Dr. Ajuda
19/03/2024 00:06h

Neste episódio a pediatra, Bruna Abilio Gomes de Almeida, explica quando suspeitar de atraso no desenvolvimento da criança

Baixar áudio

Todas as crianças, independentemente de possuírem alguma condição de saúde, têm o potencial de se desenvolver de maneira saudável quando estão inseridas em um ambiente seguro e amoroso.


É por meio de atividades como brincar, cantar, ler e dançar que os estímulos necessários são fornecidos para que a criança alcance todo o seu potencial. O desenvolvimento infantil ocorre em um ritmo próprio e único para cada criança, e não há um momento exato em que ela adquirirá uma nova habilidade.


No entanto, compreender os marcos do desenvolvimento para cada faixa etária é fundamental para saber o que esperar em cada etapa do crescimento. Essa compreensão auxilia os pais e cuidadores a identificar possíveis sinais de atraso ou necessidades específicas de cada criança, garantindo assim um acompanhamento adequado e apoio necessário ao seu desenvolvimento.


Sinais importantes para desconfiar que existe alteração no desenvolvimento de acordo com cada faixa etária:


2 meses: Não reage a sons altos e vozes; não acompanha com os olhos pessoas e movimentos; não sorri; não tenta levantar a cabeça quando está deitado de bruços.


4 meses: Não sustenta a cabeça; não faz barulhos com a boca; não leva as mão a boca.


6 meses: Não tenta pegar objetos que estão ao seu alcance; não tenta levar objetos na boca; não reage aos sons do ambiente; não rola; não interage com outras pessoas.


9 meses: Não se sustentam quando apoiados em pé; não senta sem apoio; não balbuciar sílabas; não se reconhece pelo nome ou não reconhece os pais.


12 meses: Não engatinha ou não se arrasta; não mostram interesse em brincadeiras de esconder; não fazem movimento como tchau ou não com a cabeça; perde alguma habilidade que já tinha conquistado.


18 meses: Ainda não anda; não aponta para algo que deseja; não copia os outros; não fala pelo menos seis palavras ou não aprende palavras novas.


2 anos: Não associa duas palavras como “me dá” ou esse não”; não copie ações e palavras; não seguem expressões simples como “pega o sapato pra mim”; não anda de forma equilibrada.


3 anos: Cai muito ou não consegue subir degraus; baba muito ou tem uma linguagem de difícil compreensão; não fantasia quando está brincando, por exemplo, fingir estar cuidando de uma boneca ou fingir que está dirigindo um carro; não quer brincar com outras crianças.


Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no youtube
 

Copiar textoCopiar o texto
Dr. Ajuda
16/03/2024 17:00h

Neste episódio a infectologista, Mirian de Freitas Dal Ben Corradi, fala sobre raiva

Baixar áudio

A raiva é uma doença rara, mas muito grave, que mata entre 8 e 9 pessoas a cada 10 que ficam doentes. Ela é causada por um vírus transmitido pela mordida ou arranhão de animais contaminados. O vírus leva dias a semanas para percorrer a distância do local do ferimento até o cérebro, quando então a pessoa começa a sentir os sintomas.


No Brasil, são raros os casos de raiva humana, os poucos casos que ocorreram nos últimos 10 anos a maioria foram causados devido à mordida de morcegos, e raramente por macacos, cachorros e gatos, já que o Brasil possui um ótimo programa de vacinação contra a raiva para animais domésticos.


Sintomas 


No início os sintomas se assemelham a um resfriado, mas a pessoa doente começa a ficar confusa, ficar agressiva, alucinações, insônia e a dificuldade para ingerir líquidos. O tratamento serve justamente para aliviar esses sintomas pois ainda não há tratamento específico para a raiva, por isso, a prevenção é fundamental.


Prevenção 


A raiva humana é transmitida através da saliva dos animais infectados, principalmente por meio da mordida, mas também pode ser transmitida por arranhões e lambidas desses animais em locais com simples machucados.


Acariciar, ter contato com fezes ou urina de animais infectados não transmite a raiva e não são consideradas exposições preocupantes para a raiva.


Para os veterinários, a prevenção é feita através de vacinas antes da exposição;
Já para as pessoas que se envolveram em acidentes com animais de risco, como mordidas, arranhões ou lambidas em pele machucada, a prevenção pós-exposição é feita com cuidados adequados nas feridas e administração da vacina e soro antirrábico.


O que fazer após mordida ou exposição?


Em primeiro lugar o ferimento deve ser sempre super limpo com água e sabão e deve imediatamente procurar o atendimento médico. Se você for mordido por um gato ou cachorro, é importante verificar se o animal é vacinado contra a raiva e garantir que vai conseguir observar o comportamento desse animal nos próximos 10 dias, isso porque os cães e gatos começam a eliminar o vírus da raiva de 2 a 5 dias antes de começarem a ter sintomas da doença. A morte do animal acontece geralmente entre 5 a 7 dias após apresentarem os sintomas. 


Se o animal que mordeu a pessoa permanecer vivo e saudável pelos 10 dias após o ocorrido não tem a necessidade de realizar a vacinação da vacina antirrábica. Já se o animal não puder ser observado ou apresentar alterações no comportamento ou adoecer nesse período, o médico provavelmente irá iniciar o tratamento, que consiste na vacina para raiva e às vezes o soro antirrábico. No caso de mordida de animais silvestres (macacos, raposas, morcegos, etc.), a vacina e o soro são sempre indicados. 


Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no youtube

 

Copiar textoCopiar o texto
Dr. Ajuda
13/03/2024 00:05h

Neste episódio a dermatologista, Vivian Barzi Loureiro, fala sobre os cravos

Baixar áudio

Os cravos são lesões na pele extremamente comuns e que costumam aparecer na adolescência.

Cravos nada mais são do que poros obstruídos. Na nossa pele existem as glândulas sebáceas que produzem o sebo, cujo objetivo é manter a pele saudável, macia e protegida. Os poros são as aberturas dessas glândulas na superfície da pele, e é por eles que o sebo é liberado, e quando os poros ficam obstruídos os cravos se formam.

A obstrução pode ser causada pelo excesso de produção de sebo, sebo espesso, acúmulo de células mortas e queratina. Os cravos aparecem nas partes mais oleosas da pele.

Na adolescência, ocorre uma elevação dos hormônios, causando aumento na secreção das glândulas sebáceas e, consequentemente, formação de mais cravos.

Qual é a diferença entre cravo e espinha?

Basicamente, a espinha é o cravo inflamado. O cravo é a lesão inicial da acne, quando ocorre uma inflamação ao redor do cravo, temos uma espinha. Todo mundo que tem acne, obrigatoriamente tem cravos, mas bem todo mundo tem espinhas. Apenas de estarem relacionados, o cravo e a espinha não são a mesma coisa.

Cravo tem tratamento?

Sim. O tratamento tem como objetivo controlar a produção de sebo e diminuir a obstrução dos poros, e para isso é fundamental ter uma rotina adequada de cuidados com a pele.

Lave o rosto duas vezes ao dia com o sabonete indicado para o seu tipo de pele, caso necessário pode incluir um tônico para complementar a limpeza e remover o excesso da oleosidade. Escolha produtos não oleosos e que não obstruem os poros. Um esfoliante suave pode ser usado uma ou duas vezes por semana, e deve ser feito com muita cautela. 

Não é recomendado tentar espremer os cravos em casa, pois pode causar inflamação, infecção, manchas e até  cicatrizes permanentes. A remoção dos cravos deve ser feita sempre por um bom profissional que irá utilizar produtos e instrumentos específicos para isso.

Se você se sente incomodado com os cravos, procure um médico dermatologista. 

Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda e acesse o site: www.portaldoutorajuda.com.br.

Copiar textoCopiar o texto
Dr. Ajuda
10/03/2024 17:00h

Neste episódio o neurocirurgião, Brasil Jeng, fala sobre coma.

Baixar áudio

O coma prevê uma redução importante ou até completa de consciência, mas isso não significa a ausência de sensibilidade a estímulos, sejam eles visuais, sonoros, táteis ou mesmo dolorosos.


Pode-se dizer que pessoas em coma podem ouvir, mas não escutar. Ou seja, se o sistema auditivo estiver preservado, o som é recebido, processado, mas não é percebido, assimilado e nem compreendido, pois isso depende da consciência que está prejudicada durante o coma. O mesmo vale para o tato e para a dor.


Além disso, o coma também pode ser induzido propositalmente, utilizando medicamentos como anestesia geral, seja em procedimentos médicos ou em unidades de terapia intensiva, com o objetivo de proteger o cérebro.


Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no youtube
 

Copiar textoCopiar o texto
Dr. Ajuda
10/03/2024 00:05h

Neste episódio a nutricionista, Tânia Rodrigues, fala sobre dieta para insuficiência cardíaca

Baixar áudio

Os rins têm como principais funções controlar a quantidade de água e sais do corpo e também auxiliar como filtro de outras substâncias que ficam no sangue, assim se você tem excesso de líquido ou está com muito sal no sangue, o rim irá eliminar esses excessos sendo retirados através da urina.

Uma das funções que fica prejudicada é o metabolismo de nutrientes, portanto, uma alimentação adequada é capaz de retardar a progressão da doença.

Pontos da alimentação que são importantes para se ter cuidado:

  • Proteínas: um dos principais nutrientes que se deve ter cuidado é com a proteína, uma dieta com menor quantidade de proteínas é eficiente para proteger a função que o rim ainda possui e melhorar a pressão arterial. Pode reduzir também os problemas urêmicos como vômito, diarréia, insônia e irritabilidade, náuseas e desnutrição, que aparecem quando a função renal já está muito baixa. Tanto as proteínas de origem animal (carne, frango e peixe) quanto as de origem vegetal (feijão, lentilha e soja), são importantes e podem fazer fazer parte da alimentação do paciente, o recomendado é reduzir as quantidades de todas as proteínas;
  • Carboidratos e gorduras: os carboidratos são super importantes para dar energia ao nosso corpo, mas sempre evite os que são ultraprocessados. O mesmo vale para as gorduras, mas nesse caso, evite as gorduras chamadas saturadas, como carnes mais gordas;
  • Sódio: a doença causa uma retenção de sódio e líquido no organismo e por isso deve ser consumido com moderação. Para pacientes com insuficiência renal, é recomendado a ingestão de 2 a 3 gramas por dia, o que equivale a menos de uma colher de chá de sal, mas isso pode variar em cada caso;
  • Potássio: dependendo do grau em que a doença se encontra, é possível ter um acúmulo de potássio no sangue, se esse for o caso, diminua a quantidade de frutas. Outra dica é cozinhar os vegetais antes de consumir.

O tratamento da insuficiência renal não é fácil e deve ser orientado por um médico junto com uma equipe multidisciplinar, no caso da alimentação, o nutricionista tem um papel muito importante para ajustar a ingestão de todos os nutrientes necessários.

Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.

Copiar textoCopiar o texto
09/03/2024 00:02h

Neste episódio, o Cirurgião-Dentista, Vagner Ortega, fala sobre o que você deve fazer se quebrar o dente

Baixar áudio

Ao bater a boca e quebrar um dente, a primeira coisa que você precisa fazer é verificar como está a boca: se o lábio está cortado, se a gengiva está machucada ou se apenas o dente está quebrado.


Se apenas um fragmento do dente foi quebrado, tente encontrá-lo e guarde-o em um local com água ou soro fisiológico. Em seguida, busque imediatamente por um dentista.


Saiba que esse fragmento pode ser colado no local após realizar uma radiografia da região para verificar que nada mais aconteceu.


No entanto, se o acidente foi grave e o dente todo saiu, pegue-o pela coroa dentária, limpe com água, soro ou com a própria saliva sem tocar na raiz do dente. Posicione o dente ou sua raiz na boca, sem tocar no local, e busque por um dentista o mais rápido possível.


Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no youtube
 

Copiar textoCopiar o texto
Dr. Ajuda
03/03/2024 00:08h

Neste episódio a geriatra, Sumika Mori, fala sobre o bem-estar de idosos acamados

Baixar áudio

O nosso corpo foi feito para se movimentar, mas devido algumas circunstâncias, algumas pessoas perdem essa condição e acabam presos a uma cama, que sempre é causado devido a uma grave doença ou o acúmulo de várias doenças ao longo dos anos em função do processo de envelhecimento.


 Quais as principais causas da imobilidade no idoso?


Essa condição pode ser causada por diversas doenças como:

  • Acidente vascular cerebral (AVC), ou popularmente conhecido por derrame;
  • Tumores;
  • Alzheimer;
  • Parkinson;
  • Problemas pulmonares ou cardíacos;
  • Covid.

Mesmo com doenças diferentes que os levam para essa situação, uma vez que ficam acamados, passam a apresentar uma série de mudanças no corpo que são comuns em grande parte dos pacientes. São elas:

 

  1. Músculos, ossos e articulações: uma pessoa acamada deixa de estimular uma série de músculos do corpo, e sem o estímulo vão se atrofiando e perdendo progressivamente massa muscular. Os ossos sem movimentos se enfraquecem e com o tempo podem até quebrar com um movimento simples na cama. As articulações, sem se mexerem, podem ficar rígidas e o resultado disso é cada vez mais a dificuldade de movimentação e dor;
  2. Hábito alimentar e peso: uma das principais dificuldades de uma pessoa acamada é conseguir comer e engolir adequadamente, muitas pessoas chegam até usar sonda por conta disso. Para os que ainda conseguem comer normalmente, é necessário redobrar a atenção para evitar engasgos;
  3. Intestino preso e incontinência fecal: o simples ato de caminhar ajuda o intestino a empurrar o bolo fecal no seu trajeto até sua liberação, e dessa forma também auxilia na eliminação dos gases. Dependendo da razão da imobilidade, pode ocorrer o contrário, a falta de controle na liberação das fezes, a chamada incontinência fecal;
  4. Respiração: os pulmões têm o seu melhor funcionamento quando estamos sentados ou em pé. Quando a pessoa fica permanentemente deitada, os pulmões tendem a murchar, diminuindo a capacidade de oxigenação no corpo, portanto a situação pode ser crítica para pessoas acamadas que possuem problemas respiratórios. Além disso, os pulmões mais murchos, tendem a acumular mais secreções;
  5. Problemas urinários: muitas vezes, os problemas do sistema nervoso que levaram o idoso a imobilidade também alteram o comando dos órgãos como intestino e bexiga, sendo assim, em algumas pessoas pode ocorrer a retenção de urina involuntária, aumentando as chances de proliferação de bactérias e infecção de urina;
  6. Trombose: a imobilidade prejudica a circulação, principalmente do sangue presente na veia, aumentando o risco de trombose. 


O que fazer? 


Para algumas condições, é possível reverter o quadro de imobilidade e por isso o acompanhamento médico adequado é fundamental. Nos casos em que isso não é possível, algumas medidas de cuidado podem minimizar e afastar doenças que frequentemente comprometem essas pessoas. 

 

  • Mexer os braços e pernas da pessoa gentilmente com frequência podem trazer alívio e bem estar;
  • Mudança da posição do corpo na cama a cada duas horas;
  • Cuidados com a alimentação oferecendo comidas pastosas e fáceis de engolir;
  • Higiene adequada.

Essas medidas são gerais e podem ajudar, existem muitas outras medidas que podem ser indicadas a depender do caso, como anticoagulantes, laxantes ou sondas, mas isso quem deve orientar é o médico após uma avaliação adequada.


Se você tiver algum parente ou conhecido nessa situação, não deixe de procurar um médico, e de preferência um geriatra.


Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Auda no youtube.
 

Copiar textoCopiar o texto
29/02/2024 16:30h

Evento realizado em Brasília reuniu cerca de 2 mil pessoas para discutir o tema “Construindo caminhos para o desenvolvimento do país”

Baixar áudio

Os programas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) sob a ótica da inovação e da tecnologia foram destaque do 13º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Realizado em Brasília (DF), o evento contou com a presença de cerca de 2 mil autoridades e especialistas para discutir o tema “Construindo caminhos para o desenvolvimento do país”, entre terça e quinta-feira (20 e 22).

Representante do MIDR, a secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, foi uma das painelistas. Ela apresentou as iniciativas da pasta que buscam fomentar a inovação, a tecnologia e a bioeconomia para o crescimento produtivo e econômico das regiões mais vulneráveis do país. É o caso do Programa Rotas de Integração Nacional. A iniciativa visa estimular o empreendedorismo, o cooperativismo e a inclusão produtiva, possibilitando que os produtores trabalhem em conjunto, ganhem escala e possam comercializar com outras localidades, estados e até países.

Para Adriana, a inovação pode ser um catalisador para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades. "Mudanças climátias e crises sanitárias, por exemplo, podem provocar vulnerabilidades nas estruturas produtivas, especialmente no mercado de commodities do Brasil. Mas esse contexto traz oportunidades associadas às nossas políticas públicas e aos nossos investimentos: é onde surge o papel da inovação. O Brasil é um país ainda altamente desigual, mas com potencialidades incríveis e subaproveitadas", ressaltou.

"Quando falamos em inovação, não falamos apenas em intensivos em tecnologia pesada, como atividades, processos ou produtos. Estamos falando também em processos que são exclusivos de uma região e, só por ser exclusivo, por si só já agrega valor. Então é isso que buscamos estimular nas nossas iniciativas de desenvolvimento produtivo”, afirmou. “Cada região apresenta potenciais significativos em relação ao aproveitamento dos resíduos e dos rejeitos, como o caroço do açaí no norte do país, que pode ser usado como biocombustível, assim como a palma forrageira, abundante no semiárido", exemplificou.

“O componente do controle social precisa ser estimulado. É um componente que gera maior autonomia nas comunidades, além de maior protagonismo na absorção e na recepção de políticas públicas que são relevantes para aqueles territórios. No tocante à inovação, esse também é um caminho para fortalecer cada vez mais processos e instrumentos que permitam maior protagonismo por meio de controle social da governança territorial”, completou.

Tecnologia

No contexto da tecnologia nas políticas públicas, Adriana Melo abordou a importância da inteligência artificial, destacando o Programa de Desenvolvimento das Capacidades para Integração e Desenvolvimento Regional (PCDR). O objetivo da iniciativa é aumentar a capacidade de gestão e sustentabilidade institucional dos municípios, para melhor atender a população local.

“Temos que utilizar muito bem a tecnologia a nosso favor no campo das políticas públicas. A inteligência artificial é uma frente incrível. Trabalhamos o fortalecimento de capacidades de estados municípios, mas o nosso foco é exatamente naqueles 80% dos pequenos municípios que dependem exclusivamente do Fundo de Participação dos Municípios”, explicou.

O deputado federal Raniery Paulino (REPUBLICANOS/PB) e o secretário de Tecnologia e Informação do Distrito Federal, Leonardo Reisman, participaram do painel.

Copiar textoCopiar o texto
29/02/2024 15:45h

Com a medida, a cidade pode solicitar recursos do Governo Federal para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços e reconstrução de infraestruturas e moradias

Baixar áudio

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência no município de Japeri, no Rio de Janeiro, atingido por chuvas intensas. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (29). Com a medida, a cidade fluminense pode solicitar recursos do Governo Federal para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços e reconstrução de infraestruturas e moradias.

Até o momento, o Rio de Janeiro tem 19 cidades com reconhecimento federal vigente: uma por conta de inundações; uma por quedas, tombamento e rolamentos; duas por vendaval; e 15 por ocorrência de fortes chuvas.

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Copiar textoCopiar o texto
29/02/2024 04:00h

Nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, a CAIXA realiza o pagamento do Bolsa Família para os beneficiários com o Número de Identificação Social - NIS terminado em 0

Baixar áudio

Nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, a CAIXA finaliza o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de fevereiro, com a realização do crédito para os beneficiários com o Número de Identificação Social, o NIS, terminado em ZERO.

Vale lembrar que, para benefício creditado em conta no CAIXA Tem, o beneficiário pode fazer transferências, pagar contas e fazer PIX, direto no aplicativo do celular.

O benefício também pode ser movimentado utilizando o cartão de débito da conta nos comércios ou nas Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, terminais de autoatendimento e em Agências da CAIXA.

Para baixar os aplicativos CAIXA Tem e Bolsa Família é bem fácil, basta entrar na loja de aplicativos do seu smartphone. É de graça. Não se esqueça!

Copiar textoCopiar o texto