Voltaro sertão de Currais Novos, região do Seridó potiguar, o cenário é de contrastes. O sol forte e a vegetação seca revelam o quanto a água é um recurso raro e precioso. É justamente ali que a Aura Borborema, a mais recente operação de ouro da Aura Minerals, decidiu enfrentar o maior dos desafios: operar uma mina sem utilizar nenhum litro de água nova. A iniciativa levou a empresa a ser eleita como Empresa do Ano do Setor Mineral 2025 na categoria ESG - Médio Porte.
“Quando desenhamos o projeto, sabíamos que o grande desafio seria o hídrico”, conta Fred Silva, diretor de Operações da Aura Borborema. “A região caminha para um processo de desertificação, e não fazia sentido competir com a população por um bem tão essencial. Por isso, o projeto nasceu com o compromisso de funcionar 100% com água de reuso”.
O conceito, simples na essência e sofisticado na execução, transformou-se em uma das mais inovadoras soluções ambientais da mineração brasileira. Em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), a Aura estruturou uma parceria público-privada (PPP) que permite captar, tratar e reutilizar a água de esgoto doméstico do município de Currais Novos para uso integral nas operações da mina.
“Não usamos água subterrânea, nem de córregos ou rios”, reforça Fred. “Toda a água que move Borborema é de reuso. É um ciclo completo, que começa no esgoto da cidade e termina no processo industrial da mineração, após tratamento avançado com osmose reversa e três etapas de purificação”.
A proposta, segundo Fred, foi bem recebida desde o início pela CAERN e pela Agência Nacional de Águas (ANA). “Chegamos com uma ideia que estava totalmente alinhada ao novo marco do saneamento básico no Brasil”, explica. “Construímos uma estrutura dentro da própria estação de tratamento do município e assumimos a operação. Foi um processo rápido e colaborativo, em que todos entenderam o potencial de benefício coletivo”.
Hoje, toda a operação da estação é gerida pela equipe da Aura Borborema, que bombeia cerca de 70 m³ por hora de água de reuso ao longo de 27 quilômetros de adutora até a planta de beneficiamento do minério. O sistema é dinâmico, acompanhando o fluxo da cidade: durante o dia, há picos de até 120 m³/h, enquanto na madrugada o volume chega a 20 m³/h.
“Quando chegamos, o que existia era apenas um peneiramento rudimentar do esgoto. Não havia tratamento algum”, recorda o executivo. “Hoje, além de eliminar o lançamento de efluentes in natura no córrego local, nós tratamos toda a água coletada e devolvemos ao meio ambiente um ativo limpo e sustentável”.
O investimento total do projeto foi de aproximadamente R$ 45 milhões, e o contrato com a CAERN tem validade vinculada à vida útil da mina, estimada inicialmente em 10 anos, mas que pode se estender para até 19 anos, conforme a expansão das reservas e da capacidade de produção.
“É uma PPP diferente, porque não recebemos nenhum incentivo fiscal ou contrapartida financeira”, explica Fred. “O município e a companhia estadual se beneficiam indiretamente, já que reduzem custos de tratamento e ganham uma estrutura moderna, que será devolvida em pleno funcionamento quando a mina encerrar suas atividades”.
Mas o compromisso da Aura Borborema com o meio ambiente não se limita ao uso responsável da água. A empresa mantém também uma fazenda voltada ao reflorestamento e combate à desertificação, fora da área operacional.
“Poderíamos ter feito o viveiro dentro do site, mas preferimos estabelecer essa estrutura dentro do município”, conta Fred. “Lá produzimos e cuidamos das mudas usadas na recomposição florestal da mina e também realizamos plantios para recuperação de áreas degradadas da região. A fazenda se tornou um polo de restauração ambiental”.
Essa decisão reflete um dos pilares da Cultura Aura 360, que integra os eixos de respeito, cuidado e geração de valor compartilhado. A lógica é simples: o desenvolvimento da mineração deve caminhar junto com o desenvolvimento local. “Quando investimos em reflorestamento e uso de água de reuso, estamos cuidando de algo que é muito maior que o nosso negócio: estamos ajudando a preservar a vida no sertão”, afirma.
Com o avanço das obras de transposição do Rio São Francisco e a previsão de chegada da água à cidade de Currais Novos em 2026, a expectativa é de que a cobertura de saneamento alcance 80% a 90% do município, permitindo ampliar a oferta de água de reuso e, consequentemente, dobrar a capacidade de produção da mina de Borborema.
“Hoje, 69% da cidade tem coleta de esgoto. Nossa meta é contribuir para universalizar esse índice”, explica Fred. “Estamos trabalhando junto com a CAERN e com a prefeitura num grupo técnico permanente, com reuniões quinzenais, para planejar a expansão da rede e definir prioridades”.
O grupo de trabalho, formado por representantes da Aura, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da companhia de saneamento, está desenvolvendo um plano de universalização do saneamento em três horizontes: curto, médio e longo prazo (2026, 2027 e 2028). “Estamos quantificando dados, aprimorando medições e criando bases reais para que as decisões sejam sustentadas por informações concretas”, afirma o executivo.
Segundo ele, essa parceria vai muito além da mineração: “Estamos ajudando a prefeitura a construir a infraestrutura de saneamento de uma cidade inteira. É um legado que fica. Currais Novos será uma das poucas cidades do Brasil a alcançar praticamente 100% de saneamento — e isso em pleno semiárido nordestino”
Leia a matéria completa na edição 453 da Brasil Mineral
Copiar o texto
Baixar áudioVocê sabia que existe um jeito certo de cortar as unhas para evitar que encravem? Pequenos cuidados fazem toda a diferença na saúde das suas unhas!
“Nas mãos, o ideal é seguir o formato natural da unha. Já nos pés, o corte deve ser sempre reto, nunca arredondado, para evitar encravamento,” orienta a dermatologista Dra. Paula Sanchez (CRM: 144.418/SP | RQE: 45.449).
Evite também cortar os cantos ou muito rente à pele. Use sempre cortador individual, limpo e esterilizado, e finalize com lixa para evitar pontas irregulares.
Se a unha encravar, não tente cortar em casa. Procure um dermatologista ou podólogo. Prevenção é sempre o melhor caminho.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o texto
Baixar áudioA partir de 1º de janeiro de 2026, entram em vigor novas exigências para quem pretende se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As mudanças fazem parte das regras de transição da Reforma da Previdência, instituída pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019, e seguem um calendário de aumento gradual dos requisitos ao longo dos anos.
Essas regras se aplicam aos segurados que já contribuíam para a Previdência Social antes da reforma e que ainda não conseguiram se aposentar. O objetivo é fazer uma transição progressiva entre o modelo antigo e as regras permanentes atuais.
Uma das principais alterações ocorre na regra dos pontos, que considera a soma da idade com o tempo de contribuição. Em 2026, a pontuação mínima passa a ser de 93 pontos para mulheres e 103 pontos para homens, mantendo-se o tempo mínimo de contribuição de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.
Outra mudança importante está na idade mínima progressiva, que aumenta seis meses em relação a 2025. A partir de 2026, será necessário ter 59 anos e 6 meses de idade para mulheres e 64 anos e 6 meses para homens, além do tempo mínimo de contribuição exigido.
As demais regras de transição seguem valendo. É o caso do pedágio de 50%, voltado para quem estava a até dois anos de se aposentar em novembro de 2019, e do pedágio de 100%, que exige o cumprimento integral do tempo que faltava para a aposentadoria na data da reforma, além da idade mínima de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens.
Já a regra permanente da aposentadoria por idade não sofre alterações em 2026. Permanecem os critérios de 62 anos de idade e 15 anos de contribuição para mulheres e 65 anos de idade e 20 anos de contribuição para homens.
O INSS orienta que os segurados acompanhem sua situação previdenciária por meio do portal ou aplicativo Meu INSS, onde é possível consultar o histórico de contribuições e realizar simulações de aposentadoria com base nas regras atualizadas. O planejamento previdenciário é fundamental para evitar surpresas e garantir o acesso ao benefício no momento correto.
Copiar o texto
Baixar áudioOs municípios das regiões Norte e Nordeste do país têm até o dia 19 de janeiro para manifestar interesse em executar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O aceite das metas deve ser realizado pelo Sistema de Informação e Gestão do PAA (SISPAA). A Portaria 235/2025, publicada no Diário Oficial da União (DOU), estabelece as metas, limites financeiros, prazos e requisitos para a execução do PAA.
Os itens estabelecidos consideram a modalidade Compra com Doação Simultânea, por meio do Termo de Adesão.
A orientação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) é de que os gestores verifiquem a lista de municípios selecionados com atenção. O objetivo é confirmar a habilitação e avaliar a viabilidade do cumprimento das metas propostas.
Entre os municípios classificados por Unidade Federativa (UF) estão: Pau Brasil (BA), Rosário (MA), Parauapebas (PA), Livramento (PB) e Brejinho (PE). A lista completa de cidades habilitadas pode ser consultada na Portaria 235/2025 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Após o aceite, as cidades têm um prazo de até 90 dias para cadastrar a proposta no sistema – período que poderá ser prorrogado por mais 60 dias mediante justificativa. A aquisição dos alimentos só poderá começar após a aprovação da proposta pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) e a emissão dos cartões bancários dos beneficiários fornecedores.
Em nota, a CNM destacou a importância do PAA como mecanismo de enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional dos municípios. No entanto, reforça que gestores devem avaliar criteriosamente as condições técnicas e administrativas locais e o cumprimento das exigências estabelecidas para a execução do programa.
A Confederação defende que o cuidado garante que os recursos sejam assegurados para a manutenção dos valores pactuados e evita possíveis remanejamentos.
Além disso, a entidade orienta, ainda, que os municípios observem os prazos de aceite e de cadastramento das propostas no SISPAA, bem como realizem, antes da formalização do aceite, a análise detalhada das metas previstas no plano operacional a serem pactuadas. A ideia é garantir a execução adequada do programa.
A Portaria estabelece metas e limites financeiros para a implementação do programa pelo período de 12 meses aos entes federativos relacionados. O período é contado a partir da pactuação, com possibilidade de prorrogação por igual período. A prorrogação fica condicionada ao desempenho da Unidade Executora.
Os municípios habilitados, listados nos Anexos I e II da Portaria, foram pontuados e classificados com base em critérios estabelecidos pelo Grupo Gestor do PAA (GGPAA).
A classificação considerou indicadores como pobreza, insegurança alimentar e nutricional, presença de povos indígenas e comunidades quilombolas, além da quantidade de estabelecimentos da agricultura familiar.
Os critérios foram utilizados para definir as metas de execução, considerando o limite financeiro estadual dividido pelo limite anual por unidade familiar – resultando no número mínimo de beneficiários fornecedores.
Entre as metas específicas de participação estabelecidas pela Portaria estão a previsão do percentual mínimo de 50% de mulheres, a inclusão de outros públicos prioritários previstos na legislação e o percentual mínimo de 60% de fornecedores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
A publicação define, ainda, os limites financeiros de pagamentos a fornecedores pelo governo federal e o número mínimo de beneficiários fornecedores.
Caso o município não manifeste o aceite no prazo poderá sofrer consequências, como o remanejamento dos recursos para outros entes federativos aptos, dando preferência à mesma região.
A responsabilidade de monitorar a execução e o cumprimento das metas pactuadas ficará a cargo da Sesan. Caso o percentual de execução seja abaixo de 50% ao final de 12 meses, os recursos poderão ser repactuados e remanejados para municípios com melhor desempenho no âmbito da mesma Portaria.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) faz a compra direta de alimentos de agricultores familiares e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Copiar o texto
Baixar áudioO aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre os combustíveis já pode ser sentido pelos consumidores nos postos. No Distrito Federal, o litro da gasolina ficou, em média, até R$ 0,10 mais caro desde o início do ano.
A informação foi confirmada ao Brasil 61 pelo presidente do Sindicato das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes no Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF), Paulo Tavares, que também é proprietário de uma rede de postos.
“Eu mesmo fiz [o reajuste] na minha rede. Elevei o preço em R$ 0,10”, afirmou. Segundo ele, o aumento já é perceptível desde o dia 2 de janeiro. “Por onde eu andei, eu percebi [o aumento] no preço de placa. Nós [enquanto sindicato] não fazemos pesquisa, não coletamos dados. Por força de lei, não podemos ter acesso aos preços dos revendedores”, enfatiza.
O reajuste observado em Brasília está alinhado à atualização da alíquota do ICMS sobre a gasolina, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A partir de 1º de janeiro de 2026, o valor do imposto passou de R$ 1,47 para R$ 1,57 por litro.
Apesar do aumento percebido e aplicado pelo presidente do Sindicombustíveis-DF, o levantamento semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aponta uma queda de R$ 0,01 no preço médio da gasolina, em Brasília, na semana de 28 de dezembro de 2025 a 3 de janeiro de 2026, em comparação com o período anterior.
De acordo com Paulo Tavares, o resultado reflete uma média semanal que ainda inclui os últimos dias de dezembro, período de baixa demanda. “Dezembro é mês de férias, com pouco consumo e vendas. Às vezes tem revendedor que abaixa o preço para aumentar volume [de vendas], desovar estoque, cumprir compromissos, pagar folha de pagamento e o 13º salário. Isso sempre acontece no período de férias. Brasília está vazia, todo mundo viajando”, explica.
O presidente do Sindicombustíveis-DF ressalta ainda que o repasse do aumento do ICMS começou efetivamente a partir do dia 2 de janeiro. “Então esse aumento só vai aparecer na pesquisa da ANP a partir da segunda quinzena de janeiro”, conclui.
Confira a variação dos preços da gasolina comum e do diesel nos estados:
| Estados | Gasolina Comum (21/12 a 27/12) | Gasolina Comum (28/12 a 03/01) | Variação Gasolina | Diesel (21/12 a 27/12) | Diesel (28/12 a 03/01) | Variação Diesel |
|---|---|---|---|---|---|---|
| AC | 7,97 | 7,39 | -0,58 | 8,14 | 7,49 | -0,65 |
| AL | 6,31 | 6,06 | -0,25 | 5,97 | 6,13 | 0,16 |
| AM | 7,01 | 7,01 | 0,00 | 6,50 | 6,50 | 0,00 |
| BA | 6,32 | 6,42 | 0,10 | 6,01 | 6,02 | 0,01 |
| CE | 6,16 | 6,16 | 0,00 | 6,17 | 6,14 | -0,03 |
| DF | 6,43 | 6,42 | -0,01 | 5,98 | 5,95 | -0,03 |
| ES | 6,29 | 6,30 | 0,01 | 5,92 | 5,92 | 0,00 |
| GO | 6,40 | 6,41 | 0,01 | 5,89 | 5,90 | 0,01 |
| MA | 5,90 | 5,85 | -0,05 | 6,17 | 5,97 | -0,20 |
| MT | 6,33 | 6,37 | 0,04 | 6,27 | 6,31 | 0,04 |
| MS | 5,95 | 5,94 | -0,01 | 5,92 | 5,93 | 0,01 |
| MG | 6,11 | 6,20 | 0,09 | 5,84 | 5,89 | 0,05 |
| PA | 6,20 | 6,18 | -0,02 | 6,43 | 6,35 | -0,08 |
| PB | 5,91 | 5,95 | 0,04 | 5,79 | 5,81 | 0,02 |
| PR | 6,47 | 6,47 | 0,00 | 5,87 | 5,88 | 0,01 |
| PE | 6,34 | 6,33 | -0,01 | 6,01 | 6,02 | 0,01 |
| PI | 5,80 | 5,81 | 0,01 | 5,97 | 5,96 | -0,01 |
| RJ | 6,11 | 6,09 | -0,02 | 6,09 | 6,08 | -0,01 |
| RN | 5,84 | 5,89 | 0,05 | 6,07 | 6,04 | -0,03 |
| RS | 6,18 | 6,21 | 0,03 | 6,06 | 6,09 | 0,03 |
| RO | 6,82 | 6,85 | 0,03 | 6,41 | 6,37 | -0,04 |
| RR | 6,70 | 6,70 | 0,00 | 6,62 | 6,62 | 0,00 |
| SC | 6,34 | 6,30 | -0,04 | 6,08 | 6,09 | 0,01 |
| SP | 6,09 | 6,07 | -0,02 | 6,03 | 6,05 | 0,02 |
| SE | 6,51 | 6,51 | 0,00 | 5,74 | 5,76 | 0,02 |
| TO | 6,61 | 6,66 | 0,05 | 6,04 | 6,04 | 0,00 |
VEJA MAIS:
Copiar o texto
Baixar áudioO Brasil possui mais de 80 milhões de hectares destinados à agricultura e mais de 3 mil horas de sol pleno por ano. A soma desses fatores faz das propriedades rurais locais ideais para a geração de energia a partir de fontes renováveis, principalmente a fotovoltaica.
Os proprietários já perceberam essa oportunidade e estão investindo. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que o consumo no campo de energia própria (geração distribuída) cresceu cerca de 60% entre junho de 2023 e junho de 2025, passando de 3,5 GW para 5,6 GW de potência instalada.
Fábio Lima, diretor executivo da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae), conta que os investimentos ocorrem por todo o país, mas é no Matopiba – nova fronteira agrícola que contempla os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia –, onde a modernização do sistema elétrico mais avança. “Com isso, você tem uma rede estável, de baixo custo e renovável – baseada em energia limpa, sem emissão de poluentes –, em que você consegue ampliar o seu investimento em irrigação, em refrigeração, em diversas formas de uso de eletrificação rural para aumento da sua produtividade”, diz o administrador.
Mais do que a geração de energia renovável, a principal vantagem da geração de energia própria é a economia que o sistema gera. O produtor ganha com previsibilidade, por depender menos da energia enviada pela concessionária, utiliza menos geradores movidos a diesel e ainda pode utilizar essa energia mesmo em horários de baixa produção, como à noite ou dias nublados, se possuir uma bateria de armazenamento.
O investimento varia para cada projeto. A localização da propriedade, a área e a necessidade de uso influenciam no valor mas, segundo Lima, o sistema se paga entre 3 e 5 anos. “É onde você tem ali o auge da viabilidade econômica desses projetos. E você tem comparado a isso o ciclo de vida, uma duração desse sistema da ordem de 15 a 20 anos. Então você tem 10 a 15 anos de lucratividade com o uso desses sistemas”, afirma o executivo.
Para a entidade, a sanção da Lei 15.269/2025, chamada de Reforma do Setor Elétrico, garante a segurança jurídica necessária para o setor de energia limpa deslanchar no Brasil.
A legislação foi sancionada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, no fim do ano passado, enquanto ocupava temporariamente o cargo de presidente da República. Ela define as novas regras do setor, com o objetivo de diminuir as tarifas, garantir segurança energética, regular a atividade de armazenamento de energia elétrica e facilitar a comercialização.
Apesar da modernização da atividade no campo, com o emprego de maquinários automatizados, drones e irrigação elétrica, o consumo de energia elétrica no meio rural do país ainda é baixo. Em novembro, dos 47,4 mil gigawatts utilizados, 2,7 mil foram em zonas rurais, o equivalente a 5,7%, segundo levantamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Copiar o textoA modelagem mais avançada é a do estado de Goiás, cujo certame está agendado para o dia 25 de março
Baixar áudioMais de 470 municípios brasileiros devem ser beneficiados com quatro projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) no setor de saneamento previstos para irem a leilão em 2026, com investimentos estimados em R$ 20,3 bilhões. Os dados constam em levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Saneamento (Abcon) para a Agência iNFRA.
De acordo com o estudo, nos últimos seis anos, seis projetos de PPPs foram levados a leilão, resultando em R$ 17,3 bilhões em investimentos contratados e atendimento a 264 municípios. Caso os projetos previstos para 2026 sejam efetivados, esses números mais do que dobrarão.
“Vemos muito esse perfil para o esgotamento sanitário. A parceria com o setor privado permite alocar investimentos mais robustos, além de aprimorar a gestão das obras. E, claro, tudo de forma regulada. A contraprestação recebida pela empresa privada está associada tanto ao investimento realizado quanto à prestação do serviço”, afirma a diretora-presidente da Abcon, Christianne Dias.
A modelagem mais avançada é a do estado de Goiás, cujo certame está agendado para o dia 25 de março. A estruturação conduzida pela Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) prevê uma concessão administrativa para serviços de esgotamento sanitário em 216 municípios, organizados em três blocos. Ao todo, essas localidades devem receber R$ 6,3 bilhões em investimentos.
O ambientalista Delton Mendes avalia que o país enfrenta a necessidade de criar uma estrutura capaz de viabilizar o avanço dos investimentos no setor de saneamento. Segundo ele, iniciativas como as PPPs contribuem para ampliar a cobertura dos serviços básicos.
“Existe um histórico de subfinanciamento no saneamento. Muitos operadores enfrentam infraestrutura insuficiente e defasagem técnica, consequência da falta de investimentos consistentes ao longo de muitos anos. Isso compromete a capacidade de expansão e de melhoria dos serviços de saneamento básico”, destaca.
Entre os fatores considerados pela Abcon para impulsionar as PPPs está a menor complexidade dos arranjos contratuais em comparação com concessões plenas ou processos de desestatização. Isso ocorre porque não há mudança no prestador responsável pela gestão comercial nem no relacionamento com a população atendida. Segundo a entidade, esse modelo tende a tornar os projetos menos sensíveis em períodos eleitorais.
Baterias podem impulsionar mercado de energias renováveis em mais de R$ 70 bilhões
Orçamento municipal: confira ranking das cidades mais endividadas do Brasil
Ainda conforme o levantamento, os outros três projetos previstos para 2026 estão localizados no Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. No Ceará, a consulta pública já foi encerrada e o projeto abrange serviços de esgotamento sanitário em 128 municípios, com investimentos estimados em R$ 6,9 bilhões.
Na Paraíba, a modelagem também é voltada ao esgotamento sanitário. A consulta pública está em andamento, com previsão de atendimento a 85 municípios e investimentos de R$ 3,1 bilhões. Já no Rio Grande do Norte, os estudos seguem em desenvolvimento, com expectativa de movimentar R$ 4,1 bilhões e beneficiar 48 municípios.
Além desses projetos, a Abcon destaca duas concessões consideradas relevantes: uma em Alagoas, referente ao chamado bloco D, para serviços de água e esgoto em 21 municípios, com destaque para Arapiraca; e outra em Rondônia, também voltada para água e esgoto.
Para esses dois empreendimentos, as consultas públicas já foram concluídas. A previsão é de que 45 municípios sejam beneficiados, com investimentos de R$ 4,9 bilhões. Ao todo, as seis modelagens destacadas pela entidade devem alcançar 543 municípios, atendendo cerca de 10,99 milhões de pessoas e mobilizando R$ 27,5 bilhões em investimentos.
Outro destaque do setor de saneamento básico para este ano é a desestatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A lei que autoriza a venda do controle da estatal foi sancionada pelo governador Romeu Zema (Novo) no final de 2025.
Copiar o texto
Baixar áudioO preço do boi gordo abre esta quarta-feira (7) em alta de 0,05%. A arroba é negociada a R$ 318,65, no estado de São Paulo.
INDICADOR DO BOI GORDO CEPEA/ESALQ
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 06/01/2026 | 318,65 | 0,05% | -0,17% | 59,25 |
| 05/01/2026 | 318,50 | -0,22% | -0,22% | 58,96 |
| 02/01/2026 | 319,20 | 0,00% | 0,00% | 58,16 |
| 30/12/2025 | 319,20 | 0,38% | -0,75% | 58,16 |
| 29/12/2025 | 318,00 | -0,47% | -1,12% | 57,00 |
Nos atacados da Grande São Paulo, São José do Rio Preto e Descalvado, os preços do frango congelado apresentaram estabilidade, assim como os do frango resfriado. A primeira mercadoria é vendida a R$ 7,71, enquanto a segunda é comercializada a R$ 7,78.
PREÇOS DO FRANGO CONGELADO CEPEA/ESALQ - ESTADO SP
| DATA | VALOR R$ | VAR./DIA | VAR./MÊS |
|---|---|---|---|
| 06/01/2026 | 7,71 | 0,00% | -5,05% |
| 05/01/2026 | 7,71 | -4,46% | -5,05% |
| 02/01/2026 | 8,07 | -0,62% | -0,62% |
| 30/12/2025 | 8,12 | 0,25% | 0,12% |
| 29/12/2025 | 8,10 | 0,00% | -0,12% |
PREÇOS DO FRANGO RESFRIADO CEPEA/ESALQ - ESTADO SP
| DATA | VALOR R$ | VAR./DIA | VAR./MÊS |
|---|---|---|---|
| 06/01/2026 | 7,78 | 0,00% | -4,42% |
| 05/01/2026 | 7,78 | -3,95% | -4,42% |
| 02/01/2026 | 8,10 | -0,49% | -0,49% |
| 30/12/2025 | 8,14 | 0,25% | 0,25% |
| 29/12/2025 | 8,12 | 0,00% | 0,00% |
A carcaça suína especial também volta a apontar baixa de 0,08% no preço, sendo negociada a R$ 12,89 por quilo nos atacados da Grande São Paulo.
PREÇOS DA CARCAÇA SUÍNA ESPECIAL (R$/kg)
| DATA | MÉDIA | VAR./DIA | VAR./MÊS |
|---|---|---|---|
| 06/01/2026 | 12,89 | -0,08% | 0,23% |
| 05/01/2026 | 12,90 | 0,39% | 0,31% |
| 02/01/2026 | 12,85 | -0,08% | -0,08% |
| 30/12/2025 | 12,86 | 0,00% | 0,78% |
| 29/12/2025 | 12,86 | 0,00% | 0,78% |
O preço do suíno vivo registra estabilidade em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, desvalorização de 0,22% em São Paulo e valorização de 0,12% em Santa Catarina e de 0,36% no Paraná. As mercadorias variam entre R$ 8,24 e R$ 8,89.
INDICADOR DO SUÍNO VIVO CEPEA/ESALQ (R$/kg)
| DATA | ESTADO | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS |
|---|---|---|---|---|
| 06/01/2026 | MG - posto | 8,44 | 0,00% | 0,12% |
| 06/01/2026 | PR - a retirar | 8,29 | 0,36% | 0,24% |
| 06/01/2026 | RS - a retirar | 8,24 | 0,00% | -0,72% |
| 06/01/2026 | SC - a retirar | 8,33 | 0,12% | -0,24% |
| 06/01/2026 | SP - posto | 8,89 | -0,22% | -0,22% |
Os valores são do Cepea.
O boi gordo é o bovino macho pronto para o abate, com peso mínimo de 16 arrobas líquidas de carcaça (aproximadamente 240 kg) e até 42 meses de idade. Atende aos padrões do mercado nacional e internacional, incluindo exportações para Europa, China e cota Hilton.
O frango congelado passa por congelamento rápido, com temperaturas abaixo de -12°C, garantindo maior vida útil para armazenamento e transporte a longas distâncias. Já o frango resfriado é mantido entre 0°C e 4°C, com validade de 5 a 7 dias, oferecendo textura e sabor mais próximos do fresco, ideal para consumidores exigentes e restaurantes.
Copiar o textoA soja apresenta alta no Paraná e baixa em Paranaguá; o trigo sofre reajustes
Baixar áudioO valor da saca de 60 kg da soja abre esta quarta-feira (7) em alta no interior do Paraná e em queda no litoral do estado, em Paranaguá.
Na primeira região, o grão teve valorização de 0,38% e é negociado a R$ 130,61; na segunda, a mercadoria teve desvalorização de 1,78% e é cotada a R$ 134,71.
INDICADOR DA SOJA CEPEA/ESALQ - PARANÁ
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 06/01/2026 | 130,61 | 0,38% | -3,68% | 24,29 |
| 05/01/2026 | 130,11 | -4,16% | -4,05% | 24,08 |
| 02/01/2026 | 135,76 | 0,12% | 0,12% | 25,04 |
| 30/12/2025 | 135,60 | -0,45% | -0,35% | 24,71 |
| 29/12/2025 | 136,21 | -0,01% | 0,10% | 24,41 |
INDICADOR DA SOJA CEPEA/ESALQ - PARANAGUÁ
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 06/01/2026 | 134,71 | -1,78% | -4,47% | 25,05 |
| 05/01/2026 | 137,15 | -3,51% | -2,74% | 25,39 |
| 02/01/2026 | 142,14 | 0,80% | 0,80% | 26,22 |
| 30/12/2025 | 141,01 | -1,12% | -0,66% | 25,70 |
| 29/12/2025 | 142,60 | -0,01% | 0,46% | 25,56 |
O preço do trigo, por sua vez, registra valorização de 0,10% no Paraná e desvalorização de 0,36% no Rio Grande do Sul. No primeiro estado, a tonelada é vendida a R$ 1.184,74, enquanto no segundo é comercializada a R$ 1.042,59.
PREÇO MÉDIO DO TRIGO CEPEA/ESALQ - PARANÁ
| DATA | VALOR R$/T* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$/T* |
|---|---|---|---|---|
| 06/01/2026 | 1.184,74 | 0,10% | 0,22% | 220,29 |
| 05/01/2026 | 1.183,56 | -0,00% | 0,12% | 219,10 |
| 02/01/2026 | 1.183,57 | 0,12% | 0,12% | 218,29 |
| 30/12/2025 | 1.182,19 | 0,01% | -1,00% | 215,41 |
| 29/12/2025 | 1.182,07 | 0,00% | -1,01% | 211,88 |
PREÇO MÉDIO DO TRIGO CEPEA/ESALQ - RIO GRANDE DO SUL
| DATA | VALOR R$/T* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$/T* |
|---|---|---|---|---|
| 06/01/2026 | 1.042,59 | -0,36% | -0,33% | 193,86 |
| 05/01/2026 | 1.046,37 | -0,02% | 0,03% | 193,70 |
| 02/01/2026 | 1.046,53 | 0,05% | 0,05% | 193,01 |
| 30/12/2025 | 1.046,01 | 0,00% | 1,44% | 190,60 |
| 29/12/2025 | 1.046,01 | 0,00% | 1,44% | 187,49 |
Os valores são do Cepea.
A saca de soja e a saca de trigo são as principais unidades de comercialização de grãos no Brasil. Cada saca equivale a 60 quilos, padrão adotado por órgãos oficiais como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Esse formato padronizado facilita o comércio da soja e do trigo, além de permitir um acompanhamento mais preciso das cotações e variações de preços no mercado nacional.
Copiar o textoO preço do café arábica volta a subir, enquanto o açúcar apresenta desvalorização
Baixar áudioO preço do café arábica abre esta quarta-feira (7) em alta de 2,08%, com a saca de 60 kg negociada a R$ 2.237,54 na cidade de São Paulo.
INDICADOR DO CAFÉ ARÁBICA CEPEA/ESALQ
| DATA | VALOR R$ | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$ |
|---|---|---|---|---|
| 06/01/2026 | 2.237,54 | 2,08% | 2,89% | 416,05 |
| 05/01/2026 | 2.191,97 | 0,92% | 0,79% | 405,77 |
| 02/01/2026 | 2.171,95 | -0,13% | -0,13% | 400,58 |
| 30/12/2025 | 2.174,74 | -0,06% | -3,47% | 396,27 |
| 29/12/2025 | 2.176,02 | 0,39% | -3,41% | 390,04 |
O café robusta teve alta de 1,27% no preço, sendo comercializado a R$ 1.265,99.
INDICADOR DO CAFÉ ROBUSTA CEPEA/ESALQ
| DATA | VALOR R$ | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$ |
|---|---|---|---|---|
| 06/01/2026 | 1.265,99 | 1,27% | 0,16% | 235,40 |
| 05/01/2026 | 1.250,12 | -1,05% | -1,09% | 231,42 |
| 02/01/2026 | 1.263,38 | -0,04% | -0,04% | 233,01 |
| 30/12/2025 | 1.263,91 | 1,07% | -10,01% | 230,30 |
| 29/12/2025 | 1.250,58 | -0,47% | -10,96% | 224,16 |
Já o preço do açúcar cristal apresenta variação nas principais praças do estado de São Paulo. Na capital, a saca de 50 kg teve desvalorização de 1,85% é cotada a R$ 106,76.
INDICADOR DO AÇÚCAR CRISTAL BRANCO CEPEA/ESALQ - SÃO PAULO
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 06/01/2026 | 106,76 | -1,85% | -2,94% | 19,85 |
| 05/01/2026 | 108,77 | -1,11% | -1,11% | 20,14 |
| 02/01/2026 | 109,99 | 0,00% | 0,00% | 19,71 |
| 30/12/2025 | 109,99 | 0,00% | 1,37% | 19,71 |
| 29/12/2025 | 109,99 | -0,58% | 1,37% | 19,71 |
Em Santos (SP), a mercadoria teve desvalorização de 1,24%, sendo negociada a R$ 112,92 na média de preços sem impostos.
INDICADOR AÇÚCAR CRISTAL - SANTOS (FOB)
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 06/01/2026 | 112,92 | -1,24% | -3,35% | 20,99 |
| 05/01/2026 | 114,34 | 0,65% | -2,13% | 21,04 |
| 02/01/2026 | 113,60 | -2,76% | -2,76% | 20,89 |
| 30/12/2025 | 116,83 | -2,15% | 1,25% | 21,23 |
| 29/12/2025 | 119,40 | 0,00% | 3,48% | 21,55 |
A saca de 60 kg do milho, por sua vez, é vendida a R$ 69,13, após baixa de 0,36%.
INDICADOR DO MILHO ESALQ/BM&FBOVESPA
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 06/01/2026 | 69,13 | -0,36% | -0,53% | 12,85 |
| 05/01/2026 | 69,38 | -0,10% | -0,17% | 12,84 |
| 02/01/2026 | 69,45 | -0,07% | -0,07% | 12,81 |
| 30/12/2025 | 69,50 | 0,06% | 1,08% | 12,66 |
| 29/12/2025 | 69,46 | -0,03% | 1,02% | 12,45 |
Os valores são do Cepea.
Café arábica e café robusta são as duas principais variedades cultivadas e comercializadas no Brasil, ambas medidas em sacas de 60 kg.
A saca de açúcar cristal no Brasil é padronizada em 50 quilos, especialmente para comercialização no mercado atacadista e para uso na indústria alimentícia. Essa unidade de medida é adotada pelo Cepea/Esalq-USP, principal fonte de cotações diárias do açúcar cristal no país.
A saca de milho equivale a 60 kg de grãos, mesmo padrão utilizado para soja e trigo. Essa medida é oficializada por instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Cepea, sendo amplamente usada em negociações e relatórios de preço do milho.
Copiar o textoManutenção do patamar da Selic favorece o desempenho do real pela atração de capital estrangeiro
Baixar áudioO dólar comercial encerrou o último pregão em queda de 0,48% frente ao real, cotado a R$5,37, em uma sessão de forte desempenho da divisa brasileira — 3ª com maior valorização frente ao dólar dentre as 31 mais líquidas. O desempenho da moeda estadunidense frente ao real foi influenciado pelo aumento do apetite ao risco causado pela diminuição do receio do mercado sobre a intervenção militar realizada pelos Estados Unidos na Venezuela no último dia 3, além da valorização das commodities metálicas e da atração de capital estrangeiro com a manutenção dos juros em patamar elevado.
Assim como outros países emergentes e exportadores de commodities, o Brasil foi impactado positivamente pelo aumento dos preços dos minérios metálicos durante a sessão. O minério de ferro, por exemplo, encerrou o pregão no maior nível em cinco meses, com a tonelada cotada a 801 yuans — o equivalente a US$114,77.
Apesar da liquidez reduzida e do baixo volume de negociações durante a sessão, houve uma retomada do apetite ao risco devido à diminuição do receio do mercado sobre os desdobramentos da invasão militar dos EUA à Venezuela.
De acordo com analistas do setor, o aumento do apetite ao risco e o alto patamar da Selic — mantida a 15% ao ano por tempo indeterminado — empurraram o desempenho do real. Eles explicam que, com a expectativa do mercado de que o afrouxamento monetário não se inicie ainda na primeira reunião de 2026 do Copom, a taxa de juros do país favorece a atração de capital internacional, pelo diferencial de rendimento frente a outras economias desenvolvidas.
O euro, por sua vez, encerrou a sessão cotado a R$6,28, o que representa uma queda de 0,98%.
A tabela abaixo mostra as cotações cruzadas entre as principais moedas internacionais e o real. Cada célula indica quanto vale 1 unidade da moeda da linha em relação à moeda da coluna.
| Código | BRL | USD | EUR | GBP | JPY | CHF | CAD | AUD |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| BRL | 1 | 0,1859 | 0,1592 | 0,1378 | 29,1199 | 0,1479 | 0,2567 | 0,2761 |
| USD | 5,3767 | 1 | 0,8557 | 0,7408 | 156,67 | 0,7957 | 1,3808 | 1,4839 |
| EUR | 6,2814 | 1,1686 | 1 | 0,8658 | 183,08 | 0,9299 | 1,6136 | 1,7341 |
| GBP | 7,2525 | 1,3499 | 1,1551 | 1 | 211,50 | 1,0744 | 1,8638 | 2,0034 |
| JPY | 3,43419 | 0,638305 | 0,54621 | 0,472869 | 1 | 0,5079 | 0,88156 | 0,94724 |
| CHF | 6,7613 | 1,2568 | 1,0753 | 0,9310 | 196,86 | 1 | 1,7353 | 1,8649 |
| CAD | 3,8954 | 0,7241 | 0,6197 | 0,5364 | 113,42 | 0,5763 | 1 | 1,0745 |
| AUD | 3,6221 | 0,6740 | 0,5766 | 0,4992 | 105,58 | 0,5362 | 0,9309 | 1 |
Os dados são da Investing.com
Copiar o textoSuperávit brasileiro de 2025 maior do que o esperado repercute junto a investidores
Baixar áudioO Ibovespa voltou a fechar o pregão em alta de 1,11%, aos 163.664 pontos, mantendo o ritmo de ganhos e operando próximo ao nível recorde. O avanço do índice foi apoiado pela valorização das ações da Vale, aumento do apetite ao risco do mercado com a diminuição do receio sobre a invasão da Venezuela pelos Estados Unidos e o desempenho superavitário maior do que o esperado do Brasil em 2025.
A diminuição do receio quanto aos desdobramentos da operação militar na qual os EUA invadiram a Venezuela, no último dia 3, trouxe um aumento do apetite a riscos do mercado durante a sessão, aliado à atração de capital internacional motivada pela manutenção das altas taxas de juros no país.
A valorização das commodities metálicas, como o minério de ferro, apoiou a valorização dos papéis de empresas do ramo extrativista. O maior expoente foi a Vale (VALE3), que teve valorização de mais de 3% e empurrou o desempenho do Ibovespa.
Além disso, no cenário doméstico, o mercado reagiu ao desempenho superavitário do Brasil em 2025 superior ao esperado pelo próprio governo. O país finalizou o ano com saldo positivo de US$68,293 bilhões na balança comercial, o terceiro melhor resultado anual já registrado. A estimativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), informada em outubro, era um superávit de US$60,9 bilhões.
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
Ações em alta no Ibovespa
Arandu Investimentos S.A (ARND3): +29,21%
Ambipar Participacoes e Empreendimentos SA (AMBP3): +16,13%
Ações em queda no Ibovespa
Azul SA Pfd Registered Shs (AZUL54): -17,81%
BCO Mercantil do Brasil SA (BMEB3): -10,50%
O volume total negociado na B3 foi de R$24.834.807.223, em meio a 3.969.136 negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
Copiar o textoO concurso 2956 da Mega-Sena foi realizado nesta terça-feira (06/01/2026), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. O sorteio não teve vencedores na faixa principal.
O prêmio para o próximo sorteio está marcado para quinta-feira (08), está estimado em R$ 10.000.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer.
10 - 18 - 21 - 24 - 43 - 47
Para participar, basta escolher de 6 a 15 números entre os 60 disponíveis no volante. A aposta mínima custa R$ 5,00, e quanto mais números você marcar, maior o preço — mas também maiores as chances de ganhar. Os sorteios acontecem três vezes por semana, às terças, quintas e sábados, sempre às 21h (horário de Brasília).
| Números apostados | Probabilidade de acertar 6 dezenas |
|---|---|
| 6 números | 1 em 50.063.860 |
| 7 números | 1 em 7.151.980 |
| 8 números | 1 em 1.787.995 |
| 9 números | 1 em 595.998 |
| 10 números | 1 em 238.399 |
| 15 números | 1 em 10.003 |
Para aumentar as chances de ganhar, é possível participar de bolões organizados pelas lotéricas ou formar um grupo de apostas. O valor mínimo por cota é de R$ 6,00, e o bolão pode ter de 2 a 100 cotas.
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinha e deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por 2, 3, 4, 6, 8, 9 ou até 12 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Parte da arrecadação das apostas da Mega-Sena é destinada a programas sociais do governo federal, como:
Copiar o textoO concurso 3580 da Lotofácil foi realizado nesta terça-feira (06/01/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. 13 apostadores acertaram as 15 dezenas e levaram para casa o prêmio de R$ 535.077,32. Os bilhetes premiados foram adquiridos em Novo Gama (GO), Carlos Chagas (MG), Teresina (PI), Nova Londrina (PR), Pérola (PR), Piraí (RJ), Boa Vista (RR), Florianópos (SC), Itapevi (SP), Palmital (SP), São João da Boa Vista (SP) e dois em São Paulo (SP).
O prêmio acumulado para o próximo concurso da Lotofácil, de número 3580, que será realizado na quarta-feira, 7 de janeiro de 2026, está estimado em R$ 1.800.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer!
01 - 04 - 05 - 06 - 08 - 09 - 12 - 13 - 15 - 16 - 19 - 20 - 21 - 23 - 25
15 acertos 13 apostas ganhadoras, R$ 535.077,32
14 acertos 983 apostas ganhadoras, R$ 1.123,74
13 acertos 24818 apostas ganhadoras, R$ 35,00
12 acertos 259037 apostas ganhadoras, R$ 14,00
11 acertos 1280127 apostas ganhadoras, R$ 7,00
A aposta mínima, de 15 números, custa R$ 3,00 com chance de 1 em 3.268.760 e a máxima custa R$ 46.512 com chance de 1 em 211.
|
Quantidade de números jogados |
Valor da aposta |
|---|---|
|
15 |
R$ 3 |
|
16 |
R$ 48 |
|
17 |
R$ 408 |
|
18 |
R$ 2.448 |
|
19 |
R$ 11.628 |
|
20 |
R$ 46.512 |
De segunda-feira a sábado, às 21h.
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinha e deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Copiar o texto
Baixar áudio
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestades e ventos costeiros para os três estados da região Sul do país nesta quarta-feira.
No Rio Grande do Sul, a previsão é de fortes precipitações em diferentes regiões do estado. No Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo, a chuva atinge municípios como Canudos do Vale, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul. Já na região Central e Sudeste gaúcho, cidades como Cachoeira do Sul, Santana da Boa Vista e Encruzilhada do Sul podem registrar chuva intensa, com possibilidade de queda de granizo.
Em Santa Catarina, a expectativa é de chuva na região litorânea, influenciada pelos ventos costeiros. As precipitações devem atingir municípios do litoral norte e centro-norte catarinense, como Balneário Barra do Sul, Barra Velha e Porto Belo.
No Paraná, as chuvas mais intensas se concentram no noroeste do estado, com destaque para os municípios de Nova Londrina, Santa Cruz de Monte Castelo e Santa Mônica, com risco de temporais isolados.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 16°C, em Curitiba. Já a máxima deve atingir até 35°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
Precipitação originada de nuvens convectivas, sobretudo cumulonimbus, que atinge o solo em forma de esferas ou fragmentos irregulares de gelo. Quando o diâmetro das partículas é ≥ 5 mm, classificam-se como granizo; partículas menores são classificadas como granizo miúdo e/ou neve granulada (graupel). Em boletins METAR, utiliza-se ‘GR’ para granizo e ‘GS’ para granizo miúdo/neve granulada. Unidades isoladas são chamadas de ‘pedras de granizo’.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudio
Nesta quarta-feira (7), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de chuvas intensas para os três estados da região Centro-Oeste e o Distrito Federal.
Em Mato Grosso, a previsão indica chuva forte ao longo do dia, principalmente na região médio-norte do estado, com destaque para os municípios de Tabaporã, Porto dos Gaúchos e Sinop.
Já em Mato Grosso do Sul, muitas precipitações acompanhadas de trovoadas isoladas são esperadas na região norte e central sul-mato-grossense, atingindo cidades como Rio Negro, São Gabriel do Oeste e Corguinho.
Em Goiás e no Distrito Federal, a expectativa é de chuva intensa durante todo o dia, com volumes elevados e possibilidade de trovoadas em diferentes regiões.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 17°C, em Brasília. Já a máxima deve chegar a 31°C, em Cuiabá. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudio
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de perigo potencial para acumulado de chuva para os quatro estados da região Sudeste nesta quarta-feira (7).
Em São Paulo, o tempo fica com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas, principalmente no sul e sudoeste paulista, com destaque para os municípios de Itapetininga, Eldorado e Pilar do Sul.
Em Minas Gerais, a previsão indica muitas nuvens durante a tarde no norte do estado, atingindo Santa Cruz de Salinas, Salinas e Águas Vermelhas. Já na região Central e Zona da Mata, cidades como Mariana, Ouro Preto e Nova Lima devem registrar chuvas mais intensas, acompanhadas de trovoadas isoladas.
No Espírito Santo, há possibilidade de chuva isolada no norte capixaba, especialmente em Linhares, Rio Bananal e João Neiva, com variação de nuvens ao longo do dia.
No Rio de Janeiro, a expectativa é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas em todas as regiões do estado.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 16°C, em Belo Horizonte. Já a máxima pode chegar até 29°C, em Vitória. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudio
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de chuvas intensas para quase todos os estados da Região Norte nesta quarta-feira (7), com exceção de Roraima.
No Acre, Rondônia e Tocantins, a previsão é de muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia.
No Amazonas, as instabilidades ganham força principalmente no sul do estado. Há expectativa de chuva mais intensa nos municípios de Borba, Aripuanã e Manicoré, com risco de temporais acompanhados de descargas elétricas.
Em Roraima, apesar de o estado ficar fora do alerta de chuvas intensas, o tempo segue com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada ao longo do dia.
No Amapá, a faixa litorânea deve ser a mais afetada pelas precipitações. Municípios como Calçoene, Macapá e Oiapoque podem registrar volumes significativos de chuva.
Já no Pará, as precipitações mais intensas são esperadas no sul e sudeste do estado, atingindo os municípios de São Félix do Xingu, Itupiranga e Marabá.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar a 34°C, em Boa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 97%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudio
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de acumulados de chuva para os estados do Maranhão, Piauí e Bahia, enquanto parte do Nordeste registra baixa umidade relativa do ar nesta quarta-feira.
No Maranhão, a previsão é de muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em todo o estado ao longo do dia.
No Piauí, a chuva deve ocorrer com maior intensidade no sul do estado, atingindo os municípios de Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Monte Alegre do Piauí.
Na Bahia, a expectativa é de chuva intensa no oeste do estado, com destaque para Riachão das Neves, Correntina e Jaborandi.
Já nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, o tempo permanece claro e seco, sem expectativa de chuva ao longo do dia, com baixa umidade do ar.
Em Alagoas, a previsão indica muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, afetando municípios como Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e a capital Maceió.
Em Sergipe, há chance de chuva em áreas isoladas, especialmente nos municípios de Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas e Nossa Senhora do Socorro.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 21°C em Salvador. Já a máxima pode chegar a 35°C, em Teresina. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 95%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoRecursos serão usados em ações de resposta em Juiz de Fora e Pequeri
Baixar áudioO Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, nesta terça-feira (6), o repasse de R$ 312,9 mil para ações de resposta nas cidades de Juiz de Fora e Pequeri, em Minas Gerais. As portarias com os repasses foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), confira:
Os recursos foram autorizados a partir de critérios técnicos que levam em conta a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados e as necessidades apresentadas nos planos de trabalho enviados pelas prefeituras.
Estados e municípios que tiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar apoio ao MIDR. As solicitações são feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise e aprovação da equipe técnica da Defesa Civil Nacional, os repasses são formalizados em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
As informações são do MIDR
Copiar o texto
Baixar áudioO Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, nesta segunda-feira (5), o repasse de R$ 1,8 milhão para ações de resposta em seis municípios afetados por desastres.
Receberão recursos os municípios de São João do Sabugi, no Rio Grande do Norte, Apicum-Açu, no Maranhão, Cruzeiro do Sul e Erechim, no Rio Grande do Sul, e Ouro Verde de Minas e Laranjal, em Minas Gerais. As portarias com os repasses foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), confira:
Os recursos foram autorizados a partir de critérios técnicos que levam em conta a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados e as necessidades apresentadas nos planos de trabalho enviados pelas prefeituras.
Estados e municípios que tiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar apoio ao MIDR. As solicitações são feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise e aprovação da equipe técnica da Defesa Civil Nacional, os repasses são formalizados em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
As informações são do MIDR
Copiar o textoEstão na lista municípios dos estados da Bahia, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul
Baixar áudioO Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (5), a situação de emergência em nove cidades afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:
Foram castigados por fortes chuvas os municípios de Itabira, Rio Novo e Viçosa, em Minas Gerais; Cumaru do Norte, no Pará, e Dom Feliciano, no Rio Grande do Sul.
A cidade de São Gonçalo do Abaeté, em Minas Gerais, fo atingida por vendaval, enquanto Chuvisca, no Rio Grande do Sul, por enxurradas.
Por fim, os municípios de Monte Santo, na Bahia, e Senador José Porfírio, no Pará, passam por um período de estiagem.
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Os municípios com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar apoio financeiro ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A Defesa Civil Nacional avalia os planos de trabalho enviados e, após a aprovação, publica portaria no DOU com os valores a serem liberados.
Com informações do MIDR
Copiar o textoA Gripe aviária pode causar outra pandemia?
Baixar áudioVocê já ouviu falar de gripe aviária e ficou com medo de pegar? Essa infecção é causada por vírus influenza A, como o H5N1, que normalmente circulam entre aves, mas podem atingir humanos em casos raros.
“A transmissão acontece por contato direto com aves ou vacas contaminadas, especialmente durante a ordenha ou manipulação de excreções”, explica a infectologista Dra. Mirian Dal (CRM: 115.036/SP | RQE: 40.752).
Os sintomas lembram uma gripe comum, mas com maior risco de pneumonia e complicações graves. Casos humanos são raros, mas a letalidade já chegou a 50% em surtos pelo mundo. Se você teve contato com aves doentes e apresentar febre alta, cansaço ou falta de ar, procure atendimento médico imediatamente.
A prevenção inclui evitar contato com animais infectados e nunca consumir leite cru ou ovos malcozidos.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o texto
Baixar áudioO piso previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi reajustado para R$ 1.621,00 em 2026, atingindo todos os beneficiários que recebem até um salário mínimo. Os pagamentos com o novo valor serão realizados a partir do dia 26 de janeiro e devem impactar 21,9 milhões de benefícios. O reajuste foi de 6,79% e passou a valer em 1° de janeiro.
Conforme o Ministério da Previdência Social, o impacto total do novo valor em 2026 será de cerca de R$ 30,7 bilhões. A pasta também informou, em nota, que o impacto por cada real de aumento no valor do salário-mínimo este ano é de R$ 298,124 milhões. O cálculo leva em conta apenas os benefícios do Fundo do Regime Geral de Previdência Social (FRGPS), ou seja, não inclui benefícios assistenciais, como o BPC/LOAS.
O aumento do piso previdenciário não altera os valores dos benefícios acima do mínimo. Esses benefícios serão reajustados seguindo a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025. O INPC de dezembro será divulgado pelo IBGE na próxima sexta-feira (9).
Além disso, os segurados que se aposentaram ou começaram a receber pensão ou auxílio ao longo do ano passado terão uma correção que corresponderá à variação do INPC entre o mês da concessão do benefício até o fim do ano - proporcional ao número de meses em que o benefício foi concedido.
Os pagamentos serão realizados a partir de 26 de janeiro e vão até o dia 6 de fevereiro. O calendário de pagamentos do INSS considera o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. A tabela está disponível no site oficial do INSS em: www.gov.br/inss.
Os segurados que têm acesso à Internet podem acessar o aplicativo Meu INSS ou o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de "Extrato de Pagamento". Além do extrato, é possível acessar todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
Aqueles que não têm acesso à internet podem ligar para a Central 135.
Copiar o textoQuestionário deve ser enviado até 27 de fevereiro para evitar suspensão de recursos federais
Baixar áudioO Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2025, que permite identificar as principais demandas dos municípios, já pode ser preenchido pelas prefeituras. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais para a importância do preenchimento, tendo em vista que o prazo vai até dia 27 de fevereiro.
O Censo Suas também possibilita a identificação da rede de serviços socioassistenciais em funcionamento no país. As informações coletadas subsidiam o trabalho dos gestores locais na elaboração de diagnósticos socioterritoriais e de instrumentos de planejamento, como o Plano Plurianual (PPA) e o Plano Municipal de Assistência Social.
O levantamento apoia os Conselhos de Assistência Social a monitorar e avaliar a execução da Política de Assistência Social. O Censo também tem o papel de auxiliar na identificação dos avanços e desafios do sistema. Conforme a CNM, as medidas garantem a transparência e a prestação de contas.
A ausência de resposta ao questionário pode acarretar penalidades aos municípios. Entre as consequências estão a suspensão do repasse de recursos federais, com impacto direto na continuidade dos serviços socioassistenciais.
O preenchimento deve ser realizado por meio de login e senha do gov.br. O perfil do responsável pelo preenchimento deve estar atualizado no Sistema de Autenticação e Autorização (SAA).
Conforme a CNM, os campos referentes à Gestão Municipal e à Gestão Estadual seguem fechados para preenchimento. A recomendação da Confederação é de que os gestores não deixem o envio das informações para última hora, com vistas a evitar inconsistências e possíveis prejuízos à gestão municipal.
Confira os questionários disponíveis para preenchimento:
A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), publicou um passo a passo para orientar os técnicos e gestores a preencher o Censo Suas.
Os gestores que tiverem dúvidas sobre o conteúdo do questionário devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (61) 2030-3300 e (61) 2030-3376.
Já as dúvidas sobre acesso, perfil ou senhas podem ser enviadas por meio do Formulário Eletrônico ou pelo chat.
Copiar o texto
Baixar áudioLevantamento divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) revela que, em 2025, dos 100 municípios mais endividados do Brasil, a maioria (51) está localizada na região Sudeste. Em seguida aparece o Sul, com 22 cidades nessa condição. Na sequência vêm o Centro-Oeste e o Norte, com 14 e 7 municípios, respectivamente, seguidos pelo Nordeste, com 6.
O ranking é liderado por Seropédica (RJ). Santa Luzia (MG) ocupa a segunda posição entre as cidades mais endividadas do país, seguida por Saquarema (RJ). Completam as cinco primeiras colocações Santana de Parnaíba (SP) e Macaé (RJ), em quarto e quinto lugares, respectivamente.
O estudo integra a sexta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, que avaliou 418 cidades brasileiras — o equivalente a 7,5% do total de municípios do país. O recorte considera apenas localidades com mais de 80 mil habitantes, conforme a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2024.
Prazo estendido: União ganha mais três anos para mapear terras federais em rios e no litoral
De acordo com o levantamento, 14 municípios passaram a integrar o grupo analisado nesta edição. São eles: Canaã dos Carajás (PA), Barbalha (CE), Eusébio (CE), Ceará-Mirim (RN), Arcoverde (PE), Belo Jardim (PE), Carpina (PE), Alfenas (MG), Três Rios (RJ), Matão (SP), São Roque (SP), Cianorte (PR), Biguaçu (SC) e Itapema (SC).
Em conjunto, os 418 municípios analisados concentram 60,28% da população brasileira, o equivalente a 128.144.024 habitantes, de um total estimado de 212.577.978 pessoas no país, segundo dados do IBGE referentes a 2024.
Outro levantamento, divulgado no fim do ano passado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), aponta que 1.202 prefeituras (28,8%) enfrentam atrasos no pagamento de fornecedores.
Por outro lado, 2.858 municípios (68,5%) afirmaram manter seus compromissos fiscais em dia. A pesquisa ouviu representantes de 4.172 cidades, entre os 5.568 municípios brasileiros. Outros 112 (2,7%) não responderam a esse questionamento.
O estudo também indica que a escassez de recursos tem reflexos adicionais nas contas públicas. Segundo a CNM, 1.293 prefeituras (31%) empurraram despesas de 2025 para 2026 sem a devida previsão orçamentária, configurando os chamados restos a pagar.
Em contrapartida, 2.623 municípios (62,9%) informaram que não deixariam dívidas sem cobertura orçamentária, enquanto 256 (6,1%) não responderam.
Copiar o texto
Baixar áudioA fronteira entre o Brasil e a Venezuela, no município de Pacaraima, em Roraima, permanece aberta nos dois sentidos e não há previsão de suspensão do fluxo de pessoas. A informação foi confirmada pela Polícia Militar de Roraima (PMRR), em nota divulgada após a invasão dos Estados Unidos ao território venezuelano e a captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, no último sábado (3).
Ainda no sábado, após reunião coordenada por videoconferência pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que a fronteira segue sob monitoramento constante. Nesta segunda-feira (5), a assessoria da pasta reiterou que a fronteira permanece aberta.
De acordo com a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira, houve uma leve redução no fluxo de imigrantes, apesar dos acontecimentos recentes no país vizinho. “O trânsito na linha internacional ocorre de forma tranquila, com a Polícia Militar mantendo policiamento ostensivo e monitoramento permanente na região”, informa a corporação.
O ministro da Defesa também destacou que não há registro de movimentação atípica na fronteira entre Brasil e Venezuela, que segue sendo monitorada. Segundo ele, o governo federal está em contato direto com o governador de Roraima, Antonio Denarium.
Segundo a PMRR, o reforço no policiamento permanece ativo, com a mobilização de viaturas especializadas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), atuando de forma preventiva para garantir a ordem pública, a segurança da população e a normalidade no lado brasileiro da fronteira.
José Múcio informou ainda que o Brasil mantém cerca de 10 mil militares na Região Amazônica, sendo aproximadamente 2.300 em Roraima.
Em nota, o Governo de Roraima informou que acompanha com atenção os acontecimentos recentes na Venezuela e eventuais impactos na estabilidade regional, reafirmando o compromisso com a paz, a ordem pública e a segurança da população roraimense.
Segundo o comunicado, as autoridades estaduais mantêm contato permanente com os órgãos competentes da União para monitorar possíveis desdobramentos que possam afetar a rotina da população. Os órgãos de segurança pública do estado seguem preparados e articulados, mantendo suas atividades regulares, com foco na garantia da paz, da proteção e da continuidade dos serviços essenciais à população de Roraima.
VEJA MAIS:
Copiar o texto
Baixar áudioO Brasil é o terceiro país que mais gera energia a partir de fontes renováveis no mundo. A contagem não é nova, foi feita pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, em inglês) em abril do ano passado, e contabiliza 213 gigawatts de capacidade instalada no país, atrás somente da China (1.800 GW) e dos Estados Unidos (428 GW).
No entanto, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima que cerca de 17% dessa energia é desperdiçada por falta de armazenagem ou integração do sistema elétrico. A Região Nordeste, onde 70,6% da eletricidade é solar ou eólica, é a que mais sofre pela falta dessa infraestrutura.
| Região | Eólica (%) | Fotovoltaica (%) | Hídrica (%) | Térmica (%) |
|---|---|---|---|---|
| Nordeste (NE) | 52,0 | 18,5 | 17,5 | 12,0 |
| Norte (NO) | 1,5 | 0,0 | 80,0 | 18,5 |
| Sudeste / Centro-Oeste (SE-CO) | 0,3 | 9,4 | 63,0 | 27,3 |
| Sul (SU) | 9,4 | 0,2 | 72,0 | 18,4 |
Para o diretor executivo da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae), Fábio Lima, essa realidade brasileira pode estar com os dias contados, graças à expansão do mercado de baterias. “O armazenamento tende a ser aplicado em todo o país, mas o Nordeste tem destaque, com seus grandes parques eólicos e fotovoltaicos – que hoje sofrem com os cortes de geração, assim como na utilização no agronegócio –, em sistemas de menor porte. A Amazônia já tem visto o avanço do armazenamento nos sistemas isolados e nas comunidades ribeirinhas associado à geração solar”, conta o executivo.
Esses equipamentos têm a capacidade de armazenar a energia gerada durante o dia, principalmente nos momentos de maior incidência de ventos e raios solares, para usar quando esses recursos não estão disponíveis, como durante a noite. Nos cálculos da entidade, esse mercado pode faturar R$70 bilhões até 2034. Além do agronegócio, outras atividades de grande porte, como indústrias intensivas, centros comerciais e até hospitais, podem se tornar consumidores desses itens e beneficiar toda a população.
“O armazenamento de energia em baterias permite aproveitar energia elétrica renovável e abundante, principalmente de fontes eólica e solar fotovoltaica, evitando seu desperdício, que prejudica os geradores, e utilizá-la nos horários de pico, reduzindo o acionamento de fontes mais caras, como usinas termoelétricas”, afirma o diretor da instituição.
Durante a COP 30, em Belém do Pará, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou para abril deste ano o primeiro leilão de reserva de capacidade em sistemas de armazenamento de energia por baterias. A partir dele, o governo vai autorizar empresas do ramo energético a armazenar e fornecer energia elétrica a partir de baterias químicas.
Segundo a portaria com as regras do certame, os sistemas devem realizar a recarga completa em até seis horas, com disponibilidade de potência máxima de quatro horas diárias e acima de 30 megawatts (MW). O início da operação está definido para agosto de 2028 e terá prazo de dez anos. A previsão é que o montante contratado seja de 2 GW.
O mercado de baterias é visto como a próxima fronteira do setor elétrico brasileiro. Grandes empresas, nacionais e multinacionais, já demonstraram interesse em participar do leilão e também de entrar na livre concorrência no país, incluindo a Petrobras.
O desenvolvimento desse ramo pode ajudar a consolidar o Brasil como líder na transição energética. Atualmente, 91,2% de toda a eletricidade produzida no país vem de fontes renováveis, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Copiar o textoEm Paranaguá, a soja encerrou o período em queda; no Paraná, o trigo apresenta estabilidade
Baixar áudioA saca de 60 kg da soja apresentou queda nesta terça-feira (6) tanto no interior do Paraná quanto no litoral, em Paranaguá. No interior do estado, o grão foi negociado a R$130,11, registrando recuo de 4,16%. Já no litoral, a cotação caiu 3,51%, fechando a R$137,15.
INDICADOR DA SOJA CEPEA/ESALQ - PARANÁ
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 05/01/2026 | 130,11 | -4,16% | -4,05% | 24,08 |
| 02/01/2026 | 135,76 | 0,12% | 0,12% | 25,04 |
| 30/12/2025 | 135,60 | -0,45% | -0,35% | 24,71 |
| 29/12/2025 | 136,21 | -0,01% | 0,10% | 24,41 |
| 26/12/2025 | 136,23 | 0,02% | 0,12% | 24,57 |
INDICADOR DA SOJA CEPEA/ESALQ - PARANAGUÁ
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 05/01/2026 | 137,15 | -3,51% | -2,74% | 25,39 |
| 02/01/2026 | 142,14 | 0,80% | 0,80% | 26,22 |
| 30/12/2025 | 141,01 | -1,12% | -0,66% | 25,70 |
| 29/12/2025 | 142,60 | -0,01% | 0,46% | 25,56 |
| 26/12/2025 | 142,62 | -0,04% | 0,48% | 25,73 |
O preço do trigo apresenta estabilidade no Paraná e a tonelada é negociada a R$1.183,56. E no Rio Grande do Sul, a tonelada do grão registra leve alta de 0,02%, sendo cotada a R$1.046,37.
PREÇO MÉDIO DO TRIGO CEPEA/ESALQ - PARANÁ
| Data | Valor R$/t* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$/t* |
|---|---|---|---|---|
| 05/01/2026 | 1.183,56 | -0,00% | 0,12% | 219,10 |
| 02/01/2026 | 1.183,57 | 0,12% | 0,12% | 218,29 |
| 30/12/2025 | 1.182,19 | 0,01% | -1,00% | 215,41 |
| 29/12/2025 | 1.182,07 | 0,00% | -1,01% | 211,88 |
| 26/12/2025 | 1.182,07 | 0,00% | -1,01% | 213,22 |
PREÇO MÉDIO DO TRIGO CEPEA/ESALQ - RIO GRANDE DO SUL
| Data | Valor R$/t* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$/t* |
|---|---|---|---|---|
| 05/01/2026 | 1.046,37 | -0,02% | 0,03% | 193,70 |
| 02/01/2026 | 1.046,53 | 0,05% | 0,05% | 193,01 |
| 30/12/2025 | 1.046,01 | 0,00% | 1,44% | 190,60 |
| 29/12/2025 | 1.046,01 | 0,00% | 1,44% | 187,49 |
| 26/12/2025 | 1.046,01 | 0,00% | 1,44% | 188,67 |
Os dados são do Cepea.
A saca de soja e a saca de trigo são as principais unidades de comercialização de grãos no Brasil. Cada saca equivale a 60 quilos, padrão adotado por órgãos oficiais como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Esse formato padronizado facilita o comércio da soja e do trigo, além de permitir um acompanhamento mais preciso das cotações e variações de preços no mercado nacional.
Copiar o textoVeja os valores do café arábica, café robusta, açúcar cristal e do milho no mercado
Baixar áudioO preço do café arábica nesta terça-feira (6) registra alta de 0,92% e a saca de 60 kg é negociada por R$2.191,97, na cidade de São Paulo.
INDICADOR DO CAFÉ ARÁBICA CEPEA/ESALQ
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$ |
|---|---|---|---|---|
| 05/01/2026 | 2.191,97 | 0,92% | 0,79% | 405,77 |
| 02/01/2026 | 2.171,95 | -0,13% | -0,13% | 400,58 |
| 30/12/2025 | 2.174,74 | -0,06% | -3,47% | 396,27 |
| 29/12/2025 | 2.176,02 | 0,39% | -3,41% | 390,04 |
| 26/12/2025 | 2.167,55 | 0,26% | -3,79% | 390,97 |
O café robusta apresentou queda de 1,05% e está sendo negociado a R$ 1.250,12.
INDICADOR DO CAFÉ ROBUSTA CEPEA/ESALQ
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$ |
|---|---|---|---|---|
| 05/01/2026 | 1.250,12 | -1,05% | -1,09% | 231,42 |
| 02/01/2026 | 1.263,38 | -0,04% | -0,04% | 233,01 |
| 30/12/2025 | 1.263,91 | 1,07% | -10,01% | 230,30 |
| 29/12/2025 | 1.250,58 | -0,47% | -10,96% | 224,16 |
| 26/12/2025 | 1.256,47 | 0,04% | -10,54% | 226,64 |
O preço do açúcar cristal apresenta variações nas principais praças do estado de São Paulo. Na capital, a saca de 50 kg registra queda de 1,11%, cotada a R$108,77.
INDICADOR DO AÇÚCAR CRISTAL BRANCO CEPEA/ESALQ - SÃO PAULO
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 05/01/2026 | 108,77 | -1,11% | -1,11% | 20,14 |
| 02/01/2026 | 109,99 | 0,00% | 0,00% | 19,71 |
| 30/12/2025 | 109,99 | 0,00% | 1,37% | 19,71 |
| 29/12/2025 | 109,99 | -0,58% | 1,37% | 19,71 |
| 26/12/2025 | 110,63 | 0,00% | 1,96% | 19,82 |
Em Santos (SP), a mercadoria é negociada a R$108,77; a cotação média apresenta alta de 0,65%.
INDICADOR AÇÚCAR CRISTAL - SANTOS
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 05/01/2026 | 114,34 | 0,65% | -2,13% | 21,04 |
| 02/01/2026 | 113,60 | -2,76% | -2,76% | 20,89 |
| 30/12/2025 | 116,83 | -2,15% | 1,25% | 21,23 |
| 29/12/2025 | 119,40 | 0,00% | 3,48% | 21,55 |
| 26/12/2025 | 119,40 | 0,39% | 3,48% | 21,55 |
A saca de 60 kg do milho é negociada a R$69,38, com baixa de 0,10%.
INDICADOR DO MILHO ESALQ/BM&FBOVESPA
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 05/01/2026 | 69,38 | -0,10% | -0,17% | 12,84 |
| 02/01/2026 | 69,45 | -0,07% | -0,07% | 12,81 |
| 30/12/2025 | 69,50 | 0,06% | 1,08% | 12,66 |
| 29/12/2025 | 69,46 | -0,03% | 1,02% | 12,45 |
| 26/12/2025 | 69,48 | -0,03% | 1,05% | 12,53 |
Os dados são do Cepea.
Café arábica e café robusta são as duas principais variedades cultivadas e comercializadas no Brasil, ambas medidas em sacas de 60 kg.
A saca de açúcar cristal no Brasil é padronizada em 50 quilos, especialmente para comercialização no mercado atacadista e para uso na indústria alimentícia. Essa unidade de medida é adotada pelo Cepea/Esalq-USP, principal fonte de cotações diárias do açúcar cristal no país.
A saca de milho equivale a 60 kg de grãos, mesmo padrão utilizado para soja e trigo. Essa medida é oficializada por instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Cepea, sendo amplamente usada em negociações e relatórios de preço do milho.
Copiar o textoFrango congelado e resfriado apresentam queda, enquanto carcaça suína registra valorização
Baixar áudioO preço do boi gordo nesta terça-feira (6) apresenta desvalorização; a arroba está sendo negociada a R$318,50, no estado de São Paulo.
INDICADOR DO BOI GORDO CEPEA/ESALQ
| Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
|---|---|---|---|---|
| 05/01/2026 | 318,50 | -0,22% | -0,22% | 58,96 |
| 02/01/2026 | 319,20 | 0,00% | 0,00% | 58,16 |
| 30/12/2025 | 319,20 | 0,38% | -0,75% | 58,16 |
| 29/12/2025 | 318,00 | -0,47% | -1,12% | 57,00 |
| 26/12/2025 | 319,50 | 0,00% | -0,65% | 57,69 |
Na Grande São Paulo, em São José do Rio Preto e em Descalvado, os preços do frango apresentaram queda, com recuo de 4,46% no produto congelado e de 3,95% no frango resfriado. O frango congelado é negociado a R$ 7,71, enquanto o resfriado está cotado a R$ 7,78.
PREÇOS DO FRANGO CONGELADO CEPEA/ESALQ - ESTADO SP
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|
| 05/01/2026 | 7,71 | -4,46% | -5,05% |
| 02/01/2026 | 8,07 | -0,62% | -0,62% |
| 30/12/2025 | 8,12 | 0,25% | 0,12% |
| 29/12/2025 | 8,10 | 0,00% | -0,12% |
| 26/12/2025 | 8,10 | 0,00% | -0,12% |
PREÇOS DO FRANGO RESFRIADO CEPEA/ESALQ - ESTADO SP
| Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|
| 05/01/2026 | 7,78 | -3,95% | -4,42% |
| 02/01/2026 | 8,10 | -0,49% | -0,49% |
| 30/12/2025 | 8,14 | 0,25% | 0,25% |
| 29/12/2025 | 8,12 | 0,00% | 0,00% |
| 26/12/2025 | 8,12 | 0,00% | 0,00% |
A carcaça suína especial apresenta alta, sendo negociada a R$ 12,90, por quilo nos atacados da Grande São Paulo.
O suíno vivo registra queda na maior parte dos estados, com destaque para São Paulo, onde o animal é comercializado a R$8,91.
PREÇOS DA CARCAÇA SUÍNA ESPECIAL (R$/kg)
| Data | Média | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|
| 05/01/2026 | 12,90 | 0,39% | 0,31% |
| 02/01/2026 | 12,85 | -0,08% | -0,08% |
| 30/12/2025 | 12,86 | 0,00% | 0,78% |
| 29/12/2025 | 12,86 | 0,00% | 0,78% |
| 26/12/2025 | 12,86 | 0,31% | 0,78% |
INDICADOR DO SUÍNO VIVO CEPEA/ESALQ (R$/kg)
| Data | Estado | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês |
|---|---|---|---|---|
| 05/01/2026 | MG - posto | 8,44 | -0,24% | 0,12% |
| 05/01/2026 | PR - a retirar | 8,26 | 0,36% | -0,12% |
| 05/01/2026 | RS - a retirar | 8,24 | -0,60% | -0,72% |
| 05/01/2026 | SC - a retirar | 8,32 | -0,12% | -0,36% |
| 05/01/2026 | SP - posto | 8,91 | -0,45% | 0,00% |
Os valores são do Cepea.
O boi gordo é o bovino macho pronto para o abate, com peso mínimo de 16 arrobas líquidas de carcaça (aproximadamente 240 kg) e até 42 meses de idade. Atende aos padrões do mercado nacional e internacional, incluindo exportações para Europa, China e cota Hilton.
O frango congelado passa por congelamento rápido, com temperaturas abaixo de -12°C, garantindo maior vida útil para armazenamento e transporte a longas distâncias. Já o frango resfriado é mantido entre 0°C e 4°C, com validade de 5 a 7 dias, oferecendo textura e sabor mais próximos do fresco, ideal para consumidores exigentes e restaurantes.
Copiar o texto
Baixar áudioO dólar fechou em baixa no último pregão, após um dia marcado por forte volatilidade e maior movimentação no mercado financeiro, cotado a R$5,33. A moeda foi negociada em queda frente ao real, em meio ao retorno mais efetivo das operações após um período de liquidez reduzida.
De acordo com especialistas, o aumento do volume negociado contribuiu para ajustes de preços, com investidores reagindo principalmente a acontecimentos no exterior. No início da sessão, a aversão ao risco pressionou moedas de países emergentes, mas o movimento perdeu força ao longo do dia, permitindo uma recuperação parcial desses ativos.
No cenário internacional, indicadores que medem a força global do dólar apresentaram leve recuo, o que também influenciou o desempenho da moeda frente a divisas de mercados emergentes. Ainda segundo especialistas, o comportamento do câmbio refletiu a combinação entre fatores externos e a reorganização das estratégias dos investidores neste começo de ano.
Já o euro encerrou o último pregão cotado a R$6,33.
A tabela abaixo mostra as cotações cruzadas entre as principais moedas internacionais e o real. Cada célula indica quanto vale 1 unidade da moeda da linha em relação à moeda da coluna.
| Código | BRL | USD | EUR | GBP | JPY | CHF | CAD | AUD |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| BRL | 1 | 0,1848 | 0,1577 | 0,1365 | 28,8711 | 0,1462 | 0,2543 | 0,2753 |
| USD | 5,4130 | 1 | 0,8527 | 0,7382 | 156,26 | 0,7916 | 1,3764 | 1,4889 |
| EUR | 6,3412 | 1,1727 | 1 | 0,8658 | 183,25 | 0,9282 | 1,6140 | 1,7461 |
| GBP | 7,3233 | 1,3546 | 1,1551 | 1 | 211,67 | 1,0723 | 1,8644 | 2,0170 |
| JPY | 3,46378 | 0,639938 | 0,54573 | 0,472434 | 1 | 0,5066 | 0,88084 | 0,95288 |
| CHF | 6,8374 | 1,2633 | 1,0773 | 0,9326 | 197,41 | 1 | 1,7388 | 1,8811 |
| CAD | 3,9324 | 0,7265 | 0,6196 | 0,5364 | 113,53 | 0,5751 | 1 | 1,0818 |
| AUD | 3,6321 | 0,6717 | 0,5727 | 0,4958 | 104,95 | 0,5316 | 0,9244 | 1 |
Os dados são da Investing.com.
Copiar o texto
Baixar áudio
O Ibovespa fechou o último pregão em alta de 0,83%, aos 161.869,76 pontos, em uma sessão marcada por maior movimentação no mercado. O índice chegou a tocar os 162 mil pontos na máxima do dia, mas perdeu força ao longo do pregão, com investidores voltando a demonstrar preocupação com o cenário externo.
De acordo com especialistas, apesar do desempenho positivo, as incertezas internacionais voltaram ao radar, especialmente diante de tensões geopolíticas na América do Sul e no Caribe. O tema dominou as discussões e manteve o mercado em compasso de espera.
No ambiente internacional, bolsas no exterior registraram ganhos, o que ajudou a sustentar o desempenho do mercado brasileiro. Ainda assim, especialistas avaliam que o cenário segue sensível a novos desdobramentos políticos e econômicos.
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
Ações em alta no Ibovespa
Ações em queda no Ibovespa
Manufatura de Brinquedos Estrela SA (ESTR3): −39,80%
C&A Modas SA (CEAB3): −15,71%
O volume total negociado na B3 foi de R$22.479.319.300, em meio a 3.513.788 negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para o Sul do país, nesta terça-feira (6), indica céu de poucas nuvens para toda a região, sem previsão de chuvas. Há, contudo, alerta de perigo potencial de tempestades para quase todo o estado do Rio Grande do Sul. Após as semanas de calor intenso que castigaram o Brasil durante as festividades de Natal e Ano Novo, as temperaturas voltam a se amenizar na região nesta primeira semana de 2026.
Pela manhã, a previsão é de poucas nuvens para quase toda a região, à exceção do noroeste do Paraná, que deve amanhecer sob muitas nuvens. Não deve chover na região.
Durante a tarde, toda a região deve ficar sob céu de poucas nuvens, sem previsão de chuvas. Essas condições devem se manter até a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de tempestades para quase todo o estado do Rio Grande do Sul, exceto pelo extremo-norte.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 14°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar até 31°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Sudeste do país, nesta terça-feira (6), é de céu com muitas nuvens para toda a região e pancadas de chuva com trovoadas para todos os estados ao longo do dia, com maior intensidade pela manhã. Após as semanas de calor intenso que castigaram o Brasil durante as festividades de Natal e Ano Novo, as temperaturas voltam a ficar amenas na região nesta primeira semana de 2026.
Pela manhã, a previsão é céu de muitas nuvens para toda a região, com possibilidade de chuvas isoladas em todos os estados — à exceção dos extremos-sul e sudoeste de São Paulo. As chuvas devem amanhecer mais intensas e acompanhadas de trovoadas em todo o estado de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e extremo-norte de São Paulo.
Durante a tarde, as chuvas devem recuar em São Paulo, se restringindo ao extremo-norte do estado. Da mesma forma, as chuvas mais intensas e acompanhadas de trovoadas devem se restringir ao Espírito Santo, centro-norte mineiro e norte do Rio de Janeiro. Essas condições devem se manter até a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para perigo potencial de chuvas intensas para o Espírito Santo, porção centro-norte de Minas Gerais e extremo-norte do Rio de Janeiro, além de alerta de perigo de tempestades para o estado capixaba, centro-norte mineiro e extremo-norte do Rio de Janeiro, e alerta de perigo potencial de tempestades para o extremo-sul de Minas e centro-norte de São Paulo. Há, ainda, alerta de perigo potencial de acumulado de chuva para todo o litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 16°C em Belo Horizonte e São Paulo. Já a máxima pode chegar até 28°C, no Rio de Janeiro. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Norte do país, nesta terça-feira (6), indica céu com muitas nuvens para quase toda a região e chuvas isoladas com trovoadas para todos os estados ao longo do dia, à exceção do Amapá, que deve escapar às precipitações. Após as semanas de calor intenso que castigaram o Brasil durante as festividades de Natal e Ano Novo, as temperaturas voltam a ficar amenas na região nesta primeira semana de 2026.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para quase toda a região — exceto no Amapá e extremo-norte do Pará —, com chuvas isoladas em todo o Amazonas, Acre, Tocantins, centro-norte de Rondônia, centro-sul do Pará e sul de Roraima. As chuvas devem amanhecer mais intensas e acompanhadas de trovoadas em todo o Acre, Tocantins, centro-leste e centro-sul do Amazonas, centro-sul do Pará e extremo-norte de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas deixam o estado de Roraima e recuam no extremo-norte do Amazonas, centro-norte do Pará e extremo-norte do Tocantins. As chuvas mais intensas e com trovoadas se restringem ao Acre, sul do Amazonas, centro-norte de Rondônia, centro-sul do Tocantins e extremos-sudoeste e sudeste do Pará. Essas condições devem se manter até a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para todo o Tocantins, Rondônia, Acre, quase todo o Amazonas — à exceção do extremo-norte do estado —, centro-sul do Pará e centro-nordeste do Amapá, além de alerta de perigo de chuvas intensas para todo o Acre, Rondônia, centro-sul do Amazonas, extremo-sudoeste do Pará e extremo-sul de Tocantins.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 35°C, em Boa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Nordeste do país, nesta terça-feira (6), indica céu de poucas nuvens, sobretudo para o litoral norte e leste e para o sertão nordestino, com possibilidades de chuvas no interior oeste e sul da região ao longo do dia. As chuvas devem ser mais intensas ao sul da Bahia. Após as semanas de calor intenso que castigaram o Brasil durante as festividades de Natal e Ano Novo, as temperaturas voltam a ficar amenas na região nesta primeira semana de 2026, apesar das máximas ainda intensas.
Pela manhã, a previsão é de poucas nuvens para a maior parte da região, à exceção do sul do Maranhão, sudoeste do Piauí e centro-oeste e sul da Bahia, onde também há previsão de chuvas isoladas. As chuvas devem amanhecer mais intensas e acompanhadas de trovoadas nos extremos-sul do Maranhão e do Piauí, e nos extremos-oeste e sul da Bahia.
Durante a tarde, as chuvas isoladas se restringem aos extremos-sul no Maranhão e no Piauí, mas se expandem para todo o centro-sul da Bahia. As chuvas mais intensas e acompanhadas de trovoadas se restringem a todo o sul da Bahia, incluindo o litoral sul abaixo de Salvador. Essas condições devem se manter até a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para perigo potencial de chuvas intensas para as porções centro-oeste e sul da Bahia, centro-sudoeste do Piauí e centro-sul do Maranhão, além de alerta de perigo de tempestades para o extremo-sul da Bahia, incluindo o litoral sul do estado. Há, ainda, alerta de perigo potencial de baixa umidade para o sertão nordeste da região, incluindo o extremo-norte baiano, noroeste de Sergipe, oeste de Alagoas, coluna central de Pernambuco, centro-oeste da Paraíba, sudoeste do Rio Grande do Norte, centro-sul do Ceará e norte do Piauí.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 23°C em Maceió. Já a máxima pode chegar até 39°C em Teresina. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 90%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Centro-Oeste, nesta terça-feira (6), indica a presença de muitas nuvens com chuvas isoladas em todos os estados, com maior intensidade e acompanhadas de trovoadas na porção norte da região. Após as semanas de calor intenso que castigaram o Brasil durante as festividades de Natal e Ano Novo, as temperaturas voltam a ficar amenas na região nesta primeira semana de 2026.
O dia amanhece já com a previsão de muitas nuvens para quase todos os estados — exceto pelas porções oeste e sul de Mato Grosso do Sul — e chuvas isoladas para todo o Distrito Federal, Goiás, maior parte de Mato Grosso — exceto pelo extremo-sudoeste — e o extremo-noroeste de Mato Grosso do Sul. As chuvas devem amanhecer mais intensas e acompanhadas de trovoadas em todo o DF, centro-norte de Goiás e noroeste e extremo-norte de Mato Grosso.
Durante a tarde, as chuvas avançam um pouco mais sobre o sudoeste de Mato Grosso e se restringem ao extremo-norte, em Mato Grosso do Sul. As pancadas de chuva com trovoadas tomam uma parte maior do centro-leste de Mato Grosso e se mantêm nos outros estados. Essas condições devem permanecer até a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para perigo potencial de chuvas intensas para todo o estado de Mato Grosso, Goiás e para o Distrito Federal, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o DF, centro-norte de Mato Grosso e centro-norte de Goiás. Há, ainda, alerta de perigo potencial de tempestades para o extremo-sul goiano e extremo-nordeste de Mato Grosso do Sul, além de alerta de perigo de tempestades para o extremo-leste de Goiás, nas divisas com Minas Gerais e com a Bahia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 16°C em Brasília. Já a máxima pode chegar até 31°C, em Cuiabá. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoO concurso 3579 da Lotofácil foi realizado nesta segunda-feira (05/01/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. 5 apostadores acertaram as 15 dezenas e levaram para casa o prêmio de R$ 768.413,77. Os bilhetes premiados foram adquiridos em Campo Grande (MS), Curionópolis (PA), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN) e Bertioga (SP).
O prêmio acumulado para o próximo concurso da Lotofácil, de número 3580, que será realizado na terça-feira, 6 de janeiro de 2026, está estimado em R$ 7.500.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer!
01 - 02 - 03 - 04 - 08 - 10 - 11 - 13 - 15 - 17 - 19 - 20 - 21 - 23 - 25
15 acertos 5 apostas ganhadoras, R$ 768.413,77
14 acertos 1138 apostas ganhadoras, R$ 574,55
13 acertos 27967 apostas ganhadoras, R$ 35,00
12 acertos 248629 apostas ganhadoras, R$ 14,00
11 acertos 1157192 apostas ganhadoras, R$ 7,00
A aposta mínima, de 15 números, custa R$ 3,00 com chance de 1 em 3.268.760 e a máxima custa R$ 46.512 com chance de 1 em 211.
|
Quantidade de números jogados |
Valor da aposta |
|---|---|
|
15 |
R$ 3 |
|
16 |
R$ 48 |
|
17 |
R$ 408 |
|
18 |
R$ 2.448 |
|
19 |
R$ 11.628 |
|
20 |
R$ 46.512 |
De segunda-feira a sábado, às 21h.
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinha e deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Copiar o texto
Baixar áudioO governo federal decidiu evitar o encerramento do prazo para a identificação de terras da União localizadas às margens de rios e no litoral brasileiro. Para isso, a Presidência da República editou uma medida provisória que amplia em três anos o período destinado à demarcação dessas áreas, consideradas bens federais por lei.
A Medida Provisória nº 1.332/25, publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (30), altera regras vigentes desde 1946 e impede que o prazo, que se encerraria no dia 31 de dezembro de 2025, chegue ao fim sem a conclusão dos trabalhos técnicos.
Com a mudança, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) passa a contar com um novo calendário para concluir a identificação das áreas sob domínio federal, muitas delas localizadas em regiões de grande valor ambiental e econômico.
A identificação oficial dessas terras é um passo essencial para que a União possa organizar o uso, fiscalizar ocupações e assegurar o acesso coletivo a áreas como praias e margens de rios navegáveis. A demarcação também fortalece a proteção ambiental, ao permitir maior controle sobre regiões sensíveis e sujeitas à degradação.
O tema ganhou relevância em 2017, quando o Congresso Nacional aprovou mudanças na legislação fundiária e fixou o fim de 2025 como prazo final para a conclusão do mapeamento. Naquele momento, o próprio governo federal reconhecia o desafio: menos de 1% das margens de rios federais navegáveis haviam sido demarcadas. No litoral, o avanço era maior, mas ainda limitado, com pouco mais de 23% das áreas oficialmente identificadas.
Os chamados terrenos de marinha correspondem a faixas de terra localizadas ao longo da costa, em ilhas e também nas margens de rios e lagoas influenciados pelas marés. Essas áreas têm 33 metros de largura, medidos a partir da linha da maré cheia média registrada em 1831, referência histórica adotada pela legislação brasileira.
O processo de demarcação ocorre em etapas: primeiro, a área é identificada tecnicamente; depois, é reconhecida formalmente como pertencente à União. Após essa declaração, registros imobiliários anteriores podem ser anulados, consolidando o domínio federal.
A medida provisória entra em vigor com validade inicial de 60 dias, contados após o recesso parlamentar, e pode ser prorrogada por igual período. Para se tornar definitiva, o texto ainda precisará ser analisado pelo Congresso Nacional.
Copiar o texto