Imagem: MIDR/Divulgação
Imagem: MIDR/Divulgação

Demonstração do Defesa Civil Alerta será feita no Centro-Oeste para concluir implementação em todo o território nacional

Neste sábado, dia 27, residentes e visitantes de 13 cidades receberão alertas de demonstração via celular. Em 1º de outubro, o sistema já estará disponível em toda a Região


Neste sábado, 27 de setembro, serão enviados alertas de demonstração do sistema Defesa Civil Alerta aos celulares de moradores e visitantes de 13 municípios da Região Centro-Oeste. Os alertas serão disparados pelas Defesas Civis Estaduais por meio de plataforma integrada com as redes móveis. O objetivo é mostrar à população como o sistema funcionará a partir do dia 1º de outubro, quando estará disponível para toda a Região.

Os alertas de demonstração serão enviados para: Brasília (Distrito Federal); Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás (Goiás); Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas (Mato Grosso do Sul); e Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco (Mato Grosso).

A mensagem que aparecerá no celular será:
"ALERTA EXTREMO - Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta."

O sistema foi implementado nas regiões Norte, no último dia 24 de setembro; Nordeste, em junho passado; e Sul e Sudeste, em dezembro de 2024. Com a chegada do Defesa Civil Alerta à Região Centro-Oeste no próximo dia 1º de outubro, o sistema estará disponível em todo o Brasil.

Sobre o Defesa Civil Alerta

As notificações do Defesa Civil Alerta são enviadas a todos os celulares compatíveis, conectados às redes móveis 4G e 5G, localizados em áreas com risco de desastres, conforme mapeamento realizado pelas Defesas Civis.

As mensagens aparecem em primeiro plano (tipo pop-up), mesmo com aplicativos abertos, durante chamadas ou no modo silencioso. Não sendo necessário nenhum cadastro prévio para recebê-las.

O Defesa Civil Alerta complementa outros tipos de notificação de desastres, via SMS (celular) e TV por assinatura. O conteúdo e o momento de envio dos alertas são definidos pelas Defesas Civis.

Informações e dados

Mais informações podem ser consultadas na página Alertas de Desastres e no Guia Defesa Civil Alerta. A Anatel também oferece o Painel Interativo do Defesa Civil Alerta, com dados sobre número de notificações emitidas, nível de gravidade (extremo ou severo), tipo de desastre, local de envio e histórico por período.

Projeto estruturante

O Defesa Civil Alerta é um projeto estruturante do setor, coordenado pela Superintendência de Controle de Obrigações (SCO) da Anatel. Contou com a participação do Ministério das Comunicações (MCom), do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e das Defesas Civis, além da ABR Telecom, responsável pelo desenvolvimento da solução para as operadoras, da Conexis Brasil Digital e das prestadoras de serviços.

O projeto também incluiu adequações nos aparelhos celulares, realizadas pela Google e Apple, coordenadas pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

O sistema demonstra a capacidade de articulação institucional em prol da resiliência nacional, usando estrategicamente as redes de telecomunicações para enviar alertas diretamente aos celulares da população em áreas afetadas.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC 1: O Defesa Civil Alerta, nova tecnologia para informar a população em casos de desastres de grande perigo, será lançado no Centro-Oeste, após uma demonstração da ferramenta neste sábado, 27 de setembro./  A partir das três horas da tarde, Brasília e mais 12 municípios dos três estados da região receberão os alertas para mostrar o funcionamento do dispositivo na prática./ As cidades escolhidas são Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás, em Goiás; Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, e Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco, em Mato Grosso./ A simulação no sábado conclui a implementação do Defesa Civil Alerta em todo o território nacional./ O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, comemora a nacionalização do sistema.
 

TEC./SONORA: MINISTRO WALDEZ GÓES

“Nós vamos cumprir o que foi prometido pelo presidente Lula. O Brasil fica entre os cinco, seis países do mundo com um dos maiores sistemas de alerta precoce em relação a proteção à vida das pessoas e ao patrimônio” “Do Amapá ao Rio Grande do Sul, nós teremos 100% do Brasil com sistema de alerta precoce disponibilizado à sociedade brasileira, isso é transformador”
 


LOC 2: A nova tecnologia utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros para celulares em áreas de muito risco./ Os alertas aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e podem soar mesmo no modo silencioso./ Não é necessário cadastro prévio e o serviço é gratuito, alcançando celulares compatíveis lançados a partir de 2020 e com cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G./ O recurso funciona independentemente do pacote de dados e mesmo se o usuário estiver conectado ou não ao Wi-Fi./ O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Braun, explica como o Defesa Civil Alerta poderá ajudar nas ocorrências de desastres mais frequentes no Centro-Oeste.
 

TEC./SONORA: ARMIN BRAUN

“Tem uma relação muito forte com a questão das enxurradas, chuvas fortes em centros urbanos e incêndios florestais... ela também pode ser usada em qualquer tipo de desastre, inclusive os tecnológicos, como o rompimento de barragens, entre outros....para que a população possa tomar alguma medida antecipada de autoproteção”
 


LOC 3: Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br  ./ Reportagem, Manuela Rolim.