LOC.: Criminosos têm utilizado sites e perfis falsos nas redes sociais em nome do programa Voa Brasil para roubar dados pessoais e cobrar uma suposta taxa de adesão de aposentados. O Ministério de Portos e Aeroportos alerta: é golpe!
O link apresentado por esses sites é falso e induz o usuário a fornecer CPF e senha do Gov.br, além de solicitar ações que não são exigidas ao cidadão.
Segundo o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, o único endereço eletrônico oficial para acesso a passagens aéreas com valores de até R$ 200 por trecho é o gov.br/voabrasil.
“Gente, bora ficar ligado com os golpes que já estão rolando por aí. A única forma para a aquisição de passagem no programa é através do Gov.br/voabrasil, com acesso do seu login e senha. A gente não pede cadastro prévio, não vai pedir Pix, não vai pedir lista de espera. Cuidado com a galera que está querendo enganar você.”
LOC.: Atualmente, o Voa Brasil é destinado exclusivamente a aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. É possível emitir até dois bilhetes aéreos por ano. Entre os destinos mais procurados, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Brasília.
Desde que foi lançado em julho de 2024, quase 20 mil passagens aéreas foram vendidas. Quem dá mais detalhes do programa é o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
TEC./SONORA: Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
“É a primeira vez que se tem um programa social de inclusão, sobretudo para idosos no país. Hoje, a gente está vendo a possibilidade de muitas famílias, muitos avós reencontrarem seus netos. É um programa exitoso, sem nenhum real de recursos públicos, construído coletivamente com o setor produtivo, as companhias aéreas. E a gente quer cada vez mais ampliar esse programa para 2025.”
LOC.: Se você identificar qualquer irregularidade relacionada ao programa, denuncie através do site: falabr.cgu.gov.br. Repetindo: falabr.cgu.gov.br. Preencha as informações solicitadas para o registro ou envie e-mail para [email protected].
Reportagem, Tácido Rodrigues