Voltar
Baixar áudioO Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou, na terça-feira (25), uma medida que fortalece a previsibilidade regulatória e aprimora a gestão dos contratos aeroportuários no país. Durante a abertura do Airport National Meeting (ANM) 2025, em Brasília (DF), foi assinada uma portaria que define novos procedimentos para avaliar obrigações adicionais impostas às concessionárias por outros órgãos da administração pública federal.
A portaria determina que o Ministério verifique se novas exigências não previstas nos contratos de concessão estão alinhadas à política pública de aviação civil e às diretrizes do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). O objetivo é garantir segurança jurídica, evitar desequilíbrios financeiros e permitir que os operadores possam ampliar serviços com eficiência, mantendo a sustentabilidade dos contratos e a melhoria contínua da experiência dos usuários.
Durante o evento, o ministro de Portos de Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o momento estratégico vivido pelo setor. “Nunca vivenciamos um período tão fértil para a aviação brasileira. Temos desafios, mas também uma agenda de oportunidades. Toda caminhada começa com o primeiro passo”, afirmou.
Durante o evento, o secretário executivo do MPor, Tomé Franca, reforçou o impacto social e econômico da modernização contínua dos aeroportos. “É muito bom ver a transformação dessa infraestrutura gerando mais segurança operacional e eficiência logística para o Brasil. Isso permite encurtar distâncias, otimizar o tempo das pessoas e conectar famílias e destinos. Além disso, contribui para a indústria e o transporte de carga, o que é fundamental para o crescimento econômico do país. Deixo meu registro para parabenizar os concessionários, os CEOs e o time de cada concessionária, que fazem essa realidade acontecer”, disse Franca.
A partir da publicação da portaria, qualquer demanda da administração pública federal que gere novas obrigações às concessionárias deverá ser encaminhada para análise da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério.
Copiar o textoO Brasil criou a Associação de Minerais Críticos (AMC), uma entidade nacional para atuar em toda a cadeia desses insumos, desde a exploração e mineração até o processamento, tecnologia e inovação. A iniciativa aparece em um momento de expansão acelerada do mercado, impulsionado pela corrida internacional por lítio, níquel, terras raras, grafite, cobre e outros minerais essenciais para baterias, energias renováveis, eletrificação e a nova economia de baixo carbono. “A Associação de Minerais Críticos foi criada para integrar as empresas que atuam nos minerais essenciais à transição energética e consolidar o Brasil como referência global, com inovação, responsabilidade socioambiental e um ambiente regulatório estável”, afirma Marisa Cesar, diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da PLS e presidente do conselho da AMC.
A AMC nasce com três propósitos simultâneos: o primeiro é atender a demanda por minerais críticos que aumenta a cada dia e países buscam fornecedores confiáveis, sustentáveis e geopoliticamente estáveis; a segunda é a necessidade de uma representação técnica dedicada, capaz de dialogar com governo, organismos multilaterais e investidores com profundidade, especialmente em um setor onde muitas empresas ainda são consideradas juniores e, por último, a provocação dos próprios órgãos públicos, que estimularam o setor privado a se organizar para contribuir de forma estruturada com a discussão da Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos. “A AMC surge para complementar o trabalho já muito bem desenvolvido pelas demais entidades representativas, como o IBRAM, e está alinhada aos anseios do estado brasileiro. A proposta é preencher lacunas que afetam especialmente as empresas juniores do segmento, criando um ambiente mais estruturado para que possam dialogar com governo, investidores e organismos internacionais. Nosso objetivo é fortalecer essa articulação e garantir que toda a cadeia avance com mais segurança jurídica, previsibilidade e competitividade”, comenta Marcelo Carvalho, diretor executivo da Meteoric Brasil e vice-presidente do conselho da AMC.
A atuação da nova associação terá três eixos principais: articulação institucional e regulatória; inteligência setorial voltada à competitividade; e atração de investimentos para impulsionar a industrialização, tecnologias de baixa emissão e o fortalecimento do midstream, etapa considerada crítica para que o Brasil não permaneça apenas como exportador de matéria-prima. Esses esforços incluem debates sobre gargalos históricos como licenciamento, infraestrutura, logística e previsibilidade regulatória, além de propostas para novos instrumentos econômicos, como fundo garantidor e eventuais incentivos fiscais voltados à cadeia dos minerais críticos.
O grupo fundador reúne empresas do setor mineral e de serviços associados, incluindo AClara, Atlantic Nickel, Centaurus, Graphcoa, Graph+, Meteoric, PLS, Viridis e Lithium Ionic, com apoio do escritório Frederico Bedran Advogados, além de outras parceiras em fase final de formalização. “Todas as empresas e instituições que atuam ou investem em minerais críticos são bem-vindas. A AMC nasce para unir o setor e qualificar o debate nacional. Nosso compromisso é criar um espaço de diálogo técnico estruturado que ajude a superar gargalos históricos e fomente um ambiente favorável a investimentos”, diz Frederico Bedran, sócio do Frederico Bedran Advogados e diretor executivo da AMC.
A associação também terá papel direto no apoio à formulação e implementação de políticas públicas. A AMC será complementar ao trabalho do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM) e do Grupo de Trabalho de Minerais Críticos, instâncias centrais na definição de estratégias para o setor. A AMC contribuirá com diagnósticos técnicos, análises e propostas, além de integrar o GT de Minerais Críticos. A criação da AMC tem implicações diretas para a população, uma vez que o desenvolvimento dos minerais críticos gera empregos qualificados, cria novas oportunidades econômicas em regiões mineradoras, atrai investimentos em infraestrutura, fomenta inovação e reduz a dependência de importações em setores estratégicos como energia, tecnologia e telecomunicações. Além disso, padrões ESG mais rigorosos garantem que o crescimento do setor seja acompanhado de benefícios sociais e ambientais concretos para comunidades. “O Brasil tem condições únicas para liderar esse mercado, e a AMC vai ajudar a transformar esse potencial em realidade. Nosso compromisso é fortalecer o país como um dos principais hubs globais de minerais críticos, com segurança jurídica, competitividade e padrões ESG robustos. A AMC pode acelerar a transição energética no Brasil e garantir que o desenvolvimento mineral gere benefícios reais para as pessoas, com mais empregos qualificados, inovação e oportunidades para as comunidades”, conclui Marisa. A imprensa poderá acompanhar o trabalho da associação por meio de publicações periódicas, notas técnicas, eventos públicos e, em breve, pelo website oficial. A assessoria de comunicação da AMC será apresentada após o lançamento completo da entidade.
Fundo de investimento privado especializado em mineração, a Appian Capital Brazil aderiu oficialmente à Associação de Minerais Críticos (AMC), instituição que nasce para ampliar a presença brasileira em cadeias globais de alto valor agregado, além de apoiar no debate de políticas públicas do setor impulsionando a mineração brasileira em áreas onde há desafios e dinâmicas específicas. O evento de lançamento da AMC ocorrerá na próxima, terça feira, dia 25 de novembro, em seção solene, em Brasília (DF), e contará com a presença de prefeitos de regiões minerárias, além de deputados federais e estaduais envolvidos em políticas públicas que visam o desenvolvimento sustentável e responsável do setor. “A filiação dos nossos ativos à AMC reforça o nosso compromisso com padrões elevados de governança, responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável da cadeia mineral no Brasil. Participar desse ecossistema é fundamental para contribuir com políticas públicas, impulsionar a inovação e garantir que a produção de minerais estratégicos avance de forma segura, transparente e alinhada às melhores práticas globais”, explica Ricardo Alves, diretor executivo da Graphcoa.
Em seis anos de atuação no Brasil, atualmente com a gestão de dois ativos, Atlantic Nickel, produtor de níquel sulfetado, mineral fundamental para baterias de veículos elétricos e tecnologias limpas; e Graphcoa, produtor de grafite, mineral amplamente utilizado em sistemas elétricos e energias renováveis, tem sido importante fomentador no País da transição energética, o grupo que atua na produção de commodities para novas fontes de energia mais limpas e sustentáveis, reafirma o seu compromisso com o fomento da transição energética.
Copiar o texto
Baixar áudioMais de 1,7 mil mulheres se encontraram na 6ª edição do Liberdade para Empreender, em São Paulo, dedicado ao fortalecimento do empreendedorismo feminino. O encontro reuniu empreendedoras de todas as regiões do país num espaço que promoveu conexões, conhecimento prático e reflexões sobre como impulsionar produtos e serviços com equilíbrio entre a vida real e os negócios.
O evento é promovido anualmente pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), com uma programação extensa. Nesta edição, as participantes acompanharam palestras, painéis e oficinas com temas desde tecnologia e inovação até longevidade, liderança feminina e saúde emocional.
O tema da edição 2025 foi “Empreender no Digital e Viver no Real: Equilíbrio é o Novo Sucesso”.
A presidente do CMEC, Ana Cláudia Badra Cotait, destacou os impactos do encontro ao inspirar as empreendedoras participantes a acelerarem os seus negócios com confiança e liberdade.
“Um evento sensacional, que traz conhecimento, inspiração, liberdade para as mulheres serem o que elas são realmente no evento. Tenho certeza que a gente transforma vidas e o evento transformou vidas. Foi um evento maravilhoso que, com os patrocinadores, com os apoiadores, trouxe o que a gente pretendia, liberdade para empreender e inspiração para as mulheres”, ressalta Ana Cláudia.
Conforme o CMEC, o evento já soma mais de 100 mil mulheres impactadas ao longo das seis edições e mais de 2 mil pequenos negócios inspirados pela programação.
As empreendedoras tiveram a oportunidade de fazer conexões, tanto de amizade quanto de negócios, com mulheres de todo o país. A empresária da área de artesanato de Iracemápolis (SP), Priscila Norte, é dona da Arte em Pregas (@arte_em_pregas) e afirmou que o encontro é fundamental para fomentar o networking entre as empresárias do país.
“O Liberdade para Empreender é um encontro de mulheres, de conexão e de aprendizado que impacta tanto nos nossos negócios no dia a dia. Levar pra casa esse conhecimento é fundamental”, diz Priscila.
Diretamente do Norte do país, a palestrante de treinamentos empresariais e uma das diretoras do CEMEC Palmas (TO), Luna Novais (@lunanovaisoficial), ressaltou o papel do encontro para instigar as empreendedoras à atualização no ramo empresarial.
“Trabalho com palestras de treinamentos empresariais; sei da necessidade e da importância da gente estar sempre se atualizando e se conectando com outras mulheres que, assim como nós, estão nesse mundo tão desafiante que é o empreendedorismo. O CEMEC está de parabéns pela organização do evento, pela proposta e por permitir essa conexão com tantas mulheres importantes, fortes, empreendedoras e que tenham cada vez mais liberdade para empreender”, deseja Luna.
Além de conectar mulheres, o CMEC também reuniu diferentes especialistas para abordar temas destinados a fortalecer os negócios femininos. O painel “Como usar IA para alavancar sua vida e seus negócios” destacou a importância da adaptação às tecnologias e à modernidade para impulsionar vendas e colocação no mercado.
O tema foi apresentado por Fernanda Bornhausen, empresária, conselheira, mentora e psicóloga, e Raffael Nunes, estrategista em vendas e especialista em Inteligência Artificial.
Os apresentadores mostraram diversas ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar o dia a dia nas vendas e no marketing digital, como o Gemini 3.0 e o Genspark AI.
Fernanda Bornhausen disse que, com o uso de IA, as empresárias poderão ter mais tempo para cuidar de si e encarar os desafios cotidianos de empreender de forma mais leve. “Inteligência Artificial bem usada, além de ampliar a nossa inteligência, nos faz sonhar grande”, afirmou Fernanda Bornhausen durante a apresentação.
Já no painel “Inovar e empreender: transformando desafios em oportunidades”, a CEO investidora, Shark Tank Brasil e empreendedora serial, Cris Arcangeli, falou sobre a relevância da inovação para as mulheres terem sucesso nos negócios. Segundo ela, a inovação ajuda a vender e a produzir conteúdo para as redes sociais, já que traz diferenciação para a área de atuação da mulher – seja de produtos ou serviços. “Todo negócio precisa ter um quê de inovação, porque a inovação vai te ajudar a vender”, apontou.
O encontro também promoveu painéis sobre liderança empresarial e equilíbrio emocional. Confira os principais temas abordados:
O CMEC está diretamente ligado à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e atua como um conselho deliberativo dentro da entidade. A Confederação oferta estrutura e o suporte para o funcionamento do CMEC Nacional – que tem como foco fortalecer e incentivar o empreendedorismo feminino em todo o território nacional, por meio da rede das Associações Comerciais.
Copiar o texto
Baixar áudioO Ministério de Portos e Aeroportos anunciou investimento de R$ 380 milhões em tecnologia voltada ao monitoramento em tempo real da navegação nas principais áreas portuárias do país. O Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS, na sigla em inglês) será implantado em Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Itaguaí (RJ), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). Juntos, esses portos respondem por 56% da movimentação realizada nos portos públicos brasileiros.
De acordo com o ministério, o VTMIS permitirá acompanhar, de forma contínua, o deslocamento das embarcações, garantindo maior precisão na gestão das operações portuárias e fornecendo informações atualizadas sobre as condições de navegabilidade.
O sistema reúne dados de radares, câmeras e sensores que monitoram as condições do mar, meteorologia, ventos, correntes e marés.
O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, afirmou que o investimento representa um avanço logístico e tecnológico para o país. "Estamos trazendo para o Brasil o que há de mais avançado em tecnologia portuária, um sistema utilizado nos principais terminais do mundo e que amplia nossa eficiência logística. Nossos portos estão batendo recordes de movimentação e precisamos constantemente modernizá-los e aumentar sua eficiência", disse o ministro.
O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, ressaltou que o novo sistema tem papel central na segurança da navegação e na proteção ambiental. "Com o investimento de R$ 380 milhões em tecnologia para monitoramento em tempo real das embarcações nas áreas portuárias, nós estamos modernizando a forma como os portos funcionam. O VTMIS proporciona maior segurança à navegação, maior proteção ao meio ambiente e muito mais eficiência nas operações. É um salto extremamente importante para a infraestrutura portuária brasileira, que passa a atuar com rapidez, precisão e responsabilidade, integrando tecnologia e sustentabilidade ao serviço logístico do país", afirmou.
Entre os portos que já iniciaram o processo de implementação do sistema está o de Santos, onde o projeto foi licitado e o resultado será divulgado no início de dezembro.
Em Paranaguá, a Autoridade Portuária deve lançar o edital ainda neste ano, com previsão de operação e manutenção por cinco anos.
O Porto de Rio Grande está instalando um sistema semelhante, com sensores térmicos e infravermelhos capazes de operar durante a noite e medir variáveis como a salinidade da água, fator que influencia diretamente na capacidade de carga dos navios. O equipamento também pode oferecer as condições de vento, maré e corrente marítima. Em relação à salinidade da água, a variável é considerada fundamental para o Porto de Rio Grande, localizado na Lagoa dos Patos.
Já no Rio de Janeiro, a Autoridade Portuária implementa o sistema de VTMIS para modernizar e integrar o monitoramento do tráfego aquaviário. Dividido em três etapas, a primeira fase do projeto inaugurou o Centro de Controle Operacional (CCO), com instalação de sensores. Para a segunda etapa, o projeto prevê a aquisição de equipamentos, a ativação de estações remotas e a integração de dados. Por fim, a fase 3 consistirá na implementação total do VTMIS, conforme cronograma estabelecido.
Os Portos de Belém, Santarém e Vila do Conde, no Pará, Salvador e Aratu, na Bahia, São Francisco do Sul, Imbituba e Itajaí, em Santa Catarina, Fortaleza, no Ceará e Manaus, no Amazonas, encontram-se em etapas de estudos para definição das necessidades técnicas e investimentos.
O sistema também reforçará a segurança pública, permitindo a detecção de atividades suspeitas, como tráfico de drogas e contrabando, por meio da integração de dados com outros órgãos e da utilização de câmeras e radares que ampliam o controle das áreas de acesso.
Além do VTMIS, o Governo Federal coordena outras iniciativas de Inteligência Logística Portuária, como o VTS (Vessel Traffic Services) e o LPS (Local Port Service), ampliando o monitoramento e a integração entre as operações. As ações visam alinhar o Brasil aos padrões internacionais de segurança e gestão portuária, com foco na eficiência das operações e na redução de riscos ambientais e operacionais.
Copiar o textoO pagamento é realizado preferencialmente na Poupança CAIXA ou conta CAIXA Tem
Baixar áudioA CAIXA realiza nesta quinta-feira, 27, o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de novembro para os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 9.
O pagamento é realizado preferencialmente na Poupança CAIXA ou conta CAIXA Tem. Com a conta CAIXA Tem, os beneficiários podem pagar contas e fazer transferências diretamente pelo aplicativo no celular.
O benefício também pode ser movimentado com o cartão de débito da conta em comércios, Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, terminais de autoatendimento e Agências da CAIXA.
Atualização da tabela do Simples: empresários defendem correção em encontro do associativismo
Além disso, é possível realizar saques sem cartão nos terminais de autoatendimento e Unidades Lotéricas, utilizando a identificação biométrica previamente cadastrada em uma agência da CAIXA.
No aplicativo Bolsa Família é possível acompanhar as informações do benefício, além de receber atualizações e novidades sobre o Programa.
Para baixar os aplicativos CAIXA Tem e Bolsa Família, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone. É gratuito.
O Programa Bolsa Família é a transferência mensal de renda do maior programa social do Brasil, reconhecido por tirar milhões de famílias da fome. O modelo atual considera tamanho e características do núcleo familiar: lares com três ou mais pessoas tendem a receber valores maiores do que famílias unipessoais, reforçando a proteção social.
Além da renda, o Bolsa Família integra políticas públicas para ampliar acesso a saúde, educação e assistência social. O foco é promover dignidade e cidadania, articulando ações complementares (esporte, ciência, trabalho) para a superação da pobreza e a transformação social.
Para ter direito ao pagamento do Bolsa Família, a renda por pessoa da família deve ser de até R$ 218/mês.
Exemplo: 1 pessoa com salário mínimo (R$ 1.518) em família de 7 integrantes → renda per capita de R$ 216,85. Como está abaixo de R$ 218, a família é elegível ao benefício.
Mesmo inscrita no CadÚnico, a família só recebe quando for selecionada pelo sistema do programa. A inclusão é contínua e mensal, de forma automatizada, conforme os critérios de elegibilidade e a atualização cadastral.
Preciso estar no CadÚnico? Sim, é obrigatório para concorrer ao pagamento do Bolsa Família.
O valor é igual para todos? Não. O modelo considera o tamanho e o perfil familiar, podendo variar.
Cadastro feito = pagamento imediato? Não. A seleção é mensal e automatizada; a família começa a receber quando é incluída.
Onde tirar dúvidas? Procure o CRAS do seu município ou os canais oficiais do programa.
Copiar o texto
Baixar áudioO Plenário do Senado aprovou o projeto de lei complementar (PLP 185/2024) que propõe regulamentar a aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) em todo Brasil. A regulamentação estava prevista na Constituição desde 1988 e agora atingirá diretamente mais de 400 mil agentes que atuam na Atenção Primária em saúde pública em todo o território nacional. Por decisão unânime, o projeto agora segue para apreciação da Câmara dos Deputados.
A proposta reconhece que esses trabalhadores estão expostos diariamente a riscos biológicos, condições adversas e deslocamentos constantes, o que justifica regras diferenciadas de aposentadoria. As principais mudanças são:
A aprovação do projeto altera os regimes próprios de previdência e será necessária uma reorganização administrativa e financeira dos estados, municípios e do DF. Outros pontos apontam que a medida:
A análise do projeto ocorreu em meio a uma movimentação intensa nos bastidores de Brasília. Horas após o presidente Lula confirmar Jorge Messias como indicado ao Supremo Tribunal Federal — e não Rodrigo Pacheco, que era cotado para a vaga — o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), colocou o PLP em votação.
A decisão chamou atenção, já que o projeto tem alto impacto fiscal, estimado em valores bilionários para os próximos anos. Ainda assim, foi aprovado de maneira unânime, o que se especula ser um recado político no dia da indicação ao STF.
As informações são do site Senado Notícias.
Copiar o texto
Baixar áudioA CAIXA paga, nesta quinta-feira, 27 de novembro, nova parcela do Programa Pé-de-Meia para os estudantes do Ensino Médio Regular e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, a EJA, nascidos nos meses de julho e agosto.
O incentivo será creditado em conta Poupança CAIXA Tem e os valores podem ser movimentados pelo App CAIXA Tem.
O estudante pode fazer transferências, PIX e pagar contas, direto no aplicativo.
Além disso, o estudante também pode movimentar os valores com o cartão do programa, fazendo compras e pagamentos.
O Programa Pé-de-Meia apoia a permanência e a conclusão escolar dos estudantes matriculados no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos da rede pública.
Para mais informações sobre os pagamentos do Pé-de-Meia, acesse: www.caixa.gov.br.
O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional do Governo Federal para estudantes do ensino médio público inscritos no CadÚnico. Ele funciona como uma poupança para manter a frequência e estimular a conclusão do ensino médio, reduzindo desigualdades e promovendo inclusão e mobilidade social.
Copiar o texto
Baixar áudioO Serviço Social da Indústria (SESI) e o Conselho Nacional do SESI acabaram de lançar 3 mil vagas gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante em Santa Catarina. A formação faz parte do SEJA PRO+ Trabalho e Emprego, programa realizado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, que une educação básica e qualificação profissional.
Durante o lançamento do programa no estado, nesta quarta-feira (26), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Gilberto Seleme, destacou que a iniciativa ajuda a suprir a falta de mão de obra qualificada no estado.
“Estamos hoje em um apagão de mão-de-obra aqui, porque falta educação e qualificação. As indústrias de Santa Catarina estão precisando de mão-de-obra qualificada. É uma indústria moderna e o SESI/SC, juntamente com o SESI Nacional, está oferecendo essa qualificação para o nosso futuro trabalhador da indústria”, afirmou.
O SEJA PRO+ Trabalho e Emprego prioriza jovens entre 18 a 29 anos que não concluíram a educação básica no período regular. Segundo Roberta de Oliveira, gerente de projetos do Conselho Nacional do SESI, o objetivo é abrir portas para quem está na informalidade.
“[O objetivo] é emprego para quem não tem, para quem está na informalidade. A gente também sabe que o estudo promove essa melhoria, [o estudante] consegue um emprego melhor, consegue ganhar mais. Então, a ideia também é ele se movimentar na carreira, buscar uma outra carreira ou, na própria carreira que ele está, passar para um emprego melhor”, esclarece.
Uma parte das vagas será destinada a pessoas atendidas por organizações não governamentais, militares e pessoas privadas de liberdade. O restante ficará aberto ao público geral que pode se inscrever na página da EJA do SESI/SC até fevereiro de 2026. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
Os participantes terão dois encontros semanais: um dedicado à educação básica (3h45 de duração) e outro à qualificação profissional (3h30).
De acordo com o SESI/SC, os conhecimentos já adquiridos pelo aluno ao longo da vida são avaliados em uma prova, permitindo que ele curse apenas as disciplinas pendentes. Assim, é possível concluir o Ensino Fundamental ou Médio e obter um certificado de qualificação do SENAI em até 13 meses letivos.
O SEJA PRO+ Trabalho e Emprego em Santa Catarina oferece qualificações nas áreas industrial, técnica e de produção, entre elas:
As aulas começam em março de 2026 e serão realizadas nas escolas do SESI/SC ou em unidades das instituições parceiras. A FIESC ainda definirá os locais de cada curso, conforme a demanda dos inscritos.
Durante o evento de lançamento do programa em Santa Catarina, a egressa Daniela de Souza de Paula relatou sua trajetória como exemplo do impacto da EJA Profissionalizante. Com apenas o Ensino Fundamental concluído, ela retomou os estudos em 2020 e finalizou a educação básica no ano seguinte, mesmo durante a pandemia. Hoje cursa a segunda graduação e atua como coordenadora em uma instituição que atende crianças e adolescentes com autismo.
“Se a educação foi capaz de transformar a minha vida, quando tudo parecia distante, imagino o que pode realizar por tantos outros que ainda aguardam apenas uma oportunidade”, relatou.
O SEJA PRO+ Trabalho e Emprego é uma parceria entre o SESI Nacional, o Conselho Nacional do SESI e o Ministério do Trabalho e Emprego e prevê a oferta de 25 mil vagas em todo o Brasil — 3 mil em Santa Catarina e outras 22 mil nos demais estados. O programa também já foi lançado na Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, São Paulo e Rondônia.
Segundo o assessor da Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego, Marcelo Marcos Benedito, o objetivo é elevar a escolaridade e a qualificação dos jovens. “Estamos implantando no Sistema Nacional de Emprego (Sine) uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA). Por isso, pretendemos que as habilidades e as experiências desse jovem sejam cruzadas e esse encaminhamento [para as vagas de emprego] seja mais assertivo”, esclarece.
Copiar o texto
Baixar áudioOs municípios brasileiros recebem nesta sexta-feira (28) o terceiro repasse de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No total, as prefeituras vão partilhar R$ 4,6 bilhões, um aumento de cerca de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram distribuídos R$ 4 bilhões.
O FPM costuma ser transferido nos dias 10, 20 e 30 de cada mês. Como neste decêndio a data cairia em um domingo, o repasse foi antecipado para o primeiro dia útil anterior.
O especialista em orçamento público, Cesar Lima, aponta que “estamos fechando o ano com um ótimo resultado do FPM para os municípios”.

O Sudeste concentra a maior quantia destinada aos estados brasileiros. Os municípios de São Paulo partilham R$ 569,6 milhões. Desse total, 53 cidades recebem a maior cota, de R$ 2,4 milhões cada, entre elas Campinas, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo.
No Nordeste, região que lidera em volume de recursos, a Bahia se destaca com mais de R$ 370,2 milhões. No estado, 11 municípios são contemplados com a parcela mais elevada, de R$ 2,7 milhões cada, como Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista.
No Sul, o maior montante é destinado ao Rio Grande do Sul, que distribuirá mais de R$ 291,6 milhões entre as prefeituras. Ao todo, 11 cidades recebem o repasse mais alto, de R$ 2,4 milhões, incluindo Canoas, Caxias do Sul e Pelotas.
No Centro-Oeste, Goiás lidera a lista, com R$ 149 milhões. Sete municípios recebem o maior valor repartido, R$ 2,3 milhões cada, entre eles Anápolis, Luziânia e Rio Verde.
Já no Norte, o Pará concentra o maior volume, com R$ 131,5 milhões. Seis municípios figuram entre os que recebem a maior parcela, de R$ 2 milhões cada, como Marabá, Santarém e Castanhal.
Até o dia 25 de novembro de 2025, 12 municípios estavam bloqueados para recebimento do FPM. São eles:
Para desbloquear a verba, o gestor público deve identificar o órgão que determinou o congelamento. Em seguida, deve conhecer o motivo e regularizar a situação.
Segundo Lima, “os municípios precisam verificar se o motivo do bloqueio é a falta de envio das declarações de regularidade, de execução orçamentária ou de gestão fiscal; o descumprimento dos mínimos constitucionais de saúde e educação; ou ainda alguma obrigação contratual em que a União atue como fiadora”.
Vale lembrar que os recursos bloqueados não são perdidos, apenas permanecem suspensos até que as pendências sejam resolvidas.
Considerado a principal fonte de receita de cerca de 80% dos municípios brasileiros, o FPM é um repasse previsto na Constituição Federal. Os recursos do fundo são formados por 22,5% do que a União arrecada com Imposto de Renda (IR) e com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
O valor recebido pelos municípios varia de acordo com o número de habitantes e, a cada ano, passa por uma atualização com base em dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Copiar o textoA soja apresenta alta no Paraná e em Paranaguá; o trigo sofre reajustes
Baixar áudioO valor da saca de 60 kg da soja abre esta quinta-feira (27) em alta, tanto no interior do Paraná quanto no litoral do estado, em Paranaguá.
Na primeira região, o grão teve valorização de 0,04% e é negociado a R$ 135,74; na segunda, o ajuste foi de 0,44%, com a mercadoria cotada a R$ 141,70.
INDICADOR DA SOJA CEPEA/ESALQ - PARANÁ
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 26/11/2025 | 135,74 | 0,04% | 1,62% | 25,44 |
| 25/11/2025 | 135,69 | 0,82% | 1,58% | 25,24 |
| 24/11/2025 | 134,58 | -0,58% | 0,75% | 24,95 |
| 21/11/2025 | 135,37 | -0,35% | 1,34% | 25,08 |
| 19/11/2025 | 135,85 | 0,30% | 1,70% | 25,45 |
INDICADOR DA SOJA CEPEA/ESALQ - PARANAGUÁ
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 26/11/2025 | 141,70 | 0,44% | 1,30% | 26,55 |
| 25/11/2025 | 141,08 | 0,39% | 0,86% | 26,24 |
| 24/11/2025 | 140,53 | -0,28% | 0,46% | 26,05 |
| 21/11/2025 | 140,93 | -0,54% | 0,75% | 26,11 |
| 19/11/2025 | 141,70 | 0,40% | 1,30% | 26,55 |
O preço do trigo, por sua vez, registra valorização de 0,07% no Paraná e desvalorização de 0,75% no Rio Grande do Sul. No primeiro estado, a tonelada é vendida a R$ 1.200,39, enquanto no segundo é comercializada a R$ 1.029,26.
PREÇO MÉDIO DO TRIGO CEPEA/ESALQ - PARANÁ
| DATA | VALOR R$/T* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$/T* |
|---|---|---|---|---|
| 26/11/2025 | 1.200,39 | 0,07% | 0,57% | 224,96 |
| 25/11/2025 | 1.199,56 | 0,28% | 0,50% | 223,13 |
| 24/11/2025 | 1.196,20 | 0,17% | 0,22% | 221,77 |
| 21/11/2025 | 1.194,18 | -0,45% | 0,05% | 221,27 |
| 19/11/2025 | 1.199,57 | 0,21% | 0,50% | 224,72 |
PREÇO MÉDIO DO TRIGO CEPEA/ESALQ - RIO GRANDE DO SUL
| DATA | VALOR R$/T* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$/T* |
|---|---|---|---|---|
| 26/11/2025 | 1.029,26 | -0,75% | -4,68% | 192,89 |
| 25/11/2025 | 1.037,08 | -0,21% | -3,96% | 192,91 |
| 24/11/2025 | 1.039,30 | -0,30% | -3,75% | 192,68 |
| 21/11/2025 | 1.042,42 | -0,17% | -3,47% | 193,15 |
| 19/11/2025 | 1.044,16 | 0,00% | -3,30% | 195,61 |
Os valores são do Cepea.
A saca de soja e a saca de trigo são as principais unidades de comercialização de grãos no Brasil. Cada saca equivale a 60 quilos, padrão adotado por órgãos oficiais como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Esse formato padronizado facilita o comércio da soja e do trigo, além de permitir um acompanhamento mais preciso das cotações e variações de preços no mercado nacional.
Copiar o texto
Baixar áudioO preço do boi gordo registra desvalorização de 0,05% nesta quinta-feira (27) e a arroba é negociada a R$ 321,10, no estado de São Paulo.
INDICADOR DO BOI GORDO CEPEA/ESALQ
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 26/11/2025 | 321,10 | -0,05% | 0,71% | 60,18 |
| 25/11/2025 | 321,25 | -0,37% | 0,75% | 59,76 |
| 24/11/2025 | 322,45 | 0,00% | 1,13% | 59,75 |
| 21/11/2025 | 322,45 | 0,30% | 1,13% | 59,75 |
| 19/11/2025 | 321,50 | 0,08% | 0,83% | 60,23 |
Nos atacados da Grande São Paulo, São José do Rio Preto e Descalvado, os preços do frango congelado apresentaram estabilidade, assim como os do frango resfriado. A primeira mercadoria é vendida a R$ 8,11, enquanto a segunda é comercializada a R$ 8,12.
PREÇOS DO FRANGO CONGELADO CEPEA/ESALQ - ESTADO SP
| DATA | VALOR R$ | VAR./DIA | VAR./MÊS |
|---|---|---|---|
| 26/11/2025 | 8,11 | 0,00% | 1,25% |
| 25/11/2025 | 8,11 | 0,00% | 1,25% |
| 24/11/2025 | 8,11 | 0,00% | 1,25% |
| 21/11/2025 | 8,11 | 0,00% | 1,25% |
| 19/11/2025 | 8,11 | 0,00% | 1,25% |
PREÇOS DO FRANGO RESFRIADO CEPEA/ESALQ - ESTADO SP
| DATA | VALOR R$ | VAR./DIA | VAR./MÊS |
|---|---|---|---|
| 26/11/2025 | 8,12 | 0,00% | 0,50% |
| 25/11/2025 | 8,12 | 0,00% | 0,50% |
| 24/11/2025 | 8,12 | 0,00% | 0,50% |
| 21/11/2025 | 8,12 | 0,00% | 0,50% |
| 19/11/2025 | 8,12 | 0,00% | 0,50% |
A carcaça suína especial também volta a apontar estabilidade no preço, sendo negociada a R$ 12,76 por quilo nos atacados da Grande São Paulo.
PREÇOS DA CARCAÇA SUÍNA ESPECIAL (R$/kg)
| DATA | MÉDIA | VAR./DIA | VAR./MÊS |
|---|---|---|---|
| 26/11/2025 | 12,76 | 0,00% | 2,99% |
| 25/11/2025 | 12,76 | -0,39% | 2,99% |
| 24/11/2025 | 12,81 | -0,16% | 3,39% |
| 21/11/2025 | 12,83 | 0,16% | 3,55% |
| 19/11/2025 | 12,81 | 0,00% | 3,39% |
O preço do suíno vivo registra estabilidade em Minas Gerais, valorização de 0,24% no Rio Grande do Sul e de 0,69% em São Paulo, e desvalorização de 0,12% no Paraná e em Santa Catarina. As mercadorias variam entre R$ 8,25 e R$8,81.
INDICADOR DO SUÍNO VIVO CEPEA/ESALQ (R$/kg)
| DATA | ESTADO | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS |
|---|---|---|---|---|
| 26/11/2025 | MG - posto | 8,46 | 0,00% | 2,79% |
| 26/11/2025 | PR - a retirar | 8,42 | -0,12% | 0,84% |
| 26/11/2025 | RS - a retirar | 8,38 | 0,24% | 1,21% |
| 26/11/2025 | SC - a retirar | 8,28 | -0,12% | 0,36% |
| 26/11/2025 | SP - posto | 8,78 | 0,69% | 0,11% |
Os valores são do Cepea.
O boi gordo é o bovino macho pronto para o abate, com peso mínimo de 16 arrobas líquidas de carcaça (aproximadamente 240 kg) e até 42 meses de idade. Atende aos padrões do mercado nacional e internacional, incluindo exportações para Europa, China e cota Hilton.
O frango congelado passa por congelamento rápido, com temperaturas abaixo de -12°C, garantindo maior vida útil para armazenamento e transporte a longas distâncias. Já o frango resfriado é mantido entre 0°C e 4°C, com validade de 5 a 7 dias, oferecendo textura e sabor mais próximos do fresco, ideal para consumidores exigentes e restaurantes.
Copiar o textoO preço do café volta a cair, enquanto o açúcar sofre reajustes
Baixar áudioO preço do café arábica abre esta quinta-feira (27) em baixa de 0,49%, com a saca de 60 kg negociada a R$ 2.239,07 na cidade de São Paulo.
INDICADOR DO CAFÉ ARÁBICA CEPEA/ESALQ
| DATA | VALOR R$ | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$ |
|---|---|---|---|---|
| 26/11/2025 | 2.239,07 | -0,49% | 1,47% | 419,62 |
| 25/11/2025 | 2.250,10 | 2,33% | 1,97% | 418,55 |
| 24/11/2025 | 2.198,88 | 0,79% | -0,35% | 407,65 |
| 21/11/2025 | 2.181,70 | -2,26% | -1,13% | 404,24 |
| 19/11/2025 | 2.232,10 | 0,03% | 1,16% | 418,15 |
O café robusta teve queda de 0,05% no preço, sendo comercializado a R$ 1.396,99.
INDICADOR DO CAFÉ ROBUSTA CEPEA/ESALQ
| DATA | VALOR R$ | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$ |
|---|---|---|---|---|
| 26/11/2025 | 1.396,99 | -0,05% | -0,63% | 261,80 |
| 25/11/2025 | 1.397,67 | 1,76% | -0,59% | 259,98 |
| 24/11/2025 | 1.373,50 | 1,95% | -2,31% | 254,63 |
| 21/11/2025 | 1.347,28 | -3,04% | -4,17% | 249,64 |
| 19/11/2025 | 1.389,49 | 0,43% | -1,17% | 260,30 |
Açúcar
Já o preço do açúcar cristal apresenta variações entre as principais praças do estado de São Paulo. Na capital, a saca de 50 kg aponta alta de 1,38%, cotada a R$ 106,98.
INDICADOR DO AÇÚCAR CRISTAL BRANCO CEPEA/ESALQ - SÃO PAULO
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 26/11/2025 | 106,98 | 1,38% | -5,87% | 20,05 |
| 25/11/2025 | 105,52 | -0,57% | -7,15% | 19,63 |
| 24/11/2025 | 106,12 | -0,36% | -6,63% | 19,67 |
| 21/11/2025 | 106,50 | -0,29% | -6,29% | 19,73 |
| 19/11/2025 | 106,81 | -0,33% | -6,02% | 20,01 |
Em Santos (SP), a mercadoria é negociada a R$ 115,74, após alta de 0,93% na média de preços sem impostos.
INDICADOR AÇÚCAR CRISTAL - SANTOS (FOB)
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 26/11/2025 | 115,74 | 0,93% | 6,28% | 21,56 |
| 25/11/2025 | 114,67 | 0,17% | 5,30% | 21,30 |
| 24/11/2025 | 114,48 | 0,32% | 5,12% | 21,22 |
| 21/11/2025 | 114,12 | 2,12% | 4,79% | 21,17 |
| 19/11/2025 | 111,75 | -0,29% | 2,62% | 20,95 |
A saca de 60 kg do milho, por sua vez, é vendida a R$ 68,40, após alta de 0,23%.
INDICADOR DO MILHO ESALQ/BM&FBOVESPA
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 26/11/2025 | 68,40 | 0,23% | 3,40% | 12,82 |
| 25/11/2025 | 68,24 | 0,62% | 3,16% | 12,69 |
| 24/11/2025 | 67,82 | 0,22% | 2,52% | 12,57 |
| 21/11/2025 | 67,67 | 0,04% | 2,30% | 12,54 |
| 19/11/2025 | 67,64 | 0,04% | 2,25% | 12,67 |
Os valores são do Cepea.
Café arábica e café robusta são as duas principais variedades cultivadas e comercializadas no Brasil, ambas medidas em sacas de 60 kg.
A saca de açúcar cristal no Brasil é padronizada em 50 quilos, especialmente para comercialização no mercado atacadista e para uso na indústria alimentícia. Essa unidade de medida é adotada pelo Cepea/Esalq-USP, principal fonte de cotações diárias do açúcar cristal no país.
A saca de milho equivale a 60 kg de grãos, mesmo padrão utilizado para soja e trigo. Essa medida é oficializada por instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Cepea, sendo amplamente usada em negociações e relatórios de preço do milho.
Copiar o texto
Baixar áudioO dólar fechou a última sessão em queda de 0,77%, cotado a R$ 5,33. Em sintonia com o movimento internacional, a moeda americana recuou diante da crescente expectativa de que o Federal Reserve possa reduzir os juros em dezembro.
Segundo analistas, o pregão foi influenciado pela sinalização recorrente de dirigentes do Fed sobre a possibilidade de cortes ainda neste ano. As apostas do mercado já apontam para mais de 80% de probabilidade de que a redução seja confirmada. A divulgação de novos indicadores da economia dos Estados Unidos também deve impactar o comportamento do câmbio nos próximos dias.
Enquanto isso, o bitcoin avança e recupera parte das perdas acumuladas após mais de um mês de baixa.
Já o euro encerrou o último pregão cotado a R$ 6,21, com recuo de 0,69%.
A tabela abaixo mostra as cotações cruzadas entre as principais moedas internacionais e o real. Cada célula indica quanto vale 1 unidade da moeda da linha em relação à moeda da coluna.
| Código | BRL | USD | EUR | GBP | JPY | CHF | CAD | AUD |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| BRL | 1 | 0,1874 | 0,1616 | 0,1416 | 29,3309 | 0,1508 | 0,2631 | 0,2875 |
| USD | 5,3360 | 1 | 0,8627 | 0,7557 | 156,49 | 0,8045 | 1,4039 | 1,5344 |
| EUR | 6,1867 | 1,1591 | 1 | 0,8760 | 181,40 | 0,9325 | 1,6273 | 1,7786 |
| GBP | 7,0634 | 1,3233 | 1,1416 | 1 | 207,09 | 1,0646 | 1,8578 | 2,0305 |
| JPY | 0,0341 | 0,0064 | 0,0055 | 0,0048 | 1 | 0,5141 | 0,0090 | 0,0098 |
| CHF | 6,6321 | 1,2430 | 1,0724 | 0,9393 | 194,52 | 1 | 1,7451 | 1,9073 |
| CAD | 3,8005 | 0,7123 | 0,6145 | 0,5383 | 111,47 | 0,5730 | 1 | 1,0929 |
| AUD | 3,4794 | 0,6517 | 0,5623 | 0,4925 | 101,99 | 0,5243 | 0,9150 | 1 |
Os dados são da Investing.com.
Copiar o texto
Baixar áudioApós renovar máxima histórica, o Índice da Bolsa de Valores Brasileira (Ibovespa) fechou a última sessão aos 158.554 pontos, com alta de 1,70% e ganho de mais de dois mil pontos.
A divulgação do IPCA-15 de novembro, a prévia da inflação do mês, demonstrou estar dentro da meta pela primeira vez desde janeiro. De acordo com especialistas, a baixa inflação coloca mais expectativa para o corte da Selic, a taxa básica de juros, no início do próximo ano. No cenário internacional, Wall Street permanece forte e atrai investidores durante a semana do feriado de Ação de Graças e da Black Friday, nos Estados Unidos.
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
O volume total negociado na B3 foi de R$ R$ 26.834.732.189, em meio a 3.582.009 negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
Copiar o textoO concurso 3547 da Lotofácil foi realizado nesta quara-feira (26/11/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. O sorteio não teve vencedores na faixa principal.
O prêmio para o próximo concurso da Lotofácil, de número 3548, que será realizado na quinta-feira, 27 de novembro de 2025, está estimado em R$ 5.000.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer!
02 - 05 - 06 - 07 - 09 - 10 - 14 - 15 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 24 - 25
A aposta mínima, de 15 números, custa R$ 3,00 com chance de 1 em 3.268.760 e a máxima custa R$ 46.512 com chance de 1 em 211.
|
Quantidade de números jogados |
Valor da aposta |
|---|---|
|
15 |
R$ 3 |
|
16 |
R$ 48 |
|
17 |
R$ 408 |
|
18 |
R$ 2.448 |
|
19 |
R$ 11.628 |
|
20 |
R$ 46.512 |
De segunda-feira a sábado, às 21h.
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinha e deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Copiar o textoO resultado da Loteria Federal, concurso 6021, divulgado nesta quarta-feira, 26 de novembro de 2025, premiou jogadores de diversas regiões do Brasil. O apostador da Lotérica Pinheiros da Sorte, de São Paulo/SP, levou o primeiro prêmio de R$ 500.000,00. O segundo prêmio, no valor de R$ 35.000,00, foi destinado à aposta da Lotérica Fruchi, em Socorro/SP, enquanto a aposta feita na Loteria Imperial, em Quirinópolis/GO, faturou R$ 30.000,00.
Outros sortudos incluem a aposta na Estação Premiada, em Ferraz de Vasconcelos/SP, que recebeu R$ 25.000,00. O último prêmio de R$ 20.363,00 foi da Aposte On Line Loterias LTDA, em São Paulo/SP. A Loteria Federal continua sendo uma das modalidades mais tradicionais e procuradas pelos brasileiros, oferecendo grandes prêmios e oportunidades para quem sonha em mudar de vida.
| Destino | Bilhete | Unidade Lotérica | Cidade/UF | Valor do Prêmio (R$) |
|---|---|---|---|---|
| 1º | 016064 | LOTERICA PINHEIROS DA SORTE | SAO PAULO/SP | R$ 500.000,00 |
| 2º | 052250 | LOTERICA FRUCHI | SOCORRO/SP | R$ 35.000,00 |
| 3º | 058939 | LOTERIA IMPERIAL | QUIRINOPOLIS/GO | R$ 30.000,00 |
| 4º | 017773 | ESTACAO PREMIADA | FERRAZ DE VASCONCELOS/SP | R$ 25.000,00 |
| 5º | 057807 | APOSTE ON LINE LOTERIAS LTDA | SAO PAULO/SP | R$ 20.363,00 |
A Loteria Federal é uma modalidade tradicional oferecida pela Caixa Econômica Federal e se destaca pelo formato simples de participação. O apostador adquire um bilhete com um número impresso e, caso o número de seu bilhete coincida com o sorteado, ele leva o prêmio correspondente.
O bilhete inteiro é composto por 10 frações e custa R$ 40,00. Você também pode comprar frações do bilhete que custam R$ 4,00 cada com o valor do prêmio proporcional à quantidade de frações adquiridas.
As extrações regulares ocorrem duas vezes por semana, às quartas e sábados, e podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal oficial da Caixa.
Além do prêmio principal, a Loteria Federal premia também aqueles que acertam frações do número sorteado, como as dezenas, centenas e unidades. Há ainda prêmios para números próximos ao primeiro prêmio.
Você pode receber seu prêmio em qualquer lotérica ou nas agências da CAIXA. Caso o prêmio bruto seja superior a R$ 2.259,20, o pagamento deve ser realizado somente nas agências da CAIXA, mediante apresentação de comprovante de identidade original com CPF e do bilhete (ou fração) original e premiado. Valores iguais ou acima de R$ 10.000,00 são pagos no prazo mínimo de dois dias úteis a partir de sua apresentação em Agência da CAIXA.
A chance de acerto dos prêmios principais da Loteria Federal varia conforme o tipo de extração e a quantidade de bilhetes emitidos em cada concurso. Veja as probabilidades :
Essas probabilidades indicam quantas apostas concorrem ao prêmio principal em cada sorteio da Loteria Federal.
Para mais informações, acesse Loterias Caixa.
Copiar o texto
Baixar áudioA região Nordeste terá um dia marcado por variação de nebulosidade e predomínio de tempo estável em grande parte do território.
No Maranhão, o tempo segue com muitas nuvens principalmente no norte e centro do estado, sem sinais de chuva forte. No Piauí, a nebulosidade predomina em boa parte do interior, com tendência de tempo firme e sem registro de instabilidade relevante.
No Ceará, a previsão indica nuvens espalhadas pelo interior, enquanto a faixa litorânea apresenta períodos de sol entre variações rápidas de nebulosidade.
No Rio Grande do Norte, o litoral aparece com sol predominante e poucas nuvens, indicando condição mais estável. Na Paraíba, o litoral também segue com tempo aberto, enquanto o interior mantém céu parcialmente nublado.
Em Pernambuco, o tempo será de sol firme na faixa costeira e aumento de nuvens no interior, mas sem sinal de chuva significativa. Em Alagoas, o comportamento é semelhante: sol predominando na região litorânea e maior presença de nuvens ao longo do interior.
Em Sergipe, o litoral aparece com tempo estável e céu limpo, enquanto o restante do estado segue com nebulosidade moderada. Já na Bahia, principalmente no litoral norte, o tempo indica sol forte, enquanto áreas mais ao sul apresentam maior cobertura de nuvens e chance de instabilidade leve, sem registros de pancadas fortes.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C em Salvador. Já a máxima pode chegar a 38°C, em Teresina. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA quinta-feira (27) será marcada por instabilidade em boa parte do Centro-Oeste.
Em Mato Grosso do Sul, o alerta é maior entre Corumbá, Ladário, Porto Murtinho e parte de Miranda, onde as nuvens mais carregadas podem provocar chuva intensa. No centro e leste do estado, incluindo Campo Grande, Sidrolândia e Dourados, o tempo fica com muitas nuvens e chance de pancadas, porém com menor risco de severidade.
Em Mato Grosso, a instabilidade aparece no norte e nordeste, com pancadas ao longo do dia em municípios como Alta Floresta, Colíder, Sinop e Água Boa. Já o sul e parte do oeste do estado, incluindo Cuiabá, Rondonópolis e Cáceres, terão períodos de sol, mas com chance de chuva.
Em Goiás, chove principalmente no norte e na faixa central, atingindo cidades como Porangatu, Uruaçu, Anápolis e Goiânia, onde o céu varia entre nublado e parcialmente nublado. No sudoeste goiano, incluindo Rio Verde, Jataí e Mineiros, o tempo abre mais e a chuva fica menos provável.
No Distrito Federal, o dia será marcado por fortes precipitações.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 15°C, em Brasília. Já a máxima deve chegar a 36°C, em Cuiabá. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 80%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA quinta-feira será marcada por instabilidades em praticamente toda a Região Norte.
No Amazonas, o cenário é de tempo fechado e chuva frequente na maior parte do estado. As pancadas atingem desde o interior até áreas mais próximas da capital, Manaus. Em Rondônia, a previsão também é de instabilidade; as pancadas se concentram principalmente nas áreas central e leste do estado, incluindo Porto Velho, Cacoal e Ariquemes.
No Acre, a maior parte do território segue com céu carregado e pancadas de chuva, principalmente na região de Rio Branco e em municípios do interior. A expectativa é de chuva ao longo do dia, com períodos de melhoria.
No Pará, o tempo segue instável em grande parte do estado, com áreas de chuva que se espalham principalmente pelo interior e pela faixa leste. Cidades como Altamira, Marabá, Santarém e abaeté têm maior chance de pancadas e trovoadas. No litoral paraense o tempo segue mais nublado, com chuva isolada.
Em Tocantins, a chuva aparece principalmente no norte e centro do estado, em cidades como Araguaína e Guaraí. As pancadas podem ser pontuais e acompanhadas de nuvens carregadas, mas o tempo abre em períodos do dia em outras áreas.
No Amapá, o tempo fica mais nublado, com chuva isolada principalmente no interior e na faixa central do estado. Em Macapá, o sol aparece entre nuvens, com possibilidade de pancadas rápidas.
Em Roraima, a instabilidade também predomina, principalmente nas áreas mais ao sul e a leste. Boa Vista tem tempo fechado, com chance de pancadas no decorrer do dia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 23°C, em Rio Branco Já a máxima pode chegar a 35°C, em Boa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudio
A quinta-feira será marcada por variação de tempo na Região Sul.
No Rio Grande do Sul, o tempo fica firme ao longo da faixa litorânea e na Região Metropolitana de Porto Alegre. As pancadas são isoladas e podem vir acompanhadas de trovoadas no centro e norte gaúcho, atingindo cidades próximas a Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta e Passo Fundo. O sol aparece entre nuvens nas demais áreas.
Em Santa Catarina, a instabilidade fica concentrada nas áreas do planalto e regiões centrais do estado. Áreas como Lages e Campos Novos têm maior possibilidade de chuva ao longo do dia. No litoral, incluindo Florianópolis e cidades costeiras, o tempo permanece mais firme, com sol e variação de nuvens.
No Paraná, o predomínio ainda é de tempo firme na faixa leste e no litoral. A chance maior de chuva aparece nas áreas de interior, especialmente no norte e noroeste paranaense, com pancadas isoladas em municípios próximos a Londrina e Maringá. Nas demais áreas, o sol aparece entre nuvens.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 13°C, em Curitiba. Já a máxima deve atingir até 28°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 90%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA quinta-feira (27) terá condições de tempo distintas nas diferentes áreas do Sudeste.
São Paulo segue com tempo firme na faixa leste e sul, principalmente no litoral e na Grande São Paulo. As temperaturas ficam elevadas e o sol predomina em cidades como Santos, São Paulo, São Bernardo do Campo e Registro. Já o interior paulista ainda tem áreas com instabilidade. Pode chover de forma isolada no centro e no norte do estado, atingindo municípios como Ribeirão Preto, Barretos, Franca e Araraquara.
Em Minas Gerais, a instabilidade avança pelo centro e regiões norte e noroeste, com chuva isolada e possibilidade de pancadas em cidades como Montes Claros, Diamantina, Pirapora, Curvelo, Governador Valadares e Unaí. No centro e sul mineiro, o tempo fica mais fechado e úmido em áreas próximas a Belo Horizonte.
No Espírito Santo, o tempo fica mais aberto na maior parte do estado, mas o norte capixaba ainda tem previsão de céu mais carregado e chance de chuva fraca em municípios como São Mateus e Linhares. No litoral de Vitória, o sol aparece entre nuvens.
No Rio de Janeiro, predomínio de tempo firme e temperaturas altas em quase todo o estado. O sol aparece com força na Região Metropolitana e na Costa Verde, com destaque para cidades como Rio de Janeiro, Niterói, Angra dos Reis e Paraty.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 12°C, em São Paulo. Já a máxima pode chegar até 29°C, em Belo Horizonte. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioCom lançamento de produtos voltados à atração de investimentos para setores importantes da infraestrutura nacional, o segundo dia do primeiro Fórum Nacional de Parcerias-Público Privadas (PPPs) também destacou, nesta terça-feira (25), a relevância das relações entre o governo e entidades privadas no formato de leilões e concessões.
O evento – realizado em Brasília (DF) – é organizado pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), iniciativa do Governo Federal responsável pela estruturação de concessões, privatizações e PPPs para ampliar a competitividade da infraestrutura brasileira, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Banco do Brasil.
Na ocasião, o coordenador de Investimentos da ApexBrasil, Carlos Padilla, apresentou guias temáticos elaborados em cooperação com o PPI, a fim de mostrar um panorama de segmentos estratégicos para a economia do país, que vão desde florestas e parques até petróleo e gás.
“Vocês já vão ver um primeiro guia que estamos utilizando para divulgar leilões do setor de petróleo e gás, onde atuamos também em parceria com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Mas os temas são muito variados. Vamos cobrir guias na área de energia elétrica, na área de logística, todos os modais, portos, hidrovias, aeroportos, rodovias, ferrovias, florestas, mecanismos de fomento”, pontuou.
Os guias para investidores, denominados “Invest in Brazil”, foram elaborados em português, inglês e espanhol. Esse material expõe o cenário para investimentos com um histórico de cada setor no país. Além disso, apresenta orientações sobre como investir, a legislação envolvida e um mapeamento dos leilões concluídos e previstos para cada segmento.
Padilla também reforçou o papel da ApexBrasil na conexão do mundo ao Brasil, por meio da atração de investimentos internacionais e do fortalecimento da presença de empresas que já fazem negócios no país.
“Nesse caso, nós buscamos atrair investimentos estrangeiros e fortalecer a presença daquelas empresas estrangeiras que já estão no Brasil investindo há muitos anos e que querem continuar investindo e identificando novas oportunidades”, disse.
O evento, que começou na segunda-feira (24), contou com a presença de gestores públicos, representantes de organismos internacionais, bancos públicos e privados, agências de fomento e investidores, além de representantes do Executivo nas esferas federal, estadual e municipal iRadarPPP: estoque de investimentos em setembro
Dados do iRadarPPP de setembro deste ano mostram que houve um recuo de 10,62%, atingindo 155,941281 pontos e estoque de investimentos estimado em R$1,64 trilhão.
Mesmo com essa retração, o mês foi considerado o mais dinâmico dos últimos 12 meses, com 80 novas iniciativas de PPP e concessões mapeadas em todo o Brasil. Os setores que concentraram as principais movimentações foram Rodovias, Mobilidade, Educação e Habitação Social.
Copiar o texto
Baixar áudioA CAIXA paga, nesta quarta-feira, 26 de novembro, nova parcela do Programa Pé-de-Meia para os estudantes do Ensino Médio Regular e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, a EJA, nascidos nos meses de maio e junho.
O incentivo será creditado em conta Poupança CAIXA Tem e os valores podem ser movimentados pelo App CAIXA Tem.
O estudante pode fazer transferências, PIX e pagar contas, direto no aplicativo.
Além disso, o estudante também pode movimentar os valores com o cartão do programa, fazendo compras e pagamentos.
O Programa Pé-de-Meia apoia a permanência e a conclusão escolar dos estudantes matriculados no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos da rede pública.
Para mais informações sobre os pagamentos do Pé-de-Meia, acesse: www.caixa.gov.br.
O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional do Governo Federal para estudantes do ensino médio público inscritos no CadÚnico. Ele funciona como uma poupança para manter a frequência e estimular a conclusão do ensino médio, reduzindo desigualdades e promovendo inclusão e mobilidade social.
Copiar o textoO pagamento é realizado preferencialmente na Poupança CAIXA ou conta CAIXA Tem
Baixar áudioA CAIXA realiza nesta quarta-feira, 26, o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de novembro para os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 8.
O pagamento é realizado preferencialmente na Poupança CAIXA ou conta CAIXA Tem. Com a conta CAIXA Tem, os beneficiários podem pagar contas e fazer transferências diretamente pelo aplicativo no celular.
O benefício também pode ser movimentado com o cartão de débito da conta em comércios, Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, terminais de autoatendimento e Agências da CAIXA.
Atualização da tabela do Simples: empresários defendem correção em encontro do associativismo
Além disso, é possível realizar saques sem cartão nos terminais de autoatendimento e Unidades Lotéricas, utilizando a identificação biométrica previamente cadastrada em uma agência da CAIXA.
No aplicativo Bolsa Família é possível acompanhar as informações do benefício, além de receber atualizações e novidades sobre o Programa.
Para baixar os aplicativos CAIXA Tem e Bolsa Família, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone. É gratuito.
O Programa Bolsa Família é a transferência mensal de renda do maior programa social do Brasil, reconhecido por tirar milhões de famílias da fome. O modelo atual considera tamanho e características do núcleo familiar: lares com três ou mais pessoas tendem a receber valores maiores do que famílias unipessoais, reforçando a proteção social.
Além da renda, o Bolsa Família integra políticas públicas para ampliar acesso a saúde, educação e assistência social. O foco é promover dignidade e cidadania, articulando ações complementares (esporte, ciência, trabalho) para a superação da pobreza e a transformação social.
Para ter direito ao pagamento do Bolsa Família, a renda por pessoa da família deve ser de até R$ 218/mês.
Exemplo: 1 pessoa com salário mínimo (R$ 1.518) em família de 7 integrantes → renda per capita de R$ 216,85. Como está abaixo de R$ 218, a família é elegível ao benefício.
Mesmo inscrita no CadÚnico, a família só recebe quando for selecionada pelo sistema do programa. A inclusão é contínua e mensal, de forma automatizada, conforme os critérios de elegibilidade e a atualização cadastral.
Preciso estar no CadÚnico? Sim, é obrigatório para concorrer ao pagamento do Bolsa Família.
O valor é igual para todos? Não. O modelo considera o tamanho e o perfil familiar, podendo variar.
Cadastro feito = pagamento imediato? Não. A seleção é mensal e automatizada; a família começa a receber quando é incluída.
Onde tirar dúvidas? Procure o CRAS do seu município ou os canais oficiais do programa.
Copiar o textoVive inchado, com diarreia ou prisão de ventre? Pode ser DISBIOSE!
Baixar áudioVocê acorda com a barriga inchada, dor abdominal ou corre para o banheiro com frequência? Pode ser disbiose, um desequilíbrio na microbiota intestinal que afeta cerca de 40% dos adultos.
“O intestino abriga trilhões de micro-organismos. Quando as bactérias ruins se multiplicam demais e as boas diminuem, surgem sintomas como flatulência, cólicas, constipação ou diarreia”, explica a gastroenterologista Dra. Maira Marzinotto (CRM: 124.994/SP | RQE: 51.686).
O uso excessivo de antibióticos, alimentação rica em ultraprocessados, estresse, sono irregular e sedentarismo estão entre as principais causas.
Para prevenir: prefira alimentos naturais, durma bem, pratique atividade física e reduza o estresse. Se os sintomas já apareceram, procure um especialista. Cuidar do intestino é essencial para o equilíbrio do corpo todo.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o texto
Baixar áudioA 6ª edição do Liberdade para Empreender aconteceu nesta terça-feira (25) na capital paulista, com foco no fortalecimento do protagonismo feminino e na oferta de ferramentas práticas para equilibrar vida profissional, pessoal e digital. Com o tema “Empreender no Digital e Viver no Real: Equilíbrio é o Novo Sucesso”, o evento reuniu mulheres de várias regiões do país e estimulou novas perspectivas para quem busca crescer no mundo dos negócios.
Entre as participantes estava a empreendedora Lucimara Augusto, proprietária da Danega Conservas, de Presidente Prudente (SP). “Eu estou levando para a minha região algo de grande importância para a minha empresa, minha comunidade e minha cidade. Fazer parte deste movimento de empreendedorismo feminino com certeza me deu um grande start de que juntos somos mais fortes e levamos conhecimentos que vão nos seguir para o resto da vida”, compartilhou com a reportagem.
Já Grazielle Nogueira Oliveira, dona da Arome Almas Importadas, em Iracemápolis (SP), participa pela segunda vez do evento. “É um evento com muita tecnologia e palestras tops sobre IA. Sou muito grata em fazer parte de mais de um ano deste evento e eu estou saindo daqui com muita bagagem para poder ampliar e praticar no meu negócio”, relatou.
Para a presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Cláudia Badra Cotait, eventos como o Liberdade para Empreender desempenham papel essencial na formação e inspiração de novas empreendedoras. “São momentos que nos permitem ouvir histórias que nos impulsionam a ir além. São espaços de conhecimento que ampliam nossa visão e nos oferecem novas ferramentas para crescer. E são oportunidades valiosas de networking, onde conexões se transformam em negócios”, ressalta.
Segundo o CMEC, as edições anteriores já impactaram mais de 100 mil mulheres e movimentaram mais de 2 mil pequenos negócios.
Entre os principais painéis e palestras desta 6ª edição se destacam:
Também presente no Liberdade para Empreender, o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, avaliou que as mulheres demonstram maior empenho na liderança e na gestão de negócios no Brasil do que os homens. “As mulheres conseguem se empenhar melhor que os homens, desde o começo da instalação do seu negócio, empresa ou loja”, afirmou em entrevista ao Brasil 61.
“Na verdade, os pequenos negócios são a base da economia brasileira. Por isso é muito importante e, cada vez mais, a nossa Confederação das Associações Comerciais tem fomentado e ajudado muito esse movimento do empreendedorismo feminino no país”, ressalta.
Cotait também defende que o governo amplie o olhar sobre o setor e desenvolva políticas públicas capazes de incentivar e fortalecer a atuação das mulheres empreendedoras.
Em 2002, a CACB instituiu uma rede de mulheres atuantes em diferentes setores da economia, com o objetivo de se tornar o principal espaço de conexão, desenvolvimento e fortalecimento do empreendedorismo feminino no país. Sob a liderança de Ana Cláudia Badra Cotait, essa rede expandiu sua atuação em 2019, alcançando projeção nacional e reunindo mais de 950 conselhos em todo o Brasil. A partir dessa transformação, passou a se chamar Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC).
O espaço gera debates sobre grandes temas nacionais que impactam a economia, além de atuar como instrumento para que as lideranças femininas discutam seus desafios e proponham soluções para a comunidade empresarial. Uma dessas iniciativas é justamente o Liberdade para Empreender.
Presente ao evento, a presidente do CMEC Nacional, Ana Cláudia Badra Cotait, destacou a relevância crescente da mulher empreendedora para o desenvolvimento econômico. “A mulher empreendedora hoje no mercado de trabalho é importantíssima, ela agrega valor. E com certeza nós, CMEC Nacional, trazemos isso para a mulher: conseguimos capacitar, informar, conhecer e trazer a mulher para esse mercado tão importante que é o mercado de trabalho empreendedor feminino”, afirmou ao Brasil 61.
Mais detalhes estão disponíveis no site oficial do Liberdade para Empreender 2025.
Copiar o textoForam 378,2 milhões de toneladas movimentadas entre julho e setembro
Baixar áudioOs portos brasileiros vivem um ano expansão. Entre julho e setembro, o sistema portuário nacional alcançou um marco histórico ao movimentar 378,2 milhões de toneladas, segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) com base em dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
De acordo com o ministério, o crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2024 não representa apenas um avanço pontual, mas integra um movimento mais amplo de modernização, integração logística e atenção aos impactos ambientais.
O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, destaca que a combinação entre tecnologia, eficiência e sustentabilidade vem moldando uma nova forma de operar mais ágil, mais consciente e mais alinhada às exigências do mundo atual. “Quando paramos para olhar o acumulado do ano, percebemos que já ultrapassa a marca de mais de 1 bilhão de toneladas, mostrando a força e a consistência do nosso sistema portuário. Esses resultados confirmam que a combinação de gestão, tecnologia e investimentos está trazendo mais eficiência, mais competitividade e colocando o Brasil em um patamar cada vez mais alto no cenário internacional”, salientou o secretário.
A movimentação de contêineres segue em expansão. Só em setembro, o aumento foi de 7,12%, totalizando 14,1 milhões de toneladas, sinal de um Brasil que se integra cada vez mais ao comércio internacional de produtos industrializados e de alto valor agregado.
Os granéis sólidos tiveram o maior volume de transporte do mês, foram 72,8 milhões de toneladas, alta de 4,72% em relação a 2024. Dentro dessa categoria, a soja alcançou um salto expressivo de 46,89%, chegando a 7,9 milhões de toneladas transportadas apenas em setembro.
Copiar o textoCrescimento expressivo de contêineres e avanço da cabotagem impulsionam desempenho regional
Baixar áudioOs portos públicos da Região Sul registraram um crescimento de 14,02% na movimentação de cargas no terceiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. O levantamento, divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), indica retomada das operações logísticas após os impactos climáticos enfrentados no ano anterior.
Entre julho e setembro, as estruturas públicas movimentaram 37 milhões de toneladas, resultado que superou o desempenho médio regional, de 8,65%. Esse avanço consolidou os portos públicos como protagonistas na recuperação da atividade portuária do Sul, revelando um cenário de diversificação de cargas e crescimento das operações de maior valor agregado.
O Porto de Paranaguá (PR) aparece como destaque, com 19,1 milhões de toneladas movimentadas, seguido pelo Porto de Rio Grande (RS), com 9,1 milhões. Ambos mantêm papel estratégico no escoamento da produção agrícola e industrial do país, além de reforçar a importância da infraestrutura pública para o comércio exterior brasileiro.
Uma das áreas que apresentou maior evolução foi a de movimentação de contêineres. O segmento avançou 62,46%, totalizando 8,4 milhões de toneladas nos portos públicos da região. Esse tipo de operação, que exige mais tecnologia e gestão especializada, reflete o avanço da logística de valor agregado, especialmente voltada à exportação de produtos industrializados e bens de consumo.
“Quando olhamos para os portos de Paranaguá e Rio Grande, puxando o desempenho, vimos um salto de mais de 60% na movimentação de contêineres, fica evidente que a região está retomando o ritmo com mais valor agregado, mais tecnologia e mais eficácia. Esse avanço reforça o papel estratégico dos portos públicos na economia nacional, ampliando as exportações e garantindo abastecimento e fortalecendo a integração logística do nosso país”, analisa o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila.
O levantamento da Anac aponta ainda que as exportações pelos portos públicos cresceram 13,55%, enquanto as importações registraram aumento de 8,59%. Um dos principais impulsos veio da importação de adubos e fertilizantes, que somaram 5,9 milhões de toneladas. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, o dado sinaliza que o setor agropecuário já se prepara para garantir a produtividade da próxima safra.
Outro ponto de destaque foi o avanço da cabotagem, que teve alta de 29,65% no período. Para o ministério, o crescimento reforça o papel dos portos públicos na integração da malha logística nacional.
Copiar o texto
Baixar áudioA parcela da quota estadual e municipal do Salário-Educação, referente à arrecadação de outubro de 2025, foi creditada em 19 de novembro nas contas dos entes federados. O repasse soma R$ 1,67 bilhão e eleva para R$ 19,7 bilhões o total distribuído neste ano pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Segundo estimativa da Pasta, a arrecadação anual deve atingir R$ 35,5 bilhões.
O Salário-Educação integra as principais fontes complementares de financiamento da educação básica pública. A verba pode ser aplicada em ações e investimentos:
A contribuição do recurso corresponde ao recolhimento de 2,5% sobre a folha de pagamento das empresas vinculadas à previdência social. Do total arrecadado, 60% são destinados às cotas estaduais e municipais, 30% à União e 10% permanecem sob gestão do FNDE. Os valores chegam mensalmente às contas dos estados, municípios e do Distrito Federal.
Desde 2024, a distribuição passou a seguir um critério único e equitativo, baseado exclusivamente no número de matrículas da educação básica pública. Dessa forma, cada aluno recebe o mesmo valor, independentemente da região do país.
VEJA MAIS:
Copiar o texto
Baixar áudioO Plenário da Câmara dos Deputados pode votar nesta semana o PLP 06/2024, que autoriza o desmembramento simplificado de municípios, sem criar novas cidades. A proposta tem o objetivo de corrigir conflitos territoriais dentro de um mesmo estado, especialmente em áreas onde, com o uso de GPS e novas tecnologias, bairros rurais e distritos passaram a ser administrados por municípios vizinhos, apesar de manterem maior proximidade e ligação com a cidade de origem.
De acordo com o autor da proposta, deputado Rafael Simões (União-MG), a sobreposição de limites territoriais tem provocado disputas administrativas. Em diversas regiões, o município que “perde” a área deixa de poder investir, enquanto o município que “ganha” não tem interesse em realizar benfeitorias, já que os moradores continuam votando no município original. O resultado são serviços públicos prejudicados e insegurança jurídica para a população.
O relator no Plenário, deputado Thiago de Joaldo (PP-SE), apresentou parecer com mudanças. Pelo texto, haverá um prazo de 15 anos, a partir da publicação da lei, para que o desmembramento de parte de um município possa ocorrer. O decreto que convoca a consulta popular deverá ser publicado 90 dias antes das eleições, com exceção de 2026, quando o prazo será de 60 dias.
O desmembramento só poderá ocorrer dentro do mesmo estado, evitando alterações interestaduais. Um dos casos que motivou a proposta envolve o município de Bueno Brandão (MG), onde um bairro passou a ser administrado por Inconfidentes, apesar de estar muito mais próximo da sede de Bueno Brandão.
A redistribuição dos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e demais transferências constitucionais ocorrerá no ano seguinte à aprovação da lei estadual que formalizar o novo limite.
O IBGE divulgou a versão 2024 de sete produtos territoriais, como a Malha Municipal Digital, as Áreas Territoriais Brasileiras, os Mapas Municipais e a Divisão Territorial Brasileira. As atualizações consideram novos insumos cartográficos, legislações estaduais, decisões judiciais e análises técnicas.
Entre as novidades, o Instituto reconheceu o município de Boa Esperança do Norte (MT) como o mais novo do país, instalado oficialmente em 1º de janeiro de 2025. Com isso, o Brasil passa a ter 5.569 municípios, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.
O levantamento territorial aponta 10.740 distritos em 2024, com 19 novos distritos criados e três extintos em comparação ao ano anterior. Pela primeira vez, o IBGE também apresentou a lista dos 44 municípios totalmente ou parcialmente localizados no Hemisfério Norte, distribuídos entre Amazonas, Pará, Amapá e Roraima.
A área total do Brasil foi atualizada para 8.509.379,576 km² após aprimoramento no traçado da fronteira norte, sem alteração real de território.
As informações são da Câmara dos Deputados e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Copiar o texto
Baixar áudioO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições para o processo seletivo simplificado com 9.590 vagas temporárias em todo o país. Os salários chegam a R$ 3.379, com auxílio-alimentação de R$ 1.175. As oportunidades são para Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) e Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ).
Entre os municípios com maior número de vagas para APM, destacam-se:
Já para SCQ, as cidades com mais oportunidades são:
Para APM, são 8.480 vagas, distribuídas da seguinte forma:
Segundo o presidente do IBGE, Carlos Pochmann, este processo representa a retomada da capacidade operacional do instituto: “uma demanda já antiga, que não vinha sendo atendida, mas o esforço da atual direção permitiu, junto com os Ministérios do Planejamento e Orçamento e o Ministério de Gestão e Inovação, a concretização desse grande concurso, de quase dez mil novos servidores que estarão à disposição da realização do plano de trabalho do IBGE e toda a coleta que é feita em termos nacionais. E, para isso, nós vamos entrar então nessa fase seletiva.”
As provas serão realizadas nas próprias cidades com vagas, facilitando a participação dos candidatos. Além de reforçar a coleta de dados estatísticos essenciais, o processo seletivo contribui para gerar empregos e movimentar a economia das cidades.
As inscrições seguem até 11 de dezembro de 2025, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A seleção será feita por prova objetiva de múltipla escolha, que será aplicada no dia 22 de fevereiro de 2026, em dois turnos: manhã para APM e tarde para SCQ, permitindo que os candidatos participem das provas das duas funções.
As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Copiar o textoSegunda parcela continua prevista para 20 de dezembro
Baixar áudioO pagamento da primeira parcela ou parcela única do 13° salário deve ser efetuado até sexta-feira (28), prazo antecipado já que o prazo oficial de 30 de novembro cairá em um domingo. A data para efetivação da segunda parcela continua prevista para 20 de dezembro. A definição do formato de pagamento em valor integral ou duas parcelas é feita pelas empresas empregadoras.
De acordo com a Lei 4.090/62, o trabalhador que desempenhou atividades em um período de 15 dias ou mais durante um ano e não foi demitido por justa causa, tem direito ao 13° salário, que é considerado um marco nos direitos trabalhistas do país. O trabalhador tem garantido o direito de receber, a cada mês trabalhado, um valor adicional equivalente a 1/12 do salário referente ao ano em questão. Desse valor, são descontados o Imposto de Renda e a contribuição ao INSS, da mesma forma que já acontece mensalmente com o salário.
O valor da gratificação de natal é proporcional ao período trabalhado. Ou seja, se o colaborador trabalhou 12 meses, o valor do 13° deve corresponder ao total de seu salário mensal. Já no cenário em que a pessoa trabalhou apenas 6 meses no ano, o bônus natalino corresponderá a 50% da sua remuneração.
Confira como fazer o cáculo da primeira parcela:
Copiar o texto
Baixar áudioAs obras de reconstrução da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que divide os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), já atingiram mais de 80%. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a previsão é de que o trânsito no trecho seja liberado até o final de dezembro de 2025.
Ao Brasil 61, a autarquia informou que as formas do concreto já estão posicionadas, aguardando a concretagem das peças. “Atualmente, faltam apenas duas aduelas convencionais e três aduelas de fechamento, que são essenciais para finalizar o projeto”, afirmou o DNIT.
As aduelas têm 4,5 metros de comprimento e estão localizadas tanto do lado do Maranhão quanto do Tocantins. Além disso, as equipes já iniciaram os trabalhos de acabamento, incluindo o tratamento do concreto e a instalação de guarda-corpos.
Segundo o engenheiro civil e professor da Universidade Federal do Ceará, Leandro Moreira, apesar de qualquer estrutura estar sujeita ao risco de falha, o controle de qualidade das obras, a manutenção, assim como o gerenciamento de pontes podem mitigar esses riscos e levar chances de falhas para patamares muito baixos.
“É nesse sentido também que a NBR 9452, que trata da inspeção de pontes, requer a manutenção preventiva e a inspeção desses dispositivos para que possa ser acompanhado o estado atual de cada uma das pontes brasileiras”, afirma.
Aeroportos do Brasil superam 106 milhões de passageiros em 2025
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira atendia o corredor Belém-Brasília desde a década de 1960. Com 533 metros de metros de extensão, a ponte ficava localizada na rodovia BR-226.
Na época do desabamento, entidades ligadas ao agronegócio relataram que a tragédia também implicaria em dificuldades no escoamento e até no valor do frete. A Associação dos Produtores de Milho e Soja do Tocantins (Aprosoja), por exemplo, se mostrou preocupada com os impactos provocados.
Além disso, empreendedores ligados à Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios das Micro, Pequenas e Médias Empresas de Estreito e Região (Acisape) afirmam que o corredor viário conta com a passagem de mais de 2 mil carretas diariamente.
À época, o vice-presidente da associação, Bernardo Maciel, disse à Agência Brasil, que, por conta do incidente, empresas foram obrigadas a reduzir suas atividades, inclusive demitir funcionários ou até mudar de cidade para manterem a atuação.
“Tem empresa de implementos rodoviários, por exemplo, que já alugou um galpão em Balsas [cidade no sul maranhense] e está transferindo seus funcionários para não ter que demitir. Tem empresa de acessório de caminhão que foi para Araguaína; já o posto de combustível, que não tem como transferir, alguns estão demitindo os funcionários”, afirmou.
A queda da ponte ocorreu no dia 22 de dezembro de 2024. O DNIT informou que o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu. Pelo menos 14 pessoas morreram. Por conta do incidente, foram estabelecidas rotas alternativas para travessia do Rio Tocantins.
Para os condutores que seguem no sentido Belém/Brasília via Imperatriz (MA), uma opção é ir pela BR-010, entrar à direita no km 249,6, na rotatória; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; continuar pela TO-126 até Sítio Novo do Tocantins (TO); seguir para Axixá do Tocantins pela TO-201; continuar pela TO-134 para São Bento do Tocantins (TO), Luzinópolis (TO) e, então, Darcinópolis (TO); acessar a BR-226 e seguir em direção a Brasília (DF).
Já para os usuários que vão no sentido Brasília/Belém via Darcinópolis (TO), a alternativa é seguir pela TO-134 em direção a Luzinópolis e São Bento do Tocantins; seguir em direção a Axixá do Tocantins, continuando pela TO-134; seguir pela TO-201 até Sítio Novo do Tocantins; continuar para Imperatriz (MA) pela TO-126; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; acessar a BR-010 e seguir em direção a Belém (PA).
Para aqueles que seguem de Balsas (MA) a Brasília (DF), a opção é seguir para Carolina (MA); realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Filadélfia (TO); seguir pela TO-222 até Araguaína (TO); acessar a BR-153 e seguir em direção a Brasília (DF).
E a alternativa para quem segue de Brasília (DF) a Balsas (MA) é seguir pela TO-222 até Filadélfia (TO); realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Carolina (MA) e seguir pela BR-230 para Balsas (MA).
Copiar o textoVeja os valores do café arábica, café robusta, açúcar cristal e do milho no mercado
Baixar áudioO preço do café arábica nesta quarta-feira (26) registra alta de 2,33% e a saca de 60 kg é negociada por R$2.250,10, na cidade de São Paulo.
INDICADOR DO CAFÉ ARÁBICA CEPEA/ESALQ
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$ |
|---|---|---|---|---|
| 25/11/2025 | 2.250,10 | 2,33% | 1,97% | 418,55 |
| 24/11/2025 | 2.198,88 | 0,79% | -0,35% | 407,65 |
| 21/11/2025 | 2.181,70 | -2,26% | -1,13% | 404,24 |
| 19/11/2025 | 2.232,10 | 0,03% | 1,16% | 418,15 |
| 18/11/2025 | 2.231,54 | 1,09% | 1,13% | 419,62 |
O café robusta apresentou baixa de 1,76% e está sendo negociado a R$1.397,67.
INDICADOR DO CAFÉ ROBUSTA CEPEA/ESALQ
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$ |
|---|---|---|---|---|
| 25/11/2025 | 1.397,67 | 1,76% | -0,59% | 259,98 |
| 24/11/2025 | 1.373,50 | 1,95% | -2,31% | 254,63 |
| 21/11/2025 | 1.347,28 | -3,04% | -4,17% | 249,64 |
| 19/11/2025 | 1.389,49 | 0,43% | -1,17% | 260,30 |
| 18/11/2025 | 1.383,49 | 2,76% | -1,59% | 260,15 |
O preço do açúcar cristal apresenta variação nas principais praças do estado de São Paulo. Na capital, a saca de 50 kg apresenta queda de 0,57%, cotada a R$105,52.
INDICADOR DO AÇÚCAR CRISTAL BRANCO CEPEA/ESALQ - SÃO PAULO
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 25/11/2025 | 105,52 | -0,57% | -7,15% | 19,63 |
| 24/11/2025 | 106,12 | -0,36% | -6,63% | 19,67 |
| 21/11/2025 | 106,50 | -0,29% | -6,29% | 19,73 |
| 19/11/2025 | 106,81 | -0,33% | -6,02% | 20,01 |
| 18/11/2025 | 107,16 | 0,86% | -5,71% | 20,15 |
Em Santos (SP), a mercadoria é negociada a R$ 114,67; a cotação média registra alta de 0,17%.
INDICADOR AÇÚCAR CRISTAL - SANTOS
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 25/11/2025 | 114,67 | 0,17% | 5,30% | 21,30 |
| 24/11/2025 | 114,48 | 0,32% | 5,12% | 21,22 |
| 21/11/2025 | 114,12 | 2,12% | 4,79% | 21,17 |
| 19/11/2025 | 111,75 | -0,29% | 2,62% | 20,95 |
| 18/11/2025 | 112,08 | -0,04% | 2,92% | 21,00 |
A saca de 60 kg do milho é negociada a R$68,24, com alta de 0,62%.
INDICADOR DO MILHO ESALQ/BM&FBOVESPA
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 25/11/2025 | 68,24 | 0,62% | 3,16% | 12,69 |
| 24/11/2025 | 67,82 | 0,22% | 2,52% | 12,57 |
| 21/11/2025 | 67,67 | 0,04% | 2,30% | 12,54 |
| 19/11/2025 | 67,64 | 0,04% | 2,25% | 12,67 |
| 18/11/2025 | 67,61 | -0,01% | 2,21% | 12,71 |
Os dados são do Cepea.
Café arábica e café robusta são as duas principais variedades cultivadas e comercializadas no Brasil, ambas medidas em sacas de 60 kg.
A saca de açúcar cristal no Brasil é padronizada em 50 quilos, especialmente para comercialização no mercado atacadista e para uso na indústria alimentícia. Essa unidade de medida é adotada pelo Cepea/Esalq-USP, principal fonte de cotações diárias do açúcar cristal no país.
A saca de milho equivale a 60 kg de grãos, mesmo padrão utilizado para soja e trigo. Essa medida é oficializada por instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Cepea, sendo amplamente usada em negociações e relatórios de preço do milho.
Copiar o textoCotações da soja sobem em Paranaguá; enquanto o valor do trigo diminui no Rio Grande do Sul
Baixar áudioA saca de 60 kg da soja, nesta quarta-feira (26), registra aumento no interior do Paraná e no litoral do estado, em Paranaguá. Na primeira região, o grão é negociado a R$ 135,69, com alta de 0,82%, enquanto no litoral a cotação teve um aumento de 0,39%, chegando a R$ 141,08.
INDICADOR DA SOJA CEPEA/ESALQ - PARANÁ
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 25/11/2025 | 135,69 | 0,82% | 1,58% | 25,24 |
| 24/11/2025 | 134,58 | -0,58% | 0,75% | 24,95 |
| 21/11/2025 | 135,37 | -0,35% | 1,34% | 25,08 |
| 19/11/2025 | 135,85 | 0,30% | 1,70% | 25,45 |
| 18/11/2025 | 135,44 | 0,39% | 1,39% | 25,47 |
INDICADOR DA SOJA CEPEA/ESALQ - PARANAGU
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 25/11/2025 | 141,08 | 0,39% | 0,86% | 26,24 |
| 24/11/2025 | 140,53 | -0,28% | 0,46% | 26,05 |
| 21/11/2025 | 140,93 | -0,54% | 0,75% | 26,11 |
| 19/11/2025 | 141,70 | 0,40% | 1,30% | 26,55 |
| 18/11/2025 | 141,13 | 0,60% | 0,89% | 26,54 |
O preço do trigo apresenta alta de 0,28% no Paraná e a tonelada é negociada a R$ 1.199,56. E no Rio Grande do Sul, a tonelada do grão teve queda, sendo cotada a R$1.037,08.
PREÇO MÉDIO DO TRIGO CEPEA/ESALQ - PARANÁ
| Data | Valor R$/t* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$/t* |
|---|---|---|---|---|
| 25/11/2025 | 1.199,56 | 0,28% | 0,50% | 223,13 |
| 24/11/2025 | 1.196,20 | 0,17% | 0,22% | 221,77 |
| 21/11/2025 | 1.194,18 | -0,45% | 0,05% | 221,27 |
| 19/11/2025 | 1.199,57 | 0,21% | 0,50% | 224,72 |
| 18/11/2025 | 1.197,06 | 0,18% | 0,29% | 225,10 |
PREÇO MÉDIO DO TRIGO CEPEA/ESALQ - RIO GRANDE DO SUL
| Data | Valor R$/t* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$/t* |
|---|---|---|---|---|
| 25/11/2025 | 1.037,08 | -0,21% | -3,96% | 192,91 |
| 24/11/2025 | 1.039,30 | -0,30% | -3,75% | 192,68 |
| 21/11/2025 | 1.042,42 | -0,17% | -3,47% | 193,15 |
| 19/11/2025 | 1.044,16 | 0,00% | -3,30% | 195,61 |
| 18/11/2025 | 1.044,16 | 0,13% | -3,30% | 196,34 |
Os dados são do Cepea.
A saca de soja e a saca de trigo são as principais unidades de comercialização de grãos no Brasil. Cada saca equivale a 60 quilos, padrão adotado por órgãos oficiais como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Esse formato padronizado facilita o comércio da soja e do trigo, além de permitir um acompanhamento mais preciso das cotações e variações de preços no mercado nacional.
Copiar o textoFrango e suíno vivo registram estabilidade nos valores
Baixar áudioO preço do boi gordo nesta quarta-feira (26) apresenta baixa de 0,37%; a arroba está sendo negociada a R$321,25, no estado de São Paulo.
INDICADOR DO BOI GORDO CEPEA/ESALQ
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 25/11/2025 | 321,25 | -0,37% | 0,75% | 59,76 |
| 24/11/2025 | 322,45 | 0,00% | 1,13% | 59,75 |
| 21/11/2025 | 322,45 | 0,30% | 1,13% | 59,75 |
| 19/11/2025 | 321,50 | 0,08% | 0,83% | 60,23 |
| 18/11/2025 | 321,25 | -0,03% | 0,75% | 60,41 |
Na Grande São Paulo, São José do Rio Preto e Descalvado,o preço do frango congelado e o do resfriado apresentam estabilidade. A primeira opção está sendo vendida a R$8,11. Já a segunda é comercializada a R$ 8,12.
PREÇOS DO FRANGO CONGELADO CEPEA/ESALQ - ESTADO SP
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|
| 25/11/2025 | 8,11 | 0,00% | 1,25% |
| 24/11/2025 | 8,11 | 0,00% | 1,25% |
| 21/11/2025 | 8,11 | 0,00% | 1,25% |
| 19/11/2025 | 8,11 | 0,00% | 1,25% |
| 18/11/2025 | 8,11 | 1,25% | 1,25% |
PREÇOS DO FRANGO RESFRIADO CEPEA/ESALQ - ESTADO SP
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|
| 25/11/2025 | 8,12 | 0,00% | 0,50% |
| 24/11/2025 | 8,12 | 0,00% | 0,50% |
| 21/11/2025 | 8,12 | 0,00% | 0,50% |
| 19/11/2025 | 8,12 | 0,00% | 0,50% |
| 18/11/2025 | 8,12 | 1,12% | 0,50% |
A carcaça suína especial registra baixa no preço, com a mercadoria sendo negociada a R$ 12,76, por quilo, nos atacados da Grande São Paulo.
O preço do suíno vivo também apresenta estabilidade na maioria dos estados, com destaque para Minas Gerais, sendo vendido a R$ 8,46.
PREÇOS DA CARCAÇA SUÍNA ESPECIAL (R$/kg)
| Data | Média | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|
| 25/11/2025 | 12,76 | -0,39% | 2,99% |
| 24/11/2025 | 12,81 | -0,16% | 3,39% |
| 21/11/2025 | 12,83 | 0,16% | 3,55% |
| 19/11/2025 | 12,81 | 0,00% | 3,39% |
| 18/11/2025 | 12,81 | 0,39% | 3,39% |
INDICADOR DO SUÍNO VIVO CEPEA/ESALQ (R$/kg)
| Data | Estado | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|---|
| 25/11/2025 | MG - posto | 8,46 | 0,00% | 2,79% |
| 25/11/2025 | PR - a retirar | 8,43 | 0,12% | 0,96% |
| 25/11/2025 | RS - a retirar | 8,36 | 0,00% | 0,97% |
| 25/11/2025 | SC - a retirar | 8,29 | 0,00% | 0,48% |
| 25/11/2025 | SP - posto | 8,72 | -1,13% | -0,57% |
Os valores são do Cepea.
O boi gordo é o bovino macho pronto para o abate, com peso mínimo de 16 arrobas líquidas de carcaça (aproximadamente 240 kg) e até 42 meses de idade. Atende aos padrões do mercado nacional e internacional, incluindo exportações para Europa, China e cota Hilton.
O frango congelado passa por congelamento rápido, com temperaturas abaixo de -12°C, garantindo maior vida útil para armazenamento e transporte a longas distâncias. Já o frango resfriado é mantido entre 0°C e 4°C, com validade de 5 a 7 dias, oferecendo textura e sabor mais próximos do fresco, ideal para consumidores exigentes e restaurantes.
Copiar o textoApostas em um novo corte de juros pelo Fed influenciaram desempenho
Baixar áudioO dólar comercial encerrou o último pregão em queda de 0,35% frente ao real, cotado a R$5,37, alinhado ao recuo da moeda ante divisas de outros países no exterior, como o euro e a libra.
A desvalorização da moeda estadunidense tem relação com o aumento das expectativas de uma nova redução da taxa de juros estadunidense pelo Federal Reserve (Fed) — o Banco Central do país — em dezembro. Ao final da sessão, as apostas, segundo a ferramenta FedWatch, do CME Group, apontavam 84,7% de chance de o Fed reduzir os juros na próxima reunião, em duas semanas. O número vem em tendência crescente nos últimos dias.
Além disso, analistas do setor explicam que o aumento de declarações favoráveis à queda dos juros, vindas de diretores do Fed, e indicadores que mostram uma economia mais enfraquecida são estímulos para a desvalorização do dólar frente outras moedas.
O euro, por sua vez, encerrou a sessão cotado a R$6,22, o que representa uma alta de 0,26%.
A tabela abaixo mostra as cotações cruzadas entre as principais moedas internacionais e o real. Cada célula indica quanto vale 1 unidade da moeda da linha em relação à moeda da coluna.
| Código | BRL | USD | EUR | GBP | JPY | CHF | CAD | AUD |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| BRL | 1 | 0.1857 | 0.1606 | 0.1411 | 28.9870 | 0.1500 | 0.2619 | 0.2871 |
| USD | 5.3850 | 1 | 0.8647 | 0.7597 | 156.09 | 0.8075 | 1.4097 | 1.5463 |
| EUR | 6.2267 | 1.1567 | 1 | 0.8787 | 180.54 | 0.9341 | 1.6304 | 1.7879 |
| GBP | 7.0900 | 1.3165 | 1.1382 | 1 | 205.49 | 1.0631 | 1.8556 | 2.0349 |
| JPY | 0.0345 | 0.0064 | 0.0055 | 0.0049 | 1 | 0.5173 | 0.0090 | 0.0099 |
| CHF | 6.6687 | 1.2384 | 1.0707 | 0.9409 | 193.29 | 1 | 1.7463 | 1.9141 |
| CAD | 3.8189 | 0.7092 | 0.6133 | 0.5388 | 110.74 | 0.5729 | 1 | 1.0963 |
| AUD | 3.4827 | 0.6470 | 0.5592 | 0.4913 | 100.98 | 0.5224 | 0.9119 | 1 |
Os dados são da Investing.com
Copiar o textoAções da Vale e de bancos influenciaram o índice
Baixar áudioO Ibovespa fechou o pregão em alta de 0,41%, batendo os 155.910 pontos e sinalizando recuperação após sete sessões seguidas em queda O desempenho do índice teve influência das ações da Vale (VALE3) e dos bancos, que tiveram desempenho positivo.
No cenário doméstico, as declarações do diretor de Política Monetária do Banco Central, Nilton David — que afirmou que uma elevação na taxa Selic não está na mira do Copom —, e do presidente do BC, Gabriel Galípolo, que afirmou que a autoridade não deve se pautar pelo limite superior da meta de inflação, também impactaram o desempenho do Ibovespa.
Para alguns analistas do setor, houve ainda influência do “bom humor” de outras bolsas no exterior. Segundo eles, o S&P 500 e o Nasdaq tiveram boa performance ao final do pregão, puxando os demais mercados e impactando positivamente países emergentes como o Brasil.
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
Ações em alta no Ibovespa
Diagnósticos da America S.A. (DASA3): +21,95%
General Shopping e Outlets do Brasil S.A.(GSHP3): +15,66%
Ações em queda no Ibovespa
Tronox Pigmentos do Brasil SA Pfd Registered Shs A (CRPG5): -6,11%
Agrogalaxy Participacoes SA (AGXY3): -4,36%
O volume total negociado na B3 foi de R$20.206.215.395, em meio a 3.251.370 negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para o Sul do país, nesta quarta-feira (26), indica céu com poucas e muitas nuvens e chuvas isoladas na costa.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta para perigo potencial de chuvas intensas, no período da manhã, que atingem uma faixa costeira no Paraná até Joinville, em Santa Catarina.
A defesa civil de Santa Catarina registrou nas últimas 24 horas chuva volumosa, com acumulados que chegaram a 150 mm em Luiz Alves, além de altos índices em Araquari, São Francisco do Sul e Itapoá. O órgão mantém risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos no Litoral Norte e no Vale do Itajaí. Até o momento, 33 municípios tiveram ocorrências relacionadas ao temporal, com mais de 800 casas afetadas, além de 273 pessoas desalojadas e 19 desabrigados.
O dia começa com muitas nuvens em todos os três estados sulistas, com possibilidade de chuvas isoladas nas costas, atingindo as capitais Florianópolis e Porto Alegre.
No período da tarde e da noite, há a predominância de poucas nuvens, exceto na Região Metropolitana de Curitiba, do Norte à Região Serrana catarinense, e nas Regiões Nordeste e Metropolitana de Porto Alegre, onde o céu é de muitas nuvens. As chuvas isoladas permanecem nas costas do Paraná e de Santa Catarina.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 14°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar até 27°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 45% a 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para a região Centro-Oeste do país, nesta quarta-feira (26), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu vários alertas para a região. O alerta para perigo potencial de tempestade, no período da manhã, atinge uma faixa no centro de Mato Grosso, em Comodoro e Cocalinho, no centro do estado de Goiás, como também na capital, Goiânia, e no Distrito Federal. Cuidado para os municípios goianos ao norte do estado, entre São Domingos e Mundo Novo, e o nordeste de Mato Grosso, como em Vila Rica, em que a previsão é de perigo de tempestade.
O Inmet adverte sobre perigo de chuvas intensas no norte de Mato Grosso, entre Colniza e Sinop.
O começo do dia é de muitas nuvens em toda região, com pancadas de chuva em Goiás, Distrito Federal, no nordeste de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas, e em quase todo estado de Mato Grosso, exceto no sudoeste, em Pontes e Lacerda, em que se concentram pancadas com trovoadas isoladas.
No período da tarde, as chuvas se enfraquecem ao sul de Mato Grosso e Goiás, enquanto ganham força do centro ao norte dos estados, com pancadas acompanhadas de trovoadas isoladas, atingindo a capital Cuiabá e Brasília, no DF. A possibilidade de chuvas isoladas afeta uma faixa central dos dois estados, afetando Goiânia. O restante da região segue com muitas e poucas nuvens.
À noite, a condição é similar, entretanto, as chuvas permanecem ao norte. As chuvas cessam nas capitais Goiânia e Cuiabá, enquanto o céu de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, segue com poucas nuvens.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 16°C em Brasília. Já a máxima pode chegar até 35°C, em Cuiabá. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto