LOC.: A vacinação contra a gripe começou nos estados do Nordeste assim que as doses chegaram nas Unidades Federadas e municípios. Agora, a vacina contra o vírus Influenza faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é oferecida para os grupos prioritários ao longo do ano. Em 2025, o Ministério da Saúde adquiriu 73 milhões e seiscentas mil doses.
No Nordeste, a estimativa é vacinar mais de 23 milhões e meio de pessoas. A meta é atingir 90% dos grupos prioritários do Calendário Nacional de Vacinação, que incluem crianças de 6 meses a 6 anos de idade, gestantes e idosos. Para os outros grupos serão contabilizadas as doses aplicadas.
Outros grupos também serão vacinados, como puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, trabalhadores da saúde, professores e outros trabalhadores essenciais.
A vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e mortes. O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, explica por que quem faz parte dos grupos prioritários deve tomar a dose todos os anos.
TEC/SONORA: Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).
“A vacina é importante porque diminui o risco de infecção. Apesar de não ter uma eficácia de 100% para proteger contra a infecção, ela diminui o risco de se infectar. A vacina também diminui significativamente o risco de formas graves da doença e de hospitalização. Então por isso ela é importante, ela acaba resultando na diminuição do número de mortes pela doença.”
LOC: O infectologista André Prudente, diretor-geral do Hospital Giselda Trigueiro, no Rio Grande do Norte, explica que é importante não confundir resfriado e gripe, que são doenças provocadas por vírus diferentes. A vacina protege do Influenza.
TEC./SONORA: André Prudente, diretor-geral do Hospital Giselda Trigueiro
“O resfriado comum é quando a pessoa está espirrando, o nariz está obstruído, às vezes tem uma coriza, mas fora isso não traz grandes repercussões. Já a gripe pode dar bastante febre, muita dor no corpo e acomete o pulmão, inclusive podendo levar a agravamento e até a óbito. Então, por isso, é importantíssimo que todo mundo se vacine contra a gripe.”
LOC.: A vacina protege do Influenza, que pode provar complicações para os grupos prioritários. Em 2024, a cobertura vacinal do público-alvo foi de 54,67% na região Nordeste. O Ministério da Saúde reforça que as vacinas são seguras, eficazes e de graça.
Participe da mobilização nacional pela vacinação contra a gripe. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto e garanta a sua imunização.
Para mais informações, acesse www.gov.br/vacinacao.