Voltar
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Sul nesta quarta-feira (24), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica predomínio de tempo firme e céu com poucas nuvens nos três estados da região.
No Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a presença de uma massa de ar frio favorece a redução das temperaturas, especialmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. O tempo permanece estável, sem previsão de chuva significativa.
As baixas temperaturas aumentam as condições para formação de geada em áreas de maior altitude da região, principalmente nos planaltos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. O frio também deve ser sentido em áreas próximas à Região Metropolitana de Porto Alegre.
Entre as capitais, Curitiba registra mínima de 4°C e máxima de 13°C, com umidade relativa do ar variando entre 60% e 100%. Em Florianópolis, os termômetros ficam entre 7°C e 13°C, enquanto a umidade varia de 50% a 90%.
Já Porto Alegre deve registrar a menor temperatura entre as capitais da região, com mínima de 0°C e máxima de 12°C. Na capital gaúcha, a umidade relativa do ar oscila entre 60% e 95%.
Na Região Sul, a umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Centro-Oeste nesta quarta-feira (24), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica condições distintas entre os estados da região. Enquanto áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registram maior instabilidade, Goiás e o Distrito Federal devem ter tempo mais estável.
Em Mato Grosso, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, cenário observado em Cuiabá e em outras áreas do estado. As instabilidades são favorecidas pela atuação de áreas de umidade que mantêm o céu encoberto e as temperaturas mais amenas.
Já em Mato Grosso do Sul, o dia será de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada em diversas localidades. Em Campo Grande, a previsão indica aumento da nebulosidade e chance de precipitações passageiras ao longo do dia.
No Distrito Federal, o tempo segue firme, com poucas nuvens e sem previsão de chuva significativa. Em Goiás, a previsão é de muitas nuvens, mas sem indicativo de precipitações expressivas na maior parte do estado.
Entre as capitais, a menor temperatura prevista é de 10°C em Campo Grande. Em Brasília, os termômetros variam entre 13°C e 27°C. Goiânia registra mínima de 15°C e máxima de 28°C. Já Cuiabá terá temperaturas entre 15°C e 17°C, sob influência da nebulosidade e das chuvas previstas.
A umidade relativa do ar varia entre 30% e 85% na região. Os menores índices são esperados em Goiânia, onde a umidade pode chegar a 30%, enquanto os maiores valores ocorrem em Brasília, com máxima de 85%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Sudeste nesta quarta-feira (24), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica condições de instabilidade em áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro, enquanto Minas Gerais e Espírito Santo devem registrar predomínio de muitas nuvens ao longo do dia.
No estado paulista, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva. Na capital São Paulo, as temperaturas variam entre 12°C e 14°C, cenário que reforça a sensação de frio em boa parte do estado.
No estado do Rio de Janeiro, o dia será de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As precipitações podem ocorrer em diferentes momentos do dia, acompanhadas por aumento da nebulosidade. Na capital fluminense, os termômetros devem oscilar entre 19°C e 26°C.
Já em Minas Gerais, o tempo permanece com muitas nuvens, mas sem previsão de chuva significativa na maior parte do estado. Em Belo Horizonte, a mínima prevista é de 14°C e a máxima de 28°C.
No Espírito Santo, o cenário também é de muitas nuvens. Em Vitória, a temperatura varia entre 18°C e 30°C, uma das maiores máximas previstas entre as capitais da região.
Entre as capitais, a menor temperatura prevista é de 12°C em São Paulo, enquanto a máxima pode chegar a 30°C em Vitória. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100% na região. Os menores índices são esperados em Belo Horizonte, com mínima de 30%, enquanto os maiores valores podem atingir 100% no Rio de Janeiro.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Norte nesta quarta-feira (24), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica condições para chuva em boa parte da região. A combinação entre calor e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade, principalmente no Amazonas e em Roraima.
Em Manaus e Boa Vista, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva ao longo do dia. Já em Belém, Macapá, Porto Velho e Rio Branco, o céu permanece com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada em diferentes períodos.
No Tocantins, o cenário é diferente. Em Palmas, o tempo segue com poucas nuvens e sem previsão de chuva, favorecendo a elevação das temperaturas e a redução da umidade relativa do ar durante a tarde.
Entre as capitais, as menores temperaturas previstas são de 18°C em Palmas e 19°C em Rio Branco. Já as maiores máximas podem alcançar 34°C em Palmas e 33°C em Belém. Em Manaus e Boa Vista, os termômetros variam entre 24°C e 32°C, enquanto em Macapá a temperatura oscila entre 25°C e 32°C.
A umidade relativa do ar apresenta grande variação na região, ficando entre 20% e 100%. Os menores índices são esperados em Palmas, onde a umidade pode cair para 20% durante os períodos mais quentes do dia. Já em Porto Velho, a umidade máxima pode atingir 100%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o textoO Prêmio Boas Práticas dos CEUs das Artes, promovido pelo Ministério da Cultura, em Brasília.
Baixar áudioPernambuco teve uma iniciativa reconhecida no Prêmio Boas Práticas dos CEUs das Artes, promovido pelo Ministério da Cultura, em Brasília.
O CEU das Artes de Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, foi premiado na categoria Promoção da Intersetorialidade por meio de Ações Inovadoras e Parcerias, reconhecimento voltado a experiências que integram cultura, educação e ações sociais nos territórios.
Durante a cerimônia, o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, destacou a importância dos equipamentos culturais para a cidadania.
"Oferecendo serviço público, garantindo direitos, garantindo cidadania, né? E demonstrando que aquele é um território que tem uma potência enorme para se desenvolver e que precisa, né? de que as políticas públicas sejam atentas para isso. Então, é um investimento importante e essa rede é uma rede estratégica. E ela é muito mais forte quando ela atua a partir da participação social"
Segundo ele, ampliar a infraestrutura cultural no país é um dos desafios centrais da política pública.
"Um déficit gigantesco nas periferias e no interior do país de equipamentos culturais que precisa ser enfrentado superado. A gente nunca tinha conseguido desenvolver política de infraestrutura cultural para atender comunidades afastadas e rurais e que precisavam também de ser atendidas e pela primeira vez nós temos uma rede de equipamentos culturais pensadas pelo governo do Brasil e desenvolvidas em parceria federativa e com a sociedade que respondem a esses dilemas".
A programação do encontro nacional seguiu com oficinas e atividades de articulação entre gestores culturais de todo o país. Saiba mais sobre o evento e os equipamentos culturais premiados no site.
Copiar o texto
Baixar áudioA previsão do tempo para a Região Nordeste nesta quarta-feira (24), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica predomínio de muitas nuvens em grande parte da região, com possibilidade de chuva isolada em áreas do litoral.
Capitais como São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador devem registrar muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada ao longo do dia. As precipitações tendem a ocorrer de forma passageira, especialmente nas áreas próximas ao litoral.
No interior da região, o cenário é de muitas nuvens e tempo mais estável. Em Teresina, por exemplo, não há previsão de chuva, embora a nebulosidade permaneça presente durante o período.
As temperaturas seguem elevadas em boa parte do Nordeste. Entre as capitais, a menor temperatura prevista é de 20°C em Salvador. Já a máxima pode alcançar 35°C em Teresina. Em São Luís, os termômetros variam entre 24°C e 31°C, enquanto em Fortaleza ficam entre 25°C e 30°C.
A umidade relativa do ar varia entre 40% e 97% na região. Os maiores índices são esperados em São Luís, onde a umidade pode atingir 97%, enquanto os menores valores devem ser registrados em Teresina, com mínima de 40%.
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Copiar o texto
Baixar áudioTrês pré-candidatos à Presidência da República participaram do evento “A Indústria na Agenda dos Presidenciáveis”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta segunda-feira (22), em Brasília, onde receberam demandas do setor e debateram propostas para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento da competitividade nacional.
Participaram do encontro Romeu Zema (Novo), Flávio Bolsonaro (PL) e Ronaldo Caiado (PSD). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Renan Santos (Missão) também foram convidados, mas não participaram.
Entre os pontos destacados pelos pré-candidatos estiveram a redução dos gastos públicos, o corte de tributos, a desburocratização da economia, mudanças nas regras trabalhistas, o equilíbrio fiscal e o fortalecimento da indústria por meio de investimentos em tecnologia e inovação.
Realizado desde 1994, o evento reúne representantes da indústria e candidatos à Presidência para discutir temas relacionados à economia, à competitividade e ao ambiente de negócios.
Antes das apresentações, o presidente da CNI, Ricardo Alban, lançou o documento “Construindo o Brasil 2050”. O material reúne propostas organizadas em três eixos: macroeconomia voltada ao crescimento sustentado, políticas para o desenvolvimento produtivo e agenda microeconômica.
Cada pré-candidato teve cerca de uma hora para exposição inicial, respostas a perguntas de representantes das federações industriais e considerações finais.
Romeu Zema afirmou que sua experiência no setor privado o credencia para administrar o país. O ex-governador de Minas Gerais defendeu medidas de estímulo ao setor produtivo e apresentou três prioridades para um eventual governo: combate à corrupção, redução dos gastos públicos e enfrentamento da criminalidade.
Zema também defendeu mudanças na legislação trabalhista. Segundo ele, uma alternativa à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) poderia ampliar a formalização do emprego.
“Quero criar uma opção, regime de trabalho por hora, como acontece em todo país desenvolvido. Isso vai formalizar milhões de brasileiros que hoje não conseguem um contrato de trabalho formal”, afirmou.
Segundo a participar do evento, Flávio Bolsonaro afirmou que pretende reduzir a carga tributária, simplificar a legislação e combater fatores que, segundo ele, elevam o chamado Custo Brasil.
“A gente tem que recuperar, resgatar essa confiança, essa credibilidade. Se nós conseguirmos reduzir a carga tributária, simplificar a legislação, reduziremos esse custo do Brasil. As empresas nacionais vão ficar mais competitivas”, destacou.
Para o setor industrial, o pré-candidato disse que pretende investir no aumento de produtividade. O objetivo seria fazer um “rearranjo no aparato de legislação energética do país”, potencializando a reindustrialização, em especial ao investimento em energia e no uso de tecnologia de ponta, como a inteligência artificial.
O parlamentar disse ainda que pretende fazer um governo pragmático nas relações internacionais, desburocratizar e simplificar regulamentações ambientais e investir em segurança pública, incluindo a construção de mais presídios federais.
Último a falar, Ronaldo Caiado atribuiu o aumento do Custo Brasil à insegurança jurídica, à criminalidade e ao elevado custo do crédito. Para ele, a retomada do crescimento econômico depende da construção de uma política industrial de longo prazo.
“Precisamos de ter uma política industrial. Uma política plurianual da indústria, da mineração, da agropecuária, dos avanços nossos na área de tecnologia e inovação. O Brasil já perdeu todas as janelas, até agora, todas as oportunidades. Nós viramos um país acanhado com tanta riqueza e tanto potencial”, lamentou.
O ex-governador de Goiás também prometeu encaminhar ao Congresso Nacional, no início de um eventual mandato, um conjunto de reformas voltadas ao equilíbrio fiscal e ao crescimento econômico.
Copiar o textoO Prêmio Boas Práticas dos CEUs das Artes, promovido pelo Ministério da Cultura, em Brasília.
Baixar áudioO Rio Grande do Sul teve uma iniciativa reconhecida no Prêmio Boas Práticas dos CEUs das Artes, promovido pelo Ministério da Cultura, em Brasília.
O CEU de Bento Gonçalves conquistou reconhecimento nacional na categoria Promoção da Intersetorialidade por meio de Ações Inovadoras e Parcerias, voltada a experiências que articulam cultura, formação e desenvolvimento territorial.
Durante a cerimônia, o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, destacou a importância dos equipamentos culturais para a cidadania.
"Oferecendo serviço público, garantindo direitos, garantindo cidadania, né? E demonstrando que aquele é um território que tem uma potência enorme para se desenvolver e que precisa, né? de que as políticas públicas sejam atentas para isso. Então, é um investimento importante e essa rede é uma rede estratégica. E ela é muito mais forte quando ela atua a partir da participação social"
Segundo ele, ampliar a infraestrutura cultural no país é um dos desafios centrais da política pública.
"Um déficit gigantesco nas periferias e no interior do país de equipamentos culturais que precisa ser enfrentado superado. A gente nunca tinha conseguido desenvolver política de infraestrutura cultural para atender comunidades afastadas e rurais e que precisavam também de ser atendidas e pela primeira vez nós temos uma rede de equipamentos culturais pensadas pelo governo do Brasil e desenvolvidas em parceria federativa e com a sociedade que respondem a esses dilemas".
A programação do encontro nacional seguiu com oficinas e atividades de articulação entre gestores culturais de todo o país. Saiba mais sobre o evento e os equipamentos culturais premiados no site.
Copiar o textoO Prêmio Boas Práticas dos CEUs das Artes, promovido pelo Ministério da Cultura, em Brasília.
Baixar áudioO Ceará conquistou o primeiro lugar nacional na categoria Formação de Público do Prêmio Boas Práticas dos CEUs das Artes, promovido pelo Ministério da Cultura, em Brasília.
O reconhecimento foi para o projeto Teatro para a Vida – Professor João Bezerra Alves, do CEU das Artes de Juazeiro do Norte, que atua na formação artística de crianças e jovens por meio do teatro e de outras linguagens culturais.
Durante a cerimônia, o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, destacou a importância dos equipamentos culturais para a cidadania.
"Oferecendo serviço público, garantindo direitos, garantindo cidadania, né? E demonstrando que aquele é um território que tem uma potência enorme para se desenvolver e que precisa, né? de que as políticas públicas sejam atentas para isso. Então, é um investimento importante e essa rede é uma rede estratégica. E ela é muito mais forte quando ela atua a partir da participação social"
Segundo ele, ampliar a infraestrutura cultural no país é um dos desafios centrais da política pública.
"Um déficit gigantesco nas periferias e no interior do país de equipamentos culturais que precisa ser enfrentado superado. A gente nunca tinha conseguido desenvolver política de infraestrutura cultural para atender comunidades afastadas e rurais e que precisavam também de ser atendidas e pela primeira vez nós temos uma rede de equipamentos culturais pensadas pelo governo do Brasil e desenvolvidas em parceria federativa e com a sociedade que respondem a esses dilemas".
A programação do encontro nacional seguiu com oficinas e atividades de articulação entre gestores culturais de todo o país. Saiba mais sobre o evento e os equipamentos culturais premiados no site.
Copiar o textoO Prêmio Boas Práticas dos CEUs das Artes, promovido pelo Ministério da Cultura, em Brasília.
Baixar áudioO Pará conquistou destaque nacional no Prêmio Boas Práticas dos CEUs das Artes, promovido pelo Ministério da Cultura, em Brasília.
O projeto Mulheres que Transformam, do CEU das Artes Cidadania Cultura, de Santarém, conquistou o primeiro lugar nacional na categoria Promoção da Intersetorialidade, por integrar cultura, assistência social, qualificação profissional e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Durante a cerimônia, o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, destacou a importância dos equipamentos culturais para a cidadania.
"Oferecendo serviço público, garantindo direitos, garantindo cidadania, né? E demonstrando que aquele é um território que tem uma potência enorme para se desenvolver e que precisa, né? de que as políticas públicas sejam atentas para isso. Então, é um investimento importante e essa rede é uma rede estratégica. E ela é muito mais forte quando ela atua a partir da participação social"
Segundo ele, ampliar a infraestrutura cultural no país é um dos desafios centrais da política pública.
"Um déficit gigantesco nas periferias e no interior do país de equipamentos culturais que precisa ser enfrentado superado. A gente nunca tinha conseguido desenvolver política de infraestrutura cultural para atender comunidades afastadas e rurais e que precisavam também de ser atendidas e pela primeira vez nós temos uma rede de equipamentos culturais pensadas pelo governo do Brasil e desenvolvidas em parceria federativa e com a sociedade que respondem a esses dilemas".
A programação do encontro nacional seguiu com oficinas e atividades de articulação entre gestores culturais de todo o país. Saiba mais sobre o evento e os equipamentos culturais premiados no site.
Copiar o texto