LOC.: Pelo menos dez projetos municipais de saneamento básico devem receber em torno de R$ 3,4 bilhões em investimentos. Eles estão em fases que vão desde o andamento da licitação até o encerramento de consulta pública. A população beneficiada deve ser de 450 mil pessoas. Os dados constam no Radar PPP.
A estimativa é que a conclusão do processo licitatório desses empreendimentos seja feita ainda em 2022. Ao Brasil 61.com, a superintendente técnica da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Ilana Ferreira, disse que, para este ano, também estão previstos outros leilões de grande porte, como a concessão do esgoto de Crato, no Ceará; além da concessão de esgoto de Porto Alegre, com modelagem do BNDES.
TEC./SONORA: Ilana Ferreira, superintendente técnica Abcon
“Ainda no Rio Grande do Sul, há toda uma discussão e estruturação da concessão ou privatização da Corsan. Teremos a concessão ou PPP de esgoto no estado da Paraíba. Há concessão de esgoto de Volta Redonda, no Rio de Janeiro; e o leilão de São Simão, em Goiás, que contempla a prestação de serviço de água, esgoto e resíduos sólidos.”
LOC.: Ilana também destacou que, por enquanto, não é possível projetar o valor total investido no setor em 2021, já que as demonstrações financeiras das empresas ainda não foram publicadas e os dados completos do setor só estarão disponíveis no final do ano.
TEC./SONORA: Ilana Ferreira, superintendente técnica Abcon
“Em 2021 foram realizados grandes leilões com resultados muito bem sucedidos. De seis leilões, dois são da CEDAE, no Rio de Janeiro; um no Amapá; outro em Alagoas, com dois blocos; uma concorrência municipal em Xique-Xique, na Bahia. Também foi realizada uma concorrência em Buriti Alegre, no Estado de Goiás. Todos esses leilões giraram outorga total de R$ 29,4 bilhões.”
LOC.: Para 2023, a superintendente disse que há um projeto coordenado pelo Fundo de Estruturação de Projetos, em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Segundo ela, trata-se de uma prestação de serviço de esgoto.
Reportagem, Marquezan Araújo