Imagem: MIDR/Divulgação
Imagem: MIDR/Divulgação

MIDR repassa R$ 2,1 milhões para seis cidades afetadas por desastres

Receberão recursos municípios dos estados de Minas Gerais, Paraná, Amazonas, Maranhão e Pará


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, nesta sexta-feira (26), o repasse de R$ 2,1 milhões para ações de resposta em seis municípios afetados por desastres.

Receberão recursos as cidades de Catuti, em Minas Gerais; Roncador, no Paraná; Envira, no Amazonas; Colinas, no Maranhão; e Vigia e Óbidos, no Pará. As portarias com os repasses foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo:

Os recursos foram autorizados a partir de critérios técnicos que levam em conta a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados e as necessidades apresentadas nos planos de trabalho enviados pelas prefeituras.

Como solicitar recursos

Municípios que tiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar apoio ao MIDR. As solicitações são feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise e aprovação da equipe técnica da Defesa Civil Nacional, os repasses são formalizados em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Capacitação para agentes de defesa civil

A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar e qualificar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. O objetivo é preparar os profissionais das três esferas de governo para responderem de forma eficiente às situações de emergência.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC 1: Seis municípios afetados por desastres receberão recursos do Governo Federal para ações de resposta./ O repasse de dois milhões e cem mil reais foi autorizado pela Defesa Civil Nacional nesta sexta-feira, 26 de setembro./ Serão beneficiadas as cidades de Catuti, em Minas Gerais; Roncador, no Paraná; Envira, no Amazonas; Colinas, no Maranhão, e Vigia e Óbidos, no Pará./ A diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, Juliana Moretti, explica como os repasses podem ser aplicados.
 

TEC./SONORA: JULIANA MORETTI

“Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados em três frentes: ações emergenciais para socorro e assistência às vítimas de desastres, como por exemplo o fornecimento de kits de alimentos, de higiene e apoio logístico; - restabelecimento de serviços essenciais, como abastecimento de água e a desobstrução de vias; e por fim, na recuperação de áreas afetadas por desastres como por exemplo as ações para a reconstrução de infraestruturas públicas e residenciais atingidas.”
 


LOC 2: Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em proteção e Defesa Civil, acesse http://mdr.gov.br . /Reportagem, Manuela Rolim