LOC.: Brasília recebe a maior competição de robótica educacional do Brasil, o 5º Festival SESI de Robótica. O evento vai receber mais de 2.000 estudantes de escolas públicas e privadas da rede SESI e SENAI das 27 unidades da federação.
Os competidores, com idades entre 9 e 19 anos, desembarcam em Brasília depois de meses dedicados à programação e à construção de robôs, além do desenvolvimento de projetos sociais e de inovação para apresentar e competir com as suas criações.
O diretor de operações do Senai, Paulo Mól, garante que o festival é ainda maior do que parece.
TEC./SONORA: Paulo Mól, diretor de operações do Senai
“É um projeto em que os alunos competem fazendo robôs que vão para uma arena competir. Mas é muito mais do que robôs: têm projetos científicos, você tem toda uma estrutura coordenada deles fazerem os projetos, desenvolvendo situações que vão corrigir problemas reais da sociedade, então é um festival bonito em que é uma forma de homenagear educação por meio da robótica.”
LOC.: A competição de robótica acontece em quatro modalidades, que variam de acordo com o desafio, o porte do robô e a idade dos competidores. Há desde robôs pequenos feitos de peças de Lego até robôs de porte industrial, que chegam a quase 2 metros de altura e 56 quilos.
Além do torneio de robótica, o evento terá uma programação paralela, que inclui oficinas gratuitas para as famílias nos quatro dias de evento.
TEC./SONORA: Paulo Mól, diretor de operações do Senai
“É uma atividade para a família como um todo. Você não vai ter só robôs, você vai construir o seu robô para exercer uma determinada atividade. Vai ser bem lúdico e bem legal.”
LOC.: As senhas serão distribuídas no local, por ordem de chegada, e a capacidade máxima é de 150 pessoas por oficina.
É a primeira vez que Brasília recebe o evento, que começou nessa quarta-feira, dia 15, e vai até sábado (18). A competição acontece na Arena BRB Mané Garrincha, na região central da cidade, é gratuita e aberta ao público.
Reportagem, Álvaro Couto.