29/05/2023 04:00h

O consultor do mercado de grãos, Ênio Jaime Fernandes Jr. traz dicas para quem quer crescer no setor do agronegócio

Baixar áudio

Neste episódio do Crônicas do Agro, o engenheiro agrônomo Ênio Jaime Fernandes Jr. traz dicas para todos aqueles que desejam crescer no ramo do agronegócio brasileiro. Ele explica como ter eficiência e eficácia contribui para o melhor andamento dos trabalhos. Produzido pela Academia do Agro, o Crônicas do Agro é um programa que carrega o selo B61 de podcasts.

Copiar o texto
08/05/2023 04:00h

O consultor de mercado de grãos soja e milho, Ênio Jaime Fernandes Jr., escreve sobre o tema na coluna semanal da Academia do Agro

Baixar áudio

Você conhece algum engenheiro agrônomo? Tem algum profissional do agro na sua família? Neste episódio, saiba como um profissional pode ficar ainda mais completo como trader. Ênio Jaime Fernandes Jr. atua como Consultor de Mercado de grãos Soja e Milho, e explica os principais pontos para se fazer uma gestão sustentável financeiramente. A coluna Crônicas do Agro, do Academia do Agro, carrega o selo B61 de podcasts. 

Copiar o texto
16/04/2023 12:00h

Se você acompanhou as notícias nas últimas semanas, viu que as novas regras fiscais propostas por Haddad estão dando o que falar

Baixar áudio

Se você acompanhou as notícias nas últimas semanas, viu que as novas regras fiscais propostas por Haddad estão dando o que falar. Se ainda assim, você não entendeu nada sobre isso, não se preocupe, pode deixar que eu te explico. Sou Cesar Lima, especialista em Orçamento Público e no episódio de hoje vou te falar sobre arcabouço fiscal e o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias. Podcast Original Brasil 61.

Copiar o texto
07/04/2023 18:00h

Neste episódio, o especialista Cesar Lima explica quais são os impactos do aumento do funcionalismo público caso a medida seja aprovada

Baixar áudio

O projeto de lei que concede aumento linear de 9% aos servidores públicos federais foi encaminhado ao Congresso Nacional nesta sexta-feira (31). A obrigação estava prevista no Orçamento de 2023. Neste episódio, o especialista Cesar Lima explica quais são os impactos do aumento do funcionalismo público caso a medida seja aprovada. 

Copiar o texto
04/04/2023 17:00h

Neste episódio, o pneumologista André Natan falará sobre os malefícios do cigarro eletrônico

Baixar áudio

Você conhece alguém que usa cigarro eletrônico? Saiba o que ele pode causar na saúde? Neste episódio, o pneumologista André Natan fala mais sobre cigarro eletrônico.

O cigarro eletrônico é um dispositivo com bateria que aquece a solução líquida com nicotina até a sua vaporização, para ser inalada pelo usuário. Este equipamento tem mais de 80 substâncias tóxicas em sua composição que podem causar complicações na saúde.

Quais problemas o cigarro eletrônico pode causar?

1.    É perigoso, vicia e é nocivo à saúde;
2.    Induz inflamação no pulmão, podendo levar à descompensação de doenças, como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e asma. Já foi confirmado que este cigarro pode colaborar para o aparecimento de células cancerígenas, além de induzir uma doença aguda no sistema respiratório chamada Evali;
3.    Pode aumentar o risco cardiovascular, como infarto e derrame;
4.    Aumenta as chances de fumar cigarro comum.

Busque um pneumologista para te ajudar a parar de fumar! Saiba mais sobre este assunto. Assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.

Copiar o texto
03/04/2023 17:00h

Neste episódio a médica oftalmologista, Dra. Carla Albhy, dará mais detalhes sobre o assunto

Baixar áudio

Você conhece alguém que tem ou teve catarata? Sabe quais são os sintomas da doença, qual o melhor tratamento e quando fazer cirurgia? Neste episódio a médica oftalmologista, Dra. Carla Albhy, dará mais detalhes sobre o assunto.

A catarata é um assunto de interesse coletivo, pois em algum momento da vida, pode ser que a pessoa tenha essa doença e precise de tratamento para curar. Isso porque a catarata tem forte relação com a idade e envelhecimento. Se considerarmos os idosos com mais de 75 anos, cerca de 75% deles, ou seja, 3 a cada 4 pessoas com esta idade, têm catarata. Por ser um assunto tão comum, é importante saber quais sintomas ela apresenta e o que fazer em caso de diagnóstico.

O que é a catarata?

Nossos olhos possuem uma lente natural chamada de cristalino. É essa lente que dá foco e nitidez para as imagens que vemos. Mas, na catarata, essa lente vai perdendo a transparência e ficando opaca. Por este motivo, a perda da nitidez da visão é o principal sintoma.

Quais são os sintomas?

  • Perda da sensibilidade ao contraste. Isso significa que a pessoa tem mais dificuldade ao enxergar em ambiente menos iluminados, além de ter a impressão que as cores estão desbotadas;
  • Visão embaçada e borrada. A pessoa tem a impressão que está enxergando através de um nevoeiro, mesmo usando óculos;
  • Variação frequente no grau dos óculos, pois a catarata causa alterações no índice de refração do cristalino e alterações na estrutura.

É importante saber que a catarata não coça, não arde e nem dói. Ela altera apenas a capacidade de enxergar. Nos casos mais graves, ela pode levar à cegueira, mas de forma reversível. 

Causas e fatores de risco

  • A principal causa da catarata é a idade e envelhecimento, pois conforme a idade vai avançando o cristalino naturalmente perde a nitidez, ela também pode ser causada por:
  • Tabagismo;
  • Diabete;
  • Exposição solar excessiva, principalmente sem o uso de óculos de sol, pode contribuir para o aparecimento precoce da catarata;
  • Medicações, como corticoides;
  • Trauma ocular;
  • Uveíte, que é a inflamação da camada média do olho, a úvea;
  • Catarata congênita, quando a criança nasce com ela, por alguma herança genética ou por alguma infecção durante a gravidez, como a sífilis.

Diagnóstico

A catarata só pode ser diagnosticada por um médico oftalmologista, através de um exame chamado biomicroscopia anterior. Isso porque é difícil ver essa doença a olho nu, apenas no caso de catarata total, onde nossa pupila fica toda branca. Na suspeita, sempre procure um médico.

Tratamento

O único tratamento eficaz para a catarata é feito através de cirurgia chamada facoemulsificação, quando é feito um pequeno corte nos olhos (menor do que 2,5mm) para tirar o cristalino e substituir por uma lente intraocular. É um procedimento rápido e sem pontos que apresenta excelentes resultados quando bem executado.

5 principais dúvidas em relação a cirurgia de catarata:

  1. Precisa de anestesia geral? Não! Como é uma cirurgia de pequeno corte, geralmente é realizada sem o uso de anestesia geral, apenas colírios anestésicos e anestesia leve. A maioria dos pacientes que operam catarata tem alta no mesmo dia.
  2. Tenho que esperar a catarata “amadurecer” (cobrindo praticamente toda a visão) para fazer a cirurgia? Não! Essa recomendação era feita antigamente, pois não existia a técnica da facoemulsificação e nem o implante da lente intraocular. Com a tecnologia atual, é possível realizar o procedimento em todos os estágios da doença.
  3. Vou precisar usar óculos após a cirurgia? Isso vai depender do tipo de lente que será colocada no lugar do seu cristalino. Hoje já existem lentes para os problemas de visão que geralmente corrigimos com os óculos.
  4. É possível operar a catarata e mesmo assim não enxergar? Sim, isso pode acontecer, pois além da catarata, existem outro tipos de doenças que podem ocorrer junto com a catarata que também pode prejudicar a visão, como o glaucoma e a retinopatia.
  5. Quais os cuidados após a cirurgia? 
  • Pingar os colírios recomendados;
  • Evitar carregar peso;
  • Evitar dormir em cima do olho;
  • Não abaixar a cabeça para a lente não se deslocar.

A cirurgia de catarata pode implicar algumas complicações, assim como qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico, como infecções, descolamento de retina. Hoje, com a técnica da facoemulsificação esses riscos são bem baixos. Depois de operada, a catarata não volta mais e a lente implantada no olho dura o resto da vida. Por isso, a escolha da lente é de extrema importância antes de realizar a cirurgia.

É muito frequente que depois da cirurgia de catarata, haja novamente a perda da visão, como se a catarata tivesse voltado. Isso pode acontecer por conta de algo chamado de opacidade de cápsula posterior, que é uma sujeirinha natural dos olhos que apoia a lente intraocular. Essa opacidade é facilmente tratada com laser no próprio consultório médico, sem a necessidade de utilizar o centro cirúrgico e possui excelentes resultados.

A cirurgia de catarata é um procedimento rápido e seguro que pode te ajudar a recuperar a sua visão e também te livrar dos óculos. Se apresentar os sintomas citados, não deixe de procurar o médico, no caso o oftalmologista. 

Para saber mais detalhes sobre o assunto, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda no Youtube

Copiar o texto
03/04/2023 10:30h

Neste episódio, o engenheiro agrônomo Ênio Fernandes Jr. fala sobre a falta de lideranças em diversas frentes do agronegócio

Baixar áudio

A falta de lideranças em diversas frentes do agronegócio é pauta do Crônicas do Agro desta semana. Ênio Fernandes Jr. traça um paralelo entre o setor do agro brasileiro e a importância de se trabalhar em equipe como uma grande orquestra. O Crônicas do Agro é um podcast que carrega o selo B61 de podcasts. 

Copiar o texto
Dr. Ajuda
03/04/2023 10:00h

Neste episódio a otorrinolaringologista Dra. Tatiana Abdo, dará mais informações sobre o assunto.

Baixar áudio

Você já teve sangramento no nariz? Sabe porque isso acontece e o que fazer para controlar este sangramento? Neste episódio a otorrinolaringologista Dra. Tatiana Abdo, dará mais informações sobre o assunto.

O sangramento no nariz é um problema muito comum e que, normalmente, piora quando o clima está mais seco e nas estações mais frias, como o inverno.

O nariz é uma região do nosso corpo que possui uma grande variedade de vasos que ficam mais expostos, então, qualquer pequeno machucado em algum desses vasos, pode ocorrer o sangramento. 

Na maioria das vezes, o sangramento tem origem na parte da frente do nariz e é fácil de ser controlado. No entanto, pode ocorrer sangramentos posteriores, onde ficam os vasos mais calibrosos, que transportam sangue vindos dos tecidos para o coração. Apesar de ser uma situação menos comum, ele é mais grave e a pessoa precisa de atendimento de urgência.

O que fazer em casos de sangramento no nariz?

  1. Manter a pessoa calma 
  2. Realizar a compressão do nariz usando dois dedos, em forma de pinça. 
  3. Incline a cabeça para frente, para evitar que o sangue escorra para a garganta e a pessoa se engasgue. 
  4. Coloque uma bolsa de gelo no nariz e observe a evolução.

Se o sangramento no nariz persistir ou se apresentar grande volume de sangue, é ideal levar a pessoa até um pronto-socorro para avaliação médica imediata.

O que causa o sangramento no nariz?

  • Clima seco, pois causa  ressecamento da mucosa nasal, por isso o sangramento se torna mais comum nos meses de inverno;
  • Inflamações nasais, como rinite, sinusite e resfriados;
  • Manipulação, é o ato de cutucar ou coçar o nariz pela parte de dentro, sangramentos dessa natureza são bem comuns em crianças;
  • Traumas;
  • Uso de medicamentos, como anticoagulantes que servem para impedir a formação de coágulos no sangue;
  • Tumores; 
  • Desvio de septo;
  • Pressão alta não controlada.

Como evitar?

Por ser muito frequente no inverno e em climas secos, é recomendado lavar o nariz com uma solução salina, é uma espécie de soro fisiológico nasal, que pode ser utilizado com seringas, sprays ou até mesmo algumas garrafas.

Mesmo se tiver sangramentos com frequência, você deve procurar o médico para uma avaliação correta, de preferência um otorrinolaringologista. 

Para saber mais detalhes sobre o assunto, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda no Youtube

Copiar o texto
31/03/2023 04:00h

Por meio do PAA, o governo federal comprará alimentos diretamente de pequenos agricultores

Baixar áudio

Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o governo federal compra alimentos diretamente de pequenos agricultores e usam os itens adquiridos para doar às famílias mais carentes brasileiras. Isso realmente vai beneficiar o Brasil? É o que o especialista em orçamento público, Cesar Lima, te explica neste episódio. O Por Dentro do Orçamento Público é um podcast Original Brasil 61.

Copiar o texto
Dr. Ajuda
30/03/2023 17:00h

Neste episódio o psiquiatra Douglas Calderoni, dá mais detalhes sobre o assunto.

Baixar áudioBaixar áudio

Algumas vezes, vemos pessoas que falam, escrevem e postam certas coisas e depois se arrependem. Existem também aquelas pessoas que demonstram reações exageradas e não pensadas, que colocam até a própria vida em risco. Você conhece algum assim? 

A impulsividade é um comportamento marcado por atitudes não planejadas. Certamente, pensamos em falar ou fazer algo, mas quando paramos para pensar um pouco melhor, percebemos que aquilo não faz sentido nenhum. Pessoas que possuem a impulsividade aumentada, não conseguem ter esse segundo filtro, partem direto para a ação e se arrependem depois.

Falar sobre a impulsividade sempre foi um tema importante, porque alguns comportamentos podem causar vários prejuízos na vida pessoal dessas pessoas, problemas familiares, sociais e até mesmo no trabalho. No entanto , esse tema se tornou muito mais importante por conta das redes sociais. Um texto ou qualquer outro tipo de post pode acabar viralizando e trazer consequências desastrosas para aqueles que estão envolvidos.

Com certeza você já viu através das mídias, pessoas que tiveram atitudes impulsiva e com isso tiveram grandes prejuízos em suas vidas. 

Quando se preocupar com a impulsividade?

É importante saber que a impulsividade é uma característica da personalidade normal do ser humano, umas pessoas são mais impulsivas e outras são menos. 

No dia-a-dia ocorrem várias ações impulsivas. Quem nunca comprou algo que não precisava e se arrependeu depois? Ou ficou nervoso com algo que uma pessoa disse sem ela nem ter terminado de falar? Isso é normal, se ocorrer eventualmente e não o tempo todo. Impulsividade frequente e intensa não é normal. Quando é algo frequente e traz grandes prejuízos para a pessoa, a impulsividade já se tornou uma doença.

Tipos de impulsividade

  • Transtorno Explosivo Intermitente (TEI): É a incapacidade da pessoa de lidar com o impulso de raiva ou agressividade, quando isso acontece com muita frequência, passar a ser uma doença. Todo mundo pode ter um dia de fúria, mas se aconteceu apenas uma vez, não é um transtorno.
  • Oniomania. Fazer compras de forma impulsiva constantemente e se arrepender depois de objetos que muitas vezes não são necessários.
  • Cleptomania. Dificuldade de controlar o impulso de pegar algo que é seu, o furto. Na maioria das vezes, os objetos não possuem um valor financeiro importante e são desnecessários, mas as pessoas não conseguem controlar a vontade de pegar as coisas.
  • Automutilações. A pessoa não consegue conter o impulso em se machucar, muitas vezes sente um alívio ao fazer isso. também tem aqueles que possuem dificuldades em contém o impulso durante atividades sexuais e se colocam em situações desagradáveis.

Esses são apenas alguns exemplos do transtorno do controle de impulso. Se você sofre por ter atitudes impensadas e isso te traz grandes prejuízos e para as pessoas que estão ao seu redor, não deixe de procurar um psicólogo ou um psiquiatra, o tratamento pode melhorar muito sua qualidade de vida

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda.

 

 

Copiar o texto