
Voltar
LOC.: O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, o IPCA-15, prévia da inflação oficial medida pelo IBGE, registrou alta de 0,48% em setembro. O resultado foi puxado principalmente pelo grupo Habitação, que subiu 3,31%, impactado pelo fim da incorporação do Bônus de Itaipu nas contas de luz.
Outros setores também registraram aumentos: Vestuário, com destaque para roupas femininas e calçados; e Saúde e cuidados pessoais, influenciado pelo reajuste dos planos de saúde. Já Despesas pessoais e Educação também tiveram alta, mas em menor intensidade.
Na outra ponta, a Alimentação e bebidas caiu pelo quarto mês seguido, com destaque para tomate, cebola, arroz e café. Os Transportes também recuaram, devido à queda do seguro de veículos, passagens aéreas e combustíveis. Artigos de residência e Comunicação apresentaram leve variação negativa.
LOC.: No recorte regional, todas as 11 áreas pesquisadas tiveram alta em setembro. Recife liderou, com 0,80%, enquanto Goiânia registrou o menor índice, influenciado pela queda nos preços da gasolina e do tomate.
Com informações do IBGE
Reportagem, Mariana Ramos