29/03/2024 00:04h

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio aumentou 2,2% em março, impulsionado pela análise das condições atuais e das expectativas

Baixar áudio

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou um aumento 2,2% em março, descontando os efeitos sazonais. Esse resultado marca a terceira alta consecutiva, de acordo com os dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, destaca um ponto de atenção em relação ao comportamento do indicador no ano passado. Segundo ele, houve uma queda de 2,7% em relação ao mesmo período de 2023. Para ele, na leitura de curto prazo, os empresários mostram certa preocupação com as condições macroeconômicas do país, bem com as condições setoriais em que vivem. 

“Com isso, o sub-indicador de condições atuais do Icec, está em um nível abaixo de 100, com 86,8. Só que, na visão de maior perspectiva, mostra um crescimento do otimismo dos empresários, porque, nas expectativas de futuro, ou seja, em uma avaliação de médio e longo prazos, os empresários estão com otimismo elevado.”

Em março, a confiança dos empresários em relação às condições econômicas atuais apresentou um crescimento de 6,6% em relação ao mês anterior.

Melhoria nos três grupos das lojas varejistas

Além disso, a confiança dos empresários do comércio registrou melhoria em todos os três grupos de lojas varejistas pesquisados. Nas séries com ajuste sazonal, o segmento de produtos essenciais registrou o maior crescimento mensal, com um aumento de 3,4%. Enquanto isso, o setor de vestuário, tecidos e calçados teve um aumento de 1,3%, seguido pelos produtos duráveis, que avançaram 1,1%.

O aumento da confiança no comércio — de 3,8%, segundo o estudo — está ligado ao progresso do comércio varejista em geral, que cresceu 2,4% em janeiro. Isso mostra uma melhoria contínua ao longo dos últimos 12 meses.

O item de Expectativas do Icec também melhorou em março, com um aumento de 1,6%, sendo o único subindicador com uma taxa anual positiva de 0,6%. De acordo com a pesquisa, isso significa que, mesmo que as análises sobre o presente sejam menos favoráveis do que no ano passado, a perspectiva para o futuro está melhorando, especialmente para a economia.

Cautela dos consumidores

Os resultados positivos apontam para uma melhoria na percepção do setor, porém a avaliação dos consumidores sugere cautela. A pesquisa revelou que as famílias enfrentam maior dificuldade para acessar crédito, além de uma desaceleração no mercado de trabalho. Essa redução nos recursos disponíveis tem levado a uma diminuição na intenção de consumo.

Leia mais:

Confiança da indústria apresenta estabilidade em março, revela CNI

FPM: Municípios recebem R$ 4,8 bi nesta quinta-feira (28)

Copiar textoCopiar o texto
29/03/2024 00:01h

Para celebrar os 331 anos de Curitiba, a prefeitura preparou uma programação especial para os moradores

Baixar áudio

Para comemorar os 331 anos de Curitiba, na sexta-feira (29) a prefeitura da capital paranaense preparou uma programação especial para os moradores. Mantendo a tradição, será realizado o primeiro Paiol Digital do ano — o encontro mensal do ecossistema para compartilhar experiências sobre inovação e empreendedorismo.

Este ano, o evento terá a edição realizada no Pinhão Hub, em 26 de março, com mediação da jornalista Millena Prado. Entre as palestrantes confirmadas estão a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; e a terceira colocada no Prêmio Empreendedora 2023, categoria Pequena e Média Empresa, Camila Tucunduva.

A partir de segunda-feira, dia 4, os palcos e espaços públicos da cidade receberão o Auto da Fundação de Curitiba e a Evocação para Curitiba, a versão estendida do espetáculo. A encenação narra a saga da chegada dos fundadores à região, que primeiro se chamou Vila Nossa Senhora da Luz e mais tarde se tornou Curitiba.

Os atores são caracterizados com vestimentas de época e reproduzem os movimentos do primeiro contato entre as culturas.

História

29 de março é o dia em que Curitiba, capital do Paraná, comemora seu aniversário de 331 anos. Em 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas. Assim, foi fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que depois foi nomeada como Curitiba.

A mudança do nome para Curitiba aconteceu em 1721, durante a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho. Ele foi possivelmente a primeira autoridade a demonstrar preocupação com o meio ambiente da cidade. Curitiba é uma palavra de origem Guarani que quer dizer 'grande quantidade de pinheiros, pinheiral'.

Abandonada pelos governantes da Capitania de São Paulo, Curitiba enfrentou um período de extrema  pobreza. Somente a partir de 1812, com o surgimento do tropeirismo, é que a prosperidade começou a se estabelecer. Situada em um ponto estratégico ao longo do caminho de Viamão a São Paulo e Minas Gerais, a cidade apresentou crescimento do comércio com o aumento da passagem de tropeiros.

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Prefeitura de Curitiba.

Copiar textoCopiar o texto
28/03/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 14ºC e 34ºC

Baixar áudio

Nesta sexta-feira (29), a previsão indica sol com poucas nuvens em todo o Paraná, incluindo municípios como Londrina, Mangueirinha, Maringá e Nova Esperança.

Céu nublado com possibilidade de chuva e trovoadas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, exceto no sudoeste gaúcho, onde fica apenas nublado. As chuvas podem atingir municípios como Concórdia (SC), Curitibanos (SC) e Passo Fundo (RS).

A temperatura mínima fica em torno de 14°C, em Lages, em Santa Catarina — e a máxima prevista é de 34ºC, em Alegrete, no Rio Grande do Sul. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Copiar textoCopiar o texto
28/03/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 19ºC e 37ºC

Baixar áudio

A previsão do tempo para esta sexta-feira (29) indica muitas nuvens cobrindo todo o Centro-Oeste. São previstas pancadas de chuva acompanhadas de raios e trovões em todos os municípios de Mato Grosso, incluindo Rondonópolis, Rosário Oeste, São José do Rio Claro e Sinop.

Possibilidade de chuva isolada no Distrito Federal, Goiás, e nas microrregiões sul-mato-grossenses Alto Taquari, Cassilândia e Paranaíba.

A temperatura mínima fica em torno de 19°C, em Brasília, no Distrito Federal — e a máxima prevista é de 37ºC, em Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Copiar textoCopiar o texto
28/03/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 14ºC e 34ºC

Baixar áudio

A previsão do tempo para esta sexta-feira (29) indica céu nublado em todos os estados do Sudeste. Há possibilidade de chuva no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, exceto no norte mineiro.

Entre os municípios que devem ser atingidos pelas chuvas estão: Pinheiros (ES), São Mateus (ES), Rio das Ostras (RJ) e Vassouras (RJ).

São previstas pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas nas áreas paulistas São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas e Vale do Paraíba.

A temperatura mínima fica em torno de 14°C, no município paulista Ribeirão Branco. A máxima prevista é de 34ºC, em Jequitinhonha, em Minas Gerais. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Copiar textoCopiar o texto
28/03/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 17ºC e 38ºC

Baixar áudio

Céu encoberto por nuvens em todo o território do Norte nesta sexta-feira (29). São previstas pancadas de chuva acompanhadas de raios e trovões, em todos os estados da região— exceto no Acre, onde a previsão indica chuvas isoladas sem trovoadas.

Entre os municípios que devem ser atingidos pelas pancadas de chuva estão: Parintins (AM), Parauapebas (PA), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).

A temperatura mínima fica em torno de 17°C, em Uiramutã, em Roraima — e a máxima prevista é de 38ºC, no município roraimense de Caracaraí. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Copiar textoCopiar o texto
28/03/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 19ºC e 35ºC

Baixar áudio

A previsão do tempo para esta sexta-feira (29) indica céu coberto por nuvens e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas em todo o Nordeste — exceto no centro-sul da Bahia, onde fica nublado e não há chance de chuva.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para risco de chuvas intensas, com acumulado entre 50 e 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes. 

Este alerta é válido para os estados:

  • Maranhão;
  • Piauí;
  • Ceará;
  • Rio Grande do Norte;
  • Paraíba;
  • Pernambuco;
  • Alagoas.

Entre os municípios que devem ser atingidos pelas chuvas estão: Imperatriz (MA), Piripiri (PI), Jaguaribe (CE), Mossoró (RN) e Princesa Isabel (PB).

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Os cuidados recomendados são:

  • Não se abrigue debaixo de árvores;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

A temperatura mínima fica em torno de 19°C, no município baiano Vitória da Conquista — e a máxima prevista é de 35ºC, em Xique-Xique, também na Bahia. A umidade relativa do ar varia entre 65% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Copiar textoCopiar o texto
27/03/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 12ºC e 33ºC

Baixar áudio

A previsão do tempo para a manhã desta quinta-feira (28) indica céu parcialmente nublado no Paraná. Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o dia começa ensolarado. Não há possibilidade de chuva durante a manhã.

Durante a tarde e à noite, a previsão indica céu encoberto com possibilidade de chuva em Santa Catarina e no nordeste e noroeste do Rio Grande do Sul. Pode chover também no Paraná, exceto no noroeste, norte central e norte pioneiro paranaenses, onde fica apenas nublado. Poucas nuvens nas demais áreas da região Sul.

A temperatura mínima fica em torno de 12°C, em São Joaquim, em Santa Catarina, e a máxima prevista é de 33ºC, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Copiar textoCopiar o texto
27/03/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 19ºC e 34ºC

Baixar áudio

Nesta quinta-feira (28), o dia começa com muitas nuvens cobrindo o Centro-Oeste, com possibilidade de chuva na região, exceto no sudoeste de Mato Grosso do Sul e nas microrregiões goianas Chapada dos Veadeiros e Vão do Paranã.

À tarde e à noite, o tempo fechado continua e são previstas pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas no Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso. Pode chover em Mato Grosso do Sul, salvo o sudoeste do estado, onde fica apenas nublado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para risco de chuvas intensas, com acumulado entre 50 e 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes. 

Este alerta é válido para o Distrito Federal e todos os estados do Centro-Oeste, e abrange municípios como Águas Lindas de Goiás (GO), Anápolis (GO), Barra do Garças (MT), Campo Novo do Parecis (MT) e Paranaíba (MS).

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Os cuidados recomendados são:

  • Não se abrigue debaixo de árvores;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

A temperatura mínima fica em torno de 19°C, em Brasília, no Distrito Federal, e a máxima prevista é de 34ºC, em Nova Bandeirantes, em Mato Grosso. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Copiar textoCopiar o texto
27/03/2024 18:00h

A temperatura pode variar entre 14ºC e 34ºC

Baixar áudio

A previsão para a manhã desta quinta-feira (28) indica muitas nuvens em toda a região. Há possibilidade de chuva isolada no Sudeste, exceto no norte e noroeste de Minas Gerais, Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce.

À tarde e à noite, o céu fica encoberto e são previstas chuvas acompanhadas de trovoadas no território do Sudeste, salvo o norte mineiro e Jequitinhonha, locais em que fica nublado e não chove.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para risco de chuvas intensas, com acumulado entre 50 e 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes. 

Este alerta é válido para todos os estados do Sudeste, e abrange municípios como Campo Belo (MG), Caratinga (MG), Angra dos Reis (RJ), Barra do Piraí (RJ), Linhares (ES), Presidente Kennedy (ES) e Campinas (SP).

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Os cuidados recomendados são:

  • Não se abrigue debaixo de árvores;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

A temperatura mínima fica em torno de 14°C, no município paulista Ribeirão Branco. A máxima prevista é de 34ºC, em Vitória, no Espírito Santo. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Copiar textoCopiar o texto