VoltarÓrgão vai coordenar tributo que substitui ICMS e ISS; CNM defende autonomia dos municípios
Baixar áudioO presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Complementar (nº 227/2026), que cria o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O órgão será responsável por gerir e coordenar o novo tributo instituído pela Reforma Tributária, que substituirá o principal imposto estadual, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e o principal imposto municipal, o Imposto Sobre Serviços (ISS).
De acordo com o governo, o Comitê Gestor terá papel central na simplificação do sistema para os contribuintes e na uniformização do mecanismo de cashback, além de garantir transparência e agilidade na devolução de créditos tributários.
A lei complementar também determina que o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) passe a ter caráter progressivo. As alíquotas serão definidas por cada estado, respeitando o teto fixado pelo Senado Federal.
Câmara aprova segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária
Em nota, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) classificou a sanção da Lei Complementar 227/26 como um marco decisivo para o país, por consolidar a implementação da Reforma Tributária em sintonia com práticas adotadas em mais de 170 países.
A entidade ressalta que, nesta etapa de implantação, a transparência e a autonomia municipal são pilares essenciais e devem ser tratados como pontos centrais de atenção. “Para nós este é apenas o início de um processo longo e desafiador para a consolidação efetiva do novo modelo tributário” afirma a CNM.
Segundo a confederação, o Comitê Gestor será “o coração operacional da reforma”, responsável por arrecadar, fiscalizar e distribuir o IBS. No entanto, a entidade alerta que as diretrizes estabelecidas não podem, em hipótese alguma, burocratizar o acesso dos municípios às suas receitas nem instituir uma governança que comprometa o pacto federativo.
Durante a cerimônia de sanção, realizada na última terça-feira (13), em Brasília, o governo também lançou a Plataforma Digital da Reforma Tributária. Considerada a maior infraestrutura digital já desenvolvida para o sistema tributário brasileiro, a ferramenta terá capacidade para processar cerca de 200 milhões de operações por dia e movimentar aproximadamente 5 petabytes de dados por ano. O sistema foi testado por mais de 400 empresas ao longo dos últimos seis meses.
Desenvolvida pela Receita Federal em parceria com o Serpro, a plataforma será acessada por meio do gov.br e reunirá funcionalidades como calculadora de tributos, apuração assistida e monitoramento em tempo real de valores a pagar e créditos a receber.
Os contribuintes ainda terão até 1º de abril de 2026 para se adaptarem às novas regras da Reforma Tributária. De acordo com o Ato Conjunto (nº 01/2025), publicado pelo Comitê Gestor do IBS e a Receita Federal, as multas para quem deixar de informar o IBS e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) nas notas fiscais ficam suspensas até essa data.
O ato prevê ainda que, em 2026, a apuração desses tributos terá caráter apenas informativo, desde que as obrigações acessórias sejam cumpridas, sem efeitos de arrecadação. A medida busca permitir que contribuintes e administrações tributárias testem e validem os procedimentos, reduzindo riscos operacionais e inconsistências no novo sistema.
Para o consumidor, não haverá impacto nos preços neste período. As informações constarão nas notas fiscais apenas de forma demonstrativa, ampliando a transparência sobre a composição dos tributos. Notas emitidas sem os novos campos não serão rejeitadas, e não haverá autuações neste primeiro momento.
Empresas optantes pelo Simples Nacional e microempreendedores individuais (MEIs) estão dispensados dessa obrigação nesta fase inicial.
Reforma Tributária: multas por falta de IBS e CBS nas notas ficam suspensas até 1º de abril
Reforma Tributária: Associações sem fins lucrativos ficam isentas de novos tributos
Copiar o texto
Baixar áudioA população do Amapá conta com mais 67 computadores recondicionados em 2026. A iniciativa faz parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, que entregou os equipamentos recuperados por pessoas de baixa renda, alunas do projeto.
O projeto transforma equipamentos descartados por órgãos públicos em ferramentas de ensino. Além da doação, o programa capacita jovens de baixa renda em cursos de manutenção de computadores e celulares, preparando-os para o mercado de trabalho local.
“O programa tem a finalidade de preparar todos os brasileiros para a era digital. Hoje, o acesso a serviços básicos e a bancos é feito por aplicativos. Quem não sabe usar essas ferramentas está excluído de muitos benefícios. A ideia é não deixar nenhuma pessoa excluída desse universo digital e transformar nossa sociedade, tornando-a totalmente conectada”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Desde sua criação, o programa já destinou 67 mil computadores para 1.298 municípios em todo o Brasil. Atualmente, existem 27 Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) operando em quase todas as unidades da federação.
Estes centros são responsáveis por:
O Ministério das Comunicações confirmou que a meta de doar 60 mil equipamentos até o final de 2026 já foi superada. Ao todo, 66 mil alunos concluíram cursos de capacitação digital. Segundo a pasta, a prioridade atual é atender comunidades de difícil acesso, como pescadores, extrativistas e trabalhadores rurais.
Copiar o texto
Baixar áudioOs 47 municípios da Macrorregional II de Saúde do Pará – entre eles Bragança, Castanhal, Ipixuna do Pará, Paragominas, Salinópolis e São Miguel do Guamá – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.
As coberturas vacinais registradas na macrorregião preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
É nesse contexto que histórias como a da jovem mãe Ana Júlia Lacerda mostram a importância de manter a caderneta em dia. Aos 22 anos, moradora do bairro Juparanã, em Paragominas, ela conta que a vacinação fez a diferença na vida do filho. “Para mim a importância da caderneta atualizada é a prevenção, principalmente prevenção, porque acredito que a vacina salva muita vida. E já salvou a vida do meu filho também, quando ele pegou covid com quatro meses de idade.”
A experiência vivida por Ana Júlia reforça o alerta das autoridades de saúde. A coordenadora estadual de Imunizações do Pará, Jaíra Ataíde, faz um chamado direto às famílias dos municípios da macrorregião. "Continua um convite constante para toda a população paraense, para as famílias paraenses, que levem as suas crianças, os seus adultos, os seus adolescentes, os seus idosos aos locais de vacinação, para que possamos ver estão com a caderneta em dia, se o calendário vacinal está ok."
As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!
As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e covid-19.
Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!
O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!
“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”
Atenção pais e responsáveis do Pará! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.
Saiba mais em gov.br/vacinacao.
Copiar o texto
Baixar áudioA população de Rondônia conta com mais 112 computadores recondicionados em 2026. A iniciativa faz parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, que entregou os equipamentos recuperados por pessoas de baixa renda, alunas do projeto.
O projeto transforma equipamentos descartados por órgãos públicos em ferramentas de ensino. Além da doação, o programa capacita jovens de baixa renda em cursos de manutenção de computadores e celulares, preparando-os para o mercado de trabalho local.
“O programa tem a finalidade de preparar todos os brasileiros para a era digital. Hoje, o acesso a serviços básicos e a bancos é feito por aplicativos. Quem não sabe usar essas ferramentas está excluído de muitos benefícios. A ideia é não deixar nenhuma pessoa excluída desse universo digital e transformar nossa sociedade, tornando-a totalmente conectada”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Desde sua criação, o programa já destinou 67 mil computadores para 1.298 municípios em todo o Brasil. Atualmente, existem 27 Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) operando em quase todas as unidades da federação.
Estes centros são responsáveis por:
O Ministério das Comunicações confirmou que a meta de doar 60 mil equipamentos até o final de 2026 já foi superada. Ao todo, 66 mil alunos concluíram cursos de capacitação digital. Segundo a pasta, a prioridade atual é atender comunidades de difícil acesso, como pescadores, extrativistas e trabalhadores rurais.
Copiar o texto
Baixar áudioA população do Piauí conta com mais 140 computadores recondicionados em 2026. A iniciativa faz parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, que entregou os equipamentos recuperados por pessoas de baixa renda, alunas do projeto.
O projeto transforma equipamentos descartados por órgãos públicos em ferramentas de ensino. Além da doação, o programa capacita jovens de baixa renda em cursos de manutenção de computadores e celulares, preparando-os para o mercado de trabalho local.
“O programa tem a finalidade de preparar todos os brasileiros para a era digital. Hoje, o acesso a serviços básicos e a bancos é feito por aplicativos. Quem não sabe usar essas ferramentas está excluído de muitos benefícios. A ideia é não deixar nenhuma pessoa excluída desse universo digital e transformar nossa sociedade, tornando-a totalmente conectada”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Desde sua criação, o programa já destinou 67 mil computadores para 1.298 municípios em todo o Brasil. Atualmente, existem 27 Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) operando em quase todas as unidades da federação.
Estes centros são responsáveis por:
O Ministério das Comunicações confirmou que a meta de doar 60 mil equipamentos até o final de 2026 já foi superada. Ao todo, 66 mil alunos concluíram cursos de capacitação digital. Segundo a pasta, a prioridade atual é atender comunidades de difícil acesso, como pescadores, extrativistas e trabalhadores rurais.
Copiar o texto
Baixar áudioA população de Roraima conta com mais 60 computadores recondicionados em 2026. A iniciativa faz parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, que entregou os equipamentos recuperados por pessoas de baixa renda, alunas do projeto.
O projeto transforma equipamentos descartados por órgãos públicos em ferramentas de ensino. Além da doação, o programa capacita jovens de baixa renda em cursos de manutenção de computadores e celulares, preparando-os para o mercado de trabalho local.
“O programa tem a finalidade de preparar todos os brasileiros para a era digital. Hoje, o acesso a serviços básicos e a bancos é feito por aplicativos. Quem não sabe usar essas ferramentas está excluído de muitos benefícios. A ideia é não deixar nenhuma pessoa excluída desse universo digital e transformar nossa sociedade, tornando-a totalmente conectada”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Desde sua criação, o programa já destinou 67 mil computadores para 1.298 municípios em todo o Brasil. Atualmente, existem 27 Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) operando em quase todas as unidades da federação.
Estes centros são responsáveis por:
O Ministério das Comunicações confirmou que a meta de doar 60 mil equipamentos até o final de 2026 já foi superada. Ao todo, 66 mil alunos concluíram cursos de capacitação digital. Segundo a pasta, a prioridade atual é atender comunidades de difícil acesso, como pescadores, extrativistas e trabalhadores rurais.
Copiar o texto
Baixar áudioA população de Alagoas conta com mais 80 computadores recondicionados em 2026. A iniciativa faz parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, que entregou os equipamentos recuperados por pessoas de baixa renda, alunas do projeto.
O projeto transforma equipamentos descartados por órgãos públicos em ferramentas de ensino. Além da doação, o programa capacita jovens de baixa renda em cursos de manutenção de computadores e celulares, preparando-os para o mercado de trabalho local.
“O programa tem a finalidade de preparar todos os brasileiros para a era digital. Hoje, o acesso a serviços básicos e a bancos é feito por aplicativos. Quem não sabe usar essas ferramentas está excluído de muitos benefícios. A ideia é não deixar nenhuma pessoa excluída desse universo digital e transformar nossa sociedade, tornando-a totalmente conectada”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Desde sua criação, o programa já destinou 67 mil computadores para 1.298 municípios em todo o Brasil. Atualmente, existem 27 Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) operando em quase todas as unidades da federação.
Estes centros são responsáveis por:
O Ministério das Comunicações confirmou que a meta de doar 60 mil equipamentos até o final de 2026 já foi superada. Ao todo, 66 mil alunos concluíram cursos de capacitação digital. Segundo a pasta, a prioridade atual é atender comunidades de difícil acesso, como pescadores, extrativistas e trabalhadores rurais.
Copiar o texto
Baixar áudioA população do Rio Grande do Norte conta com mais 20 computadores recondicionados em 2026. A iniciativa faz parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, que entregou os equipamentos recuperados por pessoas de baixa renda, alunas do projeto.
O projeto transforma equipamentos descartados por órgãos públicos em ferramentas de ensino. Além da doação, o programa capacita jovens de baixa renda em cursos de manutenção de computadores e celulares, preparando-os para o mercado de trabalho local.
“O programa tem a finalidade de preparar todos os brasileiros para a era digital. Hoje, o acesso a serviços básicos e a bancos é feito por aplicativos. Quem não sabe usar essas ferramentas está excluído de muitos benefícios. A ideia é não deixar nenhuma pessoa excluída desse universo digital e transformar nossa sociedade, tornando-a totalmente conectada”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Desde sua criação, o programa já destinou 67 mil computadores para 1.298 municípios em todo o Brasil. Atualmente, existem 27 Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) operando em quase todas as unidades da federação.
Estes centros são responsáveis por:
O Ministério das Comunicações confirmou que a meta de doar 60 mil equipamentos até o final de 2026 já foi superada. Ao todo, 66 mil alunos concluíram cursos de capacitação digital. Segundo a pasta, a prioridade atual é atender comunidades de difícil acesso, como pescadores, extrativistas e trabalhadores rurais.
Copiar o texto
Baixar áudioA expectativa dos produtores rurais nordestinos em torno da circulação dos trens de carga da Transnordestina começou a se confirmar nesta segunda-feira (12), com a chegada de 946,12 toneladas de sorgo ao Terminal Logístico de Iguatu (TLI), no Ceará, durante o segundo teste operacional da ferrovia. A carga percorreu o trajeto em 16 horas e 34 minutos, partindo do Terminal Intermodal do Piauí (TIPI).
A linha férrea operacionalizada pela Transnordestina Logística (TLSA) está em operação desde dezembro de 2025. Apesar de as primeiras cargas transportadas serem de produtos agrícolas, o diretor comercial e de Terminais da TLSA, Alex Trevizan, adianta que a concessionária pretende variar as mercadorias nas próximas viagens experimentais. “Também pretendemos fazer um transporte com soja, mas fugindo um pouco do granel sólido agrícola, verificamos que há a possibilidade, ainda neste mês, de fazer um movimento de gipsita. Talvez no mês que vem de calcário e gesso agrícola, para diversificar um pouco mais para o granel sólido mineral”, afirma.
Não há um número total de viagens ou prazo fixo estipulado para os testes operacionais, já que o tempo de viagem de cada locomotiva pode variar. Esse período, no entanto, é essencial para que a concessionária possa realizar testes em todos os âmbitos da operação da ferrovia.
Um dos principais pontos avaliados é a logística de transbordo e os acessos das carretas. Segundo o diretor, a análise técnica foca na agilidade dos acessos e na integração entre o modal ferroviário e o rodoviário. “Um dos fatores que analisamos é o ponto de carregamento e o ponto da descarga dos produtos, a questão dos acessos das carretas para que elas possam manobrar e fazer o transbordo direto, sai do vagão e já cai rápido no caminhão, para esse giro ser rápido”, explica.
Trevizan ressalta que a velocidade dessa transferência de carga é o que vai garantir a eficiência operacional da Transnordestina, permitindo que os vagões retornem rapidamente à origem para novos ciclos de transporte. Além disso, o desempenho da infraestrutura tem sido positivo. “Quanto mais rápido esse giro é, melhor para a gente e melhor para o cliente. Como a malha é nova, ela corresponde, quando opera, às nossas expectativas de velocidade”, conclui.
O trecho ferroviário autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o tráfego de cargas tem aproximadamente 679 quilômetros, dos quais 580 estão sendo atualmente utilizados para o transporte comercial. A empresa já prevê outros fluxos no trecho autorizado para circulação, possibilitando outros pontos de origem e destino de acordo com a mercadoria e a demanda dos clientes.
Copiar o texto
Baixar áudioO Vietnã ampliou a lista de frigoríficos brasileiros autorizados a exportar carne bovina com osso e desossada, após avaliação técnica das autoridades sanitárias. Foram habilitados quatro novos estabelecimentos em:
A autorização foi concedida com base nos dossiês técnicos apresentados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que comprovaram o cumprimento dos requisitos sanitários e de qualidade exigidos pelo Vietnã.
Com a nova habilitação, o Brasil soma oito plantas credenciadas para exportar ao país asiático. Além das quatro recém-incluídas, já estavam autorizadas três em Goiás e uma em Mato Grosso.
Após décadas de negociação, o mercado vietnamita para carne bovina brasileira foi aberto em 2025, durante a missão oficial do Presidente da República a Hanói. A visita fortaleceu o diálogo bilateral e ampliou as oportunidades de inserção de novos produtos nacionais.
VEJA MAIS:
Copiar o textoSaiba como tratar essa infecção bacteriana
Baixar áudioVocê já viu feridas na pele de uma criança que começam como bolhas, coçam e depois criam casquinhas amareladas?
“Pode ser impetigo, uma infecção de pele comum na infância, causada por bactérias que vivem na nossa pele,” explica a dermatologista Dra. Paula Sanches (CRM: 144.418/SP | RQE: 45.449). Ela se espalha por contato direto ou por objetos como toalhas e brinquedos, especialmente em ambientes quentes e com muitas crianças, explica.
O tratamento é feito com pomadas antibióticas ou, em casos mais graves, antibióticos orais. Manter a higiene é essencial para evitar complicações e a transmissão para outras pessoas.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o texto
Baixar áudioOs 61 municípios da Macrorregião Leste de saúde do Maranhão – entre eles Codó, Colinas, Presidente Dutra, Santo Antônio dos Lopes – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.
As coberturas vacinais na macrorregião preocupam. Vacinas como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Para enfrentar esse cenário e ampliar a proteção da população, a Secretaria de Estado da Saúde tem intensificado as ações em todo o território. A chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, destaca as principais estratégias previstas para os próximos meses.
“As prioridades nos próximos meses são manter e ampliar as coberturas vacinais. Intensificar a vacinação nas escolas. Orientar os municípios sobre a comunicação e ampliação dos pontos de vacinação. Fortalecer os comitês municipais de microplanejamento e reforçar a vigilância epidemiológica para evitar o retorno de doenças já controladas.”
As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!
As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e covid-19.
Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!
O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!
“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”
Atenção pais e responsáveis do Maranhão! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.
Saiba mais em gov.br/vacinacao.
Copiar o texto
Baixar áudioOs 37 municípios da Macrorregional IV de Saúde do Pará – entre eles Marabá, Parauapebas, Redenção, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tucuruí – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.
As coberturas vacinais registradas na macrorregião preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Em meio a esse cenário, o cuidado das famílias faz a diferença. Em Tucuruí, no bairro Caripe, a jovem mãe Rilary da Silva e Silva, de 23 anos, conta que protege o filho mantendo a caderneta de vacinação sempre atualizada.
“Manter meu filho vacinado é uma forma de protegê-lo contra as doenças. Para mim é muito importante cuidar da imunização dele. É um ato de amor, uma responsabilidade com a saúde dele.”
A atitude de Rilary reforça o chamado das autoridades de saúde. A coordenadora estadual de Imunizações do Pará, Jaíra Ataíde, faz um convite direto às famílias paraenses.
"Continua um convite constante para toda a população paraense, para as famílias paraenses, que levem as suas crianças, os seus adultos, os seus adolescentes, os seus idosos aos locais de vacinação, para que possamos ver estão com a caderneta em dia, se o calendário vacinal está ok."
As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!
As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e covid-19.
Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!
O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!
“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”
Atenção pais e responsáveis do Pará! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.
Saiba mais em gov.br/vacinacao.
Copiar o texto
Baixar áudioOs 22 municípios da macrorregião Oeste mato-grossense – entre eles Cáceres, Mirassol d'Oeste, Pontes e Lacerda – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.
As coberturas vacinais registradas na macrorregião preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Em Mirassol d’Oeste, a moradora do bairro Morumbi, Terezinha Carvalho Moraes, de 40 anos, é mãe de quatro filhos e não abre mão da vacinação. Para ela, manter as vacinas em dia é uma forma de proteger os bebês e garantir que as crianças cresçam com mais saúde.
Terezinha Carvalho Moraes, moradora do bairro Morumbi, Mirassol d’Oeste (MT)
“Me sinto tranquila por eles estarem imunizados. Penso que cada vacina é importante, principalmente para os bebês. Tem todo um cuidado, eles são mais vulneráveis. E as vacinas são uma forma de proteção para os bebês e crianças crescerem saudáveis.”
Esse cuidado defendido pelas famílias é reforçado pelos profissionais de saúde. A enfermeira da Referência Técnica de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Renata Teles de Godo, faz o alerta e o convite aos pais e responsáveis.
“Pais e responsáveis, venham, procurem uma Unidade Básica de Saúde, procurem uma sala de vacinação mais próxima da sua residência, manter a caderneta de vacinação do seu filho atualizada é um gesto de amor, de carinho e de saúde.”
As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!
As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e covid-19.
Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!
O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!
“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”
Atenção pais e responsáveis do Mato Grosso! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.
Saiba mais em gov.br/vacinacao.
Copiar o texto
Baixar áudioOs 29 municípios da Macrorregional III de Saúde do Pará – entre eles Almeirim, Altamira, Itaituba, Oriximiná, Porto de Moz, Santarém e Vitória do Xingu – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.
As coberturas vacinais registradas na macrorregião preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Para enfrentar esse cenário, os municípios têm intensificado ações junto à comunidade. Em Porto de Moz, uma dessas ações aconteceu no bairro Cabanagem e permitiu que a moradora Maria Dalva Tavares, de 43 anos, levasse os cinco filhos para se vacinar. Para ela, a imunização é um gesto de amor e proteção.
“Vacinar é isso, é colocar amor em ação e proteger antes que o perigo apareça. É saber que mesmo quando não estiver por perto, algo dentro deles continua cuidando. Isso não tem preço para uma mãe.”
O exemplo de Maria Dalva reforça a importância da mobilização em todo o estado. A coordenadora estadual de Imunizações do Pará, Jaíra Ataíde, faz um chamado às famílias paraenses.
"Continua um convite constante para toda a população paraense, para as famílias paraenses, que levem as suas crianças, os seus adultos, os seus adolescentes, os seus idosos aos locais de vacinação, para que possamos ver estão com a caderneta em dia, se o calendário vacinal está ok."
As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!
As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e covid-19.
Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!
O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!
“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”
Atenção pais e responsáveis do Pará! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.
Saiba mais em gov.br/vacinacao.
Copiar o textoPais, mães e responsáveis, procurem a Unidade de Saúde mais próxima e vacinem seus filhos
Baixar áudioOs 24 municípios da macrorregião Centro-Noroeste, em Mato Grosso – entre eles Alto Paraguai, Campo Novo do Parecis, Juína, Rosário Oeste, São José do Rio Claro e Tangará da Serra – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.
As coberturas vacinais registradas na macrorregião preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Em Tangará da Serra, o cuidado das famílias reforça a importância da imunização. Moradora do bairro Jardim Mituo, a pedagoga e servidora municipal Jucélia de Oliveira, de 50 anos, mantém o cartão de vacinação dos filhos sempre em dia.
Mãe de três – um menino de 7, uma pré-adolescente de 12 e um adolescente de 15 anos –, Jucélia acredita que vacinar é um compromisso com a vida.
“Levo os meus filhos para vacinar porque é uma prevenção que eles têm contra doenças contagiosas.”
A atitude de Jucélia reflete a orientação dos profissionais de saúde. A enfermeira e referência técnica de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Renata Teles de Godoy, reforça o chamado aos pais e responsáveis.
“Pais e responsáveis, venham, procurem uma Unidade Básica de Saúde, procurem uma sala de vacinação mais próxima da sua residência, manter a caderneta de vacinação do seu filho atualizada é um gesto de amor, de carinho e de saúde. Mantendo essas vacinas em dia, a sua criança vai estar protegida, com maior oportunidade de um futuro saudável.”
As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!
As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e covid-19.
Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!
O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!
“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”
Atenção, pais e responsáveis do Mato Grosso! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.
Saiba mais em gov.br/vacinacao.
Copiar o textoPais, mães e responsáveis, mantenham o cartão de vacinação de seus filhos em dia
Baixar áudioOs 11 municípios da macrorregião de Saúde Centro-Norte mato-grossense, entre eles Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia e Várzea Grande – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.
As coberturas vacinais registradas na macrorregião preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
No bairro Despraiado, em Cuiabá, a empresária e tatuadora Patrícia Gregório Rodrigues Carvalho, de 41 anos, sempre fez da vacinação uma prioridade. Mãe de uma menina de 8 anos e de um jovem de 20, ela acredita que vacinar é um gesto de cuidado que salva e prolonga vidas: "Acredito que vacinas salvam vidas porque quando você toma a vacina você já está prevenindo.”
Na capital mato-grossense, as equipes de saúde realizam ações de conscientização para informar a população sobre a necessidade da vacinação. A enfermeira e referência técnica de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Renata Teles de Godoy, faz um chamado à população:
“Pais e responsáveis, venham, procurem uma Unidade Básica de Saúde, procurem uma sala de vacinação mais próxima da sua residência, manter a caderneta de vacinação do seu filho atualizada é um gesto de amor, de carinho e de saúde.”
As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!
As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e covid-19.
Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!
O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!
“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”
tenção pais e responsáveis do Mato Grosso! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.
Saiba mais em gov.br/vacinacao.
Copiar o textoPais, mães e responsáveis, procurem postos de vacinação e levem seus filhos para vacinar
Baixar áudioOs 16 municípios da macrorregião de saúde Leste do Amazonas – entre eles Barreirinha, Humaitá, Parintins, Itacoatiara e Maués – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.
As coberturas vacinais registradas na macrorregião preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Em Parintins, a autônoma Samantha Cristina Andrade, de 29 anos, mãe de um bebê de 2 anos, também faz da vacinação uma prioridade. Para a moradora do bairro Tonzinho Saunier, vacinar é um cuidado que atravessa gerações e salva vidas.
“Acredito que vacinas salvam vidas. Minha mãe sempre foi prevenida em questão disso e previno meu filho também. As vacinas dele estão todas atualizadas.”
A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Tatyana Amorim, reforça o chamado:
“No Amazonas, reforçamos continuamente que a caderneta de vacinação é um documento fundamental de proteção à vida. As orientações destinadas aos profissionais de saúde municipais e por eles replicadas aos pais e responsáveis, são desenvolvidas de maneira permanente por meio das unidades básicas de saúde, das escolas, das redes sociais oficiais e das ações de comunicação voltadas a traduzir, de modo simples e direto, os benefícios da imunização.”
As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!
As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e covid-19.
Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!
O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!
“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”
Atenção pais e responsáveis do Amazonas! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.
Saiba mais em gov.br/vacinacao.
Copiar o texto
Baixar áudioO volume de serviços no Brasil caiu 0,1% entre outubro e novembro de 2025, na série com ajuste sazonal. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de novembro, divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume do setor de serviços ficou 0,1% abaixo do recorde da série histórica — alcançado em outubro —, mas se manteve 20% acima do nível de fevereiro de 2020 (período pré-pandêmico).
O resultado mostrou crescimento de 2,5% em relação a novembro de 2024 na série sem ajuste sazonal, 20º resultado positivo consecutivo. Além disso, o acumulado de 2025 chegou a 2,7% de crescimento frente a 2024, enquanto o acumulado dos últimos 12 meses repetiu o ritmo de outubro, alcançando os mesmos 2,7% do mês anterior.
Dentre as cinco atividades de divulgação analisadas pela pesquisa, somente duas acompanharam a variação negativa do volume total — transportes (-1,4%) e informação e comunicação (-0,7%). Por outro lado, as atividades de profissionais e administrativos (+1,3%) e outros serviços (+0,5%) mostraram variação positiva. Somente os serviços prestados às famílias (+0,0%) se mantiveram estáveis.
Segundo o gerente da PMS do IBGE, Rodrigo Lobo, o resultado de novembro, apesar de mostrar retração de 0,1%, “reflete uma certa manutenção do setor de serviços em patamares elevados, já que, no mês anterior, o setor havia alcançado o topo da sua série histórica, iniciada em janeiro de 2011”. O gerente explicou, ainda, que o volume de novembro reflete um equilíbrio entre taxas negativas e positivas, e que o setor de transportes foi destaque no campo negativo, “pressionado pelo transporte aéreo, transporte rodoviário coletivo de passageiros, transporte dutoviário e logística de cargas”.
Em comparação a novembro de 2024, o setor de serviços apresentou crescimento de 2,5%, o vigésimo resultado positivo consecutivo. Quatro das cinco atividades de divulgação acompanharam a alta — informação e comunicação (3,4%); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,5%), profissionais, administrativos e complementares (3,2%) e outros serviços (1,9%) —, assim como 47,6% dos 166 serviços analisados.
Os serviços prestados às famílias (-1,0%) demonstraram a única influência negativa para o volume no período de comparação. Segundo o IBGE, o setor foi afetado pela redução das receitas vindas de restaurantes, hotéis e espetáculos teatrais e musicais.
O volume de serviços mostrou retração em 17 das 27 unidades da federação em novembro de 2025 frente a outubro, acompanhando o resultado do Brasil (-0,1%). Os destaques negativos vieram do Rio de Janeiro (-1,4%), Distrito Federal (-3,4%), Bahia (-1,5%) e Amazonas (-3,0%). Por outro lado, São Paulo (+0,3%), Minas Gerais (+1,1%), Pará (+2,6%) e Pernambuco (+1,3%) exerceram as principais contribuições positivas do mês.
Na comparação com novembro de 2024, 18 das 27 unidades federativas acompanharam o avanço do volume de serviços no Brasil (+2,5%) em novembro de 2025. São Paulo (+3,4%), Rio de Janeiro (+2,8%), Paraná (+3,0%), Distrito Federal (+5,1%) e Pará (+10,9%) foram os estados com as mais importantes contribuições positivas, enquanto Amazonas (-10,6%), Bahia (-3,4%), Rio Grande do Sul (-1,2%) e Tocantins (-10,3%) lideraram as perdas no intervalo de comparação.
Copiar o texto
Baixar áudioA renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou a ser automática e gratuita para motoristas sem infrações recentes. A política do Bom Condutor, instituída pelo Governo do Brasil em dezembro de 2025, já beneficiou mais de 371 mil condutores. O sistema passou a operar de forma contínua no dia 9 de janeiro de 2026, com atualizações diárias pelo aplicativo da CNH do Brasil.
Segundo o Ministério dos Transportes, na primeira leva de renovações automáticas os condutores beneficiados economizaram cerca de R$ 120 milhões, ao todo. Antes, esses recursos eram destinados a taxas e procedimentos de renovação.
Os motoristas beneficiados pela iniciativa também ganham um selo de Bom Condutor, que fica visível no aplicativo. A medida é uma forma de reconhecimento pelo comportamento responsável do condutor.
O processo de renovação do documento é feito por meio do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). À época de vencimento da CNH, a atualização é realizada diretamente na base nacional e disponibilizada no aplicativo da CNH do Brasil.
A iniciativa beneficia motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses e que estejam cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Para esses motoristas a renovação é totalmente automática, sem precisar realizar exames presenciais, se deslocar aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) ou pagar taxas adicionais.
A renovação automática não será aplicada a todos os condutores. Confira os detalhes, considerando idade e condições específicas de saúde:
As especificidades médicas são previstas em legislação e abrangem casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde.
A medida entrou em vigor em 10 de dezembro de 2025 para os condutores que tiveram a CNH vencida a partir dessa data passaram a ser incluídos no novo modelo.
Conforme o Ministério dos Transportes, com cerca de 80 milhões de CNHs vigentes no país, o Governo espera que mais de 10 milhões de motoristas possam ser beneficiados ao longo do tempo. Com isso, a expectativa é ampliar o alcance da política do Bom Condutor e incentivar práticas mais responsáveis no trânsito.
Copiar o textoA soja apresenta baixa no Paraná e em Paranaguá; o trigo sofre reajustes
Baixar áudioO valor da saca de 60 kg da soja abre esta quarta-feira (14) em baixa, tanto no interior do Paraná quanto no litoral do estado, em Paranaguá.
Na primeira região, o grão teve desvalorização de 1,71% e é negociado a R$ 124,94; na segunda, a mercadoria teve desvalorização de 0,12% e é cotada a R$ 130,90.
INDICADOR DA SOJA CEPEA/ESALQ - PARANÁ
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 13/01/2026 | 124,94 | -1,71% | -7,86% | 23,22 |
| 12/01/2026 | 127,12 | -1,45% | -6,25% | 23,67 |
| 09/01/2026 | 128,99 | 0,77% | -4,87% | 24,03 |
| 08/01/2026 | 128,00 | -1,36% | -5,60% | 23,74 |
| 07/01/2026 | 129,76 | -0,65% | -4,31% | 24,08 |
INDICADOR DA SOJA CEPEA/ESALQ - PARANAGUÁ
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 13/01/2026 | 130,90 | -0,12% | -7,17% | 24,33 |
| 12/01/2026 | 131,06 | -2,08% | -7,06% | 24,41 |
| 09/01/2026 | 133,85 | -0,56% | -5,08% | 24,94 |
| 08/01/2026 | 134,61 | -0,02% | -4,54% | 24,97 |
| 07/01/2026 | 134,64 | -0,05% | -4,52% | 24,98 |
O preço do trigo, por sua vez, registra valorização de 0,30% no Paraná e valorização de 0,35% no Rio Grande do Sul. No primeiro estado, a tonelada é vendida a R$ 1.178,25, enquanto no segundo é comercializada a R$ 1.054,04.
PREÇO MÉDIO DO TRIGO CEPEA/ESALQ - PARANÁ
| DATA | VALOR R$/T* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$/T* |
|---|---|---|---|---|
| 13/01/2026 | 1.178,25 | 0,30% | -0,33% | 219,01 |
| 12/01/2026 | 1.174,75 | -0,35% | -0,63% | 218,76 |
| 09/01/2026 | 1.178,92 | -0,03% | -0,28% | 219,66 |
| 08/01/2026 | 1.179,26 | -0,13% | -0,25% | 218,75 |
| 07/01/2026 | 1.180,84 | -0,33% | -0,11% | 219,12 |
PREÇO MÉDIO DO TRIGO CEPEA/ESALQ - RIO GRANDE DO SUL
| DATA | VALOR R$/T* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$/T* |
|---|---|---|---|---|
| 13/01/2026 | 1.054,04 | 0,35% | 0,77% | 195,92 |
| 12/01/2026 | 1.050,37 | 0,09% | 0,42% | 195,60 |
| 09/01/2026 | 1.049,40 | 0,45% | 0,32% | 195,53 |
| 08/01/2026 | 1.044,72 | 0,33% | -0,12% | 193,79 |
| 07/01/2026 | 1.041,32 | -0,12% | -0,45% | 193,23 |
Os valores são do Cepea.
A saca de soja e a saca de trigo são as principais unidades de comercialização de grãos no Brasil. Cada saca equivale a 60 quilos, padrão adotado por órgãos oficiais como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Esse formato padronizado facilita o comércio da soja e do trigo, além de permitir um acompanhamento mais preciso das cotações e variações de preços no mercado nacional.
Copiar o textoMais de 98% da área de cultivo do grão já está finalizada e regiões já começaram a colher
Baixar áudioO plantio de soja no Brasil já está quase completo para a primeira safra da cultura no país. Mais de 98% da área de cultivo já está semeada, dentro do padrão para a primeira semana de janeiro nos últimos 5 anos.
A expectativa é de boa produtividade. Em algumas regiões, como o norte de Mato Grosso, estado responsável por um terço da produção nacional, a colheita já foi iniciada. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), as condições climáticas seguem predominantemente favoráveis nas principais regiões produtoras do Brasil, favorecendo a expectativa de mais uma safra recorde do grão.
De acordo com o acompanhamento da safra realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de soja deve somar 177,1 milhões de toneladas. O valor equivale à metade de toda a produção estimada para o ano agrícola 2025-2026, de 354,4 milhões de toneladas de grãos.
Como a colheita ainda está engatinhando, a liquidez do mercado está longe do melhor momento. Produtores têm esperado condições mais favoráveis para venderem, e com a escassez de demanda no mercado, os preços têm caído nas últimas semanas.
Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex-MDIC) indicam que o Brasil embarcou 3,38 milhões de toneladas de soja em dezembro de 2025, volume 59,3% superior ao escoado no mesmo mês de 2024. Esse avanço está atrelado, sobretudo, ao maior apetite chinês: apenas no último mês, foram destinadas à China 2,6 milhões de toneladas de soja, 83,8% a mais do que no mesmo período de 2024.
No acumulado de 2025, os embarques brasileiros somaram um volume recorde de 108,18 milhões de toneladas, superando as 106,97 milhões de toneladas estimadas pela Conab no relatório de dezembro último.
Copiar o texto
Baixar áudioOs resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (16), segundo o ministro da Educação, Camilo Santana.
As notas individuais estarão disponíveis na Página do Participante, com login via CPF e senha cadastrados no gov.br. Os candidatos terão acesso ao desempenho das áreas avaliadas:

O boletim dos treineiros, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e realizam a prova para autoavaliação e familiarização, será publicado posteriormente.
De acordo com dados do Inep e do Ministério da Educação (MEC), o exame contou com mais de 4,81 milhões de inscritos, com presença de cerca de 70% nos dois domingos de provas, realizados em 9 e 16 de novembro.
Com o resultado em mãos, os estudantes poderão disputar vagas em universidades públicas e privadas por meio de diferentes programas:
| Programa | Quem pode participar? | Benefício | Inscrições | Resultado |
|---|---|---|---|---|
| Sisu (Sistema de Seleção Unificada) | Estudantes que fizeram Enem 2023, 2024 e 2025 | Vagas em universidades públicas | 19 a 23 de janeiro de 2026 | 29 de janeiro de 2026 |
| ProUni (Programa Universidade para Todos) | Estudantes de baixa renda com nota do Enem | Bolsas integrais/parciais em faculdades privadas | 26 a 29 de janeiro de 2026 | 3 de fevereiro de 2026 |
| Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) | Estudantes de baixa renda que desejam financiamento | Crédito estudantil com juros baixos | Edital ainda não foi divulgado | — |
Além dos programas nacionais, universidades portuguesas conveniadas também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.
VEJA MAIS:
Copiar o texto
Baixar áudioO Brasil conta com 195 municípios com receita bilionária. Juntos, esses entes somaram mais de R$ 678 bilhões em arrecadação orçamentária em 2024, de acordo com dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI).
Entre as unidades da federação, o estado de São Pauinlo concentra o maior volume de receitas arrecadadas pelos municípios, com um total de R$ 250,8 bilhões. Na sequência aparecem o Rio de Janeiro, com arrecadação superior a R$ 92 bilhões, e Minas Gerais, cujas cidades bilionárias somaram mais de R$ 53 bilhões.
O especialista em orçamento público Cesar Lima avalia que os principais fatores que levam uma cidade a atingir esse patamar de arrecadação estão relacionados ao tamanho da população, além do crescimento econômico de setores como a indústria e os serviços.
“Fatores como industrialização, minérios e minerais de forma geral, petróleo, também podem levar a que uma cidade tenha uma grande receita. Isso demonstra que há um grande gap social entre os municípios brasileiros. Tem muitos municípios hoje que não se sustentam pelas suas próprias economias e que dependem quase que exclusivamente de recursos do Fundo de Participação dos Municípios e da repartição de receitas dos estados”, destaca.
“Essa discrepância demonstra que nós temos um número exagerado de municípios. Poderíamos ter menos municípios em alguns estados e em outros poderíamos até ter mais. Eu acho que a questão é mesmo geográfica, de termos esse grande número de municípios, com alguns que não se sustentam com as suas próprias economias”, complementa Lima.
Um levantamento divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2023, 25 municípios concentraram 34,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, indicador que representa a soma de bens e serviços produzidos no país. A lista é liderada por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Ainda segundo o estudo, os cinco municípios que registraram as retrações mais intensas na participação do PIB nacional possuem economias mais ligadas à exploração de petróleo. Maricá (RJ) apresentou recuo de 0,3 ponto percentual, enquanto Niterói (RJ) e Saquarema (RJ) registraram queda de 0,2 ponto percentual, cada. Já Ilhabela (SP) e Campos dos Goytacazes (RJ) tiveram diminuição de 0,1 ponto percentual.
Reajuste do mínimo em 2026 custará R$ 4,28 bilhões aos municípios
Piso da enfermagem: estados e municípios partilharam mais de R$ 815,1 milhões, em dezembro
Após reajuste de 3,9%, teto do INSS sobe para R$ 8.475,55 em 2026
Na avaliação dos analistas do IBGE, esse desempenho contribuiu para a desaceleração do processo de desconcentração econômica no país. A participação no PIB nacional dos 5.543 municípios que não são capitais caiu de 72,5% em 2022 para 71,7% em 2023. Em contrapartida, as 27 capitais ampliaram sua participação de 27,5% para 28,3% no mesmo período.
O estudo também aponta que o desempenho positivo do setor de serviços foi determinante para o aumento da participação das capitais no PIB. O maior ganho foi registrado em São Paulo (SP), com alta de 0,4 ponto percentual, alcançando 9,7% do PIB nacional. Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ) aparecem na sequência, com avanços de 0,1 ponto percentual, cada.
No extremo oposto, o município com o menor PIB per capita do país em 2023 foi Manari (PE), com R$ 7.201,70. Além disso, quatro dos cinco menores PIBs per capita estão localizados no estado do Maranhão:
Na outra ponta do ranking, Saquarema (RJ) liderou o PIB per capita nacional, com R$ 722,4 mil por habitante. Entre as capitais, o maior valor foi registrado em Brasília (DF), com R$ 129,8 mil, cifra 2,41 vezes superior à média nacional, estimada em R$ 53,9 mil.
Copiar o textoO preço do café arábica volta a subir, enquanto o açúcar apresenta reajustes
Baixar áudioO preço do café arábica abre esta quarta-feira (14) em alta de 0,50%, com a saca de 60 kg negociada a R$ 2.216,15 na cidade de São Paulo.
INDICADOR DO CAFÉ ARÁBICA CEPEA/ESALQ
| DATA | VALOR R$ | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$ |
|---|---|---|---|---|
| 13/01/2026 | 2.216,15 | 0,50% | 1,90% | 411,92 |
| 12/01/2026 | 2.205,19 | -0,91% | 1,40% | 410,65 |
| 09/01/2026 | 2.225,39 | -1,80% | 2,33% | 414,64 |
| 08/01/2026 | 2.266,21 | 0,14% | 4,21% | 420,37 |
| 07/01/2026 | 2.263,04 | 1,14% | 4,06% | 419,94 |
O café robusta teve alta de 0,18% no preço, sendo comercializado a R$ 1.280,59.
INDICADOR DO CAFÉ ROBUSTA CEPEA/ESALQ
| DATA | VALOR R$ | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$ |
|---|---|---|---|---|
| 13/01/2026 | 1.280,59 | 0,18% | 1,32% | 238,03 |
| 12/01/2026 | 1.278,33 | -0,32% | 1,14% | 238,05 |
| 09/01/2026 | 1.282,40 | -0,22% | 1,46% | 238,94 |
| 08/01/2026 | 1.285,25 | 0,20% | 1,69% | 238,41 |
| 07/01/2026 | 1.282,66 | 1,32% | 1,48% | 238,02 |
Já o preço do açúcar cristal apresenta variação nas principais praças do estado de São Paulo. Na capital, a saca de 50 kg teve desvalorização de 1,17% e é cotada a R$ 105,40.
INDICADOR DO AÇÚCAR CRISTAL BRANCO CEPEA/ESALQ - SÃO PAULO
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 13/01/2026 | 105,40 | -1,17% | -4,17% | 19,59 |
| 12/01/2026 | 106,65 | 0,00% | -3,04% | 19,87 |
| 09/01/2026 | 106,65 | -0,64% | -3,04% | 19,87 |
| 08/01/2026 | 107,34 | -0,53% | -2,41% | 19,91 |
| 07/01/2026 | 107,91 | 1,08% | -1,89% | 20,02 |
Em Santos (SP), a mercadoria teve valorização de 0,31%, sendo negociada a R$ 113,92 na média de preços sem impostos.
INDICADOR AÇÚCAR CRISTAL - SANTOS (FOB)
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 13/01/2026 | 113,92 | 0,31% | -2,49% | 21,19 |
| 12/01/2026 | 113,57 | -0,11% | -2,79% | 21,12 |
| 09/01/2026 | 113,70 | -0,90% | -2,68% | 21,17 |
| 08/01/2026 | 114,73 | 0,45% | -1,80% | 21,30 |
| 07/01/2026 | 114,22 | 1,15% | -2,23% | 21,20 |
A saca de 60 kg do milho, por sua vez, é vendida a R$ 68,79, após baixa de 0,07%.
INDICADOR DO MILHO ESALQ/BM&FBOVESPA
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 13/01/2026 | 68,79 | -0,07% | -1,02% | 12,79 |
| 12/01/2026 | 68,84 | -0,26% | -0,95% | 12,82 |
| 09/01/2026 | 69,02 | 0,12% | -0,69% | 12,86 |
| 08/01/2026 | 68,94 | -0,09% | -0,81% | 12,79 |
| 07/01/2026 | 69,00 | -0,19% | -0,72% | 12,80 |
Os valores são do Cepea.
Café arábica e café robusta são as duas principais variedades cultivadas e comercializadas no Brasil, ambas medidas em sacas de 60 kg.
A saca de açúcar cristal no Brasil é padronizada em 50 quilos, especialmente para comercialização no mercado atacadista e para uso na indústria alimentícia. Essa unidade de medida é adotada pelo Cepea/Esalq-USP, principal fonte de cotações diárias do açúcar cristal no país.
A saca de milho equivale a 60 kg de grãos, mesmo padrão utilizado para soja e trigo. Essa medida é oficializada por instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Cepea, sendo amplamente usada em negociações e relatórios de preço do milho.
Copiar o texto
Baixar áudioO preço do boi gordo abre esta quarta-feira (14) em baixa de 0,23%. A arroba é negociada a R$ 318,65, no estado de São Paulo.
INDICADOR DO BOI GORDO CEPEA/ESALQ
| DATA | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS | VALOR US$* |
|---|---|---|---|---|
| 13/01/2026 | 318,65 | -0,23% | -0,17% | 59,23 |
| 12/01/2026 | 319,40 | 0,00% | 0,06% | 59,51 |
| 09/01/2026 | 319,40 | 0,03% | 0,06% | 59,51 |
| 08/01/2026 | 319,30 | 0,36% | 0,03% | 59,23 |
| 07/01/2026 | 318,15 | -0,16% | -0,33% | 59,04 |
Nos atacados da Grande São Paulo, São José do Rio Preto e Descalvado, os preços do frango congelado apresentaram desvalorização de 0,53%, enquanto os do frango resfriado apresentaram queda de 0,66%. A primeira mercadoria é vendida a R$ 7,49, enquanto a segunda é comercializada a R$ 7,56.
PREÇOS DO FRANGO CONGELADO CEPEA/ESALQ - ESTADO SP
| DATA | VALOR R$ | VAR./DIA | VAR./MÊS |
|---|---|---|---|
| 13/01/2026 | 7,49 | -0,53% | -7,76% |
| 12/01/2026 | 7,53 | 0,27% | -7,27% |
| 09/01/2026 | 7,51 | -1,70% | -7,51% |
| 08/01/2026 | 7,64 | 0,00% | -5,91% |
| 07/01/2026 | 7,64 | -0,91% | -5,91% |
PREÇOS DO FRANGO RESFRIADO CEPEA/ESALQ - ESTADO SP
| DATA | VALOR R$ | VAR./DIA | VAR./MÊS |
|---|---|---|---|
| 13/01/2026 | 7,56 | -0,66% | -7,13% |
| 12/01/2026 | 7,61 | 0,93% | -6,51% |
| 09/01/2026 | 7,54 | -1,95% | -7,37% |
| 08/01/2026 | 7,69 | 0,00% | -5,53% |
| 07/01/2026 | 7,69 | -1,16% | -5,53% |
A carcaça suína especial também volta a apontar queda de 0,71% no preço, sendo negociada a R$ 12,53 por quilo nos atacados da Grande São Paulo.
PREÇOS DA CARCAÇA SUÍNA ESPECIAL (R$/kg)
| DATA | MÉDIA | VAR./DIA | VAR./MÊS |
|---|---|---|---|
| 13/01/2026 | 12,53 | -0,71% | -2,57% |
| 12/01/2026 | 12,62 | -1,71% | -1,87% |
| 09/01/2026 | 12,84 | -0,39% | -0,16% |
| 08/01/2026 | 12,89 | 0,00% | 0,23% |
| 07/01/2026 | 12,89 | 0,00% | 0,23% |
O preço do suíno vivo registra alta de 0,12% no Paraná, Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e baixa de 0,60% em Minas Gerais e de 0,23% em São Paulo . As mercadorias variam entre R$ 8,19 e R$ 8,78.
INDICADOR DO SUÍNO VIVO CEPEA/ESALQ (R$/kg)
| DATA | ESTADO | VALOR R$* | VAR./DIA | VAR./MÊS |
|---|---|---|---|---|
| 13/01/2026 | MG - posto | 8,24 | -0,60% | -2,25% |
| 13/01/2026 | PR - a retirar | 8,19 | 0,12% | -0,97% |
| 13/01/2026 | RS - a retirar | 8,22 | 0,12% | -0,96% |
| 13/01/2026 | SC - a retirar | 8,24 | 0,12% | -1,32% |
| 13/01/2026 | SP - posto | 8,78 | -0,23% | -1,46% |
Os valores são do Cepea.
O boi gordo é o bovino macho pronto para o abate, com peso mínimo de 16 arrobas líquidas de carcaça (aproximadamente 240 kg) e até 42 meses de idade. Atende aos padrões do mercado nacional e internacional, incluindo exportações para Europa, China e cota Hilton.
O frango congelado passa por congelamento rápido, com temperaturas abaixo de -12°C, garantindo maior vida útil para armazenamento e transporte a longas distâncias. Já o frango resfriado é mantido entre 0°C e 4°C, com validade de 5 a 7 dias, oferecendo textura e sabor mais próximos do fresco, ideal para consumidores exigentes e restaurantes.
Copiar o texto
Baixar áudioO Ibovespa voltou a fechar o pregão em baixa de 0,72%, aos 161.973 pontos, refletindo o desempenho das bolsas de Nova York. O recuo do índice foi apoiado pela cautela de investidores frente ao temor da interferência do governo Trump no Federal Reserve (Fed) e no Irã, além da desvalorização dos papéis dos bancos após a divulgação da retração de 0,1% no volume de serviços no Brasil em novembro, feita pelo IBGE.
Durante a sessão, os chefes dos 11 principais Bancos Centrais do mundo divulgaram uma declaração conjunta em apoio ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, após esse ter sido ameaçado pelo governo dos EUA de indiciamento por comentários feitos ao parlamento. Na carta, os bancários reforçam a importância da autonomia da instituição: “A independência dos bancos centrais é a pedra fundamental da estabilidade econômica, financeira e de preços no interesse dos cidadãos que atendemos”, traz o texto.
O desempenho do índice também refletiu o movimento das bolsas de Nova York, que operaram com viés negativo após Trump cancelar reuniões com oficiais do Irã e dizer a manifestantes que “a ajuda está a caminho”. Na segunda-feira (12), o presidente estadunidense havia anunciado uma tarifa de 25% sobre todos os negócios realizados com os EUA para quaisquer países que mantenham relações comerciais com o Irã.
No cenário doméstico, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de novembro, que mostrou retração de 0,1% no volume de serviços frente a outubro — quando atingiu o patamar recorde da série histórica. O resultado causou desvalorização das ações dos bancos, que pressionaram o desempenho negativo do Ibovespa.
Os papéis da Vale e da Petrobras tiveram grande avanço durante a sessão, com o aumento dos preços do petróleo. Apesar de não serem suficientes para tornar o índice positivo, os desempenhos das empresas atuaram para frear a queda do Ibovespa durante a sessão.
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
Ações em alta no Ibovespa
Fictor Alimentos SA (FICT3): +27,45%
Arandu Investimentos S.A (RCSL4): +20,00%
Ações em queda no Ibovespa
Oi S.A.Non-Cum Perp Pfd Registered Shs (OIBR4): -19,61%
Sondotecnica Engenharia de Solos S.A. (SOND3): -19,46%
O volume total negociado na B3 foi de R$24.948.807.634, em meio a 4.188.268 negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
Copiar o texto
Baixar áudioO dólar comercial encerrou o último pregão em leve alta de 0,06% frente ao real, cotado a R$5,37, na segunda sessão de alta seguida. O câmbio acompanhou a tendência externa, com o indicador DXY — que compara o dólar a uma cesta de seis divisas globais como euro e libra — apresentando alta de 0,27%. O desempenho da moeda estadunidense foi influenciado pela divulgação da inflação dos EUA em linha com o esperado, pelo temor dos investidores de uma interferência do governo Trump no Federal Reserve e pelas declarações do presidente estadunidense sobre a situação política do Irã.
O índice de preços ao consumidor dos EUA (CPI) mostrou alta de 0,3% em dezembro e alta acumulada de 2,7% em 12 meses, alinhado às expectativas do mercado. O índice não é referência de inflação para o Fed (Banco Central do país), mas norteia as apostas do mercado quanto aos juros dos EUA.
A divulgação do dado reforçou as apostas de investidores em um corte da taxa de juros pelo Fed em março, mesmo que de forma minoritária. A chance minoritária de um afrouxo monetário segue em junho.
Enquanto isso, o temor quanto à interferência do governo do presidente Donald Trump no Fed seguiu no radar durante a sessão. Os chefes dos 11 principais Bancos Centrais do mundo divulgaram uma declaração conjunta em apoio ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, após esse ter sido ameaçado pelo governo de indiciamento por comentários feitos ao parlamento. Na carta, os presidentes reforçam a importância da autonomia da instituição: “A independência dos bancos centrais é a pedra fundamental da estabilidade econômica, financeira e de preços no interesse dos cidadãos que atendemos”, traz o texto.
O avanço do dólar foi reduzido pelo salto nos preços do petróleo após Trump cancelar reuniões com oficiais do Irã e dizer a manifestantes que “a ajuda está a caminho”. Na segunda-feira (12), o presidente estadunidense havia anunciado uma tarifa de 25% sobre todos os negócios realizados com os EUA para quaisquer países que mantenham relações comerciais com o Irã.
O euro, por sua vez, encerrou a sessão cotado a R$6,26, o que representa uma queda de 0,25%.
A tabela abaixo mostra as cotações cruzadas entre as principais moedas internacionais e o real. Cada célula indica quanto vale 1 unidade da moeda da linha em relação à moeda da coluna.
| Código | BRL | USD | EUR | GBP | JPY | CHF | CAD | AUD |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| BRL | 1 | 0,1860 | 0,1598 | 0,1386 | 29,6019 | 0,1490 | 0,2582 | 0,2785 |
| USD | 5,3755 | 1 | 0,8587 | 0,7446 | 159,13 | 0,8008 | 1,3882 | 1,4964 |
| EUR | 6,2557 | 1,1646 | 1 | 0,8672 | 185,31 | 0,9326 | 1,6165 | 1,7427 |
| GBP | 7,2158 | 1,3430 | 1,1532 | 1 | 213,70 | 1,0755 | 1,8641 | 2,0096 |
| JPY | 0,0338 | 0,0063 | 0,0054 | 0,0047 | 1 | 0,5032 | 0,0087 | 0,0094 |
| CHF | 6,7127 | 1,2488 | 1,0723 | 0,9298 | 198,71 | 1 | 1,7336 | 1,8688 |
| CAD | 3,8726 | 0,7204 | 0,6186 | 0,5364 | 114,64 | 0,5769 | 1 | 1,0781 |
| AUD | 3,5910 | 0,6683 | 0,5739 | 0,4976 | 106,33 | 0,5351 | 0,9276 | 1 |
Os dados são da Investing.com
Copiar o textoO concurso 2959 da Mega-Sena foi realizado nesta terça-feira (13/01/2026), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. O sorteio não teve vencedores na faixa principal.
O prêmio para o próximo sorteio está marcado para quinta-feira (15), está estimado em R$ 35.000.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer.
45 - 41 - 35 - 44 - 26 - 18
Para participar, basta escolher de 6 a 15 números entre os 60 disponíveis no volante. A aposta mínima custa R$ 5,00, e quanto mais números você marcar, maior o preço — mas também maiores as chances de ganhar. Os sorteios acontecem três vezes por semana, às terças, quintas e sábados, sempre às 21h (horário de Brasília).
| Números apostados | Probabilidade de acertar 6 dezenas |
|---|---|
| 6 números | 1 em 50.063.860 |
| 7 números | 1 em 7.151.980 |
| 8 números | 1 em 1.787.995 |
| 9 números | 1 em 595.998 |
| 10 números | 1 em 238.399 |
| 15 números | 1 em 10.003 |
Para aumentar as chances de ganhar, é possível participar de bolões organizados pelas lotéricas ou formar um grupo de apostas. O valor mínimo por cota é de R$ 6,00, e o bolão pode ter de 2 a 100 cotas.
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinha e deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por 2, 3, 4, 6, 8, 9 ou até 12 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Parte da arrecadação das apostas da Mega-Sena é destinada a programas sociais do governo federal, como:
Copiar o textoO concurso 3586 da Lotofácil foi realizado nesta terça-feira (13/01/2026), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. O sorteio não teve vencedores na faixa principal.
O prêmio para o próximo concurso da Lotofácil, de número 3587, que será realizado na quarta-feira, 14 de janeiro de 2026, está estimado em R$ 5.000.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer!
01 - 02 - 06 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 17 - 18 - 21 - 22 - 24 - 25
A aposta mínima, de 15 números, custa R$ 3,50 com chance de 1 em 3.268.760 e a máxima custa R$ 46.512 com chance de 1 em 211.
|
Quantidade de números jogados |
Valor da aposta |
|---|---|
|
15 |
R$ 3,50 |
|
16 |
R$ 48 |
|
17 |
R$ 408 |
|
18 |
R$ 2.448 |
|
19 |
R$ 11.628 |
|
20 |
R$ 46.512 |
De segunda-feira a sábado, às 21h.
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinha e deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Copiar o texto
Baixar áudioO Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de baixa umidade para os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
No Maranhão, a expectativa é de muitas nuvens com chuva no período da tarde, com instabilidade espalhada por diversas regiões do estado.
No Piauí, pode chover na região litorânea, atingindo os municípios de Parnaíba e Luís Correia, localizados no norte do estado.
No Ceará, as chuvas chegam ao centro-sul cearense, alcançando os municípios de Icó e Várzea Alegre, situados na região do Cariri e Centro-Sul.
No Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco, a expectativa é de chuva nas áreas litorâneas. Em Pernambuco, a previsão inclui a Região Metropolitana do Recife, especialmente a faixa costeira.
Em Alagoas, pode chover no Agreste alagoano e no Baixo São Francisco, atingindo os municípios de Feira Grande e Porto Real do Colégio. Já no Sertão alagoano, cidades como Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema registram apenas muitas nuvens, sem previsão de chuva.
Em Sergipe, na capital Aracaju, o litoral apresenta muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada, enquanto o interior sergipano segue com tempo claro e estável.
Na Bahia, as precipitações mais intensas se concentram no oeste baiano, no município de Cocos, e também no extremo sul do estado, com destaque para Teixeira de Freitas e Medeiros Neto.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 24°C em Salvador e Maceió. Já a máxima pode chegar a 37°C, em Teresina. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudio
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para os estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Amapá e Tocantins.
No Acre e em Rondônia, a previsão indica muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia, com instabilidade persistente em grande parte dos estados.
No Amazonas, as precipitações mais intensas devem atingir os municípios de Novo Aripuanã, Humaitá, Manicoré e Borba, com possibilidade de chuva forte acompanhada de trovoadas.
Em Roraima, o dia será de muitas nuvens com chuva nos municípios de Iracema e Mucajaí, principalmente entre a tarde e à noite.
No Amapá, a região litorânea terá muitas nuvens com chuva, atingindo os municípios de Oiapoque e Calçoene.
Já no Pará, a instabilidade se concentra com maior intensidade na região de Altamira, onde há previsão de pancadas mais volumosas.
No Tocantins, os municípios de Mateiros e Rio da Conceição permanecem com tempo estável, apesar da presença de muitas nuvens. Por outro lado, Almas e Bandeirantes do Tocantins devem registrar fortes precipitações ao longo do dia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 23°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar a 34°C, em Boa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 98%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoNo Paraná, o tempo permanece com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada ao longo do dia
Baixar áudio
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade para os estados do Paraná e de Santa Catarina.
No Paraná, o tempo permanece com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada ao longo do dia. As precipitações devem ocorrer com maior intensidade nos municípios de Jacarezinho e Carlópolis, localizados no norte do estado. Já no litoral paranaense, há risco de queda de granizo durante a tarde, afetando cidades como Paranaguá e Pontal do Paraná.
Em Santa Catarina, a expectativa é de muitas nuvens com chuva ao longo do dia, com volumes mais elevados nos municípios de Araquari e Joinville, situados no norte catarinense.
No Rio Grande do Sul, o período da manhã será de tempo claro e estável. A partir da tarde, o aumento de nuvens pode provocar chuva isolada em algumas áreas do estado.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 18°C, em Curitiba. Já a máxima deve atingir até 33°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioMinistério das Cidades participou, nesta segunda-feira (12), do lançamento da pedra fundamental da primeira Barreira SABO do país, em Nova Friburgo (RJ). A estrutura a ser construída no bairro Duas Pedras, próximo ao Hospital São Lucas, conta com tecnologia inédita no Brasil e tem como função reduzir o risco de desastre retendo detritos, sedimentos, blocos rochosos, troncos de árvore e outros materiais capazes de causar danos a pessoas e bens materiais durante um evento de chuva extrema.
O evento ocorreu no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura e reuniu autoridades locais, representante da Secretaria Nacional de Periferias (SNP) do Ministério das Cidades (MCID), equipe técnicas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, além de consultores técnicos e autoridades da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que apoia a iniciativa.
Com investimento estimado em R$ 20 milhões disponibilizados pela modalidade Contenção de Encostas do Novo PAC, a obra a ser iniciada é resultado do Projeto SABO, uma cooperação entre Brasil e Japão para aprimorar medidas estruturais para redução de riscos de desastres associados a fluxos de detritos e deslizamentos em áreas urbanas vulneráveis.
O Projeto SABO decorre de ações iniciadas ainda em 2018, no Ministério das Cidades e hoje conta com a gestão compartilhada entre a SNP, do MCID, e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do MIDR. A iniciativa visa ampliar a capacidade técnica brasileira em medidas estruturais para a redução de riscos de desastres, fortalecendo a proteção de comunidades vulneráveis e contribuindo para a construção de cidades mais resilientes.
A construção da barreira representa um marco simbólico e técnico para a cidade de Nova Friburgo, que durante o evento lembrou os 15 anos de um dos maiores desastres já registrados no país. O município foi um dos mais atingidos pelas fortes chuvas de janeiro de 2011 que resultaram em centenas de mortes, desaparecimentos e destruição de bairros inteiros.
Além de Nova Friburgo, outra barreira SABO, também incluída na estratégia de prevenção de desastres com apoio técnico de consultores japoneses, será construída com recursos do Novo PAC Contenção de Encostas em Teresópolis (RJ), também fortemente atingida pelas chuvas em 2011.
Copiar o texto
Baixar áudio
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de chuvas intensas para os três estados da Região Centro-Oeste e também para o Distrito Federal.
Em Mato Grosso, a previsão indica muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia, com instabilidade espalhada por todo o estado.
Em Mato Grosso do Sul, a chuva ocorre com maior intensidade nos municípios de Três Lagoas e Água Clara. Já em Paranaíba, há possibilidade de queda de granizo, associada a temporais mais fortes.
Em Goiás, a instabilidade prevalece durante todo o dia, com risco de queda de granizo em municípios como Silvânia, Goiânia e Bela Vista de Goiás.
No Distrito Federal, a expectativa é de muitas nuvens com chuva ao longo do dia, com períodos de pancadas mais intensas, principalmente entre a tarde e a noite.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 19°C, em Brasília e Goiânia. Já a máxima deve chegar a 35°C, em Cuiabá. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Precipitação originada de nuvens convectivas, sobretudo cumulonimbus, que atinge o solo em forma de esferas ou fragmentos irregulares de gelo. Quando o diâmetro das partículas é ≥ 5 mm, classificam-se como granizo; partículas menores são classificadas como granizo miúdo e/ou neve granulada (graupel). Em boletins METAR, utiliza-se ‘GR’ para granizo e ‘GS’ para granizo miúdo/neve granulada. Unidades isoladas são chamadas de ‘pedras de granizo’.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudio
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de alerta de calor em áreas da Região Sudeste.
Em São Paulo, a expectativa é de chuva intensa em todo o estado, com risco de queda de granizo em municípios do Vale do Ribeira, como Pedro de Toledo e Miracatu. O alerta também se estende ao noroeste paulista, atingindo cidades como Cardoso e Pontes Gestal.
Em Minas Gerais, as precipitações intensas se espalham por diferentes regiões. No Sul de Minas, os volumes mais elevados de chuva devem atingir Luminárias e Três Corações. Já no Triângulo Mineiro, municípios como Uberlândia e Prata podem registrar temporais acompanhados de granizo.
No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a previsão indica muitas nuvens e chuva ao longo do dia, com instabilidade persistente e períodos de pancadas mais intensas, principalmente entre a tarde e a noite.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 17°C, em Belo Horizonte. Já a máxima pode chegar até 37°C, no Rio de Janeiro. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100%.
Precipitação originada de nuvens convectivas, sobretudo cumulonimbus, que atinge o solo em forma de esferas ou fragmentos irregulares de gelo. Quando o diâmetro das partículas é ≥ 5 mm, classificam-se como granizo; partículas menores são classificadas como granizo miúdo e/ou neve granulada (graupel). Em boletins METAR, utiliza-se ‘GR’ para granizo e ‘GS’ para granizo miúdo/neve granulada. Unidades isoladas são chamadas de ‘pedras de granizo’.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA população do Distrito Federal conta com mais 17 laboratórios de informática em 2026. A iniciativa faz parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, que entregou, em 2025, 150 máquinas recondicionadas para associações e comunidades da capital federal.
O projeto transforma equipamentos descartados por órgãos públicos em ferramentas de ensino. Além da doação, o programa capacita jovens de baixa renda em cursos de manutenção de computadores e celulares, preparando-os para o mercado de trabalho local.
“O programa tem a finalidade de preparar todos os brasileiros para a era digital. Hoje, o acesso a serviços básicos e a bancos é feito por aplicativos. Quem não sabe usar essas ferramentas está excluído de muitos benefícios. A ideia é não deixar nenhuma pessoa excluída desse universo digital e transformar nossa sociedade, tornando-a totalmente conectada”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Desde sua criação, o programa já destinou 67 mil computadores para 1.298 municípios em todo o Brasil. Atualmente, existem 27 Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) operando em quase todas as unidades da federação.
Estes centros são responsáveis por:
O Ministério das Comunicações confirmou que a meta de doar 60 mil equipamentos até o final de 2026 já foi superada. Ao todo, 66 mil alunos concluíram cursos de capacitação digital. Segundo a pasta, a prioridade atual é atender comunidades de difícil acesso, como pescadores, extrativistas e trabalhadores rurais.
Copiar o texto
Baixar áudioA população do Paraná conta com mais 76 novos laboratórios de informática em 2026. A iniciativa faz parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, que entregou, em 2025, 771 computadores recondicionados por pessoas de baixa renda, alunas do projeto.
O projeto transforma equipamentos descartados por órgãos públicos em ferramentas de ensino. Além da doação, o programa capacita jovens de baixa renda em cursos de manutenção de computadores e celulares, preparando-os para o mercado de trabalho local.
“O programa tem a finalidade de preparar todos os brasileiros para a era digital. Hoje, o acesso a serviços básicos e a bancos é feito por aplicativos. Quem não sabe usar essas ferramentas está excluído de muitos benefícios. A ideia é não deixar nenhuma pessoa excluída desse universo digital e transformar nossa sociedade, tornando-a totalmente conectada”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Desde sua criação, o programa já destinou 67 mil computadores para 1.298 municípios em todo o Brasil. Atualmente, existem 27 Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) operando em quase todas as unidades da federação.
Estes centros são responsáveis por:
O Ministério das Comunicações confirmou que a meta de doar 60 mil equipamentos até o final de 2026 já foi superada. Ao todo, 66 mil alunos concluíram cursos de capacitação digital. Segundo a pasta, a prioridade atual é atender comunidades de difícil acesso, como pescadores, extrativistas e trabalhadores rurais.
Copiar o textoMinistério das Comunicações doou 11 mil computadores para moradores de áreas remotas ou vulneráveis
Baixar áudioEm 2025, o governo federal doou 11.473 computadores para indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pessoas que vivem em áreas rurais ou em regiões vulneráveis do país. Além dos computadores, foram criados nos territórios 1.120 novos laboratórios de informática. Todos os estados e o Distrito Federal foram contemplados. As informações são do Ministério das Comunicações, via programa Computadores para Inclusão.
O Nordeste foi a região que obteve maior número de doações, assim como a criação de laboratórios de informática. Recebeu 7.162 computadores e teve 727 espaços de inclusão digital criados. Em seguida, vem o Sudeste, com 1.626 doações e 112 laboratórios construídos; o Sul recebeu 1.120 máquinas e 139 laboratórios; o Norte contabilizou 874 doações e 66 laboratórios; e o Centro-Oeste fechou o ano com 691 entregas de computadores e 76 laboratórios.
Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, o programa vai além da doação de máquinas, ao oferecer cursos de tecnologia para jovens e adultos. Até o ano passado, mais de 60 mil pessoas foram formadas.
“Estamos colocando essas pessoas no mercado de trabalho qualificado; além de gerar inclusão, avançamos na construção da soberania digital do nosso país, com mão de obra de qualidade. O programa Computadores para Inclusão tem uma missão clara: transformar tecnologia que não teria uso em oportunidade para a juventude e toda comunidade. Equipamentos que seriam descartados viram ferramentas de aprendizado, lazer e trabalho’, disse o ministro.
Além de democratizar o acesso digital, o programa apresenta amplo caráter sustentável. Já evitou o descarte de mais de 746 toneladas de resíduos eletrônicos. De acordo com Siqueira Filho, a Caixa Econômica Federal é o principal parceiro do programa e já doou 100 mil computadores.
“Esses computadores, que iriam para descarte com impacto ao meio ambiente, voltam para os nossos Centros de Recondicionamento de Computadores, para que esses jovens e idosos, que são os principais atores nesse processo, possam se inserir no mercado de trabalho e todo esse recondicionamento, todas essas máquinas voltam pra comunidade”.
Computadores para Inclusão: como funciona
O Computadores para Inclusão recolhe equipamentos de órgãos públicos que não são mais utilizados e os direciona aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs).
Os alunos dos cursos de capacitação desses Centros ficam responsáveis pelo recondicionamento dos computadores, como parte da especialização e ampliação das chances de inserção no mercado de trabalho.
Todos os computadores são doados a escolas públicas, associações e instituições com programas sociais, além de comunidades urbanas ou remotas.
Desde o início do programa, mais de 67 mil computadores recondicionados foram doados a cerca de 1,3 mil municípios. E mais de 5,3 mil laboratórios de informática foram criados.
Copiar o texto
Baixar áudioA população do Rio Grande do Sul conta com mais 60 laboratórios de informática em 2026. A iniciativa faz parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, que entregou, em 2025, 348 computadores recondicionados por pessoas de baixa renda, alunas do projeto.
O projeto transforma equipamentos descartados por órgãos públicos em ferramentas de ensino. Além da doação, o programa capacita jovens de baixa renda em cursos de manutenção de computadores e celulares, preparando-os para o mercado de trabalho local.
“O programa tem a finalidade de preparar todos os brasileiros para a era digital. Hoje, o acesso a serviços básicos e a bancos é feito por aplicativos. Quem não sabe usar essas ferramentas está excluído de muitos benefícios. A ideia é não deixar nenhuma pessoa excluída desse universo digital e transformar nossa sociedade, tornando-a totalmente conectada”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Desde sua criação, o programa já destinou 67 mil computadores para 1.298 municípios em todo o Brasil. Atualmente, existem 27 Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) operando em quase todas as unidades da federação.
Estes centros são responsáveis por:
O Ministério das Comunicações confirmou que a meta de doar 60 mil equipamentos até o final de 2026 já foi superada. Ao todo, 66 mil alunos concluíram cursos de capacitação digital. Segundo a pasta, a prioridade atual é atender comunidades de difícil acesso, como pescadores, extrativistas e trabalhadores rurais.
Copiar o texto