
Voltar
LOC.: O Brasil participa de um dos maiores eventos globais de tecnologia e inovação: o Web Summit Lisboa 2025. A delegação brasileira, que conta com mais de TREZENTAS E SETENTA startups e empresas inovadoras de todas as regiões do país, é coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil. A iniciativa também conta com a parceria do Sebrae.
Iniciado no último dia 10, a edição 2025 do evento vai até esta quinta-feira, 13 de novembro, na capital portuguesa. A expectativa é de que o público chegue a mais de SETENTA MIL pessoas.
Na última segunda-feira, as duas entidades realizaram o “Seminário de Internacionalização”. O encontro reuniu mais de QUINHENTOS participantes da delegação brasileira. Na ocasião, foram discutidos os desafios e oportunidades da internacionalização de startups nacionais, abordando temas como apoios institucionais à expansão global.
A programação contou com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. Em clima de COP30 no Brasil, ele destacou que a inovação também precisa ter um caráter sustentável, já que, atualmente, o desenvolvimento econômico também depende de uma agenda verde.
TEC./SONORA: Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
“Inovando a gente também ajuda a vencer a crise climática. Certamente tem muita gente aqui que está trabalhando nessa que eu chamo Era dos Serviços, procurando implementar serviços que ajudam o planeta a ficar melhor, a vida, a sociedade ficar melhor, a economia ficar melhor. Isso tem tudo a ver com sustentabilidade, isso tem tudo a ver com os novos tempos que nós vivemos para que a gente possa deixar de lado a ameaça à vida no planeta.”
LOC.: Dados do levantamento do Observatório Sebrae Startups revelam que, em agosto deste ano, o Brasil registrou mais de VINTE MIL empresas inovadoras ativas. No período de um ano, o aumento foi de TRINTA POR CENTO. Além dessa tendência de alta, o cenário nacional mostra uma distribuição cada vez mais pulverizada e dinâmica.
O Sudeste brasileiro, por exemplo, responde por mais de TRINTA E CINCO POR CENTO do total de empresas inovadoras no país. O Nordeste aparece com aproximadamente VINTE E QUATRO POR CENTO das startups ativas. Na sequência está a Região Sul, com cerca de VINTE POR CENTO. O Centro-Oeste e o Norte, com NOVE POR CENTO, completam o panorama.
No evento, a delegação brasileira representou mais de 30 setores. Do total de companhias inovadoras presentes, mais de CENTO E CINQUENTA foram selecionadas pela ApexBrasil e pelo Sebrae. Vale destacar que mais de CENTO E VINTE empresas apoiadas pela Agência participaram do evento pela primeira vez.
Reportagem, Marquezan Araújo