O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para o Centro-Oeste neste sábado (28).
Em Mato Grosso, as pancadas mais intensas devem atingir Santa Terezinha, Luciara e Porto Alegre do Norte, no Norte do estado.
Já em Mato Grosso do Sul, o tempo fica nublado ao longo do dia, com possibilidade de chuva em Iguatemi, Coronel Sapucaia e Naviraí, no Sul sul-mato-grossense.
Em Goiás, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Porangatu, municípios do Norte e Nordeste goiano.
No Distrito Federal, a expectativa é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas ao longo do dia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 19°C, em Brasília. Já a máxima deve chegar a 33°C, em Cuiabá. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).