
LOC.: O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), disponibilizou mais de QUATRO BILHÕES E MEIO DE REAIS em recursos para educação básica. O montante foi creditado nas contas dos estados, municípios e do Distrito Federal no dia 27 de junho e já pode ser utilizado pelos entes desde o dia 30.
O valor é referente às complementações da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), relativas ao mês de junho, e abarca complementações da União nas modalidades Valor Anual por Aluno Fundeb (VAAF), Valor Aluno Ano Total (VAAT) e Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundo.
Do total de recursos, DOIS BILHÕES E CEM MILHÕES DE REAIS correspondem à complementação na modalidade VAAF; UM BILHÃO E NOVECENTOS MILHÕES DE REAIS, à modalidade VAAT. Já outros QUATROCENTOS E TRINTA E SETE MILHÕES DE REAIS são referentes à complementação-VAAR.
Com esse novo repasse, o montante transferido pela União ao Fundeb em 2025 soma VINTE E SETE BILHÕES E DUZENTOS MILHÕES DE REAIS, segundo o MEC.
O extrato da distribuição dos recursos do Fundeb pode ser acessado na aba de Extrato FUNDEB no site oficial do Banco do Brasil.
O Fundeb é a principal fonte de financiamento da educação básica no país, o qual conta com complementações mensais da União para fomentar maior equidade entre as redes de ensino no Brasil. Os repasses são realizados pelo FNDE, seguindo os critérios estabelecidos na legislação vigente.
Reportagem, Bianca Mingote