
Voltar
LOC.: O município de Barcelos, no Amazonas, foi selecionado para a primeira etapa do Programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos.
O programa prevê investimentos em aeroportos regionais com dificuldades operacionais, por meio de concessões privadas e ajustes contratuais.
A cidade, conhecida como capital da pesca esportiva, poderá ampliar a conectividade aérea com voos regulares para Manaus. Hoje, o trajeto fluvial pode levar até 30 horas. Com a nova estrutura, o tempo de viagem deve cair para cerca de uma hora e meia.
Segundo a coordenadora de Políticas Regulatórias da secretaria nacional de Aviação Civil, Michele Nunes Freires Cerqueira, o aeroporto de Barcelos é estratégico para o turismo e o desenvolvimento da região.
TEC./SONORA: Michele Nunes Freires Cerqueira, coordenadora de Políticas Regulatórias da secretaria nacional de Aviação Civil do MPor
“O Programa AmpliAR foi pensado para melhorar a conectividade entre cidades médias e pequenas e os grandes centros. No caso de Barcelos, trata-se de um aeroporto com potencial para fortalecer o turismo e impulsionar atividades econômicas relevantes para o Amazonas, como a pesca esportiva e o ecoturismo.”
LOC.: A abertura das propostas para a gestão dos terminais incluídos na primeira fase do programa está agendada para 27 de novembro, na B3, em São Paulo.
Reportagem, Maria Clara Abreu.