Data de publicação: 01 de Junho de 2020, 03:29h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:31h
Os estudantes de robótica do Serviço Social da Indústria (SESI) do estado deram um exemplo de solidariedade. Cerca de 100 jovens se uniram para arrecadar alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal para doar a quem mais precisa. A ideia é ajudar as pessoas que estão em dificuldade por conta da pandemia.
Esses alunos fazem parte das equipes que disputaram, no início do ano, o Torneio de Robótica, promovido pelo SESI. Fazem parte do gesto de solidariedade as equipes “Destemidos” e “Mega Destemidos”, da Escola SESI Prata; “Robossauros”, da Escola SESI José de Paiva Gadelha; “Legonautas”, da Escola SESI Dionísio Marques de Almeida; e “Criadores de Gigantes” e “Criadores do Amanhã”, da Escola SESI Corálio Soares de Oliveira.
“Enquanto escola, enxergamos da melhor forma possível essa iniciativa dos alunos, comprovando um dos pilares da educação, que é o aprender a ser”, elogia a coordenadora de Educação do SESI-PB, Alexsandra Souza.
Além das doações, os jovens atuaram na orientação às pessoas que têm dúvidas em relação ao recebimento do auxílio emergencial de R$ 600, anunciado pelo governo federal, e ainda ajudam pequenos empreendedores, por meio da criação de guias de marketing digital e aplicativos para atendimento delivery.
“Muitas pessoas não sabiam que tinham direito a auxílio e passaram a ter, muitas pessoas passaram dificuldades no aplicativo e no cadastro e conseguiram graças ao auxílio dos alunos”, revela Alexsandra.
Os desafios foram organizados por equipes: os alunos das escolas SESI de Patos e Sousa, por exemplo, divulgaram, em redes sociais, informações sobre o auxílio emergencial e aos microempreendedores individuais (MEI). Além disso, também foram disponibilizadas consultorias sobre a criação de sistemas de vendas pela internet e aplicativos – os alunos são voluntários desse suporte online.
Já as equipes de robótica das escolas SESI de Campina Grande e Bayeux estão empenhadas na arrecadação de materiais de limpeza e de higiene pessoal para o Instituto São Vicente de Paulo, que abriga 73 idosos e tem passado por dificuldades em decorrência da pandemia.
“Vendo esses alunos se solidarizar com o outro nos deixa imensamente felizes. Diante de uma sociedade caótica, capitalista e materialista, ver adolescentes se importando com o outro nos enche de orgulho e nos faz acreditar que estamos cumprindo a função social da escola, que é formar cidadãos de bem”, acredita a coordenadora de Educação do SESI-PB.
Ações como essa serão realizadas durante todo o período de calamidade pública. Para mais informações, basta acessar os perfis das equipes na rede social Instagram, em @legonautas, @mega.destemidos, @robossauros e @criadoresdegigantes.