
Voltar
LOC: O Serviço Social da Indústria, o SESI, em parceria com o Instituto Reúna, registrou resultados expressivos na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio da rede SESI, em todo o país.
O programa Módulo de Aprendizagem Personalizada, o MAP, já beneficiou mais de 33 mil jovens, em 24 estados, envolvendo 60 professores que aplicam a metodologia nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Matemática foi escolhida como prioridade por todas as escolas da rede. Em 2023, mais da metade dos alunos do 1º ano do Ensino Médio apresentava defasagem na disciplina – 21% estavam abaixo do nível básico e 31% no nível básico.
Em 2025, cerca de 60% dos estudantes alcançaram o nível adequado, enquanto apenas 0,6% permaneceram abaixo do básico e quase 11% ficaram no nível básico. No total, mais de 88% atingiram níveis adequados ou avançados de proficiência.
Para o especialista em Educação da rede SESI, Matheus Lincoln, os resultados positivos do programa se devem à abordagem estruturada e sistêmica.
TEC./SONORA: Especialista em Educação da rede SESI, Matheus Lincoln.
“Os principais fatores para a gente ter esse resultado, foi oferecer uma solução sistêmica para um problema complexo. Então, a recomposição da aprendizagem, o nosso módulo de aprendizagem personalizada, focou na formação do professor, para ele trabalhar com as lacunas de aprendizagem dos estudantes, produzir um material específico para os alunos utilizarem nesse processo. Era um material didático e projetos voltados para temáticas de interesse da juventude.”
LOC: A professora de Matemática do SESI do município baiano de Candeias, Viviane Nery, destaca que o Programa MAP trouxe mudanças significativas para a sala de aula.
TEC./SONORA: Professora de Matemática do SESI Candeias (BA), Viviane Nery.
“Os alunos ficaram mais participativos e confiantes para resolver as atividades, sem aquele medo de estar errando. Eles começaram a expor melhor as ideias, o raciocínio, e isso fortaleceu também o aprendizado coletivo. Acho que o maior ganho foi ver que eles não ficaram presos só em decorar fórmulas e métodos, mas passaram a compreender a Matemática de forma mais prática, de forma mais significativa.”
LOC: Atualmente, o MAP está presente em mais de 180 escolas da rede SESI. A partir de 2026, será ampliado para turmas do ensino fundamental, do 4º ao 9º ano, inspirado no sucesso do projeto no Ensino Médio.
Reportagem, Deborah Souza.