Voltar
Baixar áudioA segunda-feira será marcada por forte instabilidade em toda a Região Norte, com previsão de chuva intensa nos sete estados.
No Amazonas, as precipitações ocorrem em praticamente todas as regiões, com pancadas fortes entre o Centro, Sul e áreas próximas ao Rio Solimões. E no Pará, a instabilidade se espalha pelo território paraense, com chuva volumosa no Centro, Oeste e também em áreas litorâneas.
No Acre, o tempo permanece fechado, com pancadas fortes ao longo do dia, especialmente no Vale do Acre. Em Rondônia, a chuva intensa se concentra entre Porto Velho, região central e áreas próximas à divisa com o Amazonas.
No Amapá, a segunda-feira segue com céu carregado e precipitações expressivas, inclusive no litoral.
No Tocantins, a chuva forte atinge diferentes regiões, com risco de acumulados elevados no Centro e Norte do estado.
E em Roraima, as pancadas de chuva ganham força, principalmente no Centro-Sul, mas atingem todo o estado ao longo do dia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 23°C, em Rio Branco Já a máxima pode chegar a 33°C, em Boa Vista e Belém. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA segunda-feira será de instabilidade em diferentes partes da Região Nordeste, com chuva intensa em alguns estados e tempo mais firme em outros.
No Maranhão, a previsão indica chuva forte distribuída por todo o estado, com pancadas ocorrendo ao longo do dia.
No Piauí, os acumulados de chuva também ganham destaque. A instabilidade é mais intensa entre municípios do Sul piauiense, como Nazaré do Piauí, Porto Alegre do Piauí e Barreiras do Piauí.
No Ceará, muitas nuvens predominam, com possibilidade de chuva isolada em várias regiões. No Rio Grande do Norte, há expectativa de chuva em municípios do interior, como Ipanguaçu, Felipe Guerra e Rodolfo Fernandes. Já na capital Natal, o tempo permanece mais firme, com poucas nuvens.
Na Paraíba, a chuva se concentra no Sertão Paraibano, enquanto as demais regiões do estado seguem com tempo estável. Em Pernambuco, há chance de chuva em áreas do Sertão Pernambucano, especialmente em Santa Filomena, Petrolina e Dormentes.
Nos estados de Alagoas e Sergipe, o tempo permanece estável durante todo o dia, sem previsão de chuva significativa.
Já na Bahia, a instabilidade avança pelo litoral sul, com fortes precipitações atingindo municípios como Porto Seguro, Prado e Caravelas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C em Maceió. Já a máxima pode chegar a 37°C, em Teresina. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA Jornada Nacional de Inovação da Indústria se aproxima do fim do ano com perspectivas positivas. Iniciado em julho de 2025, o movimento já percorreu cidades das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Até o primeiro semestre de 2026, ainda estão previstos encontros em municípios do Norte e do Sudeste.
A iniciativa é desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Segundo o superintendente de Projetos de Inovação da CNI, Carlos Bork, a Jornada tem garantido contato direto com os empreendimentos de cada região, permitindo resultados mais assertivos. Para ele, trata-se de um mecanismo relevante para o desenvolvimento empresarial do país.
"Em cada um dos estados identificamos coisas fantásticas, desde o levantamento da bionatureza dos recifes até o desenvolvimento de processos para terras raras. Nesse contato com os ecossistemas de inovação, vemos que as oportunidades estão aí – basta atacarmos os grandes desafios”, destaca.
“E o que ainda não for levantado pode se tornar um desafio a ser superado, com propostas da CNI, do Congresso, do Senado e do governo para políticas que incentivem nossas empresas a serem mais criativas, competitivas e eficientes”, complementa.
No Sul do Brasil, a caravana iniciou por São Leopoldo (RS) e percorreu municípios como Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Em Santa Catarina, esteve em Criciúma (SC), Joinville (SC) e Chapecó (SC); no Paraná, em Curitiba (PR) e Londrina (PR).
No dia 2 de outubro, especialistas, empresários e autoridades dos três estados se reuniram em Florianópolis (SC) para fazer um balanço da passagem do projeto pela região. A ideia era levantar as principais oportunidades e desafios das empresas em torno das transições ecológica e digital.
Estudo apresenta ações para destravar US$ 1,3 trilhão em financiamento climático
Foram elencados dez temas de relevância e observadas quantas vezes cada um se destacou percentualmente.
Para três temas importantes (incentivo a ações sustentáveis, colaboração entre universidade, indústria e governo; e fortalecimento de gestão e políticas públicas), houve consensos acerca de superá-los, no sentido de alavancar incentivos e aprimorar políticas de inovação. O resultado obtido foi o seguinte:
Entre as empresas que foram destaque na Jornada, em meio ao circuito no Rio Grande do Sul, está a Globus Eletronics. Com sede em São Leopoldo, a companhia é líder em controladores para veículos de grande porte e soluções inteligentes para o mercado automotivo B2B.
A empresa conta com uma base de mais de 2,2 mil clientes em 45 países, mas o principal mercado está concentrado na América do Norte. As tecnologias da Globus têm aplicações para veículos comerciais, aeronaves, barcos, vans, ônibus, caminhões, motorhomes, trens, ambulâncias, veículos de resgate, militares e máquinas agrícolas e de construção.
No Centro-Oeste brasileiro, a Jornada passou pelas quatro unidades da federação. Em Mato Grosso, as apresentações foram feitas em cidades como Sinop (MT) e Cuiabá (MT). Em Goiás, a caravana passou por Rio Verde (GO), Anápolis (GO) e Goiânia (GO). Já em Mato Grosso Sul, o evento foi realizado em Campo Grande (MS). Brasília (DF) também recebeu o movimento.
De acordo com a CNI, boa parte do potencial inovador da região está ligado à agroindústria. Para se ter uma ideia, até 2027, o setor deve criar 207 mil empregos, com destaque para segmentos como agritechs, biotechs e nanotechs.
Entre 1996 e 2022, o Centro-Oeste registrou um salto de 173% no Valor de Transformação Industrial (VTI) – a maior taxa do país – impulsionado pela modernização da agricultura e pecuária.
A programação do Centro-Oeste também revelou casos de sucesso na região, como o da Nutribras Alimentos – empresa mato-grossense que começou com a suinocultura, mas evoluiu para a produção agrícola, frigorífica e geração de energia.
A partir de 2011, implantou um ciclo autossustentável de produção, incluindo biodigestores para tratamento de dejetos e geração de biogás.
Hoje, a empresa tem mais de 1,7 mil funcionários, abate 600 mil animais ao ano e exporta 10% de sua produção para América do Sul, Ásia e Leste Europeu. Também reutiliza biofertilizantes e iniciou a produção de biometano para uso veicular – incluindo o primeiro caminhão a biometano da suinocultura. O desafio atual é converter toda a produção de biogás (30 mil m³/dia) em combustível sustentável.
O Centro-Oeste também conta com desafios que, ao fim da etapa regional da Jornada, foram divididos em cinco temáticas:
O resultado mostrou equilíbrio em relação às oportunidades:
A Jornada também revelou as potencialidades do Nordeste nas transições ecológica e digital. Segundo a CNI, a região concentra 93% da capacidade eólica e 20% da capacidade solar instalada do Brasil.
O potencial eólico offshore é estimado em 700 GW, equivalente a 3,6 vezes a capacidade instalada do país.
A caravana também mostrou que o Nordeste se destaca no cenário nacional em outras áreas estratégicas:
Entre as empresas da região que se destacaram na Jornada está a Microciclo, deep tech fundada em agosto de 2019, em Natal (RN), voltada para a área de biotecnologia. A missão da companhia, é ajudar as indústrias a terem um tratamento mais sustentável para os resíduos oleosos, como explica a CEO da empresa, Carolina Minnicelli.
Segundo Carolina, iniciativas como a Jornada contribuem para o fortalecimento do empreendedorismo, pois ajudam a identificar os principais desafios e como superá-los.
“A visibilidade que esse tipo de evento gera para nossa empresa é muito importante. Mas, mais importante são os contatos que a gente faz, as conexões que a gente faz. Tomamos conhecimento dos nossos parceiros locais e nacionais, compartilhamos dificuldades e desafios que a gente vive, e possíveis soluções. Eventos como esse são essenciais para fomentar o empreendedorismo e a inovação”, avalia.
Para reduzir a carga de óleo, a empresa usa biorremediadores, que são produtos compostos por bactérias não patogênicas e degradadoras de frações do petróleo. A solução é mais econômica e ambientalmente responsável para tratamento direto dos efluentes, como também reduz a dependência de transporte dos resíduos para descarte.
A história da Microciclo começou com uma equipe multidisciplinar do laboratório de Biologia Molecular e Genômica (LBMG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que, por 15 anos, esteve dedicada a desenvolver novas técnicas de genética ambiental, microbiologia de petróleo, biologia molecular, bioquímica e bioinformática.
Ao longo de seis anos, a companhia conquistou oito programas de aceleração/editais, R$ 800 mil de investimento e quatro prêmios, sendo três internacionais. Além disso, a empresa validou a solução com 15 diferentes tipos de resíduos.
No Nordeste, os eventos da Jornada foram realizados nas cidades baianas de Vitória da Conquista (BA) e Salvador (BA). No Piauí, a programação ocorreu em Teresina (PI) e Parnaíba (PI). No Maranhão, a caravana passou por São Luís (MA), enquanto no Rio Grande do Norte e na Paraíba, passou por Natal (RN) e João Pessoa (PB), respectivamente. Outras duas cidades que contaram com o movimento foram Aracaju (SE) e Recife (PE).
Após a passagem da Jornada por todas as regiões do país, os organizadores vão apresentar o resultado do trabalho no 11º Congresso de Inovação da Indústria, previsto para março de 2026, em São Paulo.
“A expectativa é que consigamos trabalhar projetos estruturantes a partir dos insumos que saíram da Jornada por estados e regiões e deixar um legado real da Jornada. Além dos aprendizados e conexões, teremos uma plataforma digital que vai reunir soluções, desafios e oportunidades identificadas ao longo do percurso”, projeta a analista de desenvolvimento industrial da CNI, Marilene Castro.
O objetivo da Jornada é promover a articulação do ecossistema de inovação em torno dos temas inteligência artificial, economia circular, transição energética e deep techs.
Copiar o texto
Baixar áudioDois aeroportos regionais da Bahia (BA) receberão R$186,4 milhões em investimentos para obras de modernização. O aporte foi garantido pelo Programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em leilão realizado na B3 no dia 27 de novembro.
Os terminais de Paulo Afonso e Lençóis foram arrematados pela concessionária GRU Airport, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do país. De acordo com a Pasta, as melhorias previstas devem elevar o padrão de atendimento ao passageiro, ampliar a segurança das operações e fortalecer a conexão de regiões com grande vocação turística e econômica.
O ministro Silvio Costa Filho ressaltou que o fortalecimento dos aeroportos regionais é prioridade para o Governo Federal: “o AmpliAr impulsiona as economias locais, gera emprego, movimenta o turismo e prepara o Brasil para um ciclo mais moderno e acessível de transporte aéreo”.
Entre os 13 aeródromos licitados pelo programa, o Aeroporto de Paulo Afonso será contemplado com o maior volume de investimentos da concessão: R$106,2 milhões. As intervenções permitirão ampliar a capacidade para receber aeronaves de maior porte, aumentar a oferta de voos e garantir operações mais seguras e eficientes. O projeto prevê:
Localizada na divisa entre Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, a região de Paulo Afonso reúne atrativos turísticos como os Canyons do São Francisco e se destaca também pelas atividades econômicas ligadas ao setor energético, ao comércio regional e aos serviços.
Para o prefeito Mário Galinho, “Paulo Afonso tem um potencial gigantesco, e com o AmpliAR esse desenvolvimento finalmente ganha condições reais para avançar.”
O Aeroporto de Lençóis, porta de entrada da Chapada Diamantina, contará com R$ 80,2 milhões para ampliar a capacidade e atrair novas rotas. A concessionária modernizará o terminal, a pista e os sistemas operacionais para garantir mais segurança e eficiência.
Com a modernização, o município poderá receber mais visitantes, estimular novos investimentos e fortalecer a posição entre os principais destinos turísticos do país. Segundo a prefeita Vanessa Senna, “a modernização do aeroporto é um avanço fundamental para o desenvolvimento de Lençóis e consolida a Chapada da Diamantina como destino estratégico para o país.”
O Programa AmpliAR, idealizado pelo MPor, possibilita que concessionárias privadas assumam a gestão de aeroportos regionais deficitários mediante ajustes contratuais, como redução de outorgas ou extensão dos prazos de concessão.
A iniciativa tem como objetivo modernizar a infraestrutura aeroportuária, assegurar a estabilidade das operações e viabilizar novas rotas regionais.
VEJA MAIS:
Copiar o texto
Baixar áudioO mais recente Boletim InfoGripe, divulgado nesta sexta-feira (5) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta que, em 2025, foram registrados 43,7 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Desse total, 82% ocorreram em crianças menores de dois anos.
Diante deste cenário, a pesquisadora do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e do InfoGripe, Tatiana Portella, reforça a importância da vacinação contra o VSR — agora disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) — para reduzir as internações pelo vírus no próximo ano.
“É fundamental que as gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez, vacinem-se contra o VSR, garantindo que seus filhos fiquem protegidos. Grávidas fazem parte do grupo prioritário. A recomendação é tomar a dose única a cada gestação”, explica.
O Ministério da Saúde iniciou a distribuição nacional da vacina contra o VSR, vírus responsável pela maior parte dos casos de bronquiolite em bebês. O primeiro lote, com 673 mil doses, já chegou aos estados e ao Distrito Federal, permitindo o início imediato da imunização de gestantes a partir da 28ª semana. A estratégia busca proteger recém-nascidos nos primeiros meses de vida, período em que o risco de complicações respiratórias é mais elevado.
A oferta gratuita pelo SUS representa um avanço importante, já que o imunizante pode custar até R$ 1,5 mil na rede privada. A chegada da vacina é resultado de uma parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório fabricante, que fará a transferência da tecnologia para produção nacional.
Estudos clínicos mostram que a vacinação materna reduz em mais de 80% os casos graves de VSR em bebês nos primeiros 90 dias após o nascimento.
Vacina contra o vírus sincicial respiratório começa a ser distribuída em todo o país
Em nível nacional, os casos de SRAG apresentam tendência de queda tanto no longo prazo (últimas seis semanas) quanto no curto prazo (últimas três semanas). Apenas Roraima e Rondônia registram incidência em níveis de alerta, risco ou alto risco nas últimas duas semanas, com sinal de crescimento no longo prazo.
Embora os casos graves por influenza A tenham diminuído significativamente no Centro-Oeste e mostrem sinais de início de queda em boa parte do Sudeste e na Bahia, o vírus segue como a principal causa de SRAG entre jovens e adultos de 15 a 49 anos. Entre idosos, continua sendo uma das principais causas de hospitalização por SRAG, ao lado da Covid-19.
Sete estados apresentam níveis de incidência de SRAG classificados como alerta, risco ou alto risco, embora sem tendência de crescimento no longo prazo: Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Sergipe.
Entre as capitais, apenas Aracajú (Sergipe), Porto Velho (Rondônia) e Boa Vista (Roraima) registram níveis de atividade de SRAG em alerta, risco ou alto risco.
Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, entre os casos positivos de SRAG, a prevalência foi de:
Entre os óbitos confirmados no período, os números indicam:
O levantamento do InfoGripe tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, atualizados até 29 de novembro, e é referente à Semana Epidemiológica (SE) 48. Confira outros detalhes no link.
Copiar o textoO concurso 2948 da Mega-Sena foi realizado neste sábado (06/12/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. O sorteio não teve vencedores na faixa principal.
O prêmio para o próximo sorteio, marcado para segunda-feira (08), está estimado em R$ 20.000.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer.
06 - 24- 37- 52 - 53- 58
Para participar, basta escolher de 6 a 15 números entre os 60 disponíveis no volante. A aposta mínima custa R$ 5,00, e quanto mais números você marcar, maior o preço — mas também maiores as chances de ganhar. Os sorteios acontecem três vezes por semana, às terças, quintas e sábados, sempre às 21h (horário de Brasília).
| Números apostados | Probabilidade de acertar 6 dezenas |
|---|---|
| 6 números | 1 em 50.063.860 |
| 7 números | 1 em 7.151.980 |
| 8 números | 1 em 1.787.995 |
| 9 números | 1 em 595.998 |
| 10 números | 1 em 238.399 |
| 15 números | 1 em 10.003 |
Para aumentar as chances de ganhar, é possível participar de bolões organizados pelas lotéricas ou formar um grupo de apostas. O valor mínimo por cota é de R$ 6,00, e o bolão pode ter de 2 a 100 cotas.
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinha e deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por 2, 3, 4, 6, 8, 9 ou até 12 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Parte da arrecadação das apostas da Mega-Sena é destinada a programas sociais do governo federal, como:
Copiar o textoO sorteio da Lotofácil 3556 ocorreu na noite deste sábado (6), no ESPAÇO DA SORTE em São Paulo (SP)
O concurso 3556 da Lotofácil foi realizado neste sábado (06/11/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. 5 apostadores acertaram as 15 dezenas e levaram para casa o prêmio de R$ 342.754,14. Os bilhetes premiados foram adquiridos em Ipatinga (MG), Santa Juliana (MG), Rio de Janeiro (RJ) e os outros dois em São Paulo (SP)
O prêmio para o próximo concurso da Lotofácil, de número 3557, que será realizado na segunda-feira, 08 de dezembro de 2025, está estimado em R$ 1.800.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer!
10 – 23 – 09 – 17 – 04 – 19 – 01 – 16 – 05 – 02 – 07 – 14 – 03 – 12 – 21
A aposta mínima, de 15 números, custa R$ 3,00 com chance de 1 em 3.268.760 e a máxima custa R$ 46.512 com chance de 1 em 211.
|
Quantidade de números jogados |
Valor da aposta |
|---|---|
|
15 |
R$ 3 |
|
16 |
R$ 48 |
|
17 |
R$ 408 |
|
18 |
R$ 2.448 |
|
19 |
R$ 11.628 |
|
20 |
R$ 46.512 |
De segunda-feira a sábado, às 21h.
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinha e deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Copiar o textoO resultado da Loteria Federal, concurso 6024, divulgado neste sábado, 06 de dezembro de 2025, premiou jogadores de diversas regiões do Brasil. O apostador da Kasa da Sorte, de Ibaretama/CE, levou o primeiro prêmio de R$ 500.000,00. O segundo prêmio, no valor de R$ 35.000,00, foi destinado à aposta da Lotérica Silva LTDA, em Divinésia/MG, enquanto a aposta feita na Loterias Tamandaré, em São Paulo/SP, faturou R$ 30.000,00.
Outros sortudos incluem a aposta na Loteria Medeiros Prata, em Campina Grande/PB, que recebeu R$ 25.000,00. O último prêmio de R$ 20.503,00 foi da Lotérica Super Sorte Paraty LTDA, em Paraty/RJ. A Loteria Federal continua sendo uma das modalidades mais tradicionais e procuradas pelos brasileiros, oferecendo grandes prêmios e oportunidades para quem sonha em mudar de vida.
| Destino | Bilhete | Unidade Lotérica | Cidade/UF | Valor do Prêmio (R$) |
|---|---|---|---|---|
| 1º | 067348 | KASA DA SORTE | IBARETAMA/CE | R$ 500.000,00 |
| 2º | 091763 | LOTERICA SILVA LTDA | DIVINESIA/MG | R$ 35.000,00 |
| 3º | 022820 | LOTERIAS TAMANDARE | SAO PAULO/SP | R$ 30.000,00 |
| 4º | 095456 | LOTERIA MEDEIROS PRATA | CAMPINA GRANDE/PB | R$ 25.000,00 |
| 5º | 073267 | LOTERICA SUPER SORTE PARATY LTDA | PARATY/RJ | R$ 20.503,00 |
A Loteria Federal é uma modalidade tradicional oferecida pela Caixa Econômica Federal e se destaca pelo formato simples de participação. O apostador adquire um bilhete com um número impresso e, caso o número de seu bilhete coincida com o sorteado, ele leva o prêmio correspondente.
O bilhete inteiro é composto por 10 frações e custa R$ 40,00. Você também pode comprar frações do bilhete que custam R$ 4,00 cada com o valor do prêmio proporcional à quantidade de frações adquiridas.
As extrações regulares ocorrem duas vezes por semana, às quartas e sábados, e podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal oficial da Caixa.
Além do prêmio principal, a Loteria Federal premia também aqueles que acertam frações do número sorteado, como as dezenas, centenas e unidades. Há ainda prêmios para números próximos ao primeiro prêmio.
Você pode receber seu prêmio em qualquer lotérica ou nas agências da CAIXA. Caso o prêmio bruto seja superior a R$ 2.259,20, o pagamento deve ser realizado somente nas agências da CAIXA, mediante apresentação de comprovante de identidade original com CPF e do bilhete (ou fração) original e premiado. Valores iguais ou acima de R$ 10.000,00 são pagos no prazo mínimo de dois dias úteis a partir de sua apresentação em Agência da CAIXA.
A chance de acerto dos prêmios principais da Loteria Federal varia conforme o tipo de extração e a quantidade de bilhetes emitidos em cada concurso. Veja as probabilidades :
Essas probabilidades indicam quantas apostas concorrem ao prêmio principal em cada sorteio da Loteria Federal.
Para mais informações, acesse Loterias Caixa.
Copiar o textoHá previsão de chuvas fortes para todos os estados; temperaturas variam entre 12°C e 39°C
Baixar áudioA previsão do tempo para o Sul do país, neste domingo (7), indica céu de muitas nuvens para toda a região, com previsão de chuvas para todos os estados, com diferentes intensidades.
A chuva mais forte começa no Rio Grande do Sul e na parte central de Santa Catarina. Deve chover mais forte na região da Serra Gaúcha e Serra Catarinense. Há previsão de chuva também no norte do Paraná.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 12°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar até 39°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoPrevisão é de chuva para toda a região; temperaturas variam entre 18°C e 34°C
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Centro-Oeste, neste domingo (7), indica a presença de muitas nuvens e chuvas fortes em toda a região durante todo o dia, com diferentes intensidades.
Como no sábado, a chuva mais forte deve continuar concentrada em todo o estado de Mato Grosso. As chuvas também serão fortes no norte e extremo-norte de Goiás e em Mato Grosso do Sul. A parte mais central de Goiás e o Distrito Federal terão chuva, mas com intensidade mais fraca.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 18°C, em Brasília. Já a máxima pode chegar até 34°C, em Campo Grande. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoHá possibilidade de granizo para todos os estados; temperaturas variam entre 13°C e 36°C
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Sudeste do país, neste domingo (7), é de céu com muitas nuvens e possibilidade de chuvas para toda a região, com maior intensidade em São Paulo e Minas Gerais.
O domingo terá muitas pancadas de chuva no interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Também deve chover de maneira mais fraca e isolada no norte de Minas Gerais.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 13°C em Belo Horizonte. Já a máxima pode chegar até 36°C, em São Paulo. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoPancadas de chuva tomam a região; temperaturas variam entre 20°C e 37°C
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Norte do país, neste domingo (7), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para quase toda a região, com menor intensidade no Amapá e norte do Pará.
Em relação ao sábado, as condições de chuva se repetem, com precipitação em boa parte da região. A chuva será mais fraca no Amapá e no norte do Pará. No extremo norte do Pará e no Amapá, deve haver apenas pancadas isoladas de chuva no fim da tarde. Nas demais partes da região, a chuva deve ser mais intensa.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 20°C, em Palmas. Já a máxima pode chegar até 37°C, em Belém. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoHá previsão de chuvas fortes no interior oeste da região; temperaturas variam entre 15°C e 39°C
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Nordeste do país, neste domingo (7), indica céu de muitas nuvens para o interior oeste e poucas nuvens para o litoral leste da região, com possibilidade de chuvas para o interior entre a Bahia e o Maranhão.
A chuva se concentra entre o sul do Maranhão, o sudeste do Piauí e o oeste da Bahia. A intensidade da chuva será forte nessas áreas. No sul da Bahia, a intensidade será mais fraca. Nas demais partes da região, o céu será claro, com possibilidade de chuva isolada no litoral.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 15°C em Salvador. Já a máxima pode chegar até 39°C em Teresina. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoEstão na lista municípios dos estados da Bahia, Paraíba, Paraná e São Paulo
Baixar áudioO Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (5), a situação de emergência em seis cidades afetadas por desastres nos estados da Bahia, Paraíba, Paraná e São Paulo. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo.
Passam por um período de estiagem os municípios de Cafarnaum, na Bahia, e Barra de Santa Rosa, na Paraíba. Já as cidades de Araci, também na Bahia, e Itirapina, em São Paulo, foram castigadas por fortes chuvas.
No estado do Paraná, os municípios de Boa Ventura de São Roque e Marquinho obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por queda de granizo.
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Copiar o textoRecursos serão usados em ações de resposta e recuperação em nove estados
Baixar áudioO Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, nesta sexta-feira (5), o repasse de R$ 10,9 milhões para ações de resposta e recuperação em 21 cidades afetadas por desastres.
Receberão recursos municípios dos estados do Pará, Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão, Amazonas, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Goiás. As portarias com os repasses foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo:
Pará
Rio Grande do Sul
Paraná
Quedas do Iguaçu (PR): R$ 97.778,44
Maranhão
Amazonas
Minas Gerais
Bahia
Piauí
São Luis do Piauí (PI): R$ 1.359.359,38
Goiás
Os recursos foram autorizados a partir de critérios técnicos que levam em conta a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados e as necessidades apresentadas nos planos de trabalho enviados pelas prefeituras.
Municípios que tiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar apoio ao MIDR. As solicitações são feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise e aprovação da equipe técnica da Defesa Civil Nacional, os repasses são formalizados em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar e qualificar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. O objetivo é preparar os profissionais das três esferas de governo para responderem de forma eficiente às situações de emergência.
Copiar o textoDurante a 3ª edição da Expominério, realizada entre os dias 26 e 28 de novembro, em Cuiabá (MT, o SGB destacou o papel estratégico da instituição no desenvolvimento do setor mineral brasileiro, além de defender maior articulação geopolítica para garantir avanços em temas ligados a minerais críticos e estratégicos.
Durante o painel “Mapeamento Geológico de Mato Grosso”, o diretor-presidente interino do SGB, Valdir Silveira, explicou que minerais estratégicos são essenciais ao desenvolvimento socioeconômico do País, enquanto os minerais críticos são insumos cuja cadeia de suprimento apresenta risco, seja por dependência externa ou por flutuações do mercado internacional. O debate ganha cada vez mais espaço com o aumento da demanda por matérias-primas para tecnologias de baixo carbono. O diretor reforçou ainda a necessidade de que todo o território brasileiro seja objeto de pesquisa geológica sistemática, de modo a ampliar o conhecimento sobre a diversidade mineral do País. Segundo Silveira, o SGB está preparado para intensificar esse trabalho, desde que receba investimentos compatíveis em infraestrutura, ferramentas e planejamento técnico. “O Brasil possui diretrizes definidas por políticas públicas como o Plano Nacional de Mineração 2030, o Plano de Mineração 2050 e o Plangeo, este último responsável pelo planejamento estratégico do setor, com horizonte de dez anos”.
Outro destaque citado foi o potencial de reminalizadores e de minerais como ferro, ouro e nióbio existentes em Mato Grosso, reforçando que diversos insumos encontrados no estado são considerados fundamentais para a chamada “nova economia”, baseada em alto valor agregado, inovação e sustentabilidade. “Ao longo das últimas décadas, o SGB avançou na cobertura de mapeamento em regiões consideradas estratégicas para a economia mato-grossense, contribuindo para a identificação de novos alvos de pesquisa mineral e para o ordenamento territorial. Os dados produzidos têm sido fundamentais para apoiar a tomada de decisões de governos, empresas e comunidades, sobretudo em temas relacionados ao uso sustentável do solo e à gestão dos recursos hídricos”, comentou o pesquisador em geociências do SGB, Anderson Alves. Ele ressaltou, ainda, que os novos produtos cartográficos e geológicos desenvolvidos pelo SGB estão disponíveis ao público e podem impulsionar projetos de exploração mineral, infraestrutura e meio ambiente, fortalecendo a competitividade do estado no cenário nacional.
Copiar o textoSaiba Quais alimentos são anti-inflamatórios e quais são inflamatórios?
Baixar áudioVocê já ouviu que precisa “desinflamar” para emagrecer? Que o leite e o glúten são sempre vilões? A verdade é que muitos desses conceitos populares não têm base científica e é importante separar os mitos dos fatos.
“A inflamação crônica, principalmente causada pela gordura visceral, aumenta o risco de diabetes, doenças do coração e até câncer. Mas, o leite, por exemplo, só deve ser evitado por quem tem intolerância ou alergia”, explica o endocrinologista Dr. Márcio Aurélio Silva Pinto (CRM: 112.092/SP | RQE: 29.169).
O padrão alimentar com mais evidências anti-inflamatórias é a dieta mediterrânea: rica em vegetais, frutas, grãos integrais, azeite, peixes e alimentos fermentados e ultraprocessados. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de cortar alimentos importantes do cardápio.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o texto
Baixar áudioA aviação civil no Nordeste encerrou outubro em expansão. Segundo dados do Ministério de Porto e Aeroportos (MPor), os terminais da região registraram 1.760.444 passageiros no mês, entre voos nacionais e internacionais. Do total, 1.688.447 viajantes circularam em rotas domésticas, alta de 5,5% em relação ao mesmo período de 2024. No segmento internacional, foram contabilizados 71.997 passageiros.
O Aeroporto de Recife lidera a movimentação de viajantes no décimo mês do ano. Responsável por cerca de um quarto de todo o fluxo aéreo nordestino, o terminal pernambucano aparece à frente de Salvador e Fortaleza, que também registraram crescimento no período.
| Aeroporto (UF) | Passageiros (Outubro/2025) | Crescimento em relação a 2024 |
|---|---|---|
| Recife (PE) | 857.013 | +2,4% |
| Salvador (BA) | 676.712 | +7,6% |
| Fortaleza (CE) | 516.708 | +6,2% |
| Maceió/Rio Largo (AL) | 244.773 | +5,8% |
| Porto Seguro (BA) | 216.129 | +22,7% |
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os resultados confirmam o papel estratégico da região na malha aérea brasileira.
“Os aeroportos do Nordeste vêm apresentando um crescimento consistente e sustentável ao longo de 2025, impulsionado pelo turismo, pela retomada econômica e pelas ações de modernização da infraestrutura aeroportuária conduzidas pelo Governo Federal. O desempenho de outubro mostra que a aviação brasileira vive um dos melhores momentos da história, com recordes regionais e nacionais de circulação de passageiros”, destacou.
De janeiro a outubro de 2025, mais de 19,2 milhões de passageiros embarcaram na Região Nordeste em voos domésticos e internacionais. O resultado foi impulsionado especialmente pelo desempenho de seis aeroportos, que em conjunto registraram a maior movimentação da última década no período:
Segundo o secretário de Aviação Civil, Daniel Longo, “esses números confirmam o dinamismo da nossa economia e a força da infraestrutura aeroportuária que estamos fortalecendo ao longo de 2025”.
VEJA MAIS:
Copiar o texto
Baixar áudioO ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, entregou nesta quinta-feira (4) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Agenda Positiva do Agro 2025, durante a 6ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (CDESS), o chamado Conselhão da Presidência da República, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
O documento, elaborado no âmbito do Conselhão, reúne práticas e soluções que refletem a contribuição do setor produtivo para um modelo de desenvolvimento sustentável, inovador e inclusivo. Entre os destaques, estão ações voltadas para:
Segundo Fávaro, o conjunto de iniciativas reforça o compromisso do Brasil com uma produção responsável. “O Brasil tem todas as condições de seguir liderando a produção de alimentos de forma responsável. Esta agenda mostra, com transparência e compromisso, que o agro brasileiro é parte essencial das soluções que o país apresenta ao mundo”, afirmou o ministro.
Para o presidente Lula, é fundamental conciliar crescimento econômico com sustentabilidade. “Nós queremos que a nossa produção seja cada vez maior, mas cada vez mais sustentável e mais limpa. Eu não quero um mundo limpo só para mim. A gente quer um mundo limpo para todo mundo”.
O chefe de Estado acrescentou que “não tem que tratar este país como pequeno, como se a gente fosse insignificante ou um país de terceiro mundo. Este país tem que andar com o respeito de um país que tem um povo capaz, trabalhador, que tem uma base intelectual muito forte, que tem uma universidade sólida e que tem gente que quer vencer”.
A publicação reúne dez experiências de grande impacto, com práticas e tecnologias consolidadas por empresas, instituições de pesquisa, governos e organizações setoriais. Entre as áreas contempladas estão:
As iniciativas evidenciam a evolução tecnológica do campo e a capacidade de ampliar a eficiência produtiva, reduzir emissões e fortalecer a adaptação às mudanças climáticas.
A apresentação da agenda foi conduzida pelo CDESS e contou com a participação de representantes da Embrapa, Finep, setor produtivo, sociedade civil e organismos internacionais. O Conselhão destacou que a sistematização dessas experiências amplia a troca de conhecimento e apoia a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Copiar o texto
Baixar áudioO Supremo Tribunal Federal decidiu suspender todas as leis, decretos e autorizações que criaram ou regulamentaram loterias e apostas esportivas no âmbito municipal. A decisão, de caráter liminar, alcança qualquer cidade brasileira que tenha instituído serviços próprios de apostas, sejam físicos ou online. A determinação exige a interrupção imediata das operações, bem como a suspensão de editais, credenciamentos e contratos em andamento.
A medida foi tomada dentro da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 1212, apresentada pelo partido Solidariedade, que argumentou haver proliferação desordenada de loterias municipais, contrariando a competência da União. Segundo o relator, ministro Kassio Nunes Marques, a legislação federal vigente estabelece que somente a União e, em alguns casos, os estados e o Distrito Federal, podem autorizar e fiscalizar serviços lotéricos, o que torna ilegais iniciativas municipais de criar sistemas próprios de apostas.
A decisão também impõe penalidades financeiras rígidas. Municípios e empresas que mantiverem operações poderão ser multados em 500 mil reais por dia. Prefeitos e dirigentes de empresas credenciadas podem receber multa diária de 50 mil reais em caso de descumprimento. A liminar permanece válida até que o plenário do Supremo julgue o mérito da ação, em sessão já convocada para os próximos dias.
As informações são da Confederação Nacional de Municípios.
Copiar o texto
Baixar áudioO Congresso Nacional derrubou quatro vetos presidenciais da Lei 15.153/2025, que atualiza regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esses vetos haviam sido aplicados pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a sanção da lei.
Com a rejeição, passa a ser obrigatória a apresentação de exame toxicológico negativo para quem deseja obter a primeira carteira de habilitação nas categorias A e B, destinadas a motos e carros, respectivamente. A exigência, até então restrita a motoristas das categorias C, D e E, foi incluída durante a tramitação do projeto de lei 3.965/2021 no Senado.
Os parlamentares também restabeleceram o dispositivo que autoriza clínicas médicas responsáveis por exames de aptidão física e mental a atuarem como postos de coleta do exame toxicológico. O Congresso, contudo, manteve o veto presidencial relacionado à proibição de empresas do setor automotivo oferecerem plataformas de assinatura eletrônica. Com a decisão, os trechos restaurados seguem para promulgação.
As informações são do Senado Notícias.
Copiar o texto
Baixar áudioO dólar comercial fechou o pregão de hoje em forte alta, superando a cotação de R$5,45. A alta da moeda refletiu a piora na percepção de governabilidade e a incerteza sobre a capacidade de o país retomar um plano de ajuste fiscal consistente em um futuro próximo, diante da sinalização de disputa presidencial após anúncio da candidatura do senador Flávio Bolsonaro. Especialistas ouvidos pelo mercado apontam que a incerteza política estimula a busca por ativos considerados mais seguros, como o dólar, e pressiona o real para baixo.
Para importadores, empresas e consumidores, a valorização da moeda norte-americana tende a encarecer insumos, produtos importados e dívidas denominadas em dólar, algo especialmente sensível em um contexto de inflação e pressões sobre custos. Por outro lado, o câmbio elevado pode favorecer exportadores e melhorar a competitividade de produtos brasileiros no mercado internacional.
Já o euro encerrou o último pregão cotado a R$ 6,35.
A tabela abaixo mostra as cotações cruzadas entre as principais moedas internacionais e o real. Cada célula indica quanto vale 1 unidade da moeda da linha em relação à moeda da coluna.
| Código | BRL | USD | EUR | GBP | JPY | CHF | CAD | AUD |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| BRL | 1 | 0,1836 | 0,1574 | 0,1375 | 28,5199 | 0,1477 | 0,2540 | 0,2761 |
| USD | 5,4537 | 1 | 0,8587 | 0,7499 | 155,31 | 0,8042 | 1,3829 | 1,5062 |
| EUR | 6,3522 | 1,1645 | 1 | 0,8734 | 180,87 | 0,9366 | 1,6104 | 1,7540 |
| GBP | 7,2720 | 1,3335 | 1,1450 | 1 | 207,09 | 1,0724 | 1,8439 | 2,0084 |
| JPY | 3,5062 | 0,6439 | 0,5529 | 0,4829 | 1 | 0,5178 | 0,8904 | 0,9698 |
| CHF | 6,7713 | 1,2435 | 1,0678 | 0,9325 | 193,12 | 1 | 1,7196 | 1,8730 |
| CAD | 3,9377 | 0,7231 | 0,6209 | 0,5423 | 112,31 | 0,5816 | 1 | 1,0891 |
| AUD | 3,6227 | 0,6640 | 0,5701 | 0,4979 | 103,11 | 0,5339 | 0,9181 | 1 |
Os dados são da Investing.com.
Copiar o texto
Baixar áudioO Ibovespa encerrou o último pregão em forte queda, depois de iniciar o dia renovando máximas históricas. O índice caiu 4,31%, fechando aos 157.369 pontos, após ter alcançado a mínima de 157.006 pontos no fim da tarde. A virada refletiu o aumento da aversão ao risco no mercado doméstico, que reagiu de maneira imediata a novas sinalizações do cenário eleitoral.
Segundo especialistas, a movimentação elevou o grau de incerteza sobre a governabilidade futura e sobre a capacidade de implementação de um programa consistente de ajuste fiscal a partir dos próximos anos. Esse tipo de percepção afeta diretamente ativos de risco como as ações, contribuindo para a realização de lucros e para o movimento de retração do índice.
Analistas do mercado financeiro afirmam que a cautela predominou entre investidores, que avaliaram a possibilidade de maior fragmentação política no próximo governo. Eles destacam que um Executivo sem base sólida no Congresso tende a enfrentar mais dificuldades para aprovar reformas estruturais e medidas de sustentabilidade fiscal, fatores considerados essenciais para a confiança de longo prazo.
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
Ações em alta no Ibovespa
Ações em queda no Ibovespa
O volume total negociado na B3 foi de R$ 44.324.644.222, em meio a 5.529.830 negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
O que é o Ibovespa e como ele funciona?
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para o Sul do país, neste sábado (6), indica céu com nuvens mas sem grandes acumulados de chuva.
A tendência é de variação de nebulosidade ao longo do dia, com possibilidade de chuvas isoladas em áreas específicas do Paraná e de Santa Catarina, mas sem risco elevado associado. No Rio Grande do Sul, o tempo permanece mais firme.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 14°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar até 34°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 25% a 96%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
O concurso 3555 da Lotofácil foi realizado nesta sexta-feira (06/11/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. 2 apostadores acertaram as 15 dezenas e levaram para casa o prêmio de R$ 862.405,46. Os bilhetes premiados foram adquiridos em Xanxerê (SC) e Vinhedo (SP).
O prêmio para o próximo concurso da Lotofácil, de número 3556, que será realizado no sábado, 05 de dezembro de 2025, está estimado em R$ 1.800.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer!
01 - 02 - 03 - 04 - 07 - 08 - 10 - 13 - 14 - 15 - 18 - 19 - 20 - 23 - 24
A aposta mínima, de 15 números, custa R$ 3,00 com chance de 1 em 3.268.760 e a máxima custa R$ 46.512 com chance de 1 em 211.
|
Quantidade de números jogados |
Valor da aposta |
|---|---|
|
15 |
R$ 3 |
|
16 |
R$ 48 |
|
17 |
R$ 408 |
|
18 |
R$ 2.448 |
|
19 |
R$ 11.628 |
|
20 |
R$ 46.512 |
De segunda-feira a sábado, às 21h.
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinha e deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Copiar o textoGoiás e Mato Grosso concentram os maiores alertas do dia, com perigo de chuvas intensas
Baixar áudioA previsão do tempo para a região Centro-Oeste do país, neste sábado (6), indica acumulados significativos de chuva, especialmente sobre Goiás e Mato Grosso.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de perigo de chuva intensa do centro ao norte de Goiás, no Distrito Federal e na área central de Mato Grosso, ocupando quase toda extensão dos estados e atingindo as capitais Cuiabá e Campo Grande.
O aviso de perigo potencial de chuvas intensas, mais amplo, cobre praticamente toda a região, que afetam áreas ao norte de Mato Grosso do Sul, como em Corumbá.
O sábado será marcado pelas chuvas, com volumes expressivos em todos os três estados e no Distrito Federal.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 18°C em Brasília. Já a máxima pode chegar até 31°C, em Campo Grande. A umidade relativa do ar varia entre 38% e 96%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoInmet alerta para perigo de chuvas intensas; temperaturas variam entre 17°C e 30°C
Baixar áudioA previsão do tempo para a região Sudeste do país, neste sábado (6), é de céu com muitas nuvens e pancadas de chuva significativas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta para perigo de chuvas intensas no norte de Minas Gerais e extremo norte do Espírito Santo. O aviso de perigo potencial de chuvas intensas afeta a região central dos estados mineiro e capixaba, atingindo as capitais, Belo Horizonte e Vitória.
As instabilidades também atingem o centro-norte mineiro, onde pancadas isoladas podem resultar em volumes expressivos. As nuvens carregadas se deslocam em direção ao leste de Minas e ao Espírito Santo, mantendo o risco de chuva intensa até o fim do dia. Nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, estão previstas chuvas isoladas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 17°C, em São Paulo. Já a máxima pode chegar até 30°C, também em São Paulo. A umidade relativa do ar varia entre 38% e 93%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoInmet alerta para perigo de chuvas intensas; temperaturas variam entre 23°C e 33°C
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (6), indica pancadas de chuva significativas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu vários alertas para a região.
O alerta de perigo de chuvas intensas compreende setores do sul do Amazonas e do sul do Pará, enquanto o aviso de perigo potencial abrange todo o Acre, além do sul do Amazonas e do Pará, estendendo-se ainda ao extremo norte do Amazonas, nas proximidades de São Gabriel da Cachoeira.
As pancadas devem ocorrer de forma isolada, mas com potencial para volumes elevados ao longo do dia; elas se concentram principalmente no centro-sul do Amazonas e do Pará.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 23°C, em Rio Branco, Porto Velho e Palmas. Já a máxima pode chegar até 33°C, em Macapá. A umidade relativa do ar varia entre 52% e 98%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoInmet alerta para perigo de chuvas intensas; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Nordeste do país, neste sábado (6), será de chuva intensa no sul do Nordeste, onde devem ocorrer os maiores acumulados do país.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta de perigo de chuvas intensas no sul da Bahia, do Maranhão e do Piauí. O perigo potencial de chuvas intensas se estende pelo centro-sul do Maranhão, centro-sul do Piauí e centro-oeste da Bahia.
As instabilidades favorecem pancadas fortes, que são localizadas, mas com tendência a volumes significativos ao longo do dia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C em Maceió. Já a máxima pode chegar até 34°C em Teresina. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 96%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoEstado que mais utilizou a ferramenta foi Santa Catarina, seguido de São Paulo
Baixar áudioTecnologia avançada no envio de alertas em casos de desastres de grande perigo, o Defesa Civil Alerta completa um ano de implementação em todo o território nacional nesta quinta-feira (4) com a emissão, até o momento, de 630 mensagens para a população em risco.
Dos 630 alertas enviados, 527 foram severos, 79 extremos e 24 de demonstração. O estado que mais emitiu o Defesa Civil Alerta foi Santa Catarina (259), seguido de São Paulo (187). As ocorrências de chuvas intensas (228 alertas) e tempestades com chuvas intensas (166 alertas) foram as mais frequentes desde o ano passado.
Um ano após o processo de implementação do sistema, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, lembra que a ferramenta foi criada após um pedido do presidente Lula. “O presidente tem compromisso com a vida das pessoas, especialmente dos mais vulneráveis. A nacionalização do Defesa Civil Alerta foi uma das ações mais importantes nesse sentido”, ressalta Waldez. A tecnologia chegou oficialmente às regiões Sul e Sudeste em dezembro de 2024. Em junho deste ano, foi implementada no Nordeste e, no segundo semestre, no Norte e Centro-Oeste.
O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, destaca a qualidade do trabalho realizado. “A equipe técnica da Defesa Civil Nacional percorreu os estados, com treinamentos presenciais e capacitações, garantindo que os protocolos estivessem em conformidade com as diretrizes do sistema”, afirma.
Criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), o Defesa Civil Alerta busca informar a população sobre o risco iminente de desastre e orientar sobre as medidas de proteção a serem tomadas. Os alertas possuem informações sobre o tipo de risco que está prestes a acontecer e instruções práticas.
As definições de conteúdo e do momento de envio dos alertas são de responsabilidade dos órgãos de proteção e defesa civil locais, e a ação é operacionalizada por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), plataforma do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) que permite o envio estruturado de mensagens de risco para a população.
O sistema Defesa Civil Alerta teve seu projeto-piloto iniciado em 10 de agosto de 2024, com os primeiros alertas enviados em 11 municípios nas regiões Sul e Sudeste. Em 4 de dezembro de 2024, o sistema foi declarado operacional oficialmente para todos os estados dessas duas regiões. Em seguida, a expansão para o Nordeste começou com capacitações a partir de 31 de março de 2025, um alerta-teste foi realizado em 14 de junho de 2025 e a operação oficial nessa região teve início em 18 de junho de 2025. Para as regiões Norte e Centro-Oeste, os treinamentos começaram em 9 de junho de 2025, e o sistema foi anunciado para implementação no Norte a partir de 20 de setembro de 2025. Na região Centro-Oeste, os alertas de demonstração foram enviados em 27 de setembro de 2025, e o sistema passou a operar oficialmente em toda a região a partir de 1º de outubro de 2025, consolidando a operação da ferramenta em todo o Brasil.
A tecnologia intensifica a segurança das pessoas enviando mensagens de texto e avisos sonoros para os celulares em áreas de muito risco, sem necessidade de cadastro prévio. Os alertas aparecem de forma destacada na tela e podem tocar mesmo nos aparelhos em modo silencioso. Qualquer cidadão, independentemente do DDD, que esteja no município com previsão de desastre, poderá receber. A ferramenta é gratuita e alcança celulares compatíveis (Android e iOS lançados a partir de 2020) e com cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. O recurso não depende de pacote de dados e funciona mesmo se o usuário estiver ou não conectado ao Wi-Fi.
O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, ressalta que o aumento da segurança da população é um trabalho em conjunto. “O alerta é uma ferramenta muito importante para a proteção da vida das pessoas. Ao receberem a mensagem, elas sentem segurança. Além disso, a população também precisa incorporar o senso de segurança na rotina, tendo atenção aos alertas, se mantendo em contato com as defesas civis locais e tomando medidas antecipadas ao desastre”, declara.
O objetivo da ferramenta é proporcionar maior segurança à população, sendo complementar aos demais mecanismos de alertas de emergência: SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts.
A Defesa Civil Nacional emite dois tipos de alerta, o severo e o extremo. O alerta severo indica a necessidade de ações preventivas, como em casos de chuvas fortes com riscos de deslizamentos ou alagamentos, por exemplo, e o celular emite um som de "beep", sem interromper o modo silencioso. A tela ficará bloqueada até que o usuário decida fechá-la. Para receber o alerta severo é preciso acessar as configurações do celular. No caso do sistema operacional Android, basta acessar Configurações, Segurança e Emergência, e Alerta de Emergência Sem Fio. No caso do sistema iOS, basta acessar Notificações e habilitar as opções de alerta.
O alerta extremo é o nível mais alto, com urgência imediata, e serve para situações de risco grave para a vida e a propriedade. Nesse caso, o celular emitirá um sinal sonoro que se mantém ativo mesmo com o aparelho em modo silencioso. A tela do celular será congelada e só poderá ser liberada pelo usuário ao fechar a notificação. Nesse caso, os celulares possuem a configuração ativada, sendo impossível desativá-la.
Copiar o textoRecursos serão usados em ações de recuperação
Baixar áudioO Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, nesta quinta-feira (4), o repasse de R$ 854 mil para ações de recuperação em duas cidades afetadas por desastres.
Receberão recursos os municípios de São Geraldo do Baixio, em Minas Gerais, e Uruará, no Pará. As portarias com os repasses foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo:
Os recursos foram autorizados a partir de critérios técnicos que levam em conta a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados e as necessidades apresentadas nos planos de trabalho enviados pelas prefeituras.
Municípios que tiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar apoio ao MIDR. As solicitações são feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise e aprovação da equipe técnica da Defesa Civil Nacional, os repasses são formalizados em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar e qualificar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. O objetivo é preparar os profissionais das três esferas de governo para responderem de forma eficiente às situações de emergência.
Copiar o texto
Baixar áudioEmpresas brasileiras dos mais variados setores foram reconhecidas pela relevância da atuação no mercado global ao conquistarem o Prêmio ApexBrasil-Exame: Melhores dos Negócios Internacionais 2025. Ao todo, 19 categorias foram analisadas.
O evento, realizado no Teatro B32, em São Paulo, contou com a presença de empresários, gestores públicos e investidores. A celebração foi realizada na quarta-feira (3) e organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Revista Exame.
Além de reunir lideranças empresariais e especialistas em comércio exterior, o evento também contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que enalteceu o trabalho desempenhado pelos empreendedores.
“Nós tivemos mais de 350 empresas inscritas, graças também a essa sinergia criada com quem trabalha, com as empresas, com os empreendedores, com o Brasil voltando a ter protagonismo no mundo. A ApexBrasil talvez seja a métrica de que as coisas aconteceram. A Apex nunca trabalhou com 20 mil empresas por ano. Ano passado alcançamos, mas este ano, antes do ano terminar, já temos quase 21 mil empresas apoiadas”, pontuou.
De acordo com a ApexBrasil, a premiação concentrou iniciativas nacionais com elevado grau de maturidade institucional, arquitetura técnica robusta e impacto mensurável sobre a inserção global dos setores representados.
Entre as companhias premiadas, está a União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), que conquistou o Prêmio na categoria Destaque Projeto Setorial Agro. A diretora de Relações Internacionais e Comunicação da UNEM, Andréa Veríssimo, agradeceu pelo reconhecimento e afirmou que a premiação é um incentivo à manutenção do trabalho feito pela companhia.
“A recente continuidade da nossa parceria com a ApexBrasil, agora com um investimento 40% maior, evidencia o quanto a agência valoriza a relevância desse setor para a segurança energética e alimentar do Brasil e do mundo. Esse novo ciclo abre perspectivas de desenvolvimento contínuo para um segmento em plena expansão, que já contribui de forma significativa para a bioeconomia brasileira”, destacou.
A categoria Destaque Projeto Setorial Agro é exclusiva para entidades setoriais e reuniu projetos voltados à promoção comercial, construção de reputação internacional e abertura de mercados para o agronegócio brasileiro.
A trajetória que levou à conquista do prêmio pela UNEM parte da assinatura, em 2023, de um convênio de lançamento do Projeto Setorial de Promoção das Exportações de Farelo de Milho DDG/DDGS – 2023-2025.
O intuito dessa parceria era promover o farelo de milho, chamado de “Brazilian Distillers Grains” no exterior. Trata-se de um coproduto da cadeia de etanol de milho e componente com valor nutricional da alimentação animal.
Brasil amplia presença global do agro com abertura de 400 novos mercados
Exporta Mais Brasil chega à 40ª edição com movimentação de R$ 665 milhões em expectativa de negócios
Por meio do convênio, foi possível estruturar ações para ampliar as exportações, com o alcance de 27 mercados importadores de DDG/DDGS. Entre 2017 e 2024, o valor das exportações aumentou de aproximadamente US$3,5 milhões para mais de US$190 milhões.
Em novembro de 2025, a ApexBrasil inaugurou um novo escritório em Cuiabá (MT). No evento de inauguração, foi formalizada a renovação do convênio com a UNEM como parte de um pacote de acordos que somaram R$42,62 milhões.
O acordo também integra a Associação Brasileira dos Produtos de Algodão (ABRAPA) e o Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (IBRAFE). O valor será aplicado na promoção de exportações e inteligência de mercado para cadeias estratégicas do agronegócio.
Durante o evento, ainda foi destacada uma Menção Honrosa a outras duas empresas. A InputPost recebeu o reconhecimento pela promoção da diversidade racial nos negócios internacionais. Já a Lotus foi premiada pela excelência de concepção e implementação do projeto Lotus 903, premiado pelo Iconis Awards 2025 e German Design Awards 2025.
Copiar o texto
Baixar áudioOs dados mais recentes do Produto Interno Bruto (PIB) mostram um quadro preocupante para a indústria. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) percebe uma perda de ritmo evidente, cujo crescimento acumulado teve redução de 1,2 pontos percentuais no último ano, de 3% para 1,8%.
No 3º trimestre de 2025, a economia brasileira movimentou R$ 3,2 trilhões, um avanço do PIB de 0,1% em relação ao trimestre anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é considerado estagnação, já esperada, mas abaixo da variação positiva prevista de 0,2%.
Essa desaceleração do ímpeto econômico tem um claro culpado, segundo o Márcio Guerra, superintendente de Economia da CNI. “Isso é resultado de uma política monetária de juros altos que vem agora resultando num impacto no desempenho econômico de uma forma mais direta. Ou seja, mercado de trabalho começa a andar num ritmo mais lento, o consumo das famílias também e isso vai trazer um crescimento mais moderado”, avalia o especialista.
Ainda assim, a Indústria foi o setor de melhor desempenho entre julho e setembro. O crescimento industrial registrado foi de 0,8%, com os ramos extrativistas (1,7%), da construção civil (1,3%) e de transformação (0,3%) em alta. Por outro lado, o ramo de eletricidade e gás (-1,0%) apresentou retração. “A indústria extrativista ainda é puxada muito pelo setor de petróleo e gás, que exportou muito. E a construção civil, surpreendendo aí, algum efeito por conta de um avanço pequenininho dos investimentos, resultante de algum programa, do avanço do setor imobiliário no Brasil”, explica Guerra.
A Agropecuária (0,4%) aparece como o segundo macrossetor de maior crescimento no período. A baixa performance dos Serviços (0,1%) freou um resultado geral melhor, já que o segmento representa quase dois terços das movimentações econômicas nacionais.
Na comparação com o mesmo período de 2024, o desempenho do PIB foi 1,8% superior. Nos últimos 12 meses, a variação acumulada da soma de bens e serviços no país foi de 2,7%. Nesse período, com as produções recordes de grãos e proteínas animais, a Agropecuária foi o destaque, com alta de 10,1%. A Indústria aparece na sequência, com crescimento de 1,7%, e então Serviços, com alta de 1,3%.
O crescimento de 0,1% no consumo das famílias brasileiras no último trimestre foi o pior comportamento desde os últimos três meses de 2024, quando o indicador marcou -0,9%. A alta de 0,4% do índice na evolução anual chega ao 18º trimestre consecutivo de crescimento, mas com a menor taxa desde o primeiro trimestre de 2021, ainda fortemente afetado pela pandemia de Covid-19.
Assim como a CNI, o Ministério da Fazenda atribui à política monetária restritiva do Banco Central (BC) a maior responsabilidade pela desaceleração desse indicador. Segundo a Secretária de Política Econômica, a resistência do Comitê de Política Monetária em reduzir a taxa Selic desaqueceu os mercados de trabalho e de crédito no trimestre.
O economista especialista em macroeconomia, Samuel Dourado, explica como esse movimento do Banco Central afeta a vida dos brasileiros. “Essa política monetária mais restritiva, mais contracionista, tem reduzido o consumo das famílias através da restrição da concessão de crédito pelas instituições financeiras e também pela inadimplência, pelo endividamento das famílias. E essa redução do consumo gera esse freio no PIB”.
Apesar da desaceleração mais forte do que previsto, a expectativa é de encerrar o ano com crescimento do PIB acima da meta: 2,2%. O mercado financeiro é menos otimista: expectativa de crescimento de 2,16% para 2025.
Por outro lado, o consumo do governo cresceu 1,3% na comparação trimestral e 1,8% na anual. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), indicador que mede o aumento da capacidade produtiva de um país por meio de investimentos, subiu 0,9%, e as exportações contribuíram com avanço de 3,3% ao passo que as importações recuaram 0,3% no trimestre.
Copiar o texto
Baixar áudioO Prêmio IEL de Talentos já tem os campeões de 2025. Ao todo, a iniciativa — que reconhece projetos de destaque nas áreas de educação, inovação e desenvolvimento profissional — recebeu 757 projetos inscritos de empresas, instituições de ensino, núcleos regionais do IEL e jovens talentos de 21 estados, um recorde de participantes entre as edições anteriores.
A cerimônia de premiação ocorreu na noite da última quarta-feira (3), nos jardins do Instituto Ricardo Brennand, em Recife (PE). Durante o evento, o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Essinger, destacou que a inovação é condição essencial para o futuro do setor industrial.
“Vivemos tempos desafiadores, em que a inovação deixou de ser uma opção e passou a ser essencial para impulsionar a competitividade da indústria no mercado global. Ideias ousadas, soluções arrojadas e processos modernos são as chaves para aumentar a produtividade das empresas e agregar valor aos nossos produtos.”
Também presente na cerimônia, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e diretor regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Bruno Veloso, ressaltou o protagonismo do estado, que contou com 60 projetos inscritos nesta edição. Segundo ele, o resultado reflete o trabalho consistente realizado pela equipe do instituto.
“Junto com o SESI, as ações do IEL impactam mais de 11 mil alunos. Já com o SENAI, o IEL atendeu mais de 9.700 estudantes e realizou capacitações que resultaram na qualificação de mais de mil colaboradores dessa instituição. Até agora, nós já inserimos mais de 7.500 estagiários no mundo profissional. Esses números mostram com muita clareza que a formação profissional e a inovação não acontecem de forma isolada.”
Ao todo, 34 projetos foram premiados nas categorias IEL Estágio — que engloba as subcategorias Estagiário Inovador, Estágio Inovador e Educação Inovadora —; Inova Talentos — com as subcategorias Artigo Inovador e Projetos Inovadores — e Sistema S, que reconheceu iniciativas nas subcategorias Estágio Inovador, Educação Inovadora e Projeto Inovador.
Confira os ganhadores do Prêmio IEL de Talentos 2025.
IEL Estágio
Estagiário Inovador
Grande Porte
Médio Porte
Micro e Pequeno Porte
Estágio Inovador
Grande Porte
Médio Porte
Micro e Pequeno Porte
Educação Inovadora
Superior
Técnico
Inova Talentos
Artigo Inovador
Projeto Inovador
Sistema S
Estágio Inovador
Educação Inovadora
Projeto Inovador
Inscrições do Prêmio Nacional de Inovação vão até 5 de dezembro
Brasil Mais Produtivo aumenta em 28% a produtividade das empresas atendidas
Ao final do evento, a superintendente do IEL Nacional, Sarah Saldanha, anunciou uma novidade para o Prêmio IEL de Talentos 2026, que será realizado no Paraná. A partir da próxima edição, os finalistas também disputarão um reconhecimento internacional concedido pelo Global Innovation Management Institute (GIMI), organização referência mundial em padrões globais de gestão da inovação.
“Muito mais do que uma premiação além da nossa fronteira, trata-se do reconhecimento de que a inovação abre portas para a indústria brasileira e para jovens. O que queremos trazer é mais visibilidade, mais rigor, mais credibilidade e mais aproximação da nossa inovação com os padrões internacionais”, afirmou.
Para assistir a cerimônia completa de premiação do Prêmio IEL 2025, acesse o canal do IEL no Youtube.
Copiar o textoVeja dicas rápidas de como evitar
Baixar áudioNo Brasil, uma em cada três pessoas já teve ou tem algum tipo de parasitose intestinal. Infecção por vermes é mais comum do que se imagina e pode causar desde diarreia, náuseas e cólicas até perda de peso e fadiga persistente.
“Os sinais de alerta mais frequentes são alterações intestinais, coceira anal à noite, vermes nas fezes, cansaço fora do normal e até náuseas frequentes”, explica a gastroenterologista Dra. Mayra Marzinotto (CRM: 124.994/SP | RQE: 51.686).
A transmissão ocorre por água ou alimentos contaminados, contato com animais ou até pela pele. Para prevenir, lave bem as mãos, higienize os alimentos, beba água potável, evite carne malcozida e cuide da saúde dos pets. Diante de sintomas suspeitos, procure um médico e nunca se automedique.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o texto
Baixar áudioTrês aeroportos regionais de Pernambuco (PE) serão contemplados com investimentos de R$82,2 milhões para obras de modernização. O aporte foi garantido pelo Programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em leilão realizado na B3 no dia 27 de novembro.
Os terminais de Serra Talhada, Garanhuns e Araripina foram arrematados pela concessionária GRU Airport, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do país. Segundo a Pasta, os padrões de qualidade, tecnologia e segurança aplicados no principal hub da América do Sul devem ser adaptados à aviação pernambucana.
O processo segue para a fase de formalização contratual, prevista para ocorrer entre dezembro de 2025 e março de 2026, quando serão assinados os termos aditivos com a empresa. Em seguida, a nova operadora assume a gestão e dá início ao cronograma de melhorias.
Para o ministro Silvio Costa Filho, “levar a experiência de quem opera o maior aeroporto do país para o Sertão do Araripe, para o Pajeú e para o Agreste é um divisor de águas. Estamos encurtando distâncias e garantindo infraestrutura de ponta para que o turismo, o polo gesseiro e o comércio local possam voar mais alto, gerando emprego e renda para a nossa gente”.
O Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, receberá o maior aporte do estado: R$ 40,5 milhões. Com pista de 1.800 metros, o terminal tem capacidade para aeronaves de maior porte e registrou movimentação superior a 5.500 passageiros em 2021.
Os recursos serão destinados à ampliação do terminal de passageiros, do pátio de aeronaves e do estacionamento. A prefeita Márcia Conrado destacou a importância da obra. “O aeroporto exerce papel fundamental no transporte de passageiros e no funcionamento de toda uma cadeia produtiva e cultural da região”.
Conhecida como a “Suíça Pernambucana”, Garanhuns terá R$ 22,1 milhões destinados ao aeroporto local. O contrato estabelece a ampliação do pátio de aeronaves e do terminal de passageiros, além da construção de áreas de segurança na pista de 1.259 metros. As melhorias de infraestrutura visam preparar o terminal para receber um maior fluxo de turistas ao longo de todo o ano.
No extremo oeste de Pernambuco, o terminal de Araripina receberá R$ 19,6 milhões em melhorias. O projeto de concessão prevê a ampliação do terminal de passageiros e do estacionamento, além da construção de áreas de segurança de fim de pista (RESA). Com faixa operacional de 1.247 metros, as adequações devem elevar a segurança operacional e permitir aumento na frequência de voos.
O prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, comemorou o resultado: “Isso vai trazer investimento, modernizar e preparar o aeroporto para acompanhar o desenvolvimento de nossa cidade”.
O Programa AmpliAR, idealizado pelo MPor, possibilita que concessionárias privadas assumam a gestão de aeroportos regionais deficitários mediante ajustes contratuais, como redução de outorgas ou extensão dos prazos de concessão.
A iniciativa tem como objetivo modernizar a infraestrutura aeroportuária, assegurar a estabilidade das operações e viabilizar novas rotas regionais.
VEJA MAIS:
Copiar o texto
Baixar áudioA mais recente edição da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo DataSenado e pela Nexus, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, do Senado Federal, mostra que 8,8 milhões de brasileiras, 10% da população feminina com 16 anos ou mais, sofreram algum tipo de violência digital nos últimos 12 meses. Esta é a primeira vez que o levantamento, em sua 11ª edição, aprofunda o monitoramento de agressões mediadas por tecnologia, incluindo desde mensagens ofensivas reiteradas até invasões de contas e uso de imagens íntimas para chantagem.
As práticas mais comuns refletem comportamentos já naturalizados no ambiente online. O envio recorrente de mensagens ofensivas ou ameaçadoras foi a agressão mais relatada: 5% das mulheres, cerca de 4,8 milhões de brasileiras, passaram por essa situação. Também aparecem com frequência invasões de contas e dispositivos pessoais (4%) e a divulgação de mentiras nas redes sociais (4%), revelando um cenário amplo e persistente de assédio digital.
O estudo também registra aumento significativo no uso de fotos ou vídeos íntimos para chantagear mulheres: o índice dobrou em relação à edição anterior, passando de 1% para 2%. Embora pareça pequeno, esse percentual representa mais de 1,4 milhão de brasileiras submetidas a um tipo de coerção que combina violência psicológica, sexual e tecnológica.
A pesquisa evidencia que mulheres mais jovens, entre 16 e 29 anos, são as mais vulneráveis. Enquanto 10% das brasileiras afirmam ter sofrido violência digital, entre as mais jovens esse índice chega a 15%. Já o envio de mensagens ofensivas e ameaçadoras, que atinge 5% da população feminina, sobe para 9% nessa faixa etária.
Segundo Maria Teresa Firmino Prado Mauro, coordenadora do Observatório da Mulher contra a Violência, do Senado Federal, a violência digital frequentemente é praticada por parceiros íntimos, familiares ou pessoas próximas. “A tecnologia, em vez de criar um novo agressor, amplia o alcance de violências já existentes”, destaca.
Criada em 2005 para subsidiar a elaboração da Lei Maria da Penha, a pesquisa é realizada a cada dois anos e, nesta edição, ouviu 21.641 mulheres com 16 anos ou mais em todo o país. As amostras do DataSenado e da Nexus são probabilísticas, com margem de erro média de 0,69 ponto percentual e nível de confiança de 95%. As entrevistas foram feitas por telefone, fixo e móvel, com distribuição uniforme por todas as unidades da Federação.
Com mais de 20 anos de atuação, o Instituto de Pesquisa DataSenado produz estudos que subsidiam a representação parlamentar. A pesquisa integra uma série histórica iniciada em 2005 e reúne dados sobre desigualdade de gênero e violência contra mulheres. Todas as pesquisas estão disponíveis no site do DataSenado.
Criado em 2016 pelo Senado Federal, o Observatório reúne, analisa e divulga informações sobre violência de gênero no Brasil. Em parceria com o DataSenado, produz dados estratégicos que orientam políticas públicas e fortalecem o enfrentamento à violência contra mulheres.
Copiar o texto
Baixar áudioO Senado aprovou o projeto de lei 542/2022, que discriminaliza a poda de árvores em casos de possível risco de acidente. De acordo com a proposta, prefeituras e órgãos ambientais municipais em todo o Brasil passam a ter um prazo máximo de 45 dias para responder a pedidos de poda ou corte de árvores que apresentem essa condição. Caso a prefeitura ou o órgão ambiental correspondente não se manifeste dentro deste período, o cidadão não cometerá crime ambiental ao executar o serviço de poda ou corte. Agora, o projeto aprovado segue para sanção presidencial.
A medida altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998) com a intenção de agilizar o processo de cortes de árvores em locais públicos ou propriedades privadas na falta de resposta a um pedido de supressão vegetal. A proposta também permite a contratação de profissionais habilitados para realizar esses serviços.
De autoria do deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), o projeto estabelece que o risco de acidente deverá ser atestado por profissional habilitado, que poderá também ser contratado para a execução do serviço. O relator do projeto, o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) deu o parecer favorável à proposta.
As informações são do Senado Notícias.
Copiar o textoO texto prevê superávit de mais de TRINTA E QUATRO bilhões no ano que vem
Baixar áudioO projeto que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2026 foi aprovado nesta quinta-feira (4) pelo Congresso Nacional. Agora, o texto segue para a sanção presidencial.
Essa norma determina as regras para a elaboração e a execução do Orçamento anual, com impacto direto no planejamento de estados e municípios brasileiros.
Um dos pontos da matéria estabelece a dispensa para cidades com menos de 65 mil habitantes de comprovação de adimplência com o governo para celebrar convênios ou receber recursos.
Reforma Tributária: IBS e CBS começam a valer em 2026; veja o que muda
Relator adia novamente apresentação de parecer da PEC da Segurança Pública
A proposta também autoriza destinação de recursos da União para construção e manutenção de rodovias estaduais e municipais ligadas à integração de modais ou ao escoamento da produção.
Para o especialista em orçamento público, Cesar Lima, medidas como essas contribuem para o fortalecimento da infraestrutura a nível local.
“Alguns pontos merecem destaque, como, por exemplo, a não necessidade de comprovação de adimplência para as transferências voluntárias para os municípios de até 65 mil habitantes. É um ponto positivo para os municípios brasileiros. Um outro ponto é a questão de poder enviar recursos através de transferências voluntárias para manutenção de rodovias estaduais e municipais, que se destina à integração de modais, seja entre uma rodovia federal e um porto, entre uma rodovia estadual e uma rodovia federal”, destaca.
“De maneira geral, a LDO vem, ainda que atrasada, com tempo de se evitar um shutdown em janeiro. Sem a regra da LDO, você não pode executar nem o orçamento que tivesse sido aprovado. Ela também traz regras para a antivigência do orçamento, caso ele não seja aprovado este ano. Então, é muito importante que essa aprovação tenha ocorrido em tempo hábil”, considera Lima.
Relator da LDO, o deputado Gervásio Maia (PSB-PB), estabeleceu prazo até o final do primeiro semestre do ano que vem para que o governo pague 65% do total das emendas parlamentares ao Orçamento de execução obrigatória. Segundo o parlamentar, a medida pode evitar gastos indevidos em ano eleitoral.
“É um avanço muito importante e equilibrado. Porque falar em 65%, a gente está falando no pagamento de parte das emendas até o mês de julho. Isso vai garantir um planejamento muito importante para os gestores”, defende o congressista.
A regra é válida tanto para emendas individuais quanto coletivas destinadas a fundos de saúde e de assistência social, assim como para as chamadas transferências especiais, conhecidas como "emendas Pix".
Atualmente, o texto prevê superávit de R$ 34,3 bilhões no ano que vem. O valor corresponde a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). Porém, pela versão aprovada, o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos. Nesse caso, a meta pode variar 0,25% para cima ou para baixo.
Copiar o textoO milho apresenta valorização, enquanto o preço do açúcar sofre queda
Baixar áudioO preço do café arábica abre esta sexta-feira (5) em baixa de 0,76%, com a saca de 60 kg negociada a R$ 2.235,73 na cidade de São Paulo.
INDICADOR DO CAFÉ ARÁBICA CEPEA/ESALQ
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$ |
|---|---|---|---|---|
| 04/12/2025 | 2.235,73 | 0,82% | -0,76% | 421,12 |
| 03/12/2025 | 2.217,50 | -0,62% | -1,57% | 417,45 |
| 02/12/2025 | 2.231,43 | -0,09% | -0,96% | 418,50 |
| 01/12/2025 | 2.233,34 | -0,87% | -0,87% | 416,74 |
| 28/11/2025 | 2.252,95 | 0,51% | 2,10% | 422,53 |
O café robusta apresentou alta de 0,29% no preço, sendo comercializado a R$ 1.377,92.
INDICADOR DO CAFÉ ROBUSTA CEPEA/ESALQ
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$ |
|---|---|---|---|---|
| 04/12/2025 | 1.377,92 | 0,29% | -1,89% | 259,54 |
| 03/12/2025 | 1.373,92 | 0,05% | -2,18% | 258,64 |
| 02/12/2025 | 1.373,17 | -0,93% | -2,23% | 257,53 |
| 01/12/2025 | 1.386,08 | -1,31% | -1,31% | 258,65 |
| 28/11/2025 | 1.404,48 | 0,52% | -0,10% | 263,41 |
Já o preço do açúcar cristal apresenta baixa nas principais praças do estado de São Paulo. Na capital, a saca de 50 kg aponta reajuste de 0,85%, cotada a R$ 107,58.
INDICADOR DO AÇÚCAR CRISTAL BRANCO CEPEA/ESALQ - SÃO PAULO
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 04/12/2025 | 107,58 | 0,15% | -0,85% | 20,26 |
| 03/12/2025 | 107,42 | -1,24% | -1,00% | 20,22 |
| 02/12/2025 | 108,77 | -0,23% | 0,25% | 20,40 |
| 01/12/2025 | 109,02 | 0,48% | 0,48% | 20,34 |
| 28/11/2025 | 108,50 | 0,98% | -4,53% | 20,35 |
Em Santos (SP), a mercadoria é negociada a R$ 113,20, após recuo de 0,44% na média de preços sem impostos.
INDICADOR AÇÚCAR CRISTAL - SANTOS
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 04/12/2025 | 113,20 | -0,44% | -1,90% | 21,38 |
| 03/12/2025 | 113,70 | -1,15% | -1,46% | 21,41 |
| 02/12/2025 | 115,02 | 1,62% | -0,32% | 21,51 |
| 01/12/2025 | 113,19 | -1,91% | -1,91% | 21,17 |
| 28/11/2025 | 115,39 | 0,30% | 5,96% | 21,63 |
A saca de 60 kg do milho, por sua vez, é vendida a R$ 69,97, após valorização de 0,09%.
INDICADOR DO MILHO ESALQ/BM&FBOVESPA
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 04/12/2025 | 69,97 | 0,09% | 1,76% | 13,18 |
| 03/12/2025 | 69,91 | 0,53% | 1,67% | 13,16 |
| 02/12/2025 | 69,54 | 0,72% | 1,13% | 13,04 |
| 01/12/2025 | 69,04 | 0,41% | 0,41% | 12,88 |
| 28/11/2025 | 68,76 | 0,20% | 3,95% | 12,90 |
Os dados são do Cepea.
Café arábica e café robusta são as duas principais variedades cultivadas e comercializadas no Brasil, ambas medidas em sacas de 60 kg.
A saca de açúcar cristal no Brasil é padronizada em 50 quilos, especialmente para comercialização no mercado atacadista e para uso na indústria alimentícia. Essa unidade de medida é adotada pelo Cepea/Esalq-USP, principal fonte de cotações diárias do açúcar cristal no país.
A saca de milho equivale a 60 kg de grãos, mesmo padrão utilizado para soja e trigo. Essa medida é oficializada por instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Cepea, sendo amplamente usada em negociações e relatórios de preço do milho.
Copiar o texto