O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para ventos costeiros na região litorânea do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, neste sábado (27).
Além disso, no estado gaúcho, durante o período da manhã, muitas nuvens serão notadas do sudeste até a faixa centro-oeste. Já à tarde, a previsão indica que essa áreas contará com pancadas de chuva e trovoadas, sobretudo em municípios como Itaqui, São Gabriel, Bagé e Herval.
Em Santa Catarina, geadas são esperadas principalmente em cidades localizadas da faixa de Campos Novos até Irineópolis. À tarde, a capital Florianópolis permanecerá com muitas nuvens, mas o tempo estará estável em grande parte do estado.
No Paraná, um nevoeiro deve atingir principalmente a capital Curitiba, enquanto o restante do estado permanecerá com poucas nuvens. À tarde, o tempo tende a ficar claro em municípios como Jaburandi, Lençóis Paulistas e Itaí.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 9°C, em Curitiba. Já a máxima deve atingir 25°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
O QUE É GEADA?
Depósito de gelo cristalino — em formas como agulhas, prismas ou escamas — formado pela sublimação do vapor d’água do ar adjacente sobre superfícies expostas, como solo, plantas e objetos.
O QUE É NEVOEIRO?
Massa de minúsculas — porém visíveis — gotículas de água suspensas próximo à superfície, que reduzem a visibilidade horizontal para menos de 1 km. Forma-se quando a temperatura do ar se iguala ou se aproxima do ponto de orvalho, na presença de núcleos de condensação suficientes.
5 Motivos para saber das previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção dos marinheiros, dos navios e dos passageiros;
- Aeronáutica: proteção e segurança dos pilotos, das aeronaves e dos passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras à pesca; e
- Turismo: garantia de um passeio e de uma viagem feliz e tranquila.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).