22/08/2024 02:00h

Neste episódio, a Ginecologista Dra. Cristina Anton responde se o mioma pode virar câncer.

Baixar áudio

O mioma é um nódulo benigno que pode crescer no músculo do útero e é comum, afetando até 25% das mulheres com útero. Esses nódulos podem crescer devido aos hormônios. Raramente, podem ser malignos.

Suspeite de câncer se os miomas crescerem após a menopausa, se houver sangramentos pós-menopausa ou se os nódulos crescerem muito rápido.

Saiba mais sobre este assunto. Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse: www.portaldoutorajuda.com.br.

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 19:31h

A temperatura pode variar entre 14ºC e 30°C

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo de baixa umidade no Distrito Federal.

A previsão é de poucas nuvens na capital do país.

A temperatura mínima fica em torno de 14°C e a máxima prevista é de 30ºC. A umidade relativa do ar varia entre 15% e 65%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 19:30h

A temperatura pode variar entre 12ºC e 38ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo de baixa umidade em todo o estado de Goiás, atingindo municípios como São João d'Aliança, Aragarças e Pires do Rio.

Também há alerta para grande perigo de onda de calor no sul goiano, em cidades como Mineiros e Quirinópolis.

A previsão é de poucas nuvens em todo o estado. 

A temperatura mínima fica em torno de 12°C, em Jataí, e a máxima prevista é de 38°C, em Mara Rosa. A umidade relativa do ar varia entre 10% e 70%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 19:30h

A temperatura pode variar entre 18ºC e 42ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de baixa umidade em todo o Mato Grosso, em cidades como Querência e Sinop.

Também há alerta para perigo de onda de calor no centro-sul, sudeste, sudoeste e norte mato-grossense, atingindo cidades como Campo Novo do Parecis e Pontes e Lacerda.

A previsão é de variação de nuvens em todo o Mato Grosso durante o dia e à noite.

A temperatura mínima fica em torno de 18°C, em Alto Araguaia, e a máxima prevista é de 42ºC, em Apiacás. A umidade relativa do ar varia entre 10% e 30%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 19:30h

A temperatura pode variar entre 13ºC e 36ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para grande perigo de onda de calor no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, oeste, sul e sudoeste de Minas, atingindo cidades como Uberlândia, Ituiutaba e Araxá.

Também há alerta para perigo potencial de baixa umidade em todo o estado de Minas Gerais.

A previsão é de variação de nuvens em todo o Minas Gerais.

A temperatura mínima fica em torno de 13°C, em Camanducaia, e a máxima prevista é de 36ºC, em Iturama. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 80%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 19:30h

Jorge Klotz aposta em ingredientes de altíssima qualidade típicos do Brasil para conquistar mercados no exterior; primeiro passo foi dado com apoio da ApexBrasil

Baixar áudio

As exportações brasileiras de chocolate alcançaram US$ 167,4 milhões no ano passado, o melhor resultado obtido pelo setor nos últimos 20 anos, aponta a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). 

Entre 2013 e 2023, as exportações de chocolate registraram crescimento médio anual de 3,65%, o triplo da alta observada na década anterior. 

A ascensão do chocolate brasileiro ocorre em meio a um mercado em que os principais expoentes, como Bélgica e Suíça, estão consolidados junto aos compradores internacionais. Conquistar clientes no exterior, portanto, exige que os empreendedores nacionais sejam criativos e saibam a quem recorrer na hora de se inserir no comércio para além das fronteiras. 

O empreendedor Jorge Klotz, por exemplo, conta que o processo de internacionalização da empresa dele foi facilitado após ele conhecer a ApexBrasil. 

A agência, que desenvolve uma série de programas para capacitar micro e pequenas empresas a venderem seus produtos para outros países, foi importante para trazer credibilidade à empresa de Klotz, a Kaê Chocolates. 

Ele afirma que isso é fundamental para conquistar espaço em um mercado tão competitivo a nível mundial, como é o mercado do chocolate. 

"A ApexBrasil ajuda muito, porque ainda existe uma grande desconfiança. As pessoas ainda ficam um pouco incrédulas quando eu falo que o chocolate do Brasil é um dos melhores do mundo. Muitas vezes, o chocolate que eles fazem na Bélgica ou na Suíça é com cacau do Brasil. Então, dificilmente você consegue exportar para esses países, quebrar esses paradigmas, sem a ajuda de um parceiro como a ApexBrasil, por exemplo", diz.  

Depois de participar do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) da Agência, Klotz foi capaz de ajustar a empresa às exigências do mercado internacional e, assim, conseguiu fechar as primeiras vendas de chocolate para consumidores da Rússia e do Japão. 

Criatividade

O empreendedor também aposta em ingredientes típicos do Brasil para ganhar mercados em outras partes do mundo. O chocolate 64% pode vir acompanhado de castanha, cupuaçu ou licuri – fruto característico da Caatinga. Já o chocolate 55% vem acompanhado do cumaru, a baunilha brasileira que vem da Amazônia. 

O objetivo da Kaê Chocolates é tornar o chocolate brasileiro tão apreciado em outros países quanto os famosos chocolates suíços e belgas. Klotz diz que a empresa não vai parar até conquistar o mundo. 

"A Kaê vai fazer o melhor chocolate do mundo. O foco da Kaê sempre foi fazer o melhor chocolate possível, sem medir esforços para isso, nem medir custos. Então, por exemplo, se eu acho um cacau de melhor qualidade que custa o dobro do preço, eu vou comprar. Não tem problema. A gente coloca esse preço no chocolate, a gente trabalha isso", diz. 

Peiex

O Peiex tem como objetivo qualificar os empreendedores brasileiros para inserirem suas empresas no comércio internacional. O programa é implementado em todas as regiões do país por meio de parcerias da ApexBrasil com instituições de ensino ou federações de indústria. 

Eles constituem os chamados núcleos operacionais do Peiex. Por meio do núcleo operacional, o empreendedor recebe um diagnóstico sobre o seu negócio e um plano de exportação personalizado, com etapas a serem adotadas até que ele se torne apto às exportações. A participação é gratuita. 

Desde 2021 até 2023, 827 das 5.334 companhias que passaram pelas mãos do programa já começaram a exportar, o que lhes rendeu, ao todo, US$ 3,16 bilhões de dólares. 

Para mais informações sobre o Peiex, clique aqui. Se quiser saber mais sobre outros programas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, acesse www.apexbrasil.com.br

Número de MPEs que exportam cresceu três vezes mais do que o de grandes negócios, entre 2008 e 2022

HISTÓRIAS EXPORTADORAS: das vendas de porta em porta no interior de São Paulo até o comércio exterior: conheça a trajetória do Café Caiçara

HISTÓRIAS EXPORTADORAS: conheça a trajetória de empresa do interior de SP que já exporta açaí para mais de 20 países

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 19:20h

A temperatura pode variar entre 15°C e 41ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para grande perigo de onda de calor e perigo potencial de baixa umidade em todo o Mato Grosso do Sul, atingindo cidades como Bonito, Coxim e Paranaíba.

Durante a manhã e à tarde, a previsão é de variação de nuvens e sem chuvas. À noite, a previsão é de pancadas de chuva nas microrregiões de Dourados e Iguatemi.

A temperatura mínima fica em torno de 15°C, em Caracol, e a máxima prevista é de 41ºC, em Sonora. A umidade relativa do ar varia entre 15% e 35%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 19:20h

A temperatura pode variar entre 10ºC e 33°C

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), a previsão é de variação de nuvens e sem chuvas em todo o Espírito Santo, atingindo cidades como Guarapari, Barra de São Francisco e Vitória.

A temperatura mínima fica em torno de 10°C, em Iúna, e a máxima prevista é de 33ºC, em Iconha. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 80%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 19:10h

A temperatura pode variar entre 12ºC e 36ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de baixa umidade nos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.

A previsão é de variação de nuvens em todo o estado do Rio de Janeiro.

A temperatura mínima fica em torno de 12°C, em Nova Friburgo, e a máxima prevista é de 36ºC, em Maricá. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 90%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 19:10h

A temperatura pode variar entre 12ºC e 38ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para grande perigo de onda de calor e perigo potencial de baixa umidade em todo o estado de São Paulo, atingindo cidades como Guaratinguetá, Votuporanga, Tupã e Ibiúna.

A previsão é de variação de nuvens e sem chuvas em todo o estado de São Paulo.

A temperatura mínima fica em torno de 12°C, em Barra do Turvo, e a máxima prevista é de 38ºC, em Rosana. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 75%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 19:00h

A temperatura pode variar entre 23ºC e 39ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), a previsão é de variação de nuvens e sem chuvas em todo o Acre, em cidades como Sena Madureira, Epitaciolândia e Brasiléia.

A temperatura mínima fica em torno de 23°C, em Rio Branco, e a máxima prevista é de 39ºC, em Acrelândia. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 90%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 19:00h

A temperatura pode variar entre 22ºC e 40ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo de onda de calor e baixa umidade no leste rondoniense, em cidades como Vilhena, Cacoal e Cerejeiras.

A previsão é de poucas nuvens e sem chuvas em todo o estado.

A temperatura mínima fica em torno de 22°C, em Pimenta Bueno, e a máxima prevista é de 40ºC, em Chupinguaia. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 90%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 19:00h

A temperatura pode variar entre 17ºC e 38ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de baixa umidade em todo o Tocantins, atingindo cidades como Paraíso do Tocantins, Goiatins e Palmas.

A previsão é de poucas nuvens em todo o Tocantins.

A temperatura mínima fica em torno de 17°C, em Taguatinga, e a máxima prevista é de 38ºC, em Babaçulândia. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 60%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 19:00h

A temperatura pode variar entre 16ºC e 41ºC

Baixar áudio

A quinta-feira (22) começa com pancadas de chuva na cidade de São Gabriel da Cachoeira. Possibilidade de chuva nas demais regiões do norte e na microrregião de Rio Preto da Eva.

Durante a tarde, as fortes chuvas se espalham por todo o norte do Amazonas e há possibilidade de chuva no sudoeste e centro amazonense. À noite, as pancadas continuam no norte e há possibilidade de chuva apenas nas microrregiões de Rio Preto da Eva e Parintins. 

A temperatura mínima fica em torno de 16°C, em Santa Isabel do Rio Negro, e a máxima prevista é de 41ºC, em Manicoré. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 80%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 19:00h

A temperatura pode variar entre 21ºC e 37ºC

Baixar áudio

Durante a tarde e à noite desta quinta-feira (22), há possibilidade de chuva nos municípios de Macapá, Tartarugalzinho, Oiapoque e demais municípios amapaenses. Durante a manhã, a previsão é de tempo encoberto em todo o Amapá. 

A temperatura mínima fica em torno de 21°C, em Laranjal do Jari, e a máxima prevista é de 37ºC, no mesmo município. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 90%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 19:00h

A temperatura pode variar entre 16ºC e 38°C

Baixar áudio

Esta quinta-feira (22) começa com possibilidade de chuva em todo o estado de Roraima. Durante a tarde, as chuvas são fortes em grande parte do estado, com exceção dos municípios de São Luiz, Rorainópolis, São João da Baliza e Caroebe, onde as chuvas são apenas uma possibilidade. À noite, as fortes chuvas atingem todo o estado. 

A temperatura mínima fica em torno de 16°C, em Uiramutã, e a máxima prevista é de 38ºC, no mesmo município. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 85%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 18:40h

A temperatura pode variar entre 22ºC e 42ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de baixa umidade no sudeste e sudoeste paraense, atingindo municípios como São Félix do Xingu, Santana do Araguaia e Redenção.

O dia começa com variação de nuvens em todo o Pará. Durante a tarde e à noite, há possibilidade de chuva no Baixo Amazonas, metropolitana de Belém, microrregiões de Arari, Furos de Breves, Bragantina e Guamá. 

A temperatura mínima fica em torno de 22°C, em Altamira, e a máxima prevista é de 42ºC, em Jacareacanga. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 18:40h

A temperatura pode variar entre 15ºC e 35ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de vendaval no Vale São-Franciscano da Bahia, centro norte e extremo oeste baiano, atingindo cidades como Campo Formoso, Guanambi e Irecê.

O dia começa com chuvas isoladas na metropolitana de Salvador, nas microrregiões de Alagoinhas, Entre Rios, Valença e Ilhéus-Itabuna. Durante a tarde e à noite, há possibilidade de chuva na metropolitana de Salvador, Valença e Ilhéus-Itabuna. 

A temperatura mínima fica em torno de 15°C, em Sento Sé — e a máxima prevista é de 35ºC, em Paratinga. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 90%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 18:40h

A temperatura pode variar entre 20ºC e 32ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22) o dia começa com possibilidade de chuva em quase todo o estado de Sergipe, exceto nas cidades de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre de Sergipe, Carira e Poço Verde, onde não há previsão de chuvas. Durante a tarde e à noite, há variação de nuvens no estado e sem chuvas. 

A temperatura mínima fica em torno de 20°C, em Tobias Barreto — e a máxima prevista é de 32ºC, em Canindé de São Francisco. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 90%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 18:40h

A temperatura pode variar entre 18ºC e 33ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22) o dia começa com possibilidade de chuva no leste e agreste alagoano. Durante a tarde, há possibilidade de chuva apenas nas microrregiões de Serrana dos Quilombos, Mata Alagoana, Litoral Norte Alagoano, Maceió e São Miguel dos Campos. À noite, chuvas isoladas são esperadas nas microrregiões de Maceió, Litoral Norte Alagoano e Mata Alagoana.

A temperatura mínima fica em torno de 18°C, em Canapi— e a máxima prevista é de 33ºC, em São Brás. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 18:10h

A temperatura pode variar entre 15°C e 33ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de vendaval no Sertão, São Francisco, agreste e mata pernambucana. 

O dia começa com possibilidade de chuva na mata pernambucana, metropolitana de Recife, microrregiões de Alto Capibaribe, Vale do Ipojuca e Garanhuns. Durante a tarde, há possibilidade de chuva na metropolitana de Recife e na mata pernambucana. À noite, chuvas isoladas são esperadas nessas regiões.

A temperatura mínima fica em torno de 15°C, em São José do Egito. A máxima prevista é de 33ºC, em Floresta. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 15ºC e 34ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de vendaval em toda a Paraíba, atingindo cidades como Mamanguape, Santa Luzia e Monteiro. 

Também há alerta para perigo potencial de ventos costeiros em toda a faixa litorânea paraibana. 

Durante a manhã e à tarde, a previsão é de possibilidade de chuva na mata e agreste paraibano. À noite, chuvas isoladas são esperadas nas microrregiões de João Pessoa, Litoral Sul e Sapé. 

A temperatura mínima fica em torno de 15°C, em São João do Tigre; e a máxima prevista é de 34ºC, em São Domingos. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 18ºC e 35ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de vendaval em todo o Rio Grande do Norte, atingindo cidades como Macau, Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante. 

Também há alerta para ventos costeiros em toda a faixa litorânea potiguar. 

Durante a manhã e à tarde, a previsão é de possibilidade de chuva no agreste, leste potiguar, microrregiões de Mossoró, Vale do Açu, Macau e Angicos. À noite, há variação de nuvens em todo o estado, mas com chuvas isoladas apenas na cidade de Natal. 

A temperatura mínima fica em torno de 18°C, em Parelhas; e a máxima prevista é de 35ºC, em Pau dos Ferros. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 17ºC e 36ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de vendaval em todo o Ceará, atingindo cidades como Crateús, Baturité e Acopiara. 

Também há alerta para ventos costeiros em toda a faixa litorânea do estado. 

O dia começa com possibilidade de chuva na Metropolitana de Fortaleza, microrregiões de Itapipoca, Baixo Curu, Cascavel e Litoral de Aracati. Durante a tarde e à noite, as chuvas isoladas são esperadas nessas localidades. 

A temperatura mínima fica em torno de 17°C, em Araripe, e a máxima prevista é de 36ºC, em Pires Ferreira. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 90%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 17ºC e 37ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de vendaval no sudeste, centro-norte, sudoeste e norte piauiense, atingindo cidades como São Raimundo Nonato, Simões e Parnaíba.

Também há alerta para perigo potencial de ventos costeiros no litoral do Piauí.

A previsão é de variação de nuvens em todo o estado. 

A temperatura mínima fica em torno de 17°C, em Bom Jesus. A máxima prevista é de 37ºC, em São Miguel do Tapuio. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 19ºC e 37°C

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de baixa umidade no oeste, sul, centro e leste maranhense.

A previsão é de variação de nuvens e sem chuvas em todo o Maranhão, em cidades como Barra do Corda, Pinheiro e São Luís.

A temperatura mínima fica em torno de 19°C, em Alto Parnaíba— e a máxima prevista é de 37°C, em Araioses. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 90%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Marquezan Araújo, o Tempo e a Temperatura.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 7ºC e 32ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta  para perigo de tempestade na Metropolitana de Porto Alegre, sudoeste, sudeste, Centro Ocidental e Oriental gaúcho, atingindo cidades como Jaguarão, Pelotas e Santiago.

O dia começa com pancadas de chuva no sudeste, sudoeste e Centro Ocidental gaúcho. Durante a tarde, as fortes chuvas se espalham por todo o Rio Grande do Sul. À noite, as chuvas são fortes e acompanhadas de trovoadas isoladas apenas no nordeste e noroeste gaúcho. Nas demais regiões do estado, chuvas brandas. 

A temperatura mínima fica em torno de 7°C, em Sant'Ana do Livramento, e a máxima prevista é de 32ºC, em Sananduva. A umidade relativa do ar varia entre 70% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 12ºC e 39ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para grande perigo de onda de calor no oeste, norte catarinense, Vale do Itajaí e Serrana.

O dia começa com variação de nuvens em todo o estado de Santa Catarina. Durante a tarde, chuvas isoladas nas microrregiões de São Miguel do Oeste, Chapecó, Araranguá, Concórdia, Joaçaba e na cidade de Anita Garibaldi. À noite, as chuvas são fortes em todo o estado. 

A temperatura mínima fica em torno de 12°C, em Bela Vista do Toldo, e a máxima prevista é de 39ºC, em Forquilhinha. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 12ºC e 36ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para grande perigo de onda de calor na Metropolitana de Curitiba, norte pioneiro, centro ocidental, noroeste, norte central, oeste, sudeste, centro oriental, sudoeste e centro-sul paranaense. 

O dia começa com variação de nuvens em todo o Paraná. Durante a tarde, chuvas isoladas nas cidades de Bom Jesus do Sul e Barracão. Nas demais regiões, variação de nuvens. À noite, pancadas de chuva são esperadas no oeste, sudoeste, centro-sul, sudeste paranaense, microrregiões de Lapa, Rio Negro e Paranaguá.

A temperatura mínima fica em torno de 12°C, em Campo do Tenente, e a máxima prevista é de 38ºC, em Icaraíma. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 16:20h

No total, foram distribuídos cerca de R$ 493 milhões a estados, Distrito Federal e municípios produtores de minérios

Baixar áudio

A Agência Nacional de Mineração (ANM) distribuiu R$ 1.085.731,65 para 34 municípios de Tocantins. O valor é referente à cota-parte da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) arrecadada no mês de julho, que segue sendo distribuída durante o mês de agosto. 

Entre os municípios que receberam os maiores valores estão Bandeirantes do Tocantins (R$ 353.330,07), Natividade (R$ 203.073,92) e Xambioá (R$  158.778,35).

O advogado especialista em mineração Alexandre Sion destaca que boa parte do valor recolhido a título de CFEM é direcionado aos municípios e que o valor tem papel relevante no planejamento e execução de atividades nessas localidades.

"Considerando que a atividade mineradora tem como uma de suas características o exaurimento do jazigo, isso é, o minério tem data para acabar, o recebimento da CFEM pelos municípios proporciona recursos para planejar, fomentar e executar diversificação econômica nas atividades, buscando assim a sustentabilidade socioeconômica dos municípios para além da mineração.”

No total, foram distribuídos cerca de R$ 493 milhões a estados, Distrito Federal e municípios produtores de minérios. Destes, R$ 98.695.544,45 foram destinados às unidades federativas, enquanto R$ 394.782.207,46 foram distribuídos entre 2.171 municípios brasileiros.

Segundo a ANM, os estados que mais receberam recursos da CFEM foram Minas Gerais (mais de R$ 44 milhões) e Pará (aproximadamente R$ 40,8 milhões).  

Confira a lista de valores recebidos por municípios
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 16:10h

No total, foram distribuídos cerca de R$ 493 milhões a estados, Distrito Federal e municípios produtores de minérios

Baixar áudio

A Agência Nacional de Mineração (ANM) distribuiu R$ 589.243,61 para 40 municípios de Pernambuco. O valor é referente à cota-parte da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) arrecadada no mês de julho, que segue sendo distribuída durante o mês de agosto. 

Entre os municípios que receberam os maiores valores estão Ouricuri (R$ 100.582,35), a Capital Recife (R$ 87.029,09) e Jaboatão dos Guararapes (R$ 81.500,47).

O advogado especialista em mineração Alexandre Sion destaca que boa parte do valor recolhido a título de CFEM é direcionado aos municípios e que o valor tem papel relevante no planejamento e execução de atividades nessas localidades.

"Considerando que a atividade mineradora tem como uma de suas características o exaurimento do jazigo, isso é, o minério tem data para acabar, o recebimento da CFEM pelos municípios proporciona recursos para planejar, fomentar e executar diversificação econômica nas atividades, buscando assim a sustentabilidade socioeconômica dos municípios para além da mineração.”

No total, foram distribuídos cerca de R$ 493 milhões a estados, Distrito Federal e municípios produtores de minérios. Destes, R$ 98.695.544,45 foram destinados às unidades federativas, enquanto R$ 394.782.207,46 foram distribuídos entre 2.171 municípios brasileiros.

Segundo a ANM, os estados que mais receberam recursos da CFEM foram Minas Gerais (mais de R$ 44 milhões) e Pará (aproximadamente R$ 40,8 milhões).  

Confira a lista de valores recebidos por municípios

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 16:10h

No total, foram distribuídos cerca de R$ 493 milhões a estados, Distrito Federal e municípios produtores de minérios

Baixar áudio

A Agência Nacional de Mineração (ANM) distribuiu R$ 439.378,79 para 44 municípios da Paraíba. O valor é referente à cota-parte da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) arrecadada no mês de julho, que segue sendo distribuída durante o mês de agosto. 

Entre os municípios que receberam os maiores valores estão Santa Rita (R$ 85.097,86), Pitimbu (R$ 53.780,15) e Caaporã (R$ 51.830,15).

O advogado especialista em mineração Alexandre Sion destaca que boa parte do valor recolhido a título de CFEM é direcionado aos municípios e que o valor tem papel relevante no planejamento e execução de atividades nessas localidades.

"Considerando que a atividade mineradora tem como uma de suas características o exaurimento do jazigo, isso é, o minério tem data para acabar, o recebimento da CFEM pelos municípios proporciona recursos para planejar, fomentar e executar diversificação econômica nas atividades, buscando assim a sustentabilidade socioeconômica dos municípios para além da mineração.”

No total, foram distribuídos cerca de R$ 493 milhões a estados, Distrito Federal e municípios produtores de minérios. Destes, R$ 98.695.544,45 foram destinados às unidades federativas, enquanto R$ 394.782.207,46 foram distribuídos entre 2.171 municípios brasileiros.

Segundo a ANM, os estados que mais receberam recursos da CFEM foram Minas Gerais (mais de R$ 44 milhões) e Pará (aproximadamente R$ 40,8 milhões).  

Confira a lista de valores recebidos por municípios

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 16:10h

No total, foram distribuídos cerca de R$ 493 milhões a estados, Distrito Federal e municípios produtores de minérios

Baixar áudio

A Agência Nacional de Mineração (ANM) distribuiu R$ 163.580.081,89 para 54 municípios do Pará. O valor é referente à cota-parte da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) arrecadada no mês de julho, que segue sendo distribuída durante o mês de agosto. 

Entre os municípios que receberam os maiores valores estão Parauapebas (R$ 67.637.184,90), Canaã dos Carajás (R$ 66.876.413,28) e Marabá (R$ 15.227.221,11).
O advogado especialista em mineração Alexandre Sion destaca que boa parte do valor recolhido a título de CFEM é direcionado aos municípios e que o valor tem papel relevante no planejamento e execução de atividades nessas localidades.

"Considerando que a atividade mineradora tem como uma de suas características o exaurimento do jazigo, isso é, o minério tem data para acabar, o recebimento da CFEM pelos municípios proporciona recursos para planejar, fomentar e executar diversificação econômica nas atividades, buscando assim a sustentabilidade socioeconômica dos municípios para além da mineração.”

No total, foram distribuídos cerca de R$ 493 milhões a estados, Distrito Federal e municípios produtores de minérios. Destes, R$ 98.695.544,45 foram destinados às unidades federativas, enquanto R$ 394.782.207,46 foram distribuídos entre 2.171 municípios brasileiros.

Segundo a ANM, os estados que mais receberam recursos da CFEM foram Minas Gerais (mais de R$ 44 milhões) e Pará (aproximadamente R$ 40,8 milhões).  

Confira a lista de valores recebidos por municípios

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 16:10h

No total, foram distribuídos cerca de R$ 493 milhões a estados, Distrito Federal e municípios produtores de minérios

Baixar áudio

A Agência Nacional de Mineração (ANM) distribuiu R$ 5.917.036,58 para 327 municípios de São Paulo. O valor é referente à cota-parte da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) arrecadada no mês de julho, que segue sendo distribuída durante o mês de agosto. 

Entre os municípios que receberam os maiores valores estão Salto de Pirapora (R$ 415.973,65), Cajati (R$ 403.375,82) e Mogi das Cruzes (R$ 415.632,98).

O advogado especialista em mineração Alexandre Sion destaca que boa parte do valor recolhido a título de CFEM é direcionado aos municípios e que o valor tem papel relevante no planejamento e execução de atividades nessas localidades.

"Considerando que a atividade mineradora tem como uma de suas características o exaurimento do jazigo, isso é, o minério tem data para acabar, o recebimento da CFEM pelos municípios proporciona recursos para planejar, fomentar e executar diversificação econômica nas atividades, buscando assim a sustentabilidade socioeconômica dos municípios para além da mineração.”

No total, foram distribuídos cerca de R$ 493 milhões a estados, Distrito Federal e municípios produtores de minérios. Destes, R$ 98.695.544,45 foram destinados às unidades federativas, enquanto R$ 394.782.207,46 foram distribuídos entre 2.171 municípios brasileiros.

Segundo a ANM, os estados que mais receberam recursos da CFEM foram Minas Gerais (mais de R$ 44 milhões) e Pará (aproximadamente R$ 40,8 milhões).  

Confira a lista de valores recebidos por municípios
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 16:10h

No total, foram distribuídos cerca de R$ 493 milhões a estados, Distrito Federal e municípios produtores de minérios

Baixar áudio

A Agência Nacional de Mineração (ANM) distribuiu R$ 818.348,26 para 22 municípios de Sergipe. O valor é referente à cota-parte da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) arrecadada no mês de julho, que segue sendo distribuída durante o mês de agosto. 

Entre os municípios que receberam os maiores valores estão Rosário do Catete (R$ 539.736,12), Capela (R$ 99.080,45) e Nossa Senhora do Socorro (R$ 49.148,49).

O advogado especialista em mineração Alexandre Sion destaca que boa parte do valor recolhido a título de CFEM é direcionado aos municípios e que o valor tem papel relevante no planejamento e execução de atividades nessas localidades.

"Considerando que a atividade mineradora tem como uma de suas características o exaurimento do jazigo, isso é, o minério tem data para acabar, o recebimento da CFEM pelos municípios proporciona recursos para planejar, fomentar e executar diversificação econômica nas atividades, buscando assim a sustentabilidade socioeconômica dos municípios para além da mineração.”

No total, foram distribuídos cerca de R$ 493 milhões a estados, Distrito Federal e municípios produtores de minérios. Destes, R$ 98.695.544,45 foram destinados às unidades federativas, enquanto R$ 394.782.207,46 foram distribuídos entre 2.171 municípios brasileiros.

Segundo a ANM, os estados que mais receberam recursos da CFEM foram Minas Gerais (mais de R$ 44 milhões) e Pará (aproximadamente R$ 40,8 milhões).  

Confira a lista de valores recebidos por municípios
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 09:30h

Neste episódio, o Neurologista Dr. Frederico Mennucci de Haidar Jorge fala o que é a esclerose lateral amiotrófica.

Baixar áudioBaixar áudioBaixar áudio

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) afeta os neurônios motores, responsáveis por transmitir comandos do cérebro aos músculos. Quando esses comandos não chegam, os músculos enfraquecem, causando diversos sintomas conforme a área afetada.

Cerca de 5% dos casos têm origem genética; os outros estão associados a idade, tabagismo e substâncias neurotóxicas. Os sintomas incluem dificuldade para respirar, engolir, falar, fraqueza nas pernas e braços, e atrofia muscular.

O diagnóstico é feito com história clínica, exame físico e eletroneuromiografia. Embora incurável, o tratamento melhora a qualidade de vida, com cuidados específicos e suporte para o paciente e familiares.

Saiba mais sobre este assunto. Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse: www.portaldoutorajuda.com.br.

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 03:00h

Cenário externo asiático influenciou o resultado do dia

Baixar áudio

No último fechamento, o dólar subiu de preços no Brasil e está cotado a R$ 5,48. A alta foi de 1,30% e contraria as últimas cotações, que foram de ganhos para a moeda brasileira. O euro seguiu a mesma tendência e está cotado a R$ 6,10, em valores comerciais. As cotações são da companhia Morningstar.

O último fechamento foi influenciado por resultados nos países asiáticos. O banco central da China manteve juros estáveis, contrariando a expectativa do mercado pela redução. Já no Japão - conhecido por ter a menor taxa real do mundo - o seu banco central sinalizou para alta de juros. 

Maiores juros na Ásia favorecem o deslocamento de capitais para seus mercados. No Brasil, os investidores repercutem as projeções do Boletim Focus, de aumento da inflação, crescimento do PIB e também do câmbio. Até o fim de 2024, os analistas projetam que o dólar chegue a R$ 5,31.  
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 03:00h

O índice da bolsa de valores brasileira segue a toada positiva observada desde o início da semana

Baixar áudio

O índice da bolsa de valores brasileira (Ibovespa) subiu novamente e atingiu os 136 mil pontos. 

Entre as mais negociadas, quase todas tiveram alta: Petz (PETZ3), Hapvida (HAPV3) e B3 (B3SA3), a 3,00%, 2,50% e 0,85%. Neste grupo, as ações das Americanas (AMER3) e Cogna (COGN3) caíram, a 10,00% e 3,40%.

O volume negociado no último fechamento foi de R$ 21,3 bilhões.

Os dados referentes à bolsa de valores brasileira podem ser consultados através da B3.

 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 03:00h

A média de preços da arroba é de R$ 234,75, em São Paulo

Baixar áudio

A arroba do boi gordo custa R$ 234,75, em São Paulo, em alta de preços no último fechamento. De acordo com os pesquisadores do Cepea/USP, há diminuição da diferença de preços da arroba do estado em relação a outras regiões, principalmente no Mato Grosso do Sul. 

Para o frango, o último fechamento foi de estabilidade de preços. Em atacados da Grande São Paulo, São José do Rio Preto e Descalvado, o quilo do frango congelado custa R$ 7,20. Já o frango resfriado custa R$ 7,40.

Já o preço da carcaça suína especial subiu e o quilo custa R$ 12,80 na Grande São Paulo, enquanto o suíno vivo é negociado a R$ 8,95 em Minas Gerais e R$ 7,95 no Rio Grande do Sul. 

As informações são do Cepea
 

Copiar textoCopiar o texto
21/08/2024 03:00h

De acordo com os pesquisadores do Cepea/USP, o clima frio influencia a alta de preço

Baixar áudio

Nesta quarta-feira (21), o preço do café robusta subiu 1,20% e a saca de 60 quilos é negociada a R$ 1.346,10. Para a saca de 60 quilos do arábica, a alta foi de 0,60%, a R$ 1.437,35. De acordo com os pesquisadores do Cepea/USP, a recente onda de frio motivou o aumento dos preços da commodity e os produtores estão em alerta. 

Para a saca de 50 quilos do açúcar, o preço é de R$ 129,90 na cidade de São Paulo (SP), também com elevação do valor.  Já para a saca de 60 quilos do milho houve redução de preços, comercializada a R$ 59,70, em Campinas (SP). 

Os valores são do Cepea.
 

Copiar textoCopiar o texto