Foto: Equipe TITANS
Foto: Equipe TITANS

Equipe do SESI Goiás é premiada em torneio nacional de robótica focado no combate à Covid-19

Alunos criaram o Limogel, álcool em gel à base de casca de laranja que evita incêndios e não resseca as mãos

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Alunos da Escola SESI Planalto, em Goiânia, foram premiados no Torneio SESI de Robótica – Desafio Covid-19. O torneio nacional contou com quase dois mil estudantes e 400 times inscritos em todo o país. A equipe TITANS desenvolveu o Limogel, álcool em gel à base de casca de laranja que evita incêndios e não resseca as mãos. O produto rendeu ao grupo o segundo lugar na competição, ficando atrás apenas da equipe do SESI Birigui, em São Paulo, que criou um filtro sanitizante para vasos sanitários.  

O Limogel é feito à base do limoneno – substancia encontrada na casca da laranja – capaz de afetar e desestabilizar vírus, bactérias, fungos e micróbios. A substância já havia sido testada contra alguns vírus como o da dengue, da febre amarela e da gripe aviária. Apresentando atividade na fase inicial da multiplicação viral, o produto pode ser utilizado como potencial agente antiviral. Componente natural, o limoneno é atóxico e ininflamável, bloqueando a propagação dos problemas apresentados. 

“A gente já tinha alguns estudos com o limoneno e sabíamos que era bactericida. Quando saiu a proposta desse desafio, a gente resolveu pesquisar mais a fundo para saber se tinha ação antiviral. Começamos nossas pesquisas sobre o limoneno em agosto do ano passado”, diz a aluna participante do projeto, Lorrany Gonçalves Cirqueira, de 16 anos. 

Finep/MCTI lança edital para apoiar projetos inovadores com tecnologia 4.0

PB: Alunos de robótica do SESI se unem para arrecadar e doar alimentos, materiais de limpeza e de higiene

O professor Fernando da Silva Barbosa, de 30 anos, trabalha na unidade SESI Planalto desde 2014. Ele destaca que a participação no torneio nacional serve de preparação para os jovens para o futuro. Barbosa chama atenção ainda para a importância do projeto além da premiação na competição.

“O projeto prepara esses adolescentes para a universidade, para a graduação. Já os deixa preparados para a área de pesquisa. Acredito que esse projeto tem uma relevância muito grande, porque pode ajudar pessoas que estão sofrendo com Covid-19. Nosso foco não foi só o torneio, mas sim ajudar pessoas no combate à pandemia e também baratear o custo. Minimizar a questão dos incêndios causados pelo álcool em gel, já que esse produto é ininflamável. Também a questão da alergia e do ressecamento das mãos, que o nosso produto não causa”, explica o professor. 

Barbosa diz ainda que o grupo precisou se adaptar ao trabalho remoto para dar continuidade à pesquisa. "Estamos acostumados a treinar 36 horas por semana. Os alunos estavam em um ritmo muito avançado de treinos. Tivemos que fazer 90% dos treinos online, tivemos pouquíssimos momentos presenciais. Conseguimos esse bom resultado e acredito que foi por conta do trabalho deles com outros torneios que já tínhamos participado”, completa. 

A equipe TITANS surgiu em 2015 e já havia participado de outros torneios nacionais e internacionais de robótica. Neste ano, os alunos participaram de três torneios virtuais. Em todos, saíram com prêmios. “Foi muito gratificante ficar em segundo lugar no Desafio Covid-19 de Robótica. Muito gratificante poder representar a nossa unidade do SESI”, diz Bianca Cristina da Silveira, de 16 anos, participante da TITANS. 



Premiação

Sete equipes foram premiadas: primeiro, segundo e terceiro lugares no geral, e ainda prêmios para o Melhor Projeto de Pesquisa; Melhor Projeto em Criatividade e Inovação; Melhor Proposta de Empreendedorismo e, também, de Impacto Social.

Todas as sete vencedoras receberam medalhas individuais por competidor e um troféu por equipe, da respectiva categoria conquistada. Além disso, as três primeiras colocadas foram convidadas a expor seus projetos em um stand exclusivo, durante o próximo Festival SESI de Robótica, previsto para ocorrer em maio de 2021.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.