Voltar
Baixar áudioA discussão sobre a atualização das faixas de faturamento do Simples Nacional voltou à pauta do Congresso Nacional e de representantes do setor produtivo. Parlamentares e entidades empresariais avaliam que a defasagem dos limites atuais afeta micro e pequenas empresas e aumenta o risco de informalidade.
A deputada federal Soraya Santos (PL-RJ) defendeu o Simples Nacional como instrumento de incentivo ao empreendedorismo. Para a parlamentar, os limites de faturamento do regime precisam acompanhar a realidade econômica do país. “É como se você olhasse assim um teto de vidro e achasse que você pode voar. Aí chega lá: ‘meu limite financeiro tá aqui. Eu preciso romper isso’. Então, ao invés de estar ajudando, estou só fomentando o quê? A informalidade. Informalidade tira a dignidade da pessoa de poder comprar seu carro, para comprar seu insumo”, alertou a deputada.
A pressão ocorre em meio à expectativa pelo envio de um projeto alternativo do governo federal ao Legislativo. O assunto foi tratado em reunião entre o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e os ministros das Relações Institucionais, José Guimarães, e do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti.
Segundo Motta, a nova proposta deverá ser encaminhada à comissão especial responsável pela análise do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2021. Esta matéria prevê o aumento do limite de faturamento anual do MEI para R$ 130 mil e autoriza a contratação de até dois empregados. “Estamos buscando um texto que garanta o equilíbrio fiscal e atenda à necessidade dos microempreendedores”, escreveu o parlamentar em uma rede social.
Empresários, porém, defendem que as mudanças não fiquem restritas ao MEI. A avaliação é que microempresas e empresas de pequeno porte também precisam de novos parâmetros para permanecerem no regime simplificado sem comprometer sua capacidade de crescimento.
As entidades do setor propõem elevar o teto do MEI para cerca de R$ 144,9 mil anuais. Também propõem a atualização dos limites para microempresas, para aproximadamente R$ 869,4 mil, e para empresas de pequeno porte, para R$ 8,69 milhões. O relator da proposta, deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC), sinalizou que pretende atender às reivindicações.
Alfredo Cotait Neto, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e da Associação Comercial de SP (ACSP), destacou que o modelo atual impede a permanência no regime de companhias que ainda não possuem faturamento condizente com o novo modelo tributário que passam a integrar.
“Precisamos conscientizar os nossos políticos da importância da aprovação do aumento do limite do Simples Nacional, pelo menos para o MEI, o microempreendedor individual, e para o micro e a microempresa. Sem isso, as empresas ou vão mudar o seu regime ou vão para informalidade”, afirmou Cotait Neto.
Segundo a CACB, a revisão é necessária para adequar o regime à realidade econômica atual, marcada por inflação acumulada, aumento de custos operacionais e maior pressão sobre pequenos empreendedores.
Criado para simplificar o recolhimento de tributos, o Simples Nacional reúne diversos impostos em uma única guia. Os limites de faturamento, em vigor desde 2018, são:
Copiar o textoOs pagamentos são realizados preferencialmente na Poupança CAIXA ou conta CAIXA Tem
Baixar áudioA CAIXA inicia nesta quinta-feira (25), o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de junho para os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 7.
Os pagamentos são realizados preferencialmente na Poupança CAIXA ou conta CAIXA Tem. Com a conta CAIXA Tem, os beneficiários podem pagar contas e fazer transferências diretamente pelo aplicativo no celular.
O benefício também pode ser movimentado com o cartão de débito da conta em comércios, Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, terminais de autoatendimento e Agências da CAIXA. Além disso, é possível realizar saques sem cartão nos terminais de autoatendimento e Unidades Lotéricas, utilizando a identificação biométrica previamente cadastrada em uma agência da CAIXA.
Chegou o novo aplicativo do Bolsa Família, mais completo e fácil de usar! Acompanhe a data do seu pagamento, consulte seus benefícios e fique por dentro de todas as novidades do programa.
Para baixar os aplicativos CAIXA Tem e Bolsa Família, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone. É gratuito.
O Programa Bolsa Família é a transferência mensal de renda do maior programa social do Brasil, reconhecido por tirar milhões de famílias da fome. O modelo atual considera tamanho e características do núcleo familiar: lares com três ou mais pessoas tendem a receber valores maiores do que famílias unipessoais, reforçando a proteção social.
Além da renda, o Bolsa Família integra políticas públicas para ampliar acesso a saúde, educação e assistência social. O foco é promover dignidade e cidadania, articulando ações complementares (esporte, ciência, trabalho) para a superação da pobreza e a transformação social.
Para ter direito ao pagamento do Bolsa Família, a renda por pessoa da família deve ser de até R$ 218/mês.
Exemplo: 1 pessoa com salário mínimo (R$ 1.518) em família de 7 integrantes → renda per capita de R$ 216,85. Como está abaixo de R$ 218, a família é elegível ao benefício.
Mesmo inscrita no CadÚnico, a família só recebe quando for selecionada pelo sistema do programa. A inclusão é contínua e mensal, de forma automatizada, conforme os critérios de elegibilidade e a atualização cadastral.
Preciso estar no CadÚnico? Sim, é obrigatório para concorrer ao pagamento do Bolsa Família.
O valor é igual para todos? Não. O modelo considera o tamanho e o perfil familiar, podendo variar.
Cadastro feito = pagamento imediato? Não. A seleção é mensal e automatizada; a família começa a receber quando é incluída.
Onde tirar dúvidas? Procure o CRAS do seu município ou os canais oficiais do programa.
Copiar o texto
Baixar áudioO Banco da Amazônia reforçou sua atuação junto a produtores rurais, empreendedores e comunidades da Região Norte durante a participação em eventos do calendário econômico regional. A instituição esteve presente na 29ª Expo Polo Carajás, na 58ª Expoara e no Chocolat Xingu 2026, com foco na ampliação do acesso ao crédito e no fortalecimento das atividades produtivas da Amazônia Legal.
Durante os eventos, o banco apresentou linhas de crédito e soluções financeiras voltadas ao agronegócio e aos pequenos empreendedores, com o objetivo de apoiar a produção, a geração de renda e o desenvolvimento regional.
As feiras reuniram produtores, empresários e representantes de diferentes cadeias produtivas da Amazônia Legal. A participação da instituição buscou aproximar o banco dos empreendedores locais e apresentar alternativas de financiamento para investimentos e expansão da produção.
Na 29ª Expo Polo Carajás, o Banco da Amazônia manteve contato com produtores, empresários e representantes das cadeias produtivas da região, incentivando investimentos e apoiando iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico local.
Ao longo do evento, foram apresentadas soluções financeiras destinadas ao agronegócio e aos pequenos negócios. Segundo a instituição, a participação reforça o compromisso com a geração de renda e o fortalecimento da economia regional.
O gerente-geral do Banco da Amazônia, Machado Correia, destacou que a atuação da instituição contribui para o desenvolvimento dos pequenos empreendimentos da região por meio da oferta de crédito.
Segundo ele, os pequenos negócios têm papel relevante na economia local. “O Banco da Amazônia, hoje, atende o pequeno empreendimento. A instituição entende que hoje o pequeno empreendimento é o coração da nossa economia local. A nossa economia local é o que faz o grande motor da nossa cidade e região crescer. O Banco da Amazônia tem crédito direcionado para aquele empreendedor”, disse Machado Correia.
A 29ª Expo Polo Carajás ocorreu entre 30 de maio a 6 de junho de 2026, no município de Redenção (PA), e reuniu negócios, tecnologia, entretenimento e oportunidades para produtores rurais, empresários e investidores.
O Chocolat Xingu 2026, festival internacional do chocolate e do cacau, contou com a participação do Banco da Amazônia e de clientes da instituição que se destacam na cadeia produtiva regional. O evento foi realizado entre 11 e 14 de junho, no Centro de Eventos Vilmar Soares, em Altamira (PA).
Segundo o banco, os resultados observados decorrem de investimentos voltados à agricultura familiar, à bioeconomia e ao desenvolvimento regional.
Durante a programação, foram assinados contratos de crédito rural para produtores familiares por meio de linhas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Pronaf Floresta e Pronaf Bioeconomia. Os recursos serão destinados à implantação e ao fortalecimento de sistemas agroflorestais com cacau.
De acordo com a organização do evento, a iniciativa contribui para fortalecer a cadeia produtiva do cacau, valorizar produtos regionais e estimular a produção de chocolate na Amazônia.
A participação do Banco da Amazônia nas feiras integra a estratégia da instituição de ampliar o relacionamento com empreendedores e apoiar atividades ligadas ao desenvolvimento econômico, à inclusão produtiva e à sustentabilidade.
Dados do Relatório da Administração 1T26, divulgado pela instituição financeira, mostram que as operações vinculadas ao Pronaf somaram R$ 713,5 milhões, crescimento de 38,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os contratos totalizaram 22,1 mil operações, alta de 113% na comparação com as 10,4 mil registradas no primeiro trimestre de 2025. Ao todo, 10,5 mil clientes foram atendidos pelo programa nos três primeiros meses de 2026.
Copiar o texto
Baixar áudioQuase 2 mil Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o país serão contempladas com conexão de alta velocidade para auxiliar no atendimento aos pacientes. O resultado provisório do edital foi divulgado pelo Ministério das Comunicações (MCom) e relaciona as 1.983 unidades de saúde contempladas. Os investimentos previstos somam R$ 46 milhões e são destinados a ampliar a infraestrutura digital em postos de saúde, especialmente em regiões remotas e com acesso limitado à rede.
O edital selecionou 30 operadoras nacionais e provedores regionais. Os recursos são do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e devem permitir que os postos ampliem o uso de prontuários eletrônicos, realizem teleconsultas, integrem sistemas de saúde e ofereçam mais agilidade no atendimento à população.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que a ampliação da conectividade na saúde deve contribuir para a redução das filas de espera, facilitar o acesso a especialistas por meio da telessaúde e melhorar a gestão dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele também destacou os benefícios da medida para a rotina de trabalho dos profissionais de saúde.
“Para os profissionais de saúde, a internet de qualidade melhora a rotina de atendimento e facilita o acesso a ferramentas digitais. Para os pacientes, especialmente aqueles em localidades afastadas dos grandes centros, ela reduz o deslocamento e diminui o tempo de espera”, disse Siqueira Filho.
Frederico de Siqueira Filho também destacou que a pasta trabalha para ampliar a infraestrutura digital no país, considerada por ele essencial para garantir serviços públicos de qualidade.
Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a parceria com o Ministério das Comunicações, além de permitir a expansão da conexão à internet nas unidades de saúde, também contribui para fomentar a estrutura interna necessária para integrar dados e apoiar a comunicação entre as equipes.
Padilha mencionou, ainda, que a infraestrutura tecnológica nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do país colabora com a Atenção Primária à Saúde (APS), porta de entrada do SUS e responsável pelo acompanhamento inicial dos pacientes.
“A força de um sistema nacional público de saúde, da dimensão do SUS, é a atenção primária. Primeiro, a conexão na internet. E junto com a conexão na internet, a infraestrutura Wi-Fi dentro da unidade, para nós, é um avanço muito importante”, salientou o ministro da Saúde.
Além dos benefícios para a população, a iniciativa também beneficia os cofres públicos. Segundo o MCom, a concorrência entre operadoras e provedores gerou economia nas contas públicas – já que houve um desconto médio de 14,9% nos contratos fechados, em relação aos valores inicialmente estimados pelo governo.
Confira os principais valores destinados à conexão das unidades:
Conforme o MCom, a participação de provedores regionais também garantirá a ampliação da política pública, considerando a expansão da conectividade em municípios menores e localidades afastadas dos grandes centros.
Considerando a divulgação do resultado provisório, as empresas participantes têm o prazo de 10 dias para apresentar questionamentos ou recursos, em caso de discordância com o resultado.
Os questionamentos devem ser formalizados por meio de petição intercorrente diretamente nos autos do Processo nº 53115.009117/2026-75, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), disponível no portal do Ministério das Comunicações.
Após o encerramento desse prazo e a análise dos recursos apresentados, o Ministério das Comunicações homologará o resultado final. A homologação do resultado final dará início à instalação da conexão nas unidades de saúde contempladas.
A Ata de Resultado Provisório e o detalhamento por lote e localidade podem ser acessados na página oficial do certame, em: editalfust.mcom.gov.br.
Copiar o texto
Baixar áudioMunicípios que receberam, em 2025, recursos federais por meio das chamadas Emendas Pix precisam enviar até o dia 30 de junho o Relatório de Gestão no Transferegov.br.
O envio passou a ser obrigatório com a Instrução Normativa TCU 93/2024 e deve ser repetido todos os anos até que os valores transferidos sejam totalmente executados. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores a não deixarem o prazo passar.
A exigência vale também para as chamadas Emendas Especiais de Legado, referentes ao período de 2020 a 2024. Nesses casos, mesmo com a dispensa da análise dos planos de trabalho pelos órgãos setoriais, as prefeituras continuam obrigados a apresentar o Relatório de Gestão.
A CNM ressalta que a flexibilização na análise dos planos não substitui a obrigação de prestar contas dos recursos recebidos.
Levantamento da entidade mostra que a maior parte dos entes municipais ainda tem pendências. Hoje, cerca de 82% dos municípios brasileiros — 4.590 ao todo — apresentam problemas relacionados a pelo menos uma Emenda Especial por não terem preenchido o relatório.
A regularização, segundo a Confederação, é necessária para evitar medidas dos órgãos de controle, entre elas a abertura de Tomada de Contas Especial.
O monitoramento sobre a aplicação desses recursos também vem sendo reforçado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) realize auditorias nos entes federados que já tiveram planos de trabalho aprovados e apresentaram relatórios de gestão, em uma tentativa de ampliar a transparência e a rastreabilidade na execução das emendas.
VEJA MAIS:
Além disso, decisões recentes do STF têm ampliado a pressão sobre estados e municípios para que cumpram as exigências ligadas à execução e à prestação de contas desses recursos. Em casos de irregularidades, a Corte admite a aplicação de sanções e multas. Entre as medidas já adotadas, há situações em que o valor da penalidade pode corresponder ao montante da emenda recebida pela prefeitura.
No dia 9 de junho, ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, determinou que estados e municípios que não informarem o uso de recursos recebidos por meio das chamadas emendas Pix para a realização de eventos poderão ser penalizados com multa.
A determinação faz parte das medidas voltadas ao aumento da transparência e da rastreabilidade das emendas parlamentares.
A decisão prevê multa diária de 1% sobre o valor de cada emenda para os entes que deixarem de apresentar planos de trabalho, complementar cadastros ou enviar relatórios de gestão relativos a recursos transferidos por emendas individuais, na modalidade transferência especial, entre 2020 e 2024. A cobrança será mantida até que as pendências sejam resolvidas.
Pelo despacho, o Ministério do Turismo terá prazo de 10 dias corridos para identificar e notificar os estados e municípios em situação irregular. Nesse mesmo período, a pasta também deverá atualizar os dados sobre emendas destinadas a eventos que já foram mapeadas, mas ainda estão sem plano de trabalho ou com a prestação de contas pendente.
Copiar o texto
Baixar áudioOs requerentes de benefícios previdenciários e assistenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão até 30 dias para regularizar o cadastro biométrico, caso sejam notificados pelo órgão. O prazo começa a contar a partir da comunicação da exigência. Se a pendência não for resolvida nesse período, o INSS poderá considerar que houve desistência do pedido do benefício.
A determinação está prevista na Portaria nº Nº 1.347, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última segunda-feira (22). A norma se aplica aos benefícios requeridos a partir de 21 de novembro de 2025. No caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a exigência já vale para as solicitações protocoladas desde 1º de setembro de 2024.
Na prática, o requerente ou o seu representante legal deverá comprovar a existência do registro biométrico em pelo menos uma das seguintes bases oficiais do governo:
A portaria prevê exceções à obrigatoriedade do cadastro biométrico. Estão dispensados da exigência:
VEJA MAIS:
Copiar o texto
Baixar áudio
A Região Sul terá predomínio de temperaturas baixas na manhã desta quinta-feira (25). No Paraná, a previsão indica geada na capital e maior presença de nuvens com possibilidade de pancadas de chuva isoladas em diferentes áreas do estado. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o tempo permanece mais estável, com poucas nuvens nas capitais e variação de nebulosidade entre as regiões, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Paraná terá maior cobertura de nuvens ao longo desta quinta-feira (25). Em Curitiba, os termômetros variam entre 3°C e 16°C, com previsão de tempo claro e formação de geada nas primeiras horas do dia. Nas demais áreas do estado, a nebulosidade aumenta principalmente no Norte Pioneiro, Norte Central, Noroeste, Oeste, Centro-Oeste e Campos Gerais, onde há possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Entre o Leste paranaense e parte da Região Metropolitana de Curitiba, o céu permanece com muitas nuvens.
Em Santa Catarina, Florianópolis registra temperaturas entre 5°C e 16°C, com previsão de poucas nuvens. No interior do estado, o tempo apresenta variação de nebulosidade, com predomínio de muitas nuvens entre o Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul. Há condições para chuva isolada em pontos dessas regiões, enquanto áreas do Litoral e do Vale do Itajaí seguem com maior presença de aberturas de sol.
No Rio Grande do Sul, Porto Alegre terá mínima de 5°C e máxima de 16°C, sob poucas nuvens. No restante do estado, o cenário é de tempo estável na maior parte das regiões. A nebulosidade aumenta em áreas do Norte, Nordeste, Serra, Campos de Cima da Serra e parte das Missões, onde podem ocorrer pancadas de chuva isoladas. Já na Campanha, Fronteira Oeste, Centro e Sul gaúcho, o predomínio é de céu com poucas nuvens e temperaturas baixas durante a manhã.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA manhã de quinta-feira (25) será marcada por céu com muitas nuvens em grande parte da Região Centro-Oeste. A atuação da umidade favorece a ocorrência de chuva em diferentes áreas, especialmente nos estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, enquanto o Distrito Federal permanece sob condição de maior estabilidade atmosférica, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Distrito Federal, a previsão é de muitas nuvens ao longo do período. Em Brasília, os termômetros devem variar entre 11°C e 25°C.
Em Goiás, o céu permanece com muitas nuvens em todas as regiões do estado. Há possibilidade de pancadas de chuva isoladas em áreas do norte, noroeste, oeste e sudoeste goiano. Nas porções do leste e do centro do estado, incluindo a capital, a nebulosidade predomina sem previsão de volumes expressivos. Em Goiânia, a temperatura mínima prevista é de 16°C, com máxima de 29°C.
Em Mato Grosso, a previsão indica muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas em grande parte do território estadual. Nas regiões norte, nordeste e noroeste mato-grossense, as instabilidades podem vir acompanhadas de trovoadas isoladas. Já no centro-sul e no sudeste do estado, a condição é de pancadas de chuva isoladas. Em Cuiabá, a temperatura deve variar entre 15°C e 22°C.
No Mato Grosso do Sul, o dia começa com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada em áreas do sul e do sudoeste do estado. Nas regiões do Pantanal, do centro-norte e do bolsão sul-mato-grossense, a previsão é de pancadas de chuva isoladas associadas à elevada nebulosidade. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 9°C e a máxima deve alcançar 20°C.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA quinta-feira (25) será marcada por variação das condições do tempo na Região Sudeste. A circulação de umidade favorece a formação de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva isoladas em áreas dos quatro estados, enquanto setores do interior permanecem apenas com céu encoberto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em São Paulo, a previsão indica muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas ao longo do dia. Na capital paulista, os termômetros devem variar entre 13°C e 15°C. A condição de instabilidade também se estende por áreas do Vale do Paraíba, do Litoral Sul, da Região Metropolitana, do centro do estado e de parte do oeste paulista. Em setores do norte e do noroeste, o céu permanece com muitas nuvens, sem indicativo predominante de chuva.
No Rio de Janeiro, a capital terá temperatura mínima de 17°C e máxima de 23°C, com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. A previsão aponta condições semelhantes para a Costa Verde, a Região Metropolitana, as Baixadas Litorâneas e o Sul Fluminense. Já áreas do Centro-Sul Fluminense e do Norte Fluminense devem registrar apenas variação de nebulosidade ao longo do período.
Em Minas Gerais, a capital Belo Horizonte terá muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, com temperaturas entre 14°C e 26°C. A instabilidade alcança principalmente o Sul de Minas, a Zona da Mata, o Campo das Vertentes e parte do Triângulo Mineiro. Nas regiões Central, Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste, Noroeste e Norte de Minas, a previsão é de muitas nuvens, sem ocorrência generalizada de precipitação.
No Espírito Santo, Vitória terá mínima de 18°C e máxima de 26°C, sob muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. A previsão de chuva também abrange áreas do litoral capixaba e da região sul do estado. No centro e no noroeste capixaba, o tempo permanece com muitas nuvens durante a maior parte do dia.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão para a Região Norte nesta quinta-feira (25) indica manutenção da instabilidade atmosférica sobre a maior parte dos estados. Amazonas, Pará, Amapá, Roraima e Rondônia terão predomínio de muitas nuvens e ocorrência de pancadas de chuva em diferentes áreas. No Tocantins, o tempo segue com poucas nuvens e calor intenso, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Acre, a previsão indica predomínio de muitas nuvens ao longo do dia, com possibilidade de chuva isolada em diferentes áreas do estado. Em Rio Branco, os termômetros devem variar entre 17°C e 28°C. A condição de maior nebulosidade alcança tanto o Vale do Juruá quanto o Vale do Acre.
Em Rondônia, o tempo permanece instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. Em Porto Velho, a temperatura mínima prevista é de 20°C e a máxima de 28°C. A condição deve atingir áreas da Zona da Mata, do Vale do Guaporé, da região Central e do Cone Sul rondoniense.
No Amazonas, a combinação de calor e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade. A previsão é de muitas nuvens, acompanhadas de pancadas de chuva e trovoadas isoladas em grande parte do estado. Em Manaus, as temperaturas variam entre 24°C e 32°C. O cenário abrange o Norte, o Centro, o Sudoeste e o Sul amazonense.
Em Roraima, a previsão também é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Em Boa Vista, a mínima deve ficar em 25°C e a máxima em 33°C. As instabilidades alcançam áreas do Norte, do Centro e do Sul do estado.
No Pará, o tempo segue instável, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Em Belém, os termômetros devem registrar mínima de 24°C e máxima de 33°C. A previsão abrange o Baixo Amazonas, o Marajó, o Nordeste Paraense, a Região Metropolitana de Belém, o Sudeste e o Sudoeste do estado.
No Amapá, a combinação de umidade e calor mantém o céu com muitas nuvens e favorece pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas. Em Macapá, a temperatura varia entre 24°C e 33°C. As condições previstas abrangem o Norte, o Centro e o Sul amapaense.
No Tocantins, o tempo apresenta características distintas em relação ao restante da Região Norte. A previsão para Palmas é de poucas nuvens, com temperaturas entre 21°C e 35°C. Nas demais áreas do estado, especialmente nas regiões do Bico do Papagaio, Jalapão, Centro, Sudeste e Sudoeste tocantinense, o tempo permanece estável, com predomínio de sol e pouca nebulosidade.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto