de Pessoa Falecida" –> "para o Sucessor ou Herdeiro” e clicar em "Pedir Análise".
Nessa fase, é obrigatório anexar documentos que comprovem a sucessão:
Em caso de dúvidas, é possível obter orientação pela Central 135.
2º Passo – Solicitação da devolução
Após o reconhecimento, é possível pedir a restituição pelo Meu INSS, pela Central 135, pelos Correios ou pelo PrevBarco.
No Meu INSS, basta acessar "Consultar Pedidos", localizar o pedido "Cadastrar Sucessor/Herdeiro" –> "Descontos de Entidades Associativas” e seguir para "Consultar Descontos de Entidades Associativas". O herdeiro deverá conferir os descontos, marcar se foram autorizados ou não, preencher as informações solicitadas e finalizar em "Enviar Declaração".
O valor também será dividido entre todos os herdeiros ou sucessores.
As informações são do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Copiar o texto
Baixar áudioO governo federal publicou a Lei nº 15.263/2025, que cria a Política Nacional de Linguagem Simples, válida para todos os Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a legislação visa uma comunicação acessível, clara e direta para a população, o que permite uma maior participação social e favorece o direito à informação.
A medida, que entra em vigor imediatamente, é vista como um avanço histórico na relação entre Estado e sociedade, com a possibilidade de que grande parte das pessoas tenham a capacidade de encontrar informações e compreender o que está sendo comunicado e como esse dado pode influenciar em seu cotidiano.
Outro ponto abordado no projeto é a orientação para que o comunicado seja disponibilizado na língua da comunidade indígena para a qual é destinada – mas apenas sempre que possível, o que reduz a garantia de acesso à informação.
Além disso, foram definidos como princípios:
As informações são Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Copiar o texto
Baixar áudioO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na terça-feira (18) uma revisão dos limites dos biomas Cerrado e Mata Atlântica nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Com as atualizações, o Cerrado ganhou 1,8% de área, enquanto a Mata Atlântica perdeu 1%. Ao todo, as alterações correspondem a 19.869 km², sendo 816 km² em Minas Gerais e 19.053 km² em São Paulo. Os demais biomas não foram avaliados nesta etapa.
O IBGE reforça que a revisão não está ligada a desmatamento ou reflorestamento, mas sim à aplicação de critérios técnicos, incluindo geologia, geomorfologia, pedologia, vegetação e clima. As mudanças se concentraram especialmente nas regiões de contato entre florestas estacionais e savana, onde os limites naturais dos biomas tendem a ser mais complexos.
A atualização tem relação direta com a escala mais detalhada adotada pelo IBGE desde 2019, com a publicação Biomas e Sistema Costeiro-Marinho do Brasil, que passou a usar escala de 1:250 mil, vinte vezes mais precisa que a anterior. Com isso, revisões periódicas tornaram-se necessárias para ajustar a delimitação das áreas.
O instituto indica que essas atualizações devem ocorrer a cada cinco anos.
Em Minas Gerais, a Mata Atlântica foi ampliada nas proximidades de Belo Horizonte, passando a incluir todo o município e áreas ao norte da capital. Já em São Paulo, o Cerrado avançou, principalmente no centro-norte do estado, região que possui legislação de proteção ao bioma desde 2009.
A revisão abrangeu áreas do Nordeste Paulista, Triângulo Mineiro e Serra do Espinhaço. Entre os municípios contemplados estão:
A revisão é resultado de uma análise integrada entre especialistas de diferentes áreas e cinco expedições de campo, realizadas em trechos questionados por organizações da sociedade civil e instituições ambientais.
O IBGE afirma que revisões futuras seguirão o compromisso de manter os mapas de biomas atualizados e tecnicamente alinhados ao comportamento ambiental real das regiões.
As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Copiar o texto
Baixar áudioA Operação Especial Cesta Básica, coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em parceria com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), verificou 134.804 produtos pré-medidos em 2.872 estabelecimentos, distribuídos por 196 municípios, entre 1º e 31 de outubro de 2025.
Durante a ação, foram identificados 3.783 itens irregulares. As principais falhas envolvem erro de simbologia, ausência de informações obrigatórias, como a indicação quantitativa do produto e peso abaixo do declarado. Todas essas infrações violam normas de metrologia legal e causam prejuízo direto ao consumidor.
Os produtos pré-medidos são embalados sem a presença do consumidor, com quantidade definida previamente pelo fabricante ou comerciante. Entre eles estão alimentos da cesta básica; arroz, feijão, açúcar, farinha, leite e óleo, além de produtos de higiene e limpeza.
O levantamento mostra que grandes centros urbanos concentram o maior número de irregularidades.
Também se destacam Castanhal (PA), com 156 itens irregulares; Pirassununga (SP), com 162; e Boa Vista (RR), com 137.
No Sul e Sudeste, municípios como Sapucaia do Sul (RS), Aracruz (ES) e Xanxerê (SC) apresentaram entre 78 e 108 produtos reprovados.
Apesar disso, diversas cidades apresentaram 100% de conformidade, como Recife (PE), Rio Branco (AC), Florianópolis (SC) e municípios do interior.
Irregularidades podem ser denunciadas pelo telefone 0800 285 1818 ou pela Ouvidoria do Inmetro no site oficial.
As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Copiar o textoProposta moderniza gestão territorial no campo e segue para o Senado em caráter conclusivo
Baixar áudioA Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (18), o parecer do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) que atualiza a gestão territorial no campo. O Projeto de Lei 2.898/2021, de autoria do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), altera a Lei de Serviços Postais de 1978 para assegurar a criação de um código de georreferenciamento para propriedades rurais e agroindustriais em todo o país.
A proposta busca facilitar a identificação e a localização dessas áreas, ampliar a precisão logística, reforçar a segurança jurídica dos proprietários e avançar na integração de dados territoriais. Na CCJ, a análise se concentrou apenas nos aspectos constitucionais, jurídicos e de técnica legislativa, e o relator afirmou que o texto está adequado ao ordenamento jurídico e representa um aperfeiçoamento da legislação vigente.
Já aprovado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Ciência, Tecnologia e Inovação, o projeto — que tramita em caráter conclusivo — seguirá para o Senado Federal, a menos que haja pedido para votação no Plenário da Câmara. Se aprovado pelos senadores, seguirá para sanção presidencial.
Copiar o textoDevido ao feriado desta quinta-feira (20) não haverá concurso da Mega-Sena 2942. O sorteio será feiro no sábado (22). Se você não acompanhou ao vivo no YouTube da Caixa, veja abaixo os resultados do último sorteio.
O concurso 2941 da Mega-Sena foi realizado nesta terça-feira (18/11/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. O sorteio não teve vencedores na faixa principal.
O prêmio para o próximo sorteio, marcado para sábado (22), está estimado em R$ 10.000.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer.
14 - 30 - 33 - 35 - 48 - 51
Para participar, basta escolher de 6 a 15 números entre os 60 disponíveis no volante. A aposta mínima custa R$ 5,00, e quanto mais números você marcar, maior o preço — mas também maiores as chances de ganhar. Os sorteios acontecem três vezes por semana, às terças, quintas e sábados, sempre às 21h (horário de Brasília).
| Números apostados | Probabilidade de acertar 6 dezenas |
|---|---|
| 6 números | 1 em 50.063.860 |
| 7 números | 1 em 7.151.980 |
| 8 números | 1 em 1.787.995 |
| 9 números | 1 em 595.998 |
| 10 números | 1 em 238.399 |
| 15 números | 1 em 10.003 |
Para aumentar as chances de ganhar, é possível participar de bolões organizados pelas lotéricas ou formar um grupo de apostas. O valor mínimo por cota é de R$ 6,00, e o bolão pode ter de 2 a 100 cotas.
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinha e deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por 2, 3, 4, 6, 8, 9 ou até 12 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Parte da arrecadação das apostas da Mega-Sena é destinada a programas sociais do governo federal, como:
Copiar o textoDevido ao feriado desta quinta-feira (20) não haverá concurso da Lotofácil 3543. O sorteio será feiro na sexta-feira (21). Se você não acompanhou ao vivo no YouTube da Caixa, veja abaixo os resultados do último sorteio.
O concurso 3542 da Lotofácil foi realizado nesta quarta-feira (19/11/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. Dois apostadores acertaram as 15 dezenas e levaram para casa o prêmio de R$ 2.356.437,98. Os bilhetes premiados foram adquiridos em Itupeva (SP) e Olímpia (SP).
O prêmio para o próximo concurso da Lotofácil, de número 3543, que será realizado na sexta-feira, 21 de novembro de 2025, está estimado em R$ 1.800.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer!
01 - 02 - 05 - 08 - 11 - 12 - 13 - 15 - 18 - 19 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25
A aposta mínima, de 15 números, custa R$ 3,00 com chance de 1 em 3.268.760 e a máxima custa R$ 46.512 com chance de 1 em 211.
|
Quantidade de números jogados |
Valor da aposta |
|---|---|
|
15 |
R$ 3 |
|
16 |
R$ 48 |
|
17 |
R$ 408 |
|
18 |
R$ 2.448 |
|
19 |
R$ 11.628 |
|
20 |
R$ 46.512 |
De segunda-feira a sábado, às 21h.
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinha e deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Copiar o textoRegião deve escapar às precipitações nesta sexta; temperaturas variam entre 11°C e 31°C
Baixar áudioA previsão do tempo para o Sul do país, nesta sexta-feira (21), indica céu de poucas nuvens para toda a região, sem possibilidade de chuvas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 11°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar até 31°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 95%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoPrevisão é de possibilidade de chuva para o norte da região; temperaturas variam entre 18°C e 34°C
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Centro-Oeste, nesta sexta-feira (21), indica a presença de algumas nuvens com possibilidade de chuva ao norte da região.
O estado de Mato Grosso do Sul, o extremo sul de Mato Grosso e de Goiás devem permanecer sob poucas nuvens e sem chuvas. A porção centro-norte de Mato Grosso e de Goiás, assim como o Distrito Federal, têm previsão de muitas nuvens. Além disso, há previsão de possibilidade de chuva para o Distrito Federal, o norte de Goiás e o norte de Mato Grosso.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 18°C em Campo Grande. Já a máxima pode chegar até 34°C, também em Campo Grande e em Cuiabá. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 90%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoHá possibilidade de chuvas no extremo-norte de MG; temperaturas variam entre 14°C e 32°C
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Sudeste do país, nesta sexta-feira (21), é de céu com poucas nuvens e sem possibilidade de chuvas para quase toda a região. Há previsão de céu com muitas nuvens no extremo-norte do Espírito Santo e no centro-norte de Minas Gerais, com possibilidade de chuvas isoladas no extremo-noroeste do estado, nas divisas com Goiás e com a Bahia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 14°C em São Paulo. Já a máxima pode chegar até 32°C, em Belo Horizonte. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Norte do país, nesta sexta-feira (21), indica céu com muitas nuvens e possibilidade de chuva para toda a região, com maior intensidade na faixa central.
Há previsão de possibilidade de chuvas para toda a região, com exceção do centro-sul de Rondônia, onde não deve chover. No norte do Tocantins, faixa central e centro-sul do Pará, extremo-sul de Roraima, centro-oeste do Acre e porções oeste e centro-leste do Amazonas, as chuvas devem ser mais intensas e acompanhadas de trovoadas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 35°C, em Boa Vista, Manaus e Porto Velho. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoHá possibilidade de chuvas para toda a região, com trovoadas; temperaturas variam entre 23°C e 36°C
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Nordeste do país, nesta sexta-feira (21), indica céu de muitas nuvens para todo o território, com pancadas de chuva e trovoadas em todos os estados.
Com exceção do extremo-sul da Bahia, a previsão é de possibilidade de chuvas para toda a região, com maior intensidade e acompanhada de trovoadas em todo o estado do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além do centro-sul do Maranhão e da porção centro-norte da Bahia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 23°C em Maceió. Já a máxima pode chegar até 36°C, em Teresina. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 93%.
Agricultura: garantia de uma boa colheita;
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioO Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (19), a situação de emergência em oito cidades afetadas por desastres nos estados de Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo.
Foram castigados por fortes chuvas os municípios de Sacramento, em Minas Gerais, e Nova Veneza, em Santa Catarina, enquanto Cambé, no Paraná, e Sarandi, no Rio Grande do Sul, foram atingidos por queda de granizo.
Por outro lado, a cidade de Gurjão, na Paraíba, obteve o reconhecimento federal de situação de emergência por causa da estiagem, e Afonso Bezerra, no Rio Grande do Norte, e Canindé de São Francisco, em Sergipe, por seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
Já no Pará, o miunicípio de Irituia registrou erosão continental/boçorocas.
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Copiar o textoRecursos serão usados em ações de resposta e recuperação nos estados do AM, GO, PA, PR e RS
Baixar áudioO Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, nesta quarta-feira (19), o repasse de R$ 1,3 milhão para ações de resposta e recuperação em sete cidades afetadas por desastres.
Receberão recursos os municípios de Aragarças, Guarani de Goiás e Faina, em Goiás; Capão Bonito do Sul, no Rio Grande do Sul; Fonte Boa, no Amazonas; Óbidos, no Pará, e Quinta do Sol, no Paraná. As portarias com os repasses foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo:
Os recursos foram autorizados a partir de critérios técnicos que levam em conta a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados e as necessidades apresentadas nos planos de trabalho enviados pelas prefeituras.
Municípios que tiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar apoio ao MIDR. As solicitações são feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise e aprovação da equipe técnica da Defesa Civil Nacional, os repasses são formalizados em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar e qualificar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. O objetivo é preparar os profissionais das três esferas de governo para responderem de forma eficiente às situações de emergência.
Copiar o texto
Baixar áudioO Governo Federal ampliou as ações voltadas à modernização das hidrovias e ao atendimento das comunidades ribeirinhas da Região Norte. O objetivo é fortalecer a infraestrutura fluvial e garantir o acesso a serviços essenciais em áreas onde os rios representam a principal via de deslocamento.
A iniciativa reúne esforços dos ministérios de Portos e Aeroportos (MPor), do Desenvolvimento Social (MDS), do Turismo (MTur) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O transporte por hidrovias apresenta menor impacto ambiental e pode representar economia de até 40% em comparação com outros modais. À vista disso, as ações visam aumentar a eficiência das rotas hidroviárias, reduzir custos logísticos e garantir a segurança da navegação. MPor e Dnit conduzem as medidas de modernização:
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, investir em hidrovias é ampliar a presença do Estado. “Quando o governo direciona recursos para monitoramento, dragagem, sinalização e concessões, promove mais que melhorias operacionais e assegura cidadania”, afirma.
O secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Otto Burlier, enfatiza que “entre o monitoramento e as dragagens planejadas, todo o conjunto de ações tem um objetivo central: manter a navegação sem parar. Hidrovias estruturadas permitem a circulação regular de alimentos, remédios e políticas públicas para as populações que dependem do rio”.
O Ministério do Desenvolvimento Social utiliza embarcações para levar alimentos, tecnologias de acesso à água, atendimento social e ações emergenciais às regiões sem acesso terrestre. Por meio da navegação, equipes alcançam comunidades isoladas e realizam atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico), do Sistema Único de Assistência Social (MobSUAS), além de acompanhar povos tradicionais em trajetos extensos pelos rios.
Nesse contexto, dois programas com atuação baseada na logística fluvial cumprem papel fundamental:
Nos últimos três anos, a Pasta aplicou R$452 milhões no PAA. Esse investimento resultou na compra de 73 mil toneladas de alimentos. A ADA, por sua vez, entregou mais de 800 mil cestas básicas na região Norte. No mesmo período, cerca de 8,7 mil tecnologias de acesso à água foram instaladas. A meta atual prevê a implantação de 16,8 mil unidades até 2026.
Segundo a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, o PAA passou por ajustes para melhor atender as comunidades ribeirinhas.
“Além de ampliar a cobertura do programa, nós facilitamos o acesso das populações indígenas, quilombolas e de outras comunidades tradicionais, como extrativistas, mulheres e jovens rurais. Criamos um modelo de ingresso mais adequado à realidade desses grupos, com o objetivo de garantir que o Programa de Aquisição de Alimentos chegue a quem realmente precisa”, disse.
Rahal também destacou que “pelo Programa Cisternas, seguimos trabalhando em parceria com organizações da sociedade civil para levar segurança hídrica à populações extrativistas e ribeirinhas”, concluiu.
O turismo fluvial se destaca como alternativa econômica nas regiões amazônicas. Estudo do Ministério do Turismo e da UFSC aponta que essa atividade eleva a renda local e valoriza a cultura ribeirinha. Cruzeiros que percorrem cidades como Manaus, Santarém, Parintins e Barcelos revelam o potencial turístico e econômico da região.
O setor avança com melhorias em infraestrutura, qualificação profissional e inclusão de comunidades locais, como barqueiros e artesãos.
VEJA MAIS:
Copiar o textoOs voos são realizados com aeronaves Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros
Baixar áudioA nova rota aérea direta entre Petrolina (PE) e Salvador (BA), em operação desde o fim de setembro, já representa um avanço na interiorização do transporte aéreo brasileiro e na integração regional do Nordeste.
Operada pela Gol Linhas Aéreas, a ligação conta com três frequências semanais e aumentou em 16% a oferta de voos e assentos no interior de Pernambuco.
A iniciativa, que conecta o Sertão do São Francisco à capital baiana, beneficia também municípios vizinhos, como Juazeiro (BA), e fortalece o desenvolvimento econômico e turístico do Vale do São Francisco, região reconhecida pela força do agronegócio e da vitivinicultura.
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a criação da linha faz parte dos esforços do governo federal para ampliar a conectividade regional e democratizar o acesso ao transporte aéreo.
"O Governo Federal e o Ministério de Portos e Aeroportos estão apostando na aviação regional para incluir cada vez mais pessoas. Essa nova rota é um exemplo disso, estimulando o turismo de passageiros e de negócios", afirmou o ministro.
A secretária executiva adjunta do MPor, Thairyne Oliveira, destacou que a ação integra o plano nacional de regionalização do transporte aéreo. "A regionalização do transporte aéreo é uma meta de todo o nosso ministério. Cada novo voo que liga cidades do interior a grandes capitais traz novas oportunidades de negócios e integração. O voo Salvador-Petrolina não beneficia apenas essas duas cidades, mas também a população de localidades próximas, facilitando o acesso das pessoas aos serviços e à mobilidade aérea", destacou Thairyne.
O prefeito de Petrolina, Simão Durando, também celebrou o lançamento da rota e agradeceu o apoio do governo federal. "Essa conquista é muito importante não apenas para Petrolina, mas para todo o Vale do São Francisco. É uma oportunidade de integração com a Bahia, ampliando o turismo, os negócios e as conexões logísticas. Petrolina é a cidade que mais cresce no Nordeste, e essa rota reforça o nosso potencial econômico", disse.
Os voos partem de Salvador às segundas e quintas, às 23h55, chegando a Petrolina à 1h05, e aos sábados às 15h10, com chegada às 16h20. No sentido inverso, decolam de Petrolina às terças e sextas, às 2h, chegando à capital baiana às 3h10, e aos sábados às 12h50, com pouso às 14h. As operações são realizadas com aeronaves Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros.
Copiar o texto
Baixar áudioNesta quarta-feira (19), em meio às discussões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), em Belém (PA), a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) lançou a Agenda Empresarial de Desenvolvimento Econômico Sustentável 2030. O documento elenca sete objetivos voltados à transição energética, bioeconomia e logística reversa.
A ação inédita voltada à sustentabilidade reúne propostas para estimular políticas verdes, promover a inclusão social e estabelecer metas a serem cumpridas até o fim da década. Entre os objetivos estão regulamentar o sistema brasileiro de comércio de emissões de efeito estufa, estimular a criação de incentivos junto ao governo federal, fomentar programas de logística reversa e promover a educação ambiental no meio empresarial.
Outra ação prevista é o programa CEP Para Todos Amazônia, destinado à regularização de endereços e à inclusão documental de comunidades ribeirinhas e rurais na Região Amazônica.
O coordenador do Conselho Empresarial da Amazônia Legal da CACB, Marco César Kobayashi, ressaltou que a entidade conta com a parceria das associações para avançar com a agenda. Ele também destaca o potencial das medidas para a sociedade civil:
“A nossa expectativa é que a agenda possa balizar as ações das associações comerciais e federações de todo o país, no propósito de alcançar o avanço do desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, justa e responsável”, afirma.
Segundo Kobayashi, a implementação das ações deve gerar impactos relevantes no PIB brasileiro e na economia local.
O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa), Leonardo Pinheiro, ressaltou a importância da execução da agenda no Norte do país. “Vamos construir as ações para cumprir esse projeto com todas as associações e seus associados”. Já a presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabeth Grunvald, reforçou a adesão do setor empresarial à agenda. “Estamos muito felizes com esse compromisso”, salientou.
A agenda foi organizada pelo Conselho Empresarial da Amazônia Legal da CACB e assinada na ACP.
A iniciativa marca o início de uma articulação nacional, com ênfase numa aliança do setor produtivo que busca levar a agenda sustentável para além da Amazônia e envolver empresas de todos os setores até 2030.
Confira os sete objetivos:
A CACB será responsável por executar a agenda por meio da mobilização das federações estaduais e das associações municipais.
Copiar o texto
Baixar áudioEstão abertas as matrículas para o ano letivo de 2026 nas escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) em todo o país. A rede, presente em mais de 450 unidades, oferece ensino baseado em metodologias inovadoras, como o modelo STEAM — que integra ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática — e em um sistema autoral de ensino, que estimula o protagonismo estudantil e o aprendizado prático.
De acordo com o superintendente de Educação do SESI Nacional, Wisley Pereira, o objetivo é formar cidadãos preparados para os desafios do futuro e para o mundo do trabalho.
"Estamos investindo em uma educação que desenvolve competências do século XXI, que prepara o aluno não só para passar em provas, mas para resolver problemas reais, trabalhar em equipe e inovar. O SESI tem sido referência nesse modelo e continua ampliando suas oportunidades de matrícula em todas as regiões", afirmou.
Ao todo, são mais de 11 mil vagas distribuídas em diversos estados, em turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Nova EJA e EJA Profissionalizante.
Os turnos variam entre matutino, vespertino e noturno, dependendo da modalidade. As inscrições seguem até o preenchimento das vagas disponíveis.
● Rematrículas: de 17 de novembro a 19 de dezembro.
● Novas matrículas (dependentes da indústria): de 17 de novembro a 12 de dezembro.
● Novas matrículas (comunidade): de 5 a 23 de janeiro de 2026.
Algumas unidades contam, ainda, com bolsas de estudo e turmas voltadas especificamente para o Ensino Médio, com mais de 260 oportunidades disponíveis por meio de processo seletivo.
O agendamento online é obrigatório para realizar a matrícula presencial, que deve ocorrer mediante apresentação dos documentos exigidos. As informações completas sobre cada escola, cursos e vagas podem ser consultadas no Portal SESI.
Um dos destaques da rede é a Escola SESI de Referência, criada para inspirar os alunos a se tornarem protagonistas da própria trajetória. O modelo incorpora os cinco elementos do DNA STEAM, em um currículo dinâmico e colaborativo.
Segundo Wisley Pereira, essa abordagem rompe a hierarquia tradicional em sala de aula: "O aluno deixa de ser espectador e passa a ser pesquisador, inventor e agente ativo do conhecimento. Nossas escolas foram adaptadas para que esse processo aconteça de forma prática e criativa."
Entre as experiências mais marcantes para os estudantes está o ensino de robótica, que desenvolve capacidades essenciais do profissional 4.0, como cooperação, planejamento e pensamento crítico.
A aluna Yasmin Oliveira, de 18 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio dna escola SESI de Taguatinga (DF), relata que o aprendizado vai muito além das salas de aula.
"Gosto muito de poder aprender tanto a metodologia científica, pelos projetos que a gente desenvolve, quanto a gestão de tempo, porque precisamos equilibrar as atividades e os estudos. Isso me ensinou muita coisa sobre a vida", contou.
Yasmin também destaca o estímulo constante à criatividade e à inovação. "Aprendi muita coisa nova com a robótica e com os outros projetos apresentados nas feiras e semanas de ciência. Sempre gostei dessa área e foi isso que me motivou", afirmou.
Segundo ela, o aprendizado é construído de forma colaborativa: "Tudo começa em sala de aula. A gente conversa com os professores, discute as ideias e, quando vê, o projeto toma forma. Tive a chance de apresentar nossos trabalhos em eventos científicos e foi uma experiência incrível."
Com uma proposta que alia tecnologia, ciência e humanização, o SESI consolida-se como uma das maiores redes de ensino de base tecnológica do país. Para quem deseja garantir uma vaga em 2026, as inscrições já estão em andamento e podem ser feitas diretamente no site da instituição.
Copiar o texto
Baixar áudioCom o intuito de ampliar a participação brasileira no mercado internacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou o Programa de Incubação de Startups em Portugal. Com isso, dez startups nacionais vão poder desenvolver, de forma presencial, projetos de expansão internacional no país europeu e em outros mercados daquele continente.
Essas empresas também vão atuar em atração de investimentos e promoção comercial. A previsão é de que a primeira turma seja iniciada em 2026, com duração de até nove meses. O Programa – desempenhado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – foi lançado oficialmente no último dia 11 de novembro, após a cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil no Web Summit 2025, na capital portuguesa.
Na ocasião, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, afirmou que essas empresas têm uma boa oportunidade de mostrar o potencial que dispõem para competir com companhias de todo o mundo.
“Começou o programa de internacionalização de startups brasileiras na Europa, em Lisboa, no escritório novo da ApexBrasil, podendo acumular uma experiência e cumprir um plano de trabalho que a ApexBrasil e o Sebrae vão fazer para que eles trabalhem por nove meses e tentem um espaço aqui na Europa e no mundo para fazer sucesso”, destaca.
ApexBrasil e Sebrae impulsionam startups nacionais em evento global de tecnologia e inovação
As startups selecionadas foram escolhidas entre 108 empresas de alto potencial internacional e vão atuar diretamente do Escritório da ApexBrasil em Lisboa. A unidade foi inaugurada em 2025, com o propósito de fortalecer a presença brasileira na Europa.
“Ano que vem virão outras dez. Essa é uma grande oportunidade, e nós estamos dando um passo à frente, mostrando que o Brasil é um parceiro global confiável e inovador”, complementa Viana.
As empresas escolhidas foram previamente identificadas pela curadoria do Web Summit e pela plataforma global de inovação Plug and Play, parceira da ApexBrasil na seleção. Confira as empresas selecionadas:
Durante o lançamento da iniciativa, o presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a importância da parceria. “O Sebrae está aqui junto com a Apex porque esse é um mundo que não tem mais volta. Se nós não tivermos um mecanismo de indução, que é o papel do Sebrae, do espírito empreendedor e de preparação para o mercado globalizado, não estaremos cumprindo com responsabilidade a nossa tarefa”, disse.
“Vivemos um momento extraordinário. A economia, de forma cartesiana, nos mostra isso: temos deflação, pleno emprego, saímos do mapa da fome. Somos o único país do mundo com seis biomas e, portanto, um exemplo vivo do conceito de sustentabilidade. Somos também o único país com 87% de consumo de energia limpa. Hoje, o Brasil é uma verdadeira escola para salvar o planeta, não apenas pela Amazônia” defende Lima.
O Pavilhão Brasil no Web Summit Lisboa 2025 foi inaugurado no dia 11 de novembro. A cerimônia marcou o início das atividades da delegação brasileira no evento, que é considerado um dos maiores do mundo quando o assunto é tecnologia e inovação.
A participação brasileira foi organizada pela ApexBrasil, em parceria com o Sebrae e outras entidades. Ao todo, a delegação brasileira contou com mais de 370 startups e empresas inovadoras de todas as regiões do país.
O Pavilhão Brasil foi o principal espaço de visibilidade institucional e comercial das startups nacionais no evento. O ambiente reuniu painéis, pitch sessions, encontros de negócios, mentorias e ações voltadas à promoção de soluções tecnológicas, à geração de parcerias estratégicas e ao fortalecimento da imagem do Brasil como polo global de inovação, criatividade e sustentabilidade.
Durante a programação, as startups tiveram a oportunidade de apresentar soluções escaláveis e sustentáveis, com alto potencial de internacionalização, em áreas como tecnologia verde, inteligência artificial, saúde digital, agritech, fintech, indústria criativa e sustentabilidade.
Com o objetivo de ampliar o alcance da participação brasileira no Web Summit Lisboa 2025, foram gravados episódios do ApexPod em Movimento. Trata-se de uma versão itinerante do podcast oficial da entidade.
Os conteúdos abordam temas como inovação nas diferentes regiões do país, o papel de Portugal como porta de entrada para o mercado europeu e os aprendizados gerados pela presença do Brasil no evento. Os episódios podem ser assistidos no canal da ApexBrasil no YouTube.
Em agosto de 2025, o Brasil registrou mais de 20 mil empresas inovadoras ativas. Os dados constam em levantamento do Observatório Sebrae Startups. De acordo com o estudo, no período de um ano, houve um salto de 30%. Vale destacar que o país também conta com uma distribuição cada vez mais pulverizada.
No Sudeste do país, por exemplo, está concentrado o maior número de empresas inovadoras, com 35,8% do total. Já o Nordeste aparece com 24,7% das startups ativas. Em seguida está o Sul do país, com 20,7%. O Centro-Oeste, com cerca de 9,5%, e o Norte, com 9,2%, completam o panorama.
Além disso, segundo o estudo Startup Ecosystem Index 2025, existem mais de 150 milhões de startups no mundo. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com cerca de 1,1 milhão (1.148.296). Em seguida está a Índia, com 493,5 mil (493.582). O Brasil aparece na 27ª posição. Os dados mostram que todos os dias são fundadas no mundo, em média, 137 mil startups.
Copiar o texto
Baixar áudioOs aeroportos de João Pessoa (PB) e Aracaju (SE) passam a oferecer salas multissensoriais voltadas ao acolhimento de passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As novas unidades integram o Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).
Com essas inaugurações, a iniciativa alcança a marca de 11 salas instaladas em aeroportos brasileiros ao longo de 2025. “O crescimento do número dessas salas mostra que estamos no caminho certo, promovendo dignidade, respeito e, acima de tudo, acolhimento. Nosso objetivo é chegar a 20 espaços como este até o fim de 2026”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.
Em João Pessoa, a sala está localizada na área de embarque, próxima ao canal de inspeção, e tem capacidade para receber um passageiro e um acompanhante por vez. Já em Aracaju, a sala fica próxima ao portão 1 e pode receber até oito pessoas. Em ambas, o funcionamento é gratuito e aberto 24 horas por dia.
As salas multissensoriais oferecem um ambiente preparado para reduzir estímulos sensoriais, aliviar o estresse e proporcionar bem-estar. O projeto busca atender às necessidades específicas de pessoas neurodivergentes, com foco na inclusão e no conforto durante a experiência aeroportuária.
Além de João Pessoa e Aracaju, o programa já contempla unidades nos aeroportos de:
Segundo a Aena Brasil, responsável pela administração dos terminais, os espaços contam com tecnologia IoT, inteligência artificial multilíngue, controle por dispositivos móveis, técnicas de vídeo modelagem para orientar os passageiros e mobiliário adaptável.
Como parte das ações voltadas à inclusão, a Pasta lançou a cartilha Inclusão Dentro e Fora do Avião, com texto de Aline Campos e ilustrações de Luana Chinalia.
A publicação apresenta, de forma lúdica, a história de duas crianças neurodivergentes e oferece orientações sobre direitos, recursos e boas práticas para garantir uma experiência de viagem mais tranquila.
O material está disponível para download no site oficial do MPor e também pode ser encontrado nas salas multissensoriais instaladas em aeroportos de todo o país.
VEJA MAIS:
Copiar o texto
Baixar áudioDurante a programação oficial da COP30, especialistas, produtores e representantes do setor privado discutiram caminhos para ampliar a agricultura regenerativa e práticas de baixo carbono na Região Amazônica. Os participantes destacaram que técnicas regenerativas, como plantio direto, manejo eficiente do solo e uso racional de insumos, podem elevar a produtividade e, ainda, reduzir a pressão pela abertura de novas áreas no local.
O debate ocorreu no pavilhão do Banco da Amazônia, na Green Zone, em Belém (PA), no painel “Agricultura Regenerativa e Plano Clima: o desafio de contribuir para a NDC brasileira”. Os especialistas mostraram perspectivas sobre o papel do setor agrícola na redução de emissões de gases do efeito estufa.
O executivo de agronegócios do Banco da Amazônia, Guido Bianchi, destacou a importância da agricultura regenerativa e as linhas de crédito do banco direcionadas a práticas sustentáveis.
Segundo ele, as técnicas de manejo do solo voltadas à sustentabilidade aumentam a produção e ainda reduzem custos e as emissões de carbono na atmosfera.
“Através da agricultura regenerativa, nós conseguimos aumentar a produção e reduzir custos de acordo e, logicamente, reduzir a emissão de carbono, melhorando a nossa atmosfera. E o Banco da Amazônia vem, através das políticas de crédito, incentivando essa agricultura de baixo carbono, a pecuária de baixo carbono, o ABC, que faz com que a gente possa cumprir o acordo tratado de Paris, de acordo com as diretrizes e as metas impostas pela NDC”, ressaltou Guido Bianchi.
A NDC é a sigla para Contribuição Nacionalmente Determinada – documento apresentado no ano passado, durante a última COP, que reforça o compromisso voluntário do Brasil com a redução de carbono até 2035.
O painel contou com a participação de Deise Dalla Nora, da Yara Fertilizantes, Isabela Malphigui, vice-presidente de Sustentabilidade LATAM e Márcio Santos, CEO da Bayer Brasil. O debate foi mediado pela diretora técnica do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), Alessandra Fajardo.
Além da discussão voltada à agricultura regenerativa, houve um painel com foco na transição regenerativa na agricultura familiar. Foi possível acompanhar no espaço experiências práticas da região.
Por exemplo, o gerente de agricultura de cacau da Nestlé, Igor Mota, mostrou que as técnicas têm trazido resultados concretos entre produtores na Transamazônica a partir do projeto “Mais Inteligência, Mais Cacau”. A iniciativa atende 50 agricultores e tinha como meta alcançar 20% de matérias-primas regenerativas até 2025 – patamar que já foi superado.
O debate também contou com a participação dos agricultores Pedro e Carmen Gotargom, além do gerente de sustentabilidade da PMI, Marco Follador.
Guido Bianchi afirmou que o espaço do Banco na Green Zone tem promovido reflexões acerca da adoção de técnicas sustentáveis tanto nas propriedades rurais quanto em empresas da região.
“Fazer com que eles conheçam a agricultura de baixo carbono, implantem isso na propriedade deles e não só nas propriedades, nas empresas, nas indústrias”, disse Bianchi.
Copiar o textoVeja como saber se você tem alergia alimentar
Baixar áudioA alergia alimentar afeta até 10% das pessoas e acontece quando o sistema imunológico reage de forma exagerada a alimentos inofensivos. É mais comum na infância e a maioria supera com o tempo.
“Os sintomas mais comuns são manchas vermelhas na pele, inchaço nos olhos ou lábios, cólicas, vômitos e diarreia logo após a ingestão de certos alimentos”, explica o Alergista e Imunologista Dr. Marcelo Aun, (CRM: 117.190/SP | RQE: 34.062).
Em bebês, fique atento a dor de barriga frequente, dificuldade para ganhar peso e diarreia persistente. O principal sinal é a relação direta entre os sintomas e o alimento. Se houver falta de ar e dor abdominal intensa junto com lesões na pele, pode ser anafilaxia, um quadro grave que exige atendimento imediato.
O diagnóstico correto é essencial.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o texto
Baixar áudioO Senado iniciou os trabalhos para discutir o novo marco legal de combate ao crime organizado. Diferentemente do que ocorreu na Câmara dos Deputados — onde o projeto foi levado diretamente ao plenário — a análise na Casa Alta começará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob relatoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
“O Brasil precisa de um projeto viável que fortaleça o combate ao crime, com penas mais duras e novas ferramentas de investigação e descapitalização dos criminosos”, publicou o parlamentar nas redes sociais. Ele afirmou que buscará consenso em torno da proposta, já que o debate na Câmara foi marcado por embates políticos. O texto, de autoria do governo federal, passou por alterações feitas pelo relator, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), secretário de Segurança Pública de São Paulo, licenciado do cargo para conduzir a matéria.
Durante a tramitação, governistas tentaram barrar o avanço do projeto e retomar a versão original. A oposição, por sua vez, considerava o texto inicial “fraco” e defendia mudanças. Após duas semanas de debates e seis versões diferentes, o PL 5.582/2025 foi aprovado pelos deputados na terça-feira (18), por 370 votos a 110. A expectativa é que, no Senado, as discussões tenham caráter mais técnico.
Segundo o relatório apresentado por Derrite, as versões anteriores serviram de base para o aperfeiçoamento da proposta, que incorporou sugestões de parlamentares, do Ministério Público, de magistrados e de especialistas em segurança pública. Para ele, a expansão do crime organizado decorre da transformação das facções em organizações empresariais, capazes de infiltrar-se em contratos públicos, empresas e instituições financeiras.
O projeto cria novos tipos penais específicos para crimes ligados à atuação de facções ou milícias ultraviolentas — como “novo cangaço”, domínio territorial, uso de explosivos e drones, e ataques à infraestrutura — com penas que variam de 20 a 40 anos de prisão. Já o crime de favorecimento à atividade faccionada poderá ser punido com 12 a 20 anos de reclusão.
As regras para progressão de regime também ficam mais rígidas: a mudança do regime fechado para o semiaberto ou aberto poderá exigir o cumprimento de 70% a 85% da pena. Lideranças dessas organizações criminosas deverão cumprir a condenação em presídios federais de segurança máxima.
Além disso, são agravadas as penas de crimes cometidos por integrantes de facções ou milícias:
Durante as negociações na Câmara, dois pontos foram retirados após impasses com integrantes do governo. O primeiro foi a equiparação de facções a organizações terroristas, barrada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O segundo foi uma tentativa de alterar atribuições da Polícia Federal, órgão responsável por investigar crimes interestaduais.
Mesmo assim, o texto aprovado modifica a divisão de bens apreendidos em operações. Quando houver atuação conjunta de órgãos federais e estaduais, os valores confiscados serão destinados ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), com repartição entre os entes. Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a medida prejudica órgãos de fiscalização. “Temos que reforçar o Ministério Público, o COAF, a Polícia Federal e a Receita Federal — inclusive o Ministério Público estadual — para combater o crime organizado, e não asfixiar a Polícia Federal retirando recursos no momento de maior atuação contra o crime”, alertou.
Para ser aprovada na CCJ do Senado, a proposta precisa de maioria simples. Caso sofra alterações, retornará à Câmara para nova análise. Aprovado pelas duas Casas, o texto será encaminhado para a Presidência da República, que poderá sancioná-lo integral ou parcialmente, ou vetá-lo.
Nas redes sociais, o presidente Lula reforçou as críticas ao texto aprovado pelos deputados. “Do jeito que está, enfraquece o combate ao crime e gera insegurança jurídica. Trocar o certo pelo duvidoso só favorece quem quer escapar da lei”, escreveu.
Copiar o textoO café e o milho apresentam valorização, enquanto o preço do açúcar recua
Baixar áudioO preço do café arábica abre esta quinta (20) em levíssima alta de 0,03%, com a saca de 60 kg negociada a R$ 2.232,10 na cidade de São Paulo.
INDICADOR DO CAFÉ ARÁBICA CEPEA/ESALQ
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$ |
|---|---|---|---|---|
| 19/11/2025 | 2.232,10 | 0,03% | 1,16% | 418,15 |
| 18/11/2025 | 2.231,54 | 1,09% | 1,13% | 419,62 |
| 17/11/2025 | 2.207,42 | 0,12% | 0,04% | 414,46 |
| 14/11/2025 | 2.204,71 | -0,63% | -0,09% | 416,06 |
| 13/11/2025 | 2.218,70 | -1,00% | 0,55% | 418,86 |
O café robusta teve valorização de 0,43% no preço, sendo comercializado a R$ 1.389,49.
INDICADOR DO CAFÉ ROBUSTA CEPEA/ESALQ
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$ |
|---|---|---|---|---|
| 19/11/2025 | 1.389,49 | 0,43% | -1,17% | 260,30 |
| 18/11/2025 | 1.383,49 | 2,76% | -1,59% | 260,15 |
| 17/11/2025 | 1.346,38 | 2,29% | -4,23% | 252,79 |
| 14/11/2025 | 1.316,18 | -2,18% | -6,38% | 248,38 |
| 13/11/2025 | 1.345,51 | -0,35% | -4,30% | 254,01 |
Já o preço do açúcar cristal apresenta reajuste nas principais praças do estado de São Paulo. Na capital, a saca de 50 kg aponta recuo de 0,33%, cotada a R$ 106,81.
INDICADOR DO AÇÚCAR CRISTAL BRANCO CEPEA/ESALQ - SÃO PAULO
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 19/11/2025 | 106,81 | -0,33% | -6,02% | 20,01 |
| 18/11/2025 | 107,16 | 0,86% | -5,71% | 20,15 |
| 17/11/2025 | 106,25 | -0,15% | -6,51% | 19,95 |
| 14/11/2025 | 106,41 | -0,61% | -6,37% | 20,08 |
| 13/11/2025 | 107,06 | -0,07% | -5,80% | 20,21 |
Em Santos (SP), a mercadoria é negociada a R$ 111,75, após queda de 0,29% na média de preços sem impostos.
INDICADOR AÇÚCAR CRISTAL - SANTOS (FOB)
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 19/11/2025 | 111,75 | -0,29% | 2,62% | 20,95 |
| 18/11/2025 | 112,08 | -0,04% | 2,92% | 21,00 |
| 17/11/2025 | 112,13 | -0,72% | 2,97% | 21,11 |
| 14/11/2025 | 112,94 | 3,31% | 3,71% | 21,33 |
| 13/11/2025 | 109,32 | -0,35% | 0,39% | 20,70 |
A saca de 60 kg do milho, por sua vez, é vendida a R$ 67,64, após levíssima alta de 0,04%.
INDICADOR DO MILHO ESALQ/BM&FBOVESPA
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 19/11/2025 | 67,64 | 0,04% | 2,25% | 12,67 |
| 18/11/2025 | 67,61 | -0,01% | 2,21% | 12,71 |
| 17/11/2025 | 67,62 | 0,15% | 2,22% | 12,70 |
| 14/11/2025 | 67,52 | 0,09% | 2,07% | 12,74 |
| 13/11/2025 | 67,46 | 0,15% | 1,98% | 12,73 |
Os valores são do Cepea.
Café arábica e café robusta são as duas principais variedades cultivadas e comercializadas no Brasil, ambas medidas em sacas de 60 kg.
A saca de açúcar cristal no Brasil é padronizada em 50 quilos, especialmente para comercialização no mercado atacadista e para uso na indústria alimentícia. Essa unidade de medida é adotada pelo Cepea/Esalq-USP, principal fonte de cotações diárias do açúcar cristal no país.
A saca de milho equivale a 60 kg de grãos, mesmo padrão utilizado para soja e trigo. Essa medida é oficializada por instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Cepea, sendo amplamente usada em negociações e relatórios de preço do milho.
Copiar o texto
Baixar áudioO valor da saca de 60 kg da soja abre esta quinta-feira (20) em alta no interior do Paraná, como também no litoral do estado, em Paranaguá.
Na primeira região, o grão teve reajuste de 0,30% e é negociado a R$ 135,85; na segunda, o ajuste foi de 0,40%, com a mercadoria cotada a R$ 141,70.
INDICADOR DA SOJA CEPEA/ESALQ - PARANÁ
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 19/11/2025 | 135,85 | 0,30% | 1,70% | 25,45 |
| 18/11/2025 | 135,44 | 0,39% | 1,39% | 25,47 |
| 17/11/2025 | 134,92 | 0,26% | 1,00% | 25,33 |
| 14/11/2025 | 134,57 | 0,19% | 0,74% | 25,39 |
| 13/11/2025 | 134,31 | 0,28% | 0,55% | 25,36 |
INDICADOR DA SOJA CEPEA/ESALQ - PARANAGUÁ
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 19/11/2025 | 141,70 | 0,40% | 1,30% | 26,55 |
| 18/11/2025 | 141,13 | 0,60% | 0,89% | 26,54 |
| 17/11/2025 | 140,29 | 0,15% | 0,29% | 26,34 |
| 14/11/2025 | 140,08 | 0,06% | 0,14% | 26,43 |
| 13/11/2025 | 139,99 | -0,07% | 0,08% | 26,43 |
O preço do trigo, por sua vez, registra alta de 0,21% no Paraná e estabilidade no Rio Grande do Sul. No primeiro estado, a tonelada é vendida a R$ 1.199,57, enquanto no segundo é comercializada a R$ 1.044,16.
PREÇO MÉDIO DO TRIGO CEPEA/ESALQ - PARANÁ
| Data | Valor R$/t* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$/t* |
|---|---|---|---|---|
| 19/11/2025 | 1.199,57 | 0,21% | 0,50% | 224,72 |
| 18/11/2025 | 1.197,06 | 0,18% | 0,29% | 225,10 |
| 17/11/2025 | 1.194,85 | 0,21% | 0,10% | 224,34 |
| 14/11/2025 | 1.192,33 | 0,06% | -0,11% | 225,01 |
| 13/11/2025 | 1.191,63 | -0,16% | -0,17% | 224,96 |
PREÇO MÉDIO DO TRIGO CEPEA/ESALQ - RIO GRANDE DO SUL
| Data | Valor R$/t* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$/t* |
|---|---|---|---|---|
| 19/11/2025 | 1.044,16 | 0,00% | -3,30% | 195,61 |
| 18/11/2025 | 1.044,16 | 0,13% | -3,30% | 196,34 |
| 17/11/2025 | 1.042,79 | 0,00% | -3,43% | 195,79 |
| 14/11/2025 | 1.042,79 | 0,10% | -3,43% | 196,79 |
| 13/11/2025 | 1.041,73 | 0,00% | -3,53% | 196,66 |
Os valores são do Cepea.
A saca de soja e a saca de trigo são as principais unidades de comercialização de grãos no Brasil. Cada saca equivale a 60 quilos, padrão adotado por órgãos oficiais como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Esse formato padronizado facilita o comércio da soja e do trigo, além de permitir um acompanhamento mais preciso das cotações e variações de preços no mercado nacional.
Copiar o texto
Baixar áudioO preço do boi gordo registra leve alta de 0,08% nesta quinta (20) e a arroba é negociada a R$ 321,50, no estado de São Paulo.
INDICADOR DO BOI GORDO CEPEA/ESALQ
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 19/11/2025 | 321,50 | 0,08% | 0,83% | 60,23 |
| 18/11/2025 | 321,25 | -0,03% | 0,75% | 60,41 |
| 17/11/2025 | 321,35 | -0,40% | 0,78% | 60,34 |
| 14/11/2025 | 322,65 | 0,06% | 1,19% | 60,89 |
| 13/11/2025 | 322,45 | 0,19% | 1,13% | 60,87 |
Nos atacados da Grande São Paulo, São José do Rio Preto e Descalvado, os preços do frango congelado apresentaram estabilidade, como também o frango resfriado. A primeira mercadoria é vendida a R$ 8,11, enquanto a segunda é comercializada a R$ 8,12.
PREÇOS DO FRANGO CONGELADO CEPEA/ESALQ - ESTADO SP
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|
| 19/11/2025 | 8,11 | 0,00% | 1,25% |
| 18/11/2025 | 8,11 | 1,25% | 1,25% |
| 17/11/2025 | 8,01 | -0,50% | 0,00% |
| 14/11/2025 | 8,05 | 0,00% | 0,50% |
| 13/11/2025 | 8,05 | 0,00% | 0,50% |
PREÇOS DO FRANGO RESFRIADO CEPEA/ESALQ - ESTADO SP
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|
| 19/11/2025 | 8,12 | 0,00% | 0,50% |
| 18/11/2025 | 8,12 | 1,12% | 0,50% |
| 17/11/2025 | 8,03 | -0,12% | -0,62% |
| 14/11/2025 | 8,04 | 0,00% | -0,50% |
| 13/11/2025 | 8,04 | 0,00% | -0,50% |
A carcaça suína especial aponta estabilidade no preço, sendo negociada a R$ 12,81 por quilo nos atacados da Grande São Paulo.
PREÇOS DA CARCAÇA SUÍNA ESPECIAL (R$/kg)
| Data | Média | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|
| 19/11/2025 | 12,81 | 0,00% | 3,39% |
| 18/11/2025 | 12,81 | 0,39% | 3,39% |
| 17/11/2025 | 12,76 | 0,31% | 2,99% |
| 14/11/2025 | 12,72 | 0,47% | 2,66% |
| 13/11/2025 | 12,66 | 0,00% | 2,18% |
O preço do suíno vivo registra estabilidade em São Paulo e Rio Grande do Sul; nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina há uma valorização de 0,12% e 0,36%, respectivamente; e no Paraná apresenta uma queda de 0,24%. As mercadorias variam entre R$ 8,28 e R$8,81.
INDICADOR DO SUÍNO VIVO CEPEA/ESALQ (R$/kg)
| Data | Estado | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|---|
| 19/11/2025 | MG - posto | 8,45 | 0,12% | 2,67% |
| 19/11/2025 | PR - a retirar | 8,43 | -0,24% | 0,96% |
| 19/11/2025 | RS - a retirar | 8,37 | 0,00% | 1,09% |
| 19/11/2025 | SC - a retirar | 8,28 | 0,36% | 0,36% |
| 19/11/2025 | SP - posto | 8,81 | 0,00% | 0,46% |
Os valores são do Cepea.
O boi gordo é o bovino macho pronto para o abate, com peso mínimo de 16 arrobas líquidas de carcaça (aproximadamente 240 kg) e até 42 meses de idade. Atende aos padrões do mercado nacional e internacional, incluindo exportações para Europa, China e cota Hilton.
O frango congelado passa por congelamento rápido, com temperaturas abaixo de -12°C, garantindo maior vida útil para armazenamento e transporte a longas distâncias. Já o frango resfriado é mantido entre 0°C e 4°C, com validade de 5 a 7 dias, oferecendo textura e sabor mais próximos do fresco, ideal para consumidores exigentes e restaurantes.
Copiar o textoÍndice sofreu pausa nos ganhos, com forte queda dos preços do petróleo
Baixar áudioO Ibovespa fechou o pregão em queda de 0,73%, batendo os 155.380 pontos. O desempenho do índice teve influência das ações da Petrobras (PETR3 e PETR4), que recuaram com a desvalorização do petróleo no mercado, e de um ambiente de aversão a riscos, com a ata da reunião do Fed e as expectativas sobre o balanço da Nvidia.
A ata da reunião dessa quarta-feira (19) do Federal Reserve (Fed) — o Banco Central estadunidense — indicou incertezas da organização sobre uma possível nova redução da taxa de juros do país em dezembro. Além disso, investidores esperam a divulgação do balanço da Nvidia — empresa que produz placas gráficas utilizadas no processamento de inteligências artificiais —, o que poderia expor uma dita “bolha” de IA que envolveria valuations e performances de empresas artificialmente inflados.
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
Ações em alta no Ibovespa
Diagnósticos da America S.A. (DASA3): +14,69%
T4F Entretenimento S.A. (SHOW3): +9,84%
Ações em queda no Ibovespa
Alpargatas SA (ALPA3): -15,59%
Tronox Pigmentos do Brasil SA Pfd Registered Shs A (CRPG5): -12,30%
O volume total negociado na B3 foi de R$26.081.083.778, em meio a 4.400.079 negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
Copiar o textoRecuo firme do petróleo e reunião do Fed influenciaram a subida
Baixar áudioO dólar comercial encerrou o último pregão em alta de 0,39% frente ao real, cotado a R$5,34, alinhado ao avanço da moeda ante divisas de outros países emergentes no exterior.
A valorização da moeda estadunidense tem relação com a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed) — o Banco Central do país —, que reforçou incertezas quanto a uma possível diminuição da taxa de juros em dezembro. O petróleo também fechou a sessão em considerável queda, o que auxiliou o avanço do dólar.
Além disso, o feriado do Dia da Consciência Negra, que ocorre nesta quinta-feira (20) no Brasil, também manteve investidores cautelosos. Analistas do setor mencionam uma aversão global a riscos, à espera da divulgação do balanço da Nvidia — empresa produtora de placas gráficas utilizadas no processamento de inteligências artificiais. Eles explicam que há incertezas quanto ao possível rompimento de uma “bolha” que envolve as empresas de IA, com avaliações supervalorizadas e performances aquém do esperado.
O euro, por sua vez, encerrou a sessão cotado a R$6,15, o que representa uma baixa de 0,20%.
A tabela abaixo mostra as cotações cruzadas entre as principais moedas internacionais e o real. Cada célula indica quanto vale 1 unidade da moeda da linha em relação à moeda da coluna.
| Código | BRL | USD | EUR | GBP | JPY | CHF | CAD | AUD |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| BRL | 1 | 0.1879 | 0.1626 | 0.1436 | 29.1864 | 0.1497 | 0.2633 | 0.2897 |
| USD | 5.3380 | 1 | 0.8622 | 0.7602 | 157.00 | 0.8061 | 1.4057 | 1.5381 |
| EUR | 6.1505 | 1.1524 | 1 | 0.8832 | 180.92 | 0.9290 | 1.6197 | 1.7824 |
| GBP | 6.9634 | 1.3049 | 1.1342 | 1 | 204.87 | 1.0519 | 1.8342 | 2.0183 |
| JPY | 3.42625 | 0.643791 | 0.55506 | 0.489392 | 1 | 0.5129 | 0.90211 | 0.99025 |
| CHF | 6.6801 | 1.2552 | 1.0764 | 0.9541 | 194.76 | 1 | 1.7588 | 1.9179 |
| CAD | 3.7979 | 0.7136 | 0.6173 | 0.5425 | 111.70 | 0.5735 | 1 | 1.1004 |
| AUD | 3.4505 | 0.6465 | 0.5606 | 0.4942 | 101.51 | 0.5212 | 0.9088 | 1 |
Os dados são da Investing.com
Copiar o textoO concurso 3542 da Lotofácil foi realizado nesta quarta-feira (19/11/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. Dois apostadores acertaram as 15 dezenas e levaram para casa o prêmio de R$ 2.356.437,98. Os bilhetes premiados foram adquiridos em Itupeva (SP) e Olímpia (SP).
O prêmio para o próximo concurso da Lotofácil, de número 3543, que será realizado na sexta-feira, 21 de novembro de 2025, está estimado em R$ 1.800.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer!
01 - 02 - 05 - 08 - 11 - 12 - 13 - 15 - 18 - 19 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25
A aposta mínima, de 15 números, custa R$ 3,00 com chance de 1 em 3.268.760 e a máxima custa R$ 46.512 com chance de 1 em 211.
|
Quantidade de números jogados |
Valor da aposta |
|---|---|
|
15 |
R$ 3 |
|
16 |
R$ 48 |
|
17 |
R$ 408 |
|
18 |
R$ 2.448 |
|
19 |
R$ 11.628 |
|
20 |
R$ 46.512 |
De segunda-feira a sábado, às 21h.
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinha e deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Copiar o textoO resultado da Loteria Federal, concurso 6019, divulgado nesta quinta-feira, 19 de novembro de 2025, premiou jogadores de diversas regiões do Brasil. O apostador da Lotérica Mina de Ouro, de Barra do Piraí/RJ, levou o primeiro prêmio de R$ 500.000,00. O segundo prêmio, no valor de R$ 35.000,00, foi destinado à aposta da Ponto da Sorte, em Cunhataí/SC, enquanto a aposta feita na Loteria Cabanagem, em Belém/PA, faturou R$ 30.000,00.
Outros sortudos incluem a aposta na Lotérica Legal, em São José do Rio Preto/SP, que recebeu R$ 25.000,00. O último prêmio de R$ 20.363,00 foi da Lotérica Vale do Ivaí, em Ivaiporã/PR. A Loteria Federal continua sendo uma das modalidades mais tradicionais e procuradas pelos brasileiros, oferecendo grandes prêmios e oportunidades para quem sonha em mudar de vida
| Destino | Bilhete | Unidade Lotérica | Cidade/UF | Valor do Prêmio (R$) |
|---|---|---|---|---|
| 1º | 042441 | MINA DE OURO | BARRA DO PIRAI/RJ | R$ 500.000,00 |
| 2º | 049426 | PONTO DA SORTE | CUNHATAI/SC | R$ 35.000,00 |
| 3º | 082524 | LOTERIA CABANAGEM | BELEM/PA | R$ 30.000,00 |
| 4º | 028384 | LOTERICA LEGAL | SAO JOSE DO RIO PRETO/SP | R$ 25.000,00 |
| 5º | 062797 | LOTERICA VALE DO IVAI | IVAIPORA/PR | R$ 20.363,00 |
A Loteria Federal é uma modalidade tradicional oferecida pela Caixa Econômica Federal e se destaca pelo formato simples de participação. O apostador adquire um bilhete com um número impresso e, caso o número de seu bilhete coincida com o sorteado, ele leva o prêmio correspondente.
O bilhete inteiro é composto por 10 frações e custa R$ 40,00. Você também pode comprar frações do bilhete que custam R$ 4,00 cada com o valor do prêmio proporcional à quantidade de frações adquiridas.
As extrações regulares ocorrem duas vezes por semana, às quartas e sábados, e podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal oficial da Caixa.
Além do prêmio principal, a Loteria Federal premia também aqueles que acertam frações do número sorteado, como as dezenas, centenas e unidades. Há ainda prêmios para números próximos ao primeiro prêmio.
Você pode receber seu prêmio em qualquer lotérica ou nas agências da CAIXA. Caso o prêmio bruto seja superior a R$ 2.259,20, o pagamento deve ser realizado somente nas agências da CAIXA, mediante apresentação de comprovante de identidade original com CPF e do bilhete (ou fração) original e premiado. Valores iguais ou acima de R$ 10.000,00 são pagos no prazo mínimo de dois dias úteis a partir de sua apresentação em Agência da CAIXA.
A chance de acerto dos prêmios principais da Loteria Federal varia conforme o tipo de extração e a quantidade de bilhetes emitidos em cada concurso. Veja as probabilidades :
Essas probabilidades indicam quantas apostas concorrem ao prêmio principal em cada sorteio da Loteria Federal.
Para mais informações, acesse Loterias Caixa.
Copiar o texto
Baixar áudio
A quinta-feira (20) será de tempo firme nos três estados da Região Sul.
No Paraná, o sol aparece em grande parte do estado, especialmente no leste e litoral, incluindo regiões próximas a Paranaguá, Guaratuba e Curitiba, onde o tempo permanece estável.
Em Santa Catarina, as condições também são de céu aberto a parcialmente nublado, com destaque para áreas da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral norte, como Joinville, Itajaí e Florianópolis, todas com tempo firme ao longo do dia.
No Rio Grande do Sul, o cenário se repete. O sol predomina entre poucas nuvens no litoral sul e região metropolitana, alcançando municípios como Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre, que devem ter um dia quente e seco, sem expectativa de chuva.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 9°C, em Curitiba. Já a máxima deve atingir até 30°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto