
Voltar
LOC: Diante dos impactos causados pelo colapso da ponte Juscelino Kubitschek, que liga os estados do Maranhão e do Tocantins, no ano passado, a Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta quinta-feira, 25 de setembro, a situação de emergência no município maranhense de Porto Franco. Com o reconhecimento, a prefeitura já pode solicitar recursos para ações de defesa civil. A diretora de Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, Juliana Moretti, explica como os repasses podem ser aplicados.
TEC./SONORA: JULIANA MORETTI
“Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados em três frentes: ações emergenciais para socorro e assistência às vítimas de desastres, como por exemplo o fornecimento de kits de alimentos, de higiene e apoio logístico; - restabelecimento de serviços essenciais, como abastecimento de água e a desobstrução de vias; e por fim, na recuperação de áreas afetadas por desastres como por exemplo as ações para a reconstrução de infraestruturas públicas e residenciais atingidas.”
LOC: Até o momento, o Maranhão tem 19 reconhecimentos vigentes, dos quais 11 por chuvas intensas, três por estiagem, dois por colapso de edificações, dois por alagamentos e um por erosão continental. Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em proteção e Defesa Civil, acesse http://mdr.gov.br Reportagem, Manuela Rolim