Voltar
Baixar áudioO Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com 60,5 mil vagas abertas em cursos gratuitos e pagos em todo o Brasil, nas modalidades presencial e a distância, distribuídas pelas unidades estaduais e pelo Futuro.Digital, marketplace educacional da instituição. O dado faz parte do levantamento quinzenal da Agência de Notícias da Indústria, que reúne as oportunidades ativas em todas as regiões do país (veja lista abaixo).
As vagas abrangem cursos técnicos, de qualificação, aperfeiçoamento, aprendizagem industrial, graduação e pós-graduação, reforçando o papel do SENAI como a maior rede de educação profissional da América Latina. Ao todo, são 25,6 mil oportunidades nas escolas do SENAI e 34,8 mil disponíveis no Futuro.Digital, em turmas presenciais, semipresenciais e online.
O gerente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Mateus Simões, explica que o público dos cursos é formado, principalmente, por jovens entre 18 e 29 anos, mas o interesse pelas formações tem atraído também profissionais mais experientes.
"O perfil de alunos que mais buscam os cursos do SENAI é de jovens, mas também temos profissionais que já estão no mercado ou buscam uma recolocação, buscando crescimento e realização profissional. Temos inclusive alunos com mais de 60 anos frequentando as aulas", afirma.
Segundo Simões, o impacto das formações é imediato, tanto na conquista do primeiro emprego quanto no avanço na carreira de quem já atua na indústria. "As formações do SENAI já mostram resultados concretos, seja na conquista de uma oportunidade de trabalho em empresas locais, seja na promoção dentro das indústrias. Esse tem sido nosso foco: oferecer cursos capazes de gerar empregabilidade real e rápida", destaca.
Ainda de acordo com Simões, os setores industriais que mais têm demandado mão de obra são os de logística, construção civil, alimentos e bebidas, além das áreas mais tecnológicas.
"Há uma procura crescente por cursos ligados à tecnologia da informação, inteligência artificial e transformação digital. Essas competências são transversais e impactam todos os setores da indústria", explica.
Para garantir que as formações acompanhem a evolução do mercado, o SENAI mantém comitês setoriais que reúnem representantes da indústria para definir o perfil de profissionais que o setor produtivo precisa.
"Formamos um comitê setorial para definir o perfil do profissional que a indústria vai precisar. As empresas participam diretamente desse processo, o que garante que os cursos do SENAI estejam conectados às reais necessidades do mercado de trabalho", esclarece o gerente.
O superintendente de Educação Profissional e Superior, Felipe Morgado, destaca três principais vantagens para quem escolhe um curso do SENAI: empregabilidade, aumento de renda e inserção rápida no mercado.
"O SENAI registra mais de 86% de empregabilidade entre os alunos dos cursos técnicos e um aumento de 24% na renda média após a conclusão. Esses resultados mostram o impacto direto das formações na vida dos estudantes", explica Morgado.
RIO DE JANEIRO
No Rio de Janeiro, o SENAI-RJ oferece 11.320 vagas em áreas como audiovisual e animação digital, automotiva, energias renováveis, petróleo e gás, refrigeração e climatização e tecnologia da informação. As aulas começam entre janeiro e abril de 2026. Mais informações estão disponíveis no site do SENAI-RJ.
PARAÍBA
Na Paraíba, há 1.020 vagas em cursos como ajustador mecânico, assentador de revestimento cerâmico, desenhista mecânico, operador de empilhadeira e técnico em energias renováveis. São 820 oportunidades presenciais e 220 a distância. Detalhes podem ser consultados no site do SENAI-PB.
PARANÁ
No Paraná, o SENAI oferta 1.915 vagas em cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional nas áreas de construção civil, desenvolvimento de sistemas, design, eletrônica, automação e produção alimentícia. São 181 oportunidades EAD e 1.734 presenciais. As inscrições podem ser feitas no site do SENAI-PR.
SÃO PAULO
Em São Paulo, o SENAI-SP disponibiliza mais de 11 mil vagas em cursos técnicos gratuitos, entre eles cibersegurança na nuvem, criação de jogos digitais, dashboards com Google Looker Studio, Adobe Photoshop e design 2D de personagens. As formações são presenciais e alinhadas às demandas da indústria paulista. Mais informações estão disponíveis no site do SENAI-SP.
SERGIPE
Já em Sergipe, o SENAI-SE tem 415 vagas abertas nas áreas de infraestrutura de informação e comunicação, construção, segurança do trabalho e metalmecânica. Há opções presenciais e semipresenciais, em diferentes turnos. Detalhes podem ser conferidos também no perfil @senaisergipe
(Fonte: Agência de Notícias da Indústria)
Com 83 anos de história, o SENAI é referência em educação e inovação industrial. Presente nos 26 estados e no Distrito Federal, a instituição possui cerca de 3,1 milhões de matrículas por ano e já formou mais de 92 milhões de pessoas ao longo de sua trajetória.
Os cursos do SENAI estão disponíveis para consulta no Futuro.Digital, com informações sobre valores, carga horária e certificações. O conteúdo é atualizado frequentemente, conforme novas turmas são abertas.
Copiar o texto
Baixar áudioApós passar por várias cidades do Nordeste brasileiro, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Salvador (BA) para promover um encontro regional. O evento está agendado para esta terça-feira (25), no SENAI CIMATEC, localizado na Avenida Orlando Gomes, 1845, no bairro Piatã.
A iniciativa é desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ação pretende mapear desafios, revelar soluções e impulsionar conexões em torno das transições ecológica e digital.
O superintendente de Projetos de Inovação da CNI, Carlos Bork, explica que esse movimento busca ouvir diferentes atores para que, de maneira conjunta, possam promover a criação de uma indústria mais moderna, competitiva e sustentável.
“Já ouvimos mais de praticamente 2 mil empresários nos mais diversos setores, nas mais diversas áreas, principalmente sobre transformação digital e transição ecológica. Estamos descobrindo que os temas que eles estão preocupados, que são desafios para indústrias de todos os portes, são muito similares. O empresário que está participando tem voz ativa para dizer quais são os seus problemas e quais as suas oportunidades”, destaca.
A programação da etapa regional contará com apresentação de um panorama da indústria e do ecossistema de inovação. Também serão expostos os resultados da Jornada no Nordeste do país. Os participantes ainda vão acompanhar o endereçamento dos desafios mapeados na região. Além disso, haverá painéis sobre como encaminhar as oportunidades, demandas e temas prioritários para a Inovação.
Entre os convidados a participarem do evento estão lideranças empresariais regionais, investidores, companhias de base tecnológica, gestores de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e de Parques Tecnológicos, assim como representantes do poder público e organizações nacionais ou internacionais.
Das empresas que se destacam com potencial inovador no Nordeste está a fábrica de móveis sob medida Essanto, do Grupo Officina. A unidade já produziu mais de 400 mil peças.
Atualmente, a empresa distribui para mais de 30 lojistas em todo Nordeste e, a partir de investimentos em máquinas e softwares de automação, registrou um crescimento anual de 35%.
Entre os produtos mais interessantes, está a poltrona ‘Baixa o facho’, feita de aço e algodão orgânico colorido naturalmente. O item é produzido em parceria com o designer brasiliense Marcelo Bilac. A peça foi inspirada no Lajedo do Pai Mateus - formação rochosa no Cariri paraibano de mais de 570 milhões de anos.
IEL lança novas vagas do Programa Inova Talentos com bolsas de até R$ 12 mil
Outro exemplo de empresa inovadora com atuação no Nordeste é a Microciclo, estabelecida a partir de um trabalho de uma equipe multidisciplinar do laboratório de Biologia Molecular e Genômica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Por 15 anos, o grupo se dedicou a desenvolver novas técnicas de genética ambiental, microbiologia de petróleo, biologia molecular, bioquímica e bioinformática.
A startup criou um método de tratamento de resíduos oleosos da indústria. No caso, os pesquisadores usam bactérias não patogênicas para degradar frações do petróleo dos efluentes industriais, que exigem tratamento e destinação correta.
Ao longo de seis anos, a companhia conquistou oito programas de aceleração/editais, R$800 mil de investimento e quatro prêmios, sendo três internacionais. Além disso, a empresa validou a solução com 15 diferentes tipos de resíduos.
Após a passagem da Jornada por todas as regiões do país, os organizadores vão apresentar o resultado do trabalho no 11º Congresso de Inovação da Indústria, previsto para março de 2026, em São Paulo.
“A expectativa é que consigamos trabalhar projetos estruturantes a partir dos insumos que saíram da Jornada por estados e regiões e deixar um legado real da Jornada. Além dos aprendizados e conexões, teremos uma plataforma digital que vai reunir soluções, desafios e oportunidades identificadas ao longo do percurso”, projeta a analista de desenvolvimento industrial da CNI, Marilene Castro.
O objetivo da Jornada é promover a articulação do ecossistema de inovação em torno dos temas inteligência artificial, economia circular, transição energética e deep techs.
As deep techs são startups baseadas em descobertas científicas com alto potencial de impacto. Atualmente, o Brasil conta com mais de 20 mil startups.
De acordo com dados do Deep Tech Radar Brasil 2025, produzido pela Emerge em parceria com o Sebrae, o Nordeste conta com 65 deep techs. Na região, a quantidade dessas companhias é dividida geograficamente da seguinte forma:
Confira a programação completa do encontro regional da Jornada no Nordeste
Vale destacar que a programação também contará com atividades para a quarta-feira (26). Confira:
Copiar o textoCada doação pode salvar até quatro vidas
Baixar áudioDia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Embora seja um dia de conscientização sobre a importância da doação de sangue, gestores de saúde chamam atenção para o estoque crítico nos hemocentros do país. No período de férias, viagens e festas de fim de ano as doações diminuem e o resultado é um cenário de risco.
O Ministério da Saúde lembra que cada doação pode salvar até quatro vidas. Ainda assim, apenas 1,4% da população brasileira doa regularmente, abaixo da faixa recomendada pela OMS, que orienta entre 1% e 3%. Mesmo com esse desafio, há um movimento de crescimento: o país registrou aumento de 1,9% nas coletas nos últimos dois anos, de 3.248.737 em 2023 para 3.310.025 em 2024.
De acordo com o hematologista Carlos Alberto Rodrigues, do Hospital Palmas Medical, uma única bolsa é dividida em quatro componentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado. Cada um, destinado a diferentes tratamentos e é por isso que uma doação pode alcançar tantas pessoas.
“A doação de sangue é fundamental para garantir o tratamento de muitas pessoas, como nas doenças do sangue, os pacientes que irão realizar grandes cirurgias, as vítimas de acidentes e as que estão em tratamento contra o câncer. Portanto, a doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas”, reforça Carlos Alberto.
De modo geral, os hemocentros pedem que o doador esteja saudável, sentindo-se bem e sem sintomas de doenças recentes.
O Brasil possui 32 hemocentros estaduais, além de unidades regionais e municipais que realizam coleta e distribuição de sangue. Cada estado disponibiliza um mapa atualizado dos locais de doação, com horários e orientações. Acesse onde encontrar um hemocentro mais próximo de você. Para informações adicionais, consulte o site ou redes sociais do hemocentro regional.
Copiar o texto
Baixar áudioA CAIXA paga, nesta segunda-feira, 24 de novembro, nova parcela do Programa Pé-de-Meia para os estudantes do Ensino Médio Regular e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, a EJA, nascidos nos meses de janeiro e fevereiro.
O incentivo será creditado em conta Poupança CAIXA Tem e os valores podem ser movimentados pelo App CAIXA Tem.
O estudante pode fazer transferências, PIX e pagar contas, direto no aplicativo.
Além disso, o estudante também pode movimentar os valores com o cartão do programa, fazendo compras e pagamentos.
O Programa Pé-de-Meia apoia a permanência e a conclusão escolar dos estudantes matriculados no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos da rede pública.
Para mais informações sobre os pagamentos do Pé-de-Meia, acesse: www.caixa.gov.br.
O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional do Governo Federal para estudantes do ensino médio público inscritos no CadÚnico. Ele funciona como uma poupança para manter a frequência e estimular a conclusão do ensino médio, reduzindo desigualdades e promovendo inclusão e mobilidade social.
Copiar o textoO pagamento é realizado preferencialmente na Poupança CAIXA ou conta CAIXA Tem
Baixar áudioA CAIXA realiza nesta segunda-feira, 24, o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de novembro para os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 6.
O pagamento é realizado preferencialmente na Poupança CAIXA ou conta CAIXA Tem. Com a conta CAIXA Tem, os beneficiários podem pagar contas e fazer transferências diretamente pelo aplicativo no celular.
O benefício também pode ser movimentado com o cartão de débito da conta em comércios, Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, terminais de autoatendimento e Agências da CAIXA.
Atualização da tabela do Simples: empresários defendem correção em encontro do associativismo
Além disso, é possível realizar saques sem cartão nos terminais de autoatendimento e Unidades Lotéricas, utilizando a identificação biométrica previamente cadastrada em uma agência da CAIXA.
No aplicativo Bolsa Família é possível acompanhar as informações do benefício, além de receber atualizações e novidades sobre o Programa.
Para baixar os aplicativos CAIXA Tem e Bolsa Família, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone. É gratuito.
O Programa Bolsa Família é a transferência mensal de renda do maior programa social do Brasil, reconhecido por tirar milhões de famílias da fome. O modelo atual considera tamanho e características do núcleo familiar: lares com três ou mais pessoas tendem a receber valores maiores do que famílias unipessoais, reforçando a proteção social.
Além da renda, o Bolsa Família integra políticas públicas para ampliar acesso a saúde, educação e assistência social. O foco é promover dignidade e cidadania, articulando ações complementares (esporte, ciência, trabalho) para a superação da pobreza e a transformação social.
Para ter direito ao pagamento do Bolsa Família, a renda por pessoa da família deve ser de até R$ 218/mês.
Exemplo: 1 pessoa com salário mínimo (R$ 1.518) em família de 7 integrantes → renda per capita de R$ 216,85. Como está abaixo de R$ 218, a família é elegível ao benefício.
Mesmo inscrita no CadÚnico, a família só recebe quando for selecionada pelo sistema do programa. A inclusão é contínua e mensal, de forma automatizada, conforme os critérios de elegibilidade e a atualização cadastral.
Preciso estar no CadÚnico? Sim, é obrigatório para concorrer ao pagamento do Bolsa Família.
O valor é igual para todos? Não. O modelo considera o tamanho e o perfil familiar, podendo variar.
Cadastro feito = pagamento imediato? Não. A seleção é mensal e automatizada; a família começa a receber quando é incluída.
Onde tirar dúvidas? Procure o CRAS do seu município ou os canais oficiais do programa.
Copiar o textoFalta de conhecimento dos gestores provoca maiores custos e riscos para os municípios
Baixar áudioDe acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), o Registro de Extração — regime destinado ao aproveitamento de materiais para construção civil por entes da administração pública — ainda tem baixa adesão entre as prefeituras, sobretudo por falta de conhecimento dos gestores. Isso acaba gerando maiores custos e riscos para os municípios.
Em vigor desde o ano 2000 pelo decreto 3.358/2000, o Registro de Extração é um modelo que concede vantagens financeiras às prefeituras pelo aproveitamento dos agregados de mineração — materiais como areia, argila e brita — desde que exclusivamente destinados a obras públicas.
Segundo a coordenadora de Fiscalização de Pesquisa e Lavra da ANM, Marina Tietz, o Registro de Extração é a forma mais vantajosa de as prefeituras obterem esses insumos dentro da legalidade. “Se a prefeitura não utiliza, ou está comprando de terceiros algo que poderia obter com uma série de isenções, ou está operando na ilegalidade”, afirma.
A coordenadora ressalta que existem algumas condições para que o ente do poder público possa recorrer ao Registro de Extração. Primeiramente, a própria administração deverá executar a obra — o que prevê a utilização da modalidade em casos de contratação de terceiros —, e os materiais devem ser empregados, obrigatoriamente, em obras públicas — desvios de finalidade ficam sujeitos a sanções. Além disso, a administração municipal precisa entregar o Relatório Anual de Lavra (RAL) e obter licença ambiental, e fica sujeita à fiscalização da ANM e outros órgãos ambientais.
Tietz explica que a baixa adesão ao Regime de Extração em vários estados do país ocorre devido ao desconhecimento de gestores sobre as vantagens oferecidas. “Um dos maiores problemas é a descontinuidade. Quando um novo governante é eleito, troca toda a equipe e as informações acabam se perdendo. Então é necessário fazer um trabalho de conscientização constante junto às prefeituras”, analisa.
Além disso, a coordenadora aponta que outro fator que compromete a disseminação do modelo é um entendimento equivocado de que o recurso mineral é de propriedade pública, não necessitando de autorização para uso. “Alguns prefeitos pensam: ‘como o bem mineral é do governo e eu faço parte do governo, então não preciso de autorização’. Mas não é assim. A propriedade é da União, e os entes das demais esferas precisam se regularizar”, reforça.
Com informações da ANM.
Copiar o texto
Baixar áudioA semana inicia com temperatura elevada no Senado após a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contrariou o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, que defendia outro nome para a Corte. Agora, Messias terá pela frente o desafio de consolidar apoio para alcançar os 41 votos necessários à aprovação, enquanto o clima político deve dominar conversas e articulações nos próximos dias.
Na Câmara dos Deputados, a terça-feira será marcada por uma série de agendas relevantes. A Comissão de Segurança Pública recebe o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para prestar esclarecimentos sobre temas da pasta, e o Conselho de Ética deve analisar pareceres de processos envolvendo nove parlamentares.
No Senado, além das negociações internas sobre a indicação ao STF, duas comissões concentram atenção: a CPMI do INSS, que ouve Rodrigo Moraes, da ARPAR, e Jucimar Fonseca, ex-coordenador de pagamentos do instituto; e a CPI do Crime Organizado, que recebe o diretor de Inteligência da Polícia Federal, Leandro Almada, e o promotor Lincoln Gakiya.
Mesmo sem votações de plenário previstas para terça e quarta, Alcolumbre confirmou que o Senado deve analisar o PLP 185/2024, que regulamenta a aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias — matéria considerada prioritária pela Casa. Também segue em discussão o PL Antifacção, relatado pelo senador Alessandro Vieira, que deve apresentar ajustes no texto, especialmente no trecho que trata do orçamento da Polícia Federal.
No Judiciário, o Supremo Tribunal Federal volta a examinar, nesta quinta-feira (27), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7.385), que discute o poder de voto da União na Eletrobras após a privatização. O governo sustenta que, embora detenha cerca de 42% das ações ordinárias, acabou limitado a menos de 10% do capital votante — situação considerada desequilibrada pela Advocacia-Geral da União.
O tema deve mobilizar atenção política e econômica, enquanto outra frente no Supremo também volta ao debate: o prazo para novos recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro no processo que trata da tentativa de golpe de Estado voltou a correr. O relator, ministro Alexandre de Moraes, avalia se as novas petições constituem apenas manobras protelatórias. Caso o processo seja considerado encerrado, abre-se caminho para a decretação da prisão definitiva dos condenados.
A combinação de tensões no Senado, pautas sensíveis no Congresso e julgamentos de grande impacto no STF devem marcar uma semana decisiva em Brasília.
Copiar o texto
Baixar áudioO volume total de água não faturada em 2023, aproximadamente 5,8 bilhões de m³, equivale ao desperdício diário de 6.346 piscinas olímpicas de água tratada. É o que revela novo levantamento divulgado nesta segunda-feira (24), pelo Instituto Trata Brasil.
O estudo mostra que essa mesma proporção corresponde ao conteúdo de 21.153.224 caixas d’água domésticas, cada uma capaz de atender uma família de 5 pessoas durante um dia. Levando-se em conta apenas perdas com vazamentos, o volume perdido de mais de 3 bilhões de m³ abasteceriam cerca de 50 milhões de brasileiros no período de um ano.
CEP Rural: CCJ aprova projeto que cria código de georreferenciamento para propriedades rurais
Revisão do IBGE redefine limites entre Cerrado e Mata Atlântica em MG e SP
Em âmbito regional, o Norte e o Nordeste brasileiros contam com os maiores índices de perdas na distribuição, com taxas de 49,78% e 46,25%, respectivamente. A classificação total por região fica da seguinte forma:
A média brasileira chega a 40,31%. A Portaria 490/2021 prevê uma redução desse nível para 25%, o que promoveria uma economia de 1,9 bilhão de m³ de água, o equivalente ao consumo médio de mais de 30 milhões de brasileiros em um ano.
Em relação aos estados, Alagoas lidera entre os que mais perdem água na distribuição, com uma taxa de 69,86%. Na sequência aparece Roraima, com 62,51% e Acre, com 62,25%. Confira a lista completa por unidade da federação:
Quanto aos municípios, vale destacar que 13 entre os 100 mais populosos do Brasil atendem às metas de até 25% em perdas na distribuição e 216 L/ligação/dia em perdas por ligação. Entre eles estão Santos (SP), Duque de Caxias (RJ), Goiânia (GO), Maringá (PR) e Teresina (PI).
Copiar o textoFrango e carcaça suína registram estabilidade nos valores
Baixar áudioO preço do boi gordo nesta segunda-feira (24) apresenta alta de 0,30%; a arroba está sendo negociada a R$322,45, no estado de São Paulo.
INDICADOR DO BOI GORDO CEPEA/ESALQ
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 21/11/2025 | 322,45 | 0,30% | 1,13% | 59,75 |
| 19/11/2025 | 321,50 | 0,08% | 0,83% | 60,23 |
| 18/11/2025 | 321,25 | -0,03% | 0,75% | 60,41 |
| 17/11/2025 | 321,35 | -0,40% | 0,78% | 60,34 |
| 14/11/2025 | 322,65 | 0,06% | 1,19% | 60,89 |
Na Grande São Paulo, São José do Rio Preto e Descalvado,o preço do frango congelado e o do resfriado apresentam estabilidade. A primeira opção está sendo vendida a R$8,11. Já a segunda é comercializada a R$ 8,12.
PREÇOS DO FRANGO CONGELADO CEPEA/ESALQ - ESTADO SP
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|
| 21/11/2025 | 8,11 | 0,00% | 1,25% |
| 19/11/2025 | 8,11 | 0,00% | 1,25% |
| 18/11/2025 | 8,11 | 1,25% | 1,25% |
| 17/11/2025 | 8,01 | -0,50% | 0,00% |
| 14/11/2025 | 8,05 | 0,00% | 0,50% |
PREÇOS DO FRANGO RESFRIADO CEPEA/ESALQ - ESTADO S
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|
| 21/11/2025 | 8,12 | 0,00% | 0,50% |
| 19/11/2025 | 8,12 | 0,00% | 0,50% |
| 18/11/2025 | 8,12 | 1,12% | 0,50% |
| 17/11/2025 | 8,03 | -0,12% | -0,62% |
| 14/11/2025 | 8,04 | 0,00% | -0,50% |
A carcaça suína especial registra alta no preço, com a mercadoria sendo negociada a R$ 12,83, por quilo, nos atacados da Grande São Paulo.
O preço do suíno vivo também apresenta estabilidade em todos os estados, com destaque para São Paulo, sendo vendido a R$ 8,81.
PREÇOS DA CARCAÇA SUÍNA ESPECIAL (R$/kg)
| Data | Média | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|
| 21/11/2025 | 12,83 | 0,16% | 3,55% |
| 19/11/2025 | 12,81 | 0,00% | 3,39% |
| 18/11/2025 | 12,81 | 0,39% | 3,39% |
| 17/11/2025 | 12,76 | 0,31% | 2,99% |
| 14/11/2025 | 12,72 | 0,47% | 2,66% |
INDICADOR DO SUÍNO VIVO CEPEA/ESALQ (R$/kg
| Data | Estado | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|---|
| 21/11/2025 | MG - posto | 8,45 | 0,00% | 2,67% |
| 21/11/2025 | PR - a retirar | 8,43 | 0,00% | 0,96% |
| 21/11/2025 | RS - a retirar | 8,37 | 0,00% | 1,09% |
| 21/11/2025 | SC - a retirar | 8,28 | 0,00% | 0,36% |
| 21/11/2025 | SP - posto | 8,81 | 0,00% | 0,46% |
Os valores são do Cepea.
O boi gordo é o bovino macho pronto para o abate, com peso mínimo de 16 arrobas líquidas de carcaça (aproximadamente 240 kg) e até 42 meses de idade. Atende aos padrões do mercado nacional e internacional, incluindo exportações para Europa, China e cota Hilton.
O frango congelado passa por congelamento rápido, com temperaturas abaixo de -12°C, garantindo maior vida útil para armazenamento e transporte a longas distâncias. Já o frango resfriado é mantido entre 0°C e 4°C, com validade de 5 a 7 dias, oferecendo textura e sabor mais próximos do fresco, ideal para consumidores exigentes e restaurantes.
Copiar o textoVeja os valores do café arábica, café robusta, açúcar cristal e do milho no mercado
Baixar áudioO preço do café arábica nesta segunda-feira (24) registra baixa de 2,26% e a saca de 60 kg é negociada por R$2.181,70, na cidade de São Paulo.
INDICADOR DO CAFÉ ARÁBICA CEPEA/ESALQ
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$ |
|---|---|---|---|---|
| 21/11/2025 | 2.181,70 | -2,26% | -1,13% | 404,24 |
| 19/11/2025 | 2.232,10 | 0,03% | 1,16% | 418,15 |
| 18/11/2025 | 2.231,54 | 1,09% | 1,13% | 419,62 |
| 17/11/2025 | 2.207,42 | 0,12% | 0,04% | 414,46 |
| 14/11/2025 | 2.204,71 | -0,63% | -0,09% | 416,06 |
O café robusta apresentou baixa de 3,04% e está sendo negociado a R$1.347,288.
INDICADOR DO CAFÉ ROBUSTA CEPEA/ESALQ
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$ |
|---|---|---|---|---|
| 21/11/2025 | 1.347,28 | -3,04% | -4,17% | 249,64 |
| 19/11/2025 | 1.389,49 | 0,43% | -1,17% | 260,30 |
| 18/11/2025 | 1.383,49 | 2,76% | -1,59% | 260,15 |
| 17/11/2025 | 1.346,38 | 2,29% | -4,23% | 252,79 |
| 14/11/2025 | 1.316,18 | -2,18% | -6,38% | 248,38 |
O preço do açúcar cristal apresenta variação nas principais praças do estado de São Paulo. Na capital, a saca de 50 kg apresenta queda de 0,29%, cotada a R$106,50.
INDICADOR DO AÇÚCAR CRISTAL BRANCO CEPEA/ESALQ - SÃO PAULO
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 21/11/2025 | 106,50 | -0,29% | -6,29% | 19,73 |
| 19/11/2025 | 106,81 | -0,33% | -6,02% | 20,01 |
| 18/11/2025 | 107,16 | 0,86% | -5,71% | 20,15 |
| 17/11/2025 | 106,25 | -0,15% | -6,51% | 19,95 |
| 14/11/2025 | 106,41 | -0,61% | -6,37% | 20,08 |
Em Santos (SP), a mercadoria é negociada a R$ 114,12; a cotação média registra alta de 2,12%.
INDICADOR AÇÚCAR CRISTAL - SANTOS
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 21/11/2025 | 114,12 | 2,12% | 4,79% | 21,17 |
| 19/11/2025 | 111,75 | -0,29% | 2,62% | 20,95 |
| 18/11/2025 | 112,08 | -0,04% | 2,92% | 21,00 |
| 17/11/2025 | 112,13 | -0,72% | 2,97% | 21,11 |
| 14/11/2025 | 112,94 | 3,31% | 3,71% | 21,33 |
A saca de 60 kg do milho é negociada a R$67,67, com alta de 0,04%.
INDICADOR DO MILHO ESALQ/BM&FBOVESPA
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 21/11/2025 | 67,67 | 0,04% | 2,30% | 12,54 |
| 19/11/2025 | 67,64 | 0,04% | 2,25% | 12,67 |
| 18/11/2025 | 67,61 | -0,01% | 2,21% | 12,71 |
| 17/11/2025 | 67,62 | 0,15% | 2,22% | 12,70 |
| 14/11/2025 | 67,52 | 0,09% | 2,07% | 12,74 |
Os dados são do Cepea.
Café arábica e café robusta são as duas principais variedades cultivadas e comercializadas no Brasil, ambas medidas em sacas de 60 kg.
A saca de açúcar cristal no Brasil é padronizada em 50 quilos, especialmente para comercialização no mercado atacadista e para uso na indústria alimentícia. Essa unidade de medida é adotada pelo Cepea/Esalq-USP, principal fonte de cotações diárias do açúcar cristal no país.
A saca de milho equivale a 60 kg de grãos, mesmo padrão utilizado para soja e trigo. Essa medida é oficializada por instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Cepea, sendo amplamente usada em negociações e relatórios de preço do milho.
Copiar o textoCotações da soja caem em Paranaguá; valor do trigo também despenca no Rio Grande
Baixar áudioA saca de 60 kg da soja, nesta segunda-feira (24), registra queda no interior do Paraná e no litoral do estado, em Paranaguá. Na primeira região, o grão é negociado a R$ 135,37, com baixa de 0,35%, enquanto no litoral a cotação teve queda de 0,54%, chegando a R$ 140,93.
INDICADOR DA SOJA CEPEA/ESALQ - PARANÁ
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 21/11/2025 | 135,37 | -0,35% | 1,34% | 25,08 |
| 19/11/2025 | 135,85 | 0,30% | 1,70% | 25,45 |
| 18/11/2025 | 135,44 | 0,39% | 1,39% | 25,47 |
| 17/11/2025 | 134,92 | 0,26% | 1,00% | 25,33 |
| 14/11/2025 | 134,57 | 0,19% | 0,74% | 25,39 |
INDICADOR DA SOJA CEPEA/ESALQ - PARANAGUÁ
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 21/11/2025 | 140,93 | -0,54% | 0,75% | 26,11 |
| 19/11/2025 | 141,70 | 0,40% | 1,30% | 26,55 |
| 18/11/2025 | 141,13 | 0,60% | 0,89% | 26,54 |
| 17/11/2025 | 140,29 | 0,15% | 0,29% | 26,34 |
| 14/11/2025 | 140,08 | 0,06% | 0,14% | 26,43 |
O preço do trigo apresenta queda de 0,45% no Paraná e a tonelada é negociada a R$ 1.194,18. E no Rio Grande do Sul, a tonelada do grão também caiu, sendo cotada a R$1.042,42.
PREÇO MÉDIO DO TRIGO CEPEA/ESALQ - PARANÁ
| Data | Valor R$/t* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$/t* |
|---|---|---|---|---|
| 21/11/2025 | 1.194,18 | -0,45% | 0,05% | 221,27 |
| 19/11/2025 | 1.199,57 | 0,21% | 0,50% | 224,72 |
| 18/11/2025 | 1.197,06 | 0,18% | 0,29% | 225,10 |
| 17/11/2025 | 1.194,85 | 0,21% | 0,10% | 224,34 |
| 14/11/2025 | 1.192,33 | 0,06% | -0,11% | 225,01 |
PREÇO MÉDIO DO TRIGO CEPEA/ESALQ - RIO GRANDE DO SU
| Data | Valor R$/t* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$/t* |
|---|---|---|---|---|
| 21/11/2025 | 1.042,42 | -0,17% | -3,47% | 193,15 |
| 19/11/2025 | 1.044,16 | 0,00% | -3,30% | 195,61 |
| 18/11/2025 | 1.044,16 | 0,13% | -3,30% | 196,34 |
| 17/11/2025 | 1.042,79 | 0,00% | -3,43% | 195,79 |
| 14/11/2025 | 1.042,79 | 0,10% | -3,43% | 196,79 |
Os dados são do Cepea.
A saca de soja e a saca de trigo são as principais unidades de comercialização de grãos no Brasil. Cada saca equivale a 60 quilos, padrão adotado por órgãos oficiais como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Esse formato padronizado facilita o comércio da soja e do trigo, além de permitir um acompanhamento mais preciso das cotações e variações de preços no mercado nacional.
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para o Sul do país, nesta segunda-feira (24), indica céu com poucas e muitas nuvens.
O dia é de poucas nuvens em quase toda extensão dos três estados sulistas, bem como na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Do Norte à Região Serrana de Santa Catarina e à Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, a previsão é de muitas nuvens.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 13°C, em Curitiba, e 12°C, em Porto Alegre. Já a máxima pode chegar até 26°C, também em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 35% a 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para a região Centro-Oeste do país, nesta segunda-feira (24), indica céu com muitas nuvens e chuvas isoladas.
O dia é de muitas nuvens em quase todas localidades dos quatro estados, exceto do centro ao sul de Mato Grosso do Sul, em que a previsão é de poucas nuvens.
As chuvas se concentram em Mato Grosso e Goiás, em que a possibilidade de chuvas isoladas atingem o sul dos estados, em Cáceres e Rio Verde, e o centro, em Sinop e Goianésia, como também o Distrito Federal.
No restante dos territórios a estimativa é de pancadas de chuva com trovoadas isoladas, como nas capitais Cuiabá e Goiânia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 19°C em Brasília e Campo Grande. Já a máxima pode chegar até 31°C, também em Campo Grande. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para a região Sudeste do país, nesta segunda-feira (24), é de céu com muitas nuvens e pancadas de chuva.
O dia é de muitas nuvens em toda região, exceto entre as Regiões de Itapetininga, Presidente Prudente e Araçatuba, em São Paulo.
A possibilidade de chuvas isoladas atinge todos os estados, como no Sul Fluminense e da Baixada até o Noroeste do estado do Rio de Janeiro, no Vale do Paraíba Paulista e em Ribeirão Preto, em São Paulo. A condição afeta o Triângulo Mineiro até o Sudeste de Minas, como também do Noroeste à Zona da Mata e o extremo sul do Espírito Santo, em Presidente Kennedy.
As pancadas de chuva se concentram em quase todo Espírito Santo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, de Juiz de Fora a Paracatu, em Minas, como também do Vale do Rio Doce ao Norte mineiro.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 15°C em São Paulo. Já a máxima pode chegar até 28°C, em Vitória, e no Rio de Janeiro. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Norte do país, nesta segunda-feira (24), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva.
O dia é de muitas nuvens em todos os sete estados, com predominância no Amapá, do Marajó ao Nordeste do Pará e no Bico do Papagaio do Tocantins.
A possibilidade de chuvas isoladas atingem o centro sul de Rondônia, o Vale do Acre, como também na capital, Rio Branco, de Miracema ao Jalapão, em Tocantins, e de Oriximiná a Rio Maria, no Pará.
As pancadas de chuva se concentram no Amazonas e em Roraima, no sul paraense e tocantinense, no Vale do Juruá no Acre e no norte de Rondônia, na capital Porto Velho.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 35°C, em Boa Vista e Belém. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Nordeste do país, nesta segunda-feira (24), indica poucas nuvens e com chuvas isoladas em algumas localidades.
O dia é de poucas nuvens em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão. O mesmo afeta o Vale São Franciscano da Bahia até a Região Metropolitana de Salvador, o Agreste e a Mata Paraibana, o litoral do Ceará e do centro ao sul do Piauí.
O céu é claro nas regiões do Sertão pernambucano, em Borborema, e no Sertão paraibano, no norte piauiense e no interior cearense.
As pancadas de chuva e possibilidade de chuva isolada se concentram no Extremo Oeste ao Sul Baiano, em municípios como Luís Eduardo Magalhães e Belmonte.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Salvador e Maceió. Já a máxima pode chegar até 37°C, em Teresina. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 97%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA certificação do hidrogênio de baixo carbono (H₂BC) está se tornando um dos elementos centrais da transição energética global. No Brasil, esse selo ambiental pode ser decisivo para atrair investimentos, ampliar a competitividade e posicionar o país como referência no mercado de hidrogênio limpo. Mas o que caracteriza essa certificação e por que ela é essencial para a indústria e para os transportes pesados?
A certificação do H₂BC atua como um selo que comprova que o hidrogênio foi produzido com baixa emissão de gases de efeito estufa (GEE). Esse mecanismo diferencia o produto do hidrogênio convencional e assegura efetividade na redução das emissões em setores estratégicos.
Para compradores, investidores e governos, a certificação oferece segurança quanto à rastreabilidade e à credibilidade ambiental do produto. “Fortalece tanto o mercado interno quanto o de exportação, criando condições favoráveis para que os projetos brasileiros possam acessar políticas de estímulo, como o Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro) e o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC), e competir globalmente, especialmente em mercados exigentes como o europeu”, avalia Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A certificação analisa todo o ciclo de produção do hidrogênio, do processo de geração até a saída da fábrica, seguindo modelos como o do poço ao portão (well-to-gate), adotado internacionalmente. Padrões como a ISO/TS 19870:2023 orientam o cálculo das emissões envolvidas na produção.
Insumos essenciais para a transição energética dependem de hidrogênio certificado, como:
Apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), estudo da CNI reforça que um sistema nacional de certificação confiável é fundamental para destravar investimentos e acelerar a transição energética. A entidade analisou modelos adotados por dez países, entre eles Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, China, França e Coreia do Sul, com o objetivo de identificar práticas aplicáveis à realidade brasileira. O levantamento apontou que o uso do modelo da well-to-gate é adotado pela maioria dos esquemas de certificação pesquisados.
De acordo com Davi Bomtempo, superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, o Brasil reúne condições para assumir liderança no mercado global de hidrogênio de baixo carbono, principalmente devido à matriz elétrica majoritariamente renovável. “O levantamento reforça a necessidade de certificação confiável, principalmente, olhando para a garantia de credibilidade ambiental; dessa forma, há atração de investimentos e, também, o acesso a políticas de incentivo econômico”, complementa Bomtempo.
A análise conclui que a certificação do H₂BC é fundamental para consolidar a credibilidade ambiental do hidrogênio brasileiro. O mecanismo abre caminho para investimentos nacionais e internacionais, além de permitir que empresas se adequem a regulações como o Mecanismo de Ajuste de Carbono na Fronteira da União Europeia (CBAM), ampliando a competitividade global.
A CNI recomenda que o Sistema Brasileiro de Certificação do Hidrogênio (SBCH2), previsto no marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono (Lei 14.948/2024) e ainda pendente de regulamentação, seja flexível e adequado ao contexto produtivo nacional. Defende ainda o uso exclusivo de novas fontes renováveis (adicionalidade) seja opcional no mercado interno para evitar aumento de custos e preservar a competitividade. O certificado nacional poderia conter informações básicas e, de forma opcional, dados mais detalhados para exportação.
Iniciativas no país já apontam para uma possível adoção futura da certificação. Em Pernambuco, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com empresas como Neuman & Esser, Hytron, Siemens e White Martins, desenvolve um sistema digital de rastreamento com sensores e Internet das Coisas (IoT) para assegurar a rastreabilidade completa da produção.
No Porto de Suape, um eletrolisador de 100 kW produz diariamente cerca de 30 kg de hidrogênio verde, volume suficiente para abastecer quatro veículos por aproximadamente 100 km cada. A estrutura inclui sistemas de armazenamento, célula a combustível e estação de abastecimento, permitindo testar todo o ciclo de produção, estocagem e uso do H₂BC.
Segundo a CNI, em âmbito nacional, mais de R$ 250 milhões já foram investidos em 45 projetos de pesquisa conduzidos pelos Institutos SENAI de Inovação, envolvendo 62 empresas e 17 instituições científicas. O objetivo é validar tecnologias eficientes e sustentáveis para produção e uso do hidrogênio de baixo carbono no Brasil.
Copiar o textoEles já representam um quarto da alimentação dos brasileiros
Baixar áudioUma nova série de estudos dedicada ao impacto dos alimentos ultraprocessados na saúde humana foi publicada na revista The Lancet nesta semana. Os dados revelam que os ultraprocessados já representam quase um quarto da alimentação dos brasileiros, passando de 10% para 23% desde os anos 1980.
O estudo reúne três artigos elaborados por 43 pesquisadores de diferentes países e é coordenado pelo epidemiologista brasileiro e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Monteiro.
Monteiro afirma que os dados revelam que os ultraprocessados não só são um problema grave de saúde, aumentando o risco de muitas doenças crônicas, como o seu consumo está em alta no mundo inteiro. Em 93 países analisados, o consumo aumentou em 91 deles, tornando-se um fenômeno global que remodela padrões alimentares, comportamentos e até a saúde coletiva. E as consequências já são refletidas no mundo todo, como o aumento da obesidade, de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, inflamações crônicas e até de certos tipos de câncer.
Os pesquisadores reforçam a urgência de políticas que valorizem alimentos frescos, minimamente processados e modos de comer que respeitem a cultura, o território e a saúde, como orienta o Guia Alimentar da População Brasileira. Entre as recomendações, destacam-se a rotulagem clara de aditivos, restrição à publicidade, especialmente para crianças, proibição de ultraprocessados em escolas e instituições públicas e incentivos para que famílias de baixa renda tenham acesso facilitado a alimentos naturais.
O que são alimentos ultraprocessados?
Os ultraprocessados nascem da combinação de frações baratas de ingredientes como amidos, açúcares, óleos refinados, misturados a corantes, aromatizantes, conservantes e estabilizantes. O objetivo é criar algo pronto, durável e altamente palatável, quase sempre mais sedutor do que nutritivo. Biscoitos recheados, refrigerantes, macarrão instantâneo, salgadinhos, “iogurtes” cheios de saborizantes e cereais matinais açucarados são exemplos de alimentos ultraprocessados.
Copiar o texto
Baixar áudioA Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), em parceria com o Sebrae, lança o Conexão Urbana – Gestão, inclusão e desenvolvimento que transformam as cidades, iniciativa voltada a promover governança metropolitana e integrar políticas urbanas, econômicas e ambientais em grandes centros urbanos. O projeto contempla cinco regiões metropolitanas, envolvendo até 52 cidades, e busca reduzir desigualdades, fortalecer o empreendedorismo e ampliar a sustentabilidade a partir de ações coordenadas entre municípios vizinhos.
A implementação está estruturada em três eixos — Desenvolvimento Urbano, Inclusão Produtiva e Sustentabilidade — com apoio técnico direto às prefeituras, incluindo consultorias especializadas, diagnósticos locais, oficinas de capacitação e soluções tecnológicas. Na fase inicial, as Regiões Metropolitanas participarão de atividades de engajamento e modernização administrativa, com foco na digitalização de processos, integração de políticas sociais e adoção de práticas sustentáveis.
O lançamento oficial do projeto ocorre em 2 e 3 de dezembro, na XXX Cúpula de Mercocidades.
As informações são da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).
Copiar o textoO concurso 2942 da Mega-Sena foi realizado neste sábado (22/11/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. O sorteio não teve vencedores na faixa principal.
O prêmio para o próximo sorteio, marcado para terça-feira (25), está estimado em R$ 18.000.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer.
12 - 30 - 40 - 43 - 54 - 60
Para participar, basta escolher de 6 a 15 números entre os 60 disponíveis no volante. A aposta mínima custa R$ 5,00, e quanto mais números você marcar, maior o preço — mas também maiores as chances de ganhar. Os sorteios acontecem três vezes por semana, às terças, quintas e sábados, sempre às 21h (horário de Brasília).
| Números apostados | Probabilidade de acertar 6 dezenas |
|---|---|
| 6 números | 1 em 50.063.860 |
| 7 números | 1 em 7.151.980 |
| 8 números | 1 em 1.787.995 |
| 9 números | 1 em 595.998 |
| 10 números | 1 em 238.399 |
| 15 números | 1 em 10.003 |
Para aumentar as chances de ganhar, é possível participar de bolões organizados pelas lotéricas ou formar um grupo de apostas. O valor mínimo por cota é de R$ 6,00, e o bolão pode ter de 2 a 100 cotas.
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinha e deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por 2, 3, 4, 6, 8, 9 ou até 12 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Parte da arrecadação das apostas da Mega-Sena é destinada a programas sociais do governo federal, como:
Copiar o textoO sorteio da Lotofácil 3544 ocorreu na noite deste sábado (22), no ESPAÇO DA SORTE em São Paulo (SP)
O concurso 3544 da Lotofácil foi realizado neste sábado (22/11/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. 5 apostadores acertaram as 15 dezenas e levaram para casa o prêmio de R$ 1.032.748,60. Os bilhetes premiados foram adquiridos em Ubá (MG), Curitiba (PR), Belford Roxo (RJ), Silva Jardim (RJ) e Guarujá (SP).
O prêmio para o próximo concurso da Lotofácil, de número 3545, que será realizado na segunda-feira, 24 de novembro de 2025, está estimado em R$ 1.800.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer!
01 - 04 - 05 - 06 - 08 - 10 - 11 - 12 - 15 - 17 - 20 - 21 - 22 - 23 - 25
A aposta mínima, de 15 números, custa R$ 3,00 com chance de 1 em 3.268.760 e a máxima custa R$ 46.512 com chance de 1 em 211.
|
Quantidade de números jogados |
Valor da aposta |
|---|---|
|
15 |
R$ 3 |
|
16 |
R$ 48 |
|
17 |
R$ 408 |
|
18 |
R$ 2.448 |
|
19 |
R$ 11.628 |
|
20 |
R$ 46.512 |
De segunda-feira a sábado, às 21h.
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinha e deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Copiar o textoO resultado da Loteria Federal, concurso 6020, divulgado neste sábado, 22 de novembro de 2025, premiou jogadores de diversas regiões do Brasil. O apostador da Loterias Sorte Minas, de Belo Horizonte/MG, levou o primeiro prêmio de R$ 500.000,00. O segundo prêmio, no valor de R$ 35.000,00, foi destinado à aposta da Pinho Loterias, em São Paulo/SP, enquanto a aposta feita na Avenida da Sorte, em Juíz de Fora/MG, faturou R$ 30.000,00.
Outros sortudos incluem a aposta na Pirapora Loterias, em Pirapora/MG, que recebeu R$ 25.000,00. O último prêmio de R$ 20.503,00 foi da loteria Mina de Ouro, em Rosário do Sul/RS. A Loteria Federal continua sendo uma das modalidades mais tradicionais e procuradas pelos brasileiros, oferecendo grandes prêmios e oportunidades para quem sonha em mudar de vida.
| Destino | Bilhete | Unidade Lotérica | Cidade/UF | Valor do Prêmio (R$) |
|---|---|---|---|---|
| 1º | 004492 | LOTERIAS SORTE MINAS | BELO HORIZONTE/MG | R$ 500.000,00 |
| 2º | 094083 | PINHO LOTERIAS | SAO PAULO/SP | R$ 35.000,00 |
| 3º | 071848 | AVENIDA DA SORTE | JUIZ DE FORA/MG | R$ 30.000,00 |
| 4º | 001932 | PIRAPORA LOTERIAS | PIRAPORA/MG | R$ 25.000,00 |
| 5º | 054831 | MINA DE OURO | ROSARIO DO SUL/RS | R$ 20.503,00 |
A Loteria Federal é uma modalidade tradicional oferecida pela Caixa Econômica Federal e se destaca pelo formato simples de participação. O apostador adquire um bilhete com um número impresso e, caso o número de seu bilhete coincida com o sorteado, ele leva o prêmio correspondente.
O bilhete inteiro é composto por 10 frações e custa R$ 40,00. Você também pode comprar frações do bilhete que custam R$ 4,00 cada com o valor do prêmio proporcional à quantidade de frações adquiridas.
As extrações regulares ocorrem duas vezes por semana, às quartas e sábados, e podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal oficial da Caixa.
Além do prêmio principal, a Loteria Federal premia também aqueles que acertam frações do número sorteado, como as dezenas, centenas e unidades. Há ainda prêmios para números próximos ao primeiro prêmio.
Você pode receber seu prêmio em qualquer lotérica ou nas agências da CAIXA. Caso o prêmio bruto seja superior a R$ 2.259,20, o pagamento deve ser realizado somente nas agências da CAIXA, mediante apresentação de comprovante de identidade original com CPF e do bilhete (ou fração) original e premiado. Valores iguais ou acima de R$ 10.000,00 são pagos no prazo mínimo de dois dias úteis a partir de sua apresentação em Agência da CAIXA.
A chance de acerto dos prêmios principais da Loteria Federal varia conforme o tipo de extração e a quantidade de bilhetes emitidos em cada concurso. Veja as probabilidades :
Essas probabilidades indicam quantas apostas concorrem ao prêmio principal em cada sorteio da Loteria Federal.
Para mais informações, acesse Loterias Caixa.
Copiar o texto
Baixar áudioO domingo será instável em boa parte da Região Sul.
No Paraná, as chuvas se espalham ao longo do dia, com possibilidade de pancadas mais fortes em cidades como Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel e Maringá.
Em Santa Catarina, a instabilidade também predomina, com chuva intermitente e risco de volumes mais elevados em municípios como Florianópolis, Joinville, Blumenau, Lages e Chapecó.
No Rio Grande do Sul, apesar de grande parte do estado ter tempo mais firme, há áreas com previsão de chuva, especialmente entre o norte e parte da faixa central. Municípios como Passo Fundo, Erechim, Soledade e Carazinho podem registrar precipitações ao longo do dia. Já regiões como Porto Alegre, Pelotas, Bagé e Rio Grande tendem a permanecer sem chuva.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 14°C, em Curitiba e Porto Alegre. Já a máxima deve atingir até 23°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 90%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudio
O domingo (23) será marcado por instabilidade em todo o Centro-Oeste, com chuva atingindo os três estados e o Distrito Federal.
Em Mato Grosso, as precipitações se espalham por grande parte do estado, com trechos de maior intensidade no centro e no sul mato-grossense. Municípios como Cuiabá, Rondonópolis, Jaciara, Campo Verde e Primavera do Leste devem registrar pancadas mais fortes ao longo do dia.
Em Mato Grosso do Sul, a chuva também se mantém presente em várias regiões. As áreas mais afetadas se concentram entre o centro e o sul, especialmente em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Maracaju e Nova Andradina.
Em Goiás, o tempo segue instável e com chuva em diferentes regiões. O risco de volumes mais altos é maior no norte e no leste goiano, atingindo municípios como Formosa, Posse, Luziânia, Águas Lindas, Anápolis e Goiânia.
No Distrito Federal, o domingo será de céu fechado e chuva persistente ao longo do dia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 19°C, em Brasília. Já a máxima deve chegar a 33°C, em Campo Grande. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 80%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudio
O domingo será marcado por chuva em todo o Sudeste, com áreas de maior intensidade ao longo do dia.
Em Minas Gerais, as precipitações alcançam praticamente todo o estado, ganhando força no Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Municípios como São Gonçalo do Sapucaí, Tapira, Prata e Veríssimo estão entre os que devem sentir os maiores acumulados.
Em São Paulo, a instabilidade atua de forma generalizada, com chuva forte em diversas regiões. Entre as cidades com chance maior de volumes elevados estão Clementina, Ouro Verde, Lavínia e Cerqueira César.
No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o cenário é semelhante: o tempo permanece fechado, com chuva persistente ao longo do dia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 15°C, em São Paulo. Já a máxima pode chegar até 31°C, em Vitória e Rio de Janeiro. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioO domingo será marcado por instabilidade em praticamente toda a Região Norte, com chuva atingindo a maioria dos estados.
No Amazonas, o tempo permanece fechado, com chuva frequente ao longo do dia. As precipitações atingem municípios como Manaus, Tefé, Coari, Manacapuru e Parintins com mais intensidade.
No Pará, o cenário também é de instabilidade. Chove em grande parte do estado, especialmente no norte e na faixa litorânea. Cidades como Belém, Bragança, Capanema, Castanhal e Santarém devem registrar precipitações persistentes.
Em Roraima, há previsão de chuva em boa parte do estado, especialmente no centro e no sul, atingindo municípios como Boa Vista, Alto Alegre e Mucajaí. No Amapá, o domingo também será chuvoso, com registros ao longo do dia em Macapá, Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari.
Em Rondônia, a instabilidade predomina, com pancadas ao longo do dia em cidades como Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Vilhena. E no Acre, o tempo segue semelhante, com chuva presente em municípios como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá.
No Tocantins, o domingo será de chuva em várias regiões, principalmente no centro e no norte do estado. Municípios como Palmas, Araguaína, Guaraí, Miracema do Tocantins e Paraíso do Tocantins devem registrar precipitações.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 24°C, em Rio branco e Porto Velho. Já a máxima pode chegar a 35°C, em Manaus e Boa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioO domingo no Nordeste será marcado por variações de nebulosidade. Enquanto parte da região tem tempo firme, algumas áreas registram chuva em momentos do dia.
No Maranhão, o tempo fica instável, com chuva ao longo do dia principalmente no oeste e sul do estado. Municípios como Imperatriz, Açailândia, Grajaú, Balsas e Barra do Corda podem registrar precipitações mais frequentes.
No Piauí, o domingo será de sol entre nuvens, com possibilidade de chuva no extremo sul e oeste. Cidades como Bom Jesus, Corrente, Gilbués, São Raimundo Nonato e Uruçuí têm chance de pancadas isoladas.
No Ceará, predomina o tempo firme, com sol entre nuvens e sem previsão de chuva na maior parte do estado. Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Itapipoca devem ter um dia sem precipitações.
No Rio Grande do Norte, a previsão indica sol entre nuvens e tempo firme ao longo do dia. Municípios como Natal, Mossoró, Caicó e Parnamirim devem permanecer sem chuva.
Já na Paraíba, o cenário é similar: domingo de pouca nebulosidade e sem registro de chuvas significativas em cidades como João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa. Em Pernambuco, a faixa litorânea e parte da zona da mata podem ter aumento de nuvens, mas sem chuva significativa. Recife, Paulista, Caruaru e Petrolina seguem com tempo firme.
Em Alagoas e Sergipe o dia será de muitas nuvens pelos dois estados.
Na Bahia, apesar de predominar o sol entre nuvens, pode chover de forma isolada no oeste e no extremo sul do estado. Municípios como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Teixeira de Freitas e Eunápolis têm chance de pancadas rápidas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Recife e Salvador. Já a máxima pode chegar a 36°C, em Teresina. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoEstão na lista municípios dos estados do Ceará, Pará, Paraíba e Paraná
Baixar áudioO Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (21), a situação de emergência em 13 cidades afetadas por desastres nos estados do Ceará, Pará, Paraíba e Paraná. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo.
Passam por um período de estiagem os municípios de Mojuí dos Campos e Xinguara, no Pará, e Emas, São João do Tigre e Tenório, na Paraíba. Já Piquet Carneiro, no Ceará, enfrenta a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
No Paraná. as cidades de Assaí, Centenário do Sul, Marilandia do Sul e Mauá da Serra foram atingidas por vendaval, enquanto Porto Barreiro e Laranjeiras do Sul por tornados, e Prudentópolis por enxurradas.
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Copiar o texto
Baixar áudioO Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, nesta sexta-feira (21), o repasse de R$ 397,4 mil para ações de recuperação nas cidades de Santa Maria do Salto, em Minas Gerais, e Gaspar, no Rio Grande do Sul.
Os municípios foram afetados por desastres. As portarias com os repasses foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo:
Os recursos foram autorizados a partir de critérios técnicos que levam em conta a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados e as necessidades apresentadas nos planos de trabalho enviados pelas prefeituras.
Municípios que tiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar apoio ao MIDR. As solicitações são feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise e aprovação da equipe técnica da Defesa Civil Nacional, os repasses são formalizados em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar e qualificar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. O objetivo é preparar os profissionais das três esferas de governo para responderem de forma eficiente às situações de emergência.
Copiar o texto
Baixar áudioO governo dos Estados Unidos removeu a tarifa de 40% imposta a 238 produtos agrícolas listados, dos quais 85 foram exportados pelo Brasil em 2024. Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a decisão representa um avanço importante na renovação da agenda bilateral entre as duas nações. De acordo com o estudo divulgado pela entidade, nesta sexta-feira (21), a medida faz com que 37,1% das vendas brasileiras ao mercado norte-americano (US$ 15,7 bilhões) fiquem livres de taxas adicionais.
Pelo que destaca o levantamento, pela primeira vez desde agosto, o volume exportado isento das sobretaxas ficou acima do submetido à tarifa cheia de 50%, que atinge 32,7% das exportações.
Os cálculos levam em conta dados de 2024, com base em estatísticas da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos. O superintendente de Relações Internacionais da CNI, Frederico Lamego, explica que, nessa nova determinação, 231 produtos exportados pelo Brasil passam a ter alíquota zero. Segundo ele, a publicação feita pelos Estados Unidos teve como motivação dois principais aspectos.
“O primeiro é a pressão inflacionária nos Estados Unidos, e o segundo é a primeira ordem executiva que cita nominalmente o processo de negociações em curso entre os Estados Unidos e o Brasil. Ou seja, isso já é um ato de boa vontade do governo americano no sentido de que avancem as negociações entre Brasil e Estados Unidos o quanto antes”, afirma Lamego.
Para o presidente da entidade, Ricardo Alban, essa movimentação também condiz com o papel do Brasil como parceiro comercial do país norte-americano. “Vemos com grande otimismo a ampliação das exceções e acreditamos que a medida restaura parte do papel que o Brasil sempre teve como um dos grandes fornecedores do mercado americano”, destaca. Ainda segundo Alban, o setor privado tem atuado de forma consistente para contribuir com a evolução das negociações envolvendo o tarifaço.
“A complementaridade das economias é real e agora precisamos evoluir nos termos para a entrada de bens da indústria, para a qual os EUA são nosso principal mercado, como para o setor de máquinas e equipamentos, por exemplo”, pontua o presidente.
Mesmo com a mudança, 62,9% das vendas brasileiras àquele país continuam sujeitas a algum tipo de tarifa adicional, considerando tanto as medidas horizontais quanto as setoriais, como as aplicadas para aço e alumínio.
Entre os produtos incluídos na lista de itens isentos à sobretaxa de 40%, aplicada ao Brasil desde agosto, estão a carne bovina, café e cacau - insumos considerados comuns da cesta de consumo da população dos Estados Unidos.
Na avaliação da CNI, essa nova medida faz com que os produtos brasileiros voltem a ficar competitivos no mercado, já que a remoção das tarifas recíprocas, de 10%, na última semana, havia deixado os itens nacionais em “condições menos vantajosas".
Após o anúncio de Donald Trump acerca da remoção da tarifa de 40% imposta a centenas de produtos agrícolas nacionais, o governo brasileiro informou, na quinta-feira (20), por meio de nota, que recebeu a notícia com “satisfação”.
Na publicação, o Executivo afirma que manterá o diálogo, a fim de resolver questões entre os dois países, em linha com a tradição de 201 anos de excelentes relações diplomáticas. “O Brasil seguirá mantendo negociações com os EUA com vistas à retirada das tarifas adicionais sobre o restante da pauta de comércio bilateral”, diz a nota.
IEL lança novas vagas do Programa Inova Talentos com bolsas de até R$ 12 mil
Além disso, na própria quinta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em vídeo postado nas redes sociais, que essa suspensão anunciada por Trump foi um sinal importante.
"Não é tudo o que eu quero, não é tudo que o Brasil precisa, mas é uma coisa importante. O presidente Trump acaba de anunciar que vai começar a reduzir vários produtos brasileiros que foram taxados em 40%. Isso é um resultado muito importante", afirma Lula.
No fim de julho, o presidente dos Estados Unidos impôs uma tarifa adicional de 40% aos produtos do Brasil. Esse acréscimo foi somado à tarifa recíproca de 10% aplicada em escala global, que totalizou 50%. No entanto, o decreto apresentou uma lista com quase 700 exceções, a exemplo do suco de laranja e produtos de aviação.
Na última semana, Donald Trump assinou uma ordem executiva que retirava a tarifa recíproca de 10% sobre a importação de produtos como café, banana, tomate e carne bovina.
Na ocasião, o governo norte-americano disse que manteve a tarifa adicional de 40% para o Brasil. Essa taxa, porém, caiu para diversos produtos na quinta-feira (20). Com isso, itens como carne e café agora estão com a taxação zerada.
Café
O café brasileiro foi um dos produtos mais afetados pelas tarifas, principalmente porque ficou fora da primeira lista de exceções, divulgada em 31 de julho.
De acordo com o Conselho de Exportadores de Cafés do Brasil (Cecafé), os Estados Unidos foram o principal importador dos cafés do Brasil no acumulado dos 10 primeiros meses de 2025. Nesse período, o país norte-americano importou do Brasil 4,711 milhões de sacas. Esse volume corresponde a uma queda de 28,1% na comparação com o adquirido entre janeiro e outubro de 2024.
Esse volume corresponde a 14,2% dos embarques totais no agregado do ano. O presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, afirma que, em meio a essas movimentações tarifárias, houve uma perspectiva de que seria registrada uma perda de mais 30% do mercado, totalizando 80%, caso as taxações continuassem avançando.
“Significa uma queda na balança comercial da ordem de aproximadamente 2 bilhões de dólares, somente para os Estados Unidos. Um outro fator muito relevante é que o Brasil, para se manter permanente nas exportações para os outros países, vem sofrendo com uma pressão muito grande em relação aos diferenciais aplicados para o café brasileiro, que inclusive, mesmo com uma safra menor, esses diferenciais que a gente chama de desconto sobre a Bolsa, se alargaram bastante”, destaca.
Carne
A carne, outro produto relevante da pauta exportadora brasileira aos EUA, também foi contemplada.
Dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO) revelam que, mesmo com as tarifas adicionais impostas pela Casa Branca, as exportações de carne bovina continuaram em um ritmo bom, em outubro, e registraram uma receita de US$ 1,897 bilhão, ou seja, uma elevação de 37,4%, para uma movimentação de 360,28 mil toneladas (+12,8%).
No mesmo mês do ano passado, a receita foi de US$1,380 bilhão e a movimentação, de 319,3 mil toneladas.
Frutas e outros produtos
O documento divulgado pelo governo dos Estados Unidos também inclui frutas como goiaba, abacate, banana, manga, cacau e açaí. Entre outros itens contemplados, ainda estão nozes, água de coco, raízes e tubérculos.
No início de setembro, a CNI liderou uma missão empresarial a Washington (EUA), com o intuito de abrir canais de diálogo e contribuir com as negociações para reverter ou reduzir o tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A comitiva reuniu cerca de 130 empresários, dirigentes de federações estaduais e representantes de associações industriais.
A agenda incluiu reuniões no Capitólio, encontros bilaterais com instituições parceiras, plenária com representantes do setor público e privado dos dois países e audiência pública na US International Trade Commission, no âmbito da investigação aberta pelo governo americano contra o Brasil, com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974.
Entre os setores mais afetados pelo tarifaço e que foram representados na missão, estiveram máquinas e equipamentos, madeira, café, cerâmica, alumínio, carnes e couro. Grandes empresas, como Embraer, Stefanini, Novelis, Siemens Energy e Tupy também integraram a comitiva.
Estudos da CNI já alertaram que as tarifas adicionais poderiam gerar um impacto negativo de até R$20 bilhões no PIB brasileiro e a perda de 30 mil empregos.
Copiar o texto
Baixar áudioA programação oficial da COP30 reuniu pesquisadores, técnicos, produtores e gestores públicos para debater a pecuária sustentável na Região Amazônica. Durante o “Dia da Pecuária Verde e Financiamento Sustentável”, realizado no pavilhão do Banco da Amazônia, na Green Zone da COP30, os participantes destacaram caminhos para a pecuária de baixo carbono na região, inclusive, com o apoio de financiamento sustentável.
O debate acompanha a demanda por uma transição para uma pecuária de baixo carbono, cuja adoção é essencial para aliar produção, conservação e inclusão social. A pecuária segue como um dos principais motores da economia amazônica, no entanto, desafia o território com pressões ambientais sobre a degradação do solo.
No encontro, foram apresentadas experiências voltadas à redução das emissões de carbono na atividade no âmbito do programa Pecuária Verde. O programa do Banco da Amazônia combina crédito rural, assistência técnica, métricas de monitoramento e incentivos a produtores que adotam práticas sustentáveis.
O modelo está em fase piloto em Roraima e, segundo participantes do debate, tem mostrado que a recuperação de áreas degradadas e a elevação da produtividade dependem sobretudo do manejo adequado e de sistemas integrados de produção – de lavoura e pecuária.
Entre os objetivos estão o aumento da produtividade, além da recuperação de áreas degradadas, bem como a redução das emissões de CO2.
O coordenador do Grupo de Trabalho sobre Pecuária Verde do Banco da Amazônia, Augusto Bastos, destacou que a proposta marca um avanço na forma de produzir na Amazônia, ao buscar conciliar conservação ambiental, regeneração de áreas e geração de renda.
“O Pecuária Verde traz uma sequência bem grande de inovações que vão revolucionar o crédito rural em termos de monitoramento e comprovação dos impactos socioambientais e econômicos que cada operação na pecuária vai trazer para as metas nacionais e para os objetivos do desenvolvimento sustentável”, disse Bastos.
O pesquisador da Embrapa, Amaury Bendahan, lembrou do papel social da pecuária na Amazônia e afirmou que a atividade integra as soluções climáticas.
“A pecuária é o maior uso da terra na Amazônia, envolve mais de 200 mil produtores. Tem um papel social dentro da Amazônia e é parte da solução climática. A pecuária não pode ser vista de maneira diferente. Ela é um sumidouro de carbono quando você maneja ela bem, tem boas práticas, contribui na mitigação dos gases efeitos estufa”, ressaltou Bendahan.
O objetivo é expandir o Pecuária Verde de forma gradual em toda a região – tendo em vista que a pecuária está presente em todos os municípios da Amazônia.
Copiar o texto
Baixar áudioO Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou um investimento privado de R$ 1,6 bilhão destinado ao Porto de Santos (SP). O aporte será realizado pela DP World, empresa global de logística, com o objetivo de ampliar as operações no terminal.
O projeto prevê elevar a capacidade de movimentação para 2,1 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) até 2028. Entre as melhorias estão a construção de um novo píer, a modernização dos equipamentos e a ampliação do cais em 190 metros.
O acordo foi firmado durante missão oficial do MPor a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, realizada entre 18 e 21 de novembro. Sob a liderança do ministro Silvio Costa Filho, a comitiva brasileira retornou ao país com o anúncio do investimento e com avanços nas negociações voltadas à ampliação da malha aérea internacional em diversas regiões.
“Viemos mostrar que o Brasil é um parceiro seguro, previsível e aberto a investimentos que gerem desenvolvimento. O saldo desta missão é a prova de que o mercado internacional confia no atual momento do país, seja aportando recursos na nossa infraestrutura portuária, seja comprando a tecnologia da nossa indústria aeronáutica”, avaliou Costa Filho.
A programação em Dubai incluiu encontros com autoridades locais. Entre os temas tratados destacam-se:
Turismo e rotas comerciais: Em reunião com o presidente da Emirates Airlines, Tim Clark, o governo brasileiro avançou nas tratativas para levar voos da companhia ao Nordeste. A medida descentraliza a entrada de turistas estrangeiros no Brasil;
Sustentabilidade: Encontros com a Autoridade Geral de Aviação Civil da Arábia Saudita e a Dnata discutiram investimentos na produção de combustível sustentável de aviação (SAF) no Brasil e cooperação técnica para o desenvolvimento de eVTOLs, os chamados “carros voadores”;
VEJA MAIS:
Copiar o texto
Baixar áudioA Região Norte do Brasil registrou, nos primeiros nove meses de 2025, o maior volume de passageiros dos últimos dez anos. Cinco aeroportos, Manaus (AM), Palmas (TO), Marabá (PA), Rio Branco (AC) e Parauapebas (PA), somaram juntos 3,6 milhões de embarques e desembarques, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O resultado supera todas as marcas anteriores desde 2016, evidenciando o crescimento do transporte aéreo regional e a importância estratégica desses terminais para o desenvolvimento da região.
O destaque fica para o Aeroporto Internacional de Manaus, que ultrapassou pela primeira vez a marca de 2,35 milhões de passageiros, superando o recorde pré-pandemia de 2019. Palmas também bateu seu recorde histórico, com 553 mil passageiros, enquanto Rio Branco registrou 269 mil, superando o pico de 2018.
Em território paraense, Marabá e Parauapebas alcançaram 284 mil e 158 mil passageiros, respectivamente, ambos com crescimento expressivo em relação a 2024.
O Aeroporto de Belém manteve sua posição como o mais movimentado de toda a Região Norte, registrando 2,83 milhões de passageiros. Esse número representa uma leve acomodação após o recorde de 2024 para este período, quando atingiu a marca de 2,97 milhões de passageiros, mas ainda é o segundo melhor resultado do terminal na última década no acumulado de janeiro a setembro.
E, ainda que o Aeroporto de Belém continue sendo o mais movimentado da região, com 2,83 milhões de passageiros, os demais terminais demonstram um avanço contínuo, impulsionado por políticas de modernização e investimentos em infraestrutura.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o compromisso do governo federal com a melhoria dos aeroportos regionais: "O Governo Federal está comprometido com a modernização dos aeroportos em todo o país, e a Região Norte é parte desse esforço. O bom desempenho da movimentação regional demonstra o potencial da área e reforça a importância de continuarmos investindo em sua infraestrutura aeroportuária."
A diretora do Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Luiza Deusdará, reforça o papel da regionalização da aviação: "O Ministério de Portos e Aeroportos está concentrando esforços para a regionalização porque acreditamos no potencial desse segmento para a integração nacional e também para a ampliação do acesso a serviços de saúde e outras políticas públicas.”
Segundo Luiza, a prova de que os brasileiros desejam viajar, conhecer o país, visitar familiares distantes, são os recordes de movimentação de passageiros na Região Norte. “Os aeroportos de Manaus, Palmas, Marabá, Rio Branco e Parauapebas somaram mais de 3 milhões de passageiros até setembro deste ano, isso sem contar com o aeroporto de Belém, que ainda terá um salto enorme por conta da COP30".
Copiar o textoA gordura abdominal é mais perigosa do que você imagina
Baixar áudioVocê tem gordura na barriga e já tentou de tudo para perdê-la? Essa famosa “barriguinha de pai” pode parecer inofensiva, mas é um fator de risco importante para várias doenças.
“A gordura visceral é altamente inflamatória e pode causar resistência à insulina, diabetes, colesterol alto, acúmulo de gordura no fígado, pressão alta, infarto e até derrame”, explica o endocrinologista Dr. Márcio Aurélio Silva Pinto (CRM: 112.092/SP | RQE: 29.169).
Mesmo quem não é obeso pode estar em risco. Essa gordura também está associada a alguns tipos de câncer e doenças neurodegenerativas, como a demência.
A boa notícia é que dá para mudar esse cenário com dieta equilibrada, exercícios (musculação + aeróbico) e acompanhamento profissional. Se mesmo com hábitos saudáveis o problema persistir, procure ajuda especializada. Cuidar da saúde é sempre o melhor caminho.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o texto
Baixar áudioO Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), inaugurou na quinta-feira (20), uma sala multissensorial voltada ao acolhimento de passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A nova unidade integra o Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).
A cerimônia contou com a presença do secretário executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, do secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.
Com a abertura do espaço, a iniciativa alcança a marca de 13 salas instaladas em aeroportos brasileiros ao longo de 2025. Além de Fortaleza, o programa já contempla unidades nos terminais de:
Para o secretário executivo do MPor, Tomé Franca, incluir passageiros e democratizar a experiência nos aeroportos é uma política pública prioritária.
“É orientação do presidente Lula e do ministro Silvio Costa Filho que o nosso trabalho faça com que a aviação brasileira seja para todas e todos. As salas e espaços multissensoriais acolhem e tornam a experiência de viajar mais agradável em nossos aeroportos, atendendo aos passageiros nas suas necessidades”, disse.
Segundo a diretora de operações do Aeroporto Internacional de Fortaleza, Thaís Reder, a iniciativa integra o conjunto de melhorias implementadas pela concessionária Fraport Brasil no terminal.
“É uma satisfação para a Fraport Brasil inaugurar um espaço no Fortaleza Airport projetado para oferecer conforto, redução de estímulos e um ambiente acolhedor aos nossos passageiros que necessitam de uma pausa sensorial durante a viagem”, destacou.
O espaço, localizado em frente ao portão de embarque 11, possui uma área de 63,50 m² e funciona 24 horas por dia. Tem capacidade para acolher até 10 pessoas simultaneamente. Além do mobiliário lúdico e adaptado, possui espaço que simula o interior de um avião para facilitar a adaptação do passageiro com TEA à aeronave.
Como parte das ações voltadas à inclusão, a Pasta lançou a cartilha Inclusão Dentro e Fora do Avião, com texto de Aline Campos e ilustrações de Luana Chinalia.
A publicação apresenta, de forma lúdica, a história de duas crianças neurodivergentes e oferece orientações sobre direitos, recursos e boas práticas para garantir uma experiência de viagem mais tranquila.
O material está disponível para download no site oficial do MPor e também pode ser encontrado nas salas multissensoriais instaladas em aeroportos de todo o país.
VEJA MAIS:
Copiar o texto
Baixar áudioUm novo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado durante a COP30, revela uma expansão significativa das facções criminosas na Amazônia Legal. De acordo com a 4ª edição do estudo Cartografias da Violência na Amazônia, o número de municípios sob influência de organizações como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) saltou de 260 para 344 em 2025, um aumento de 32%.
Isso significa que 45% dos 772 municípios da Amazônia Legal têm presença de facções criminosas. O estudo identificou 17 facções ativas na região, entre nacionais e internacionais, indicando um panorama complexo e fragmentado.
Além deles, facções regionais como Bonde dos 40 (B40), Tropa do Castelar, Familia Terror do Amapá e ainda organizações estrangeiras como o Tren de Aragua (Venezuela) e Estado Maior Central (Colômbia) também atuam na região.
O relatório do FBSP destaca alguns municípios particularmente afetados:
O relatório também chama atenção para a forma como o crime organizado se articula com a exploração ilegal da floresta:
Em 2024, foram registradas 8.047 mortes violentas intencionais na Amazônia Legal.
O avanço das facções na Amazônia legal traz riscos não só de segurança, mas ambientais e sociais:
As informações são da Agência Brasil.
Copiar o texto
Baixar áudioO mais recente Boletim InfoGripe divulgado nesta sexta-feira (21) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta um aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças e adolescentes de até 14 anos. Impulsionadas principalmente pelo rinovírus, as notificações atingiram níveis de alerta, risco ou alto risco em cinco estados — Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima — até a Semana Epidemiológica 46.
De acordo com o levantamento, uma das causas para o aumento de SRAG em crianças no estado do Rio de Janeiro é a contaminação por metapneumovírus e influenza A. Além disso, o adenovírus também tem colaborado para o crescimento de casos no Pará e em Mato Grosso do Sul. No Pará, houve ainda aumento de casos entre idosos, embora o vírus responsável ainda não tenha sido identificado pelas autoridades de saúde.
O boletim também indica que outros oito estados apresentaram incidência SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco na última semana, mas sem tendência de crescimento no longo prazo (últimas seis semanas). São eles: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Santa Catarina e Sergipe.
No cenário nacional, há uma tendência de queda dos casos de SRAG na tendência de longo prazo e de estabilidade na tendência de curto prazo (últimas três semanas).
Entre as capitais, apenas Boa Vista, em Roraima, apresenta nível de atividade considerado de risco para SRAG nas últimas duas semanas epidemiológicas, com manutenção de tendência de alta no longo prazo.
Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos de SRAG foi de:
37,8% para rinovírus,
Entre os óbitos confirmados, foram registrados:
O levantamento do InfoGripe tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, atualizados até 15 de novembro, e é referente à Semana Epidemiológica (SE) 46. Confira outros detalhes no link.
Diante deste cenário, a pesquisadora do Programa de Computação Científica (PROCC/Fiocruz) e do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, recomendou, em nota, o uso de uma boa máscara, como a PFF2 ou a N95, em unidades de saúde e por pessoas que estejam com sintomas de gripe ou resfriado. “Também é importante que os pais evitem levar seus filhos para a escola ou creche caso apresentem esses sintomas, para evitar transmitir o vírus para outras crianças”, recomenda. “Além disso, é fundamental que as crianças, assim como os demais grupos prioritários, estejam com a vacinação contra Influenza e Covid-19 em dia”, orienta Portella.
Copiar o texto
Baixar áudioO Índice da Bolsa de Valores Brasileira (Ibovespa) fechou a última sessão aos 154.770 pontos, com queda de 0,39%.
Mesmo após a suspensão das tarifas de importação de 40% sobre os produtos brasileiros nos Estados Unidos, o índice seguiu um movimento internacional de aversão a investimentos de risco. No cenário internacional, investidores se mostram preocupados com a bolha de alto investimento em projetos de Inteligência Artificial e a incerteza de um novo corte de juros nos EUA, que causa instabilidade no mercado.
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
Ações em alta no Ibovespa
Ações em queda no Ibovespa
O volume total negociado na B3 foi de R$ R$ 24.208.634.444, em meio a 3.614.804 negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
Copiar o textoAlta reflete uma preocupação crescente relativa aos altos investimentos em projetos de IA
Baixar áudioO dólar encerrou o último pregão cotado a R$5,40, com alta de 1,18%. Em um dia marcado pelo aumento da aversão ao risco nos mercados internacionais, a alta refletiu a preocupação crescente dos investidores com a sustentabilidade dos altos investimentos em projetos de inteligência artificial.
De acordo com especialistas, o dia foi marcado pela volatilidade do mercado decorrente da anulação das tarifas de 40% dos EUA sobre produtos brasileiros. Outro fator que influenciou o movimento foram as declarações feitas por um dirigente do Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos relativas a um novo corte dos juros em dezembro.
O euro, por sua vez, encerrou a sessão cotado a R$6,21, o que representa uma alta de 1,11%.
A tabela abaixo mostra as cotações cruzadas entre as principais moedas internacionais e o real. Cada célula indica quanto vale 1 unidade da moeda da linha em relação à moeda da coluna.
| Código | BRL | USD | EUR | GBP | JPY | CHF | CAD | AUD |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| BRL | 1 | 0.1851 | 0.1608 | 0.1413 | 28.9624 | 0.1496 | 0.2609 | 0.2866 |
| USD | 5.4020 | 1 | 0.8688 | 0.7632 | 156.45 | 0.8081 | 1.4094 | 1.5489 |
| EUR | 6.2189 | 1.1510 | 1 | 0.8785 | 180.09 | 0.9302 | 1.6222 | 1.7827 |
| GBP | 7.0770 | 1.3103 | 1.1384 | 1 | 205.00 | 1.0589 | 1.8467 | 2.0294 |
| JPY | 0.0345 | 0.0064 | 0.0056 | 0.0049 | 1 | 0.5165 | 0.0090 | 0.0099 |
| CHF | 6.6848 | 1.2375 | 1.0751 | 0.9444 | 193.62 | 1 | 1.7441 | 1.9166 |
| CAD | 3.8328 | 0.7095 | 0.6164 | 0.5415 | 111.02 | 0.5734 | 1 | 1.0990 |
| AUD | 3.4887 | 0.6457 | 0.5609 | 0.4927 | 101.01 | 0.5217 | 0.9100 | 1 |
Os dados são da Investing.com
Copiar o textoO concurso 3543 da Lotofácil foi realizado nesta sexta-feira (21/11/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. O sorteio não teve vencedores na faixa principal.
O prêmio para o próximo concurso da Lotofácil, de número 3544, que será realizado no sábado, 22 de novembro de 2025, está estimado em R$ 6.000.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer!
01 - 04 - 05 - 06 - 07 - 08 - 09 - 14 - 15 - 16 - 17 - 20 - 21 - 22 - 25
A aposta mínima, de 15 números, custa R$ 3,00 com chance de 1 em 3.268.760 e a máxima custa R$ 46.512 com chance de 1 em 211.
|
Quantidade de números jogados |
Valor da aposta |
|---|---|
|
15 |
R$ 3 |
|
16 |
R$ 48 |
|
17 |
R$ 408 |
|
18 |
R$ 2.448 |
|
19 |
R$ 11.628 |
|
20 |
R$ 46.512 |
De segunda-feira a sábado, às 21h.
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinha e deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Copiar o texto