LOC: A Defesa Civil Nacional reconheceu nesta terça-feira, 8 de fevereiro, a situação de emergência em mais 12 cidades brasileiras atingidas por temporais.
Minas Gerais foi o estado mais atingido, com os municípios de Presidente Olegário, Rio Piracicaba, Santa Cruz do Escalvado e Vargem Grande do Rio Pardo. Em seguida vem a Bahia, com as cidades de Brumado, Itapedi e Santa Inês.
Também foram atingidas por chuvas intensas as cidades de Jacareacanga e Trairão, no Pará, e Monte Mor, em São Paulo.
Outras duas cidades que entraram em situação de emergência nesta terça-feira são Fazenda do Norte, no Paraná, que registrou alagamentos, e Canapi, em Alagoas, que passou por enxurradas.
Em todo o país, cidades atingidas por desastres podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada.
O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, explica como funciona o processo de reconhecimento de situação de emergência e de liberação de recursos federais para ajudar as regiões afetadas.
TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil
"O reconhecimento tem o papel de alterar processos administrativos e jurídicos e acelerar processos para a resposta ao desastre, além de permitir a liberação de uma série de recursos. Para isso, é preciso que o estado ou o município decrete a situação de emergência ou de calamidade pública e insira essa documentação no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). A partir disso, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publica uma portaria e o ente federativo está apto a solicitar recursos."
LOC: O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD, pode ser acessado em s2id.mi.gov.br.
Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Alessandro Mendes