06/10/2022 04:15h

Número pode triplicar até 2050, Ministério da Saúde e Unifesp preparam relatório para a elaboração de políticas públicas

Baixar áudio

A demência é caracterizada pelo declínio em uma função cognitiva superior, ligada à capacidade de responder às dinâmicas do dia a dia - memória, linguagem, atenção, velocidade de processamento etc. A doença de Alzheimer prevalece entre as demências na população mundial acima de 65 anos. 

No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas vivem com alguma forma de demência. A expectativa é que esses números tripliquem até 2050. Isso mostra que a Alzheimer deve ser entendida como uma prioridade em saúde pública.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, em Genebra, na Suíça, o Plano de Ação Global para as Demências 2017 – 2025. A necessidade urgente de medidas por parte dos governos quanto ao cuidado às pessoas com demência foi reconhecida por 194 países que aderiram ao plano. 

Em resposta a essa demanda, o governo brasileiro, por meio da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária, do Departamento dos Ciclos da Vida (SAPS/MS), desenvolveu iniciativas que incluem o financiamento de uma pesquisa com a Unifesp. O objetivo é estimar o número de pessoas com demência hoje e com projeções para o futuro, além de dados sobre a mortalidade e o estigma relacionados à doença e as taxas de subdiagnóstico. Assim, será possível planejar ações no cuidado dessas pessoas e de suas famílias. 

A partir dos estudos para esse levantamento, estimativas prévias sugerem que mais de 70% das pessoas com demência no Brasil não estão diagnosticadas. No final do mês de setembro, quando se comemora o Dia Mundial da Doença de Alzheimer (21), o Ministério da Saúde promoveu uma mesa-redonda virtual, com especialistas da área para falar sobre as impressões iniciais do Primeiro Relatório Nacional sobre a Demência, a ser finalizado em 2023. 

A neurologista Adriana Barros explica que ainda não existem formas bem definidas de prevenção para a doença. Porém evidências científicas mostram que praticar atividades físicas regulares por pelo menos 150 minutos por semana, exercitar constantemente o cérebro com novos aprendizados e interagir socialmente podem diminuir o risco de demência. 

Tratamentos e cuidados

Segundo a médica, o tratamento vai depender do estágio em que o paciente se encontra. “Nós temos dois grupos de medicamentos, os anticolinesterásicos que ajudam a estimular mais as sinapses dos neurônios e a gente tem a memantina que é um medicamento que vai evitar ação tóxica de alguns outros neurotransmissores”, completa Adriana.

O envelhecimento populacional tem gerado um desafio não só para o paciente, mas para as famílias, para a sociedade e para a gestão pública. A melhor forma de melhorar a qualidade de vida desses pacientes é manter um cuidado regular, um acompanhamento médico com equipe multidisciplinar, com enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, na medida das necessidades do paciente. Além disso, a recomendação é tentar mantê-lo com o máximo de interação possível, sobretudo com a família.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, os idosos representavam 14,3% da população total do Brasil. A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa orienta um modelo de saúde voltado para o cuidado com foco na recuperação, permanência, promoção da autonomia e independência. Dentre as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, estão a promoção do envelhecimento ativo e saudável e o fortalecimento da participação social. 
 

Copiar o texto
02/10/2022 18:00h

A temperatura pode variar entre 21°C e 40°C

Baixar áudio

Nesta segunda-feira (3), muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. O mesmo vale para as regiões do Baixo Amazonas, sudoeste paraense, Marajó, norte do Amapá e ocidental do Tocantins.

Variação entre muitas e poucas nuvens nas demais regiões do Pará, Amapá e Tocantins.

A temperatura mínima para a região Norte fica em torno dos 21ºC, e a máxima pode chegar aos 40ºC. A umidade relativa do ar varia entre 15% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar o texto
02/10/2022 18:00h

A temperatura pode variar entre 16ºC e 39ºC

Baixar áudio

A previsão para esta segunda-feira (3) é de variação entre muitas e poucas nuvens em todos os estados da região Nordeste, podendo haver névoa seca.

Possibilidade de chuva isolada apenas nas regiões do leste potiguar, mata paraibana, metropolitana do Recife, leste alagoano e sul baiano.

A temperatura mínima para a região Nordeste fica em torno dos 16ºC, e a máxima prevista é de 39ºC. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar o texto
02/10/2022 18:00h

A temperatura pode variar entre 7ºC e 25ºC

Baixar áudio

Nesta segunda-feira (3), há possibilidade de chuva isolada nas regiões metropolitana de Curitiba, norte e sul catarinense, Grande Florianópolis e metropolitana de Porto Alegre.

Nas demais áreas dos estados do Rio Grande do Sul, variação entre muitas e poucas nuvens.

A temperatura mínima para a região Sul fica em torno dos 7°C, e a máxima prevista é de 25ºC. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar o texto
02/10/2022 18:00h

A temperatura pode variar entre 11ºC e 35ºC

Baixar áudio

Nesta segunda-feira (3), muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas em todos os estados do Sudeste. 

Muitas nuvens, mas sem previsão de chuva apenas em Presidente Prudente, em São Paulo.

A temperatura mínima para o Sudeste fica em torno de 11ºC, e a máxima prevista é de 35ºC. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar o texto
02/10/2022 18:00h

A temperatura pode variar entre 17ºC e 37ºC

Baixar áudio

Nesta segunda-feira (3), muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas e trovoadas em todos os estados do Centro-Oeste. 

Sem previsão de chuva, mas muitas nuvens apenas na microrregião do Norte Araguaia, em Mato Grosso e Dourados e Iguatemi, no Mato Grosso do Sul.

A temperatura mínima para o Centro-Oeste fica em torno dos 17ºC, e a máxima prevista é de 37ºC. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Copiar o texto
30/09/2022 18:00h

A temperatura pode variar entre 21°C e 42°C

Baixar áudio

Neste sábado (1º), muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. O mesmo vale para as regiões do Baixo Amazonas, sudoeste paraense, Marajó e norte do Amapá.

Variação entre muitas e poucas nuvens nas demais regiões do Pará e Amapá. Em Tocantins, poucas nuvens com névoa seca.

A temperatura mínima para a região Norte fica em torno dos 21ºC, e a máxima pode chegar aos 42ºC. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Copiar o texto
30/09/2022 18:00h

A temperatura pode variar entre 15ºC e 38ºC

Baixar áudio

A previsão para este sábado (1º) é de variação entre muitas e poucas nuvens em todos os estados da região Nordeste.

Chuva isolada apenas no nordeste baiano e oeste maranhense.

A temperatura mínima para a região Nordeste fica em torno dos 15ºC, e a máxima prevista é de 38ºC. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar o texto
30/09/2022 18:00h

A temperatura pode variar entre 9ºC e 26ºC

Baixar áudio

Neste sábado (1º), muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas nas regiões do norte central e sudeste paranaense, metropolitana de Curitiba, oeste catarinense, Vale do Itajaí, Serrana e Grande Florianópolis. O mesmo vale para o nordeste, centro oriental e sudeste rio-grandense e metropolitana de Porto Alegre. 

Nas demais áreas de Curitiba, Santa Catarina e Porto Alegre, variação entre muitas e poucas nuvens.

A temperatura mínima para a região Sul fica em torno dos 9°C, e a máxima prevista é de 26ºC. A umidade relativa do ar varia entre 65% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar o texto
30/09/2022 18:00h

A temperatura pode variar entre 10ºC e 35ºC

Baixar áudio

Neste sábado (1º), muitas nuvens nas regiões do norte de Minas e noroeste espírito-santense. 

Nas demais localidades do Espírito Santo, Minas Gerais e nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.

A temperatura mínima para o Sudeste fica em torno de 10ºC, e a máxima prevista é de 35ºC. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
 

Copiar o texto
Brasil 61