
LOC.: O Índice de Confiança do Empresário Industrial, o ICEI, subiu um ponto em outubro e chegou a QUARENTA E SETE vírgula DOIS pontos. Apesar da alta, o indicador continua abaixo da linha dos CINQUENTA pontos – o limite que separa confiança de falta de confiança.
Com isso, o setor industrial completa DEZ MESES consecutivos de pessimismo. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, nesta segunda-feira, dia 13 de outubro.
De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o resultado não permite inferir que houve uma reversão da falta de confiança.
TEC./SONORA: Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI
“O período final do ano costuma ser o período mais favorável para a indústria, e isso costuma se refletir nas expectativas. Então, é possível que tenha uma melhora, por conta até do período do ano, mas não necessariamente uma reversão dessa falta de confiança que a gente vem observando desde o início do ano.”
LOC.: Já o economista-chefe da Análise Econômica, André Galhardo, explica que a falta de confiança está relacionada à taxa de juros alta, que tem impacto direto sobre o setor produtivo.
O levantamento mostra que os dois componentes do índice melhoraram em outubro. O Índice de Condições Atuais subiu de QUARENTA E UM vírgula NOVE para QUARENTA E TRÊS vírgula DOIS pontos, reflexo de uma percepção menos negativa sobre o momento das empresas e da economia.
O Índice de Expectativas também avançou, com alta de DOIS vírgula NOVE pontos, chegando a QUARENTA E NOVE vírgula UM. Foi a terceira elevação consecutiva, mas ainda em nível considerado pessimista.
Galhardo pontua que há uma previsão do mercado de redução da taxa de juros até o primeiro trimestre de 2026, o que impacta positivamente nos índices de confiança da indústria.
TEC./SONORA: André Galhardo, economista-chefe da Análise Econômica
“Existe a expectativa de que o Comitê de Política Monetária do Banco Central inicie o ciclo de cortes de juros nos próximos meses. A aposta minoritária nesse momento é que o Copom comece esse ciclo de cortes de juros na última reunião de 2025, em dezembro. No entanto, a maioria dos agentes indicam que esse ciclo de cortes de juros se iniciará apenas no primeiro trimestre de 2026.”
LOC.: O Índice de Confiança do Empresário Industrial é uma pesquisa mensal da CNI que mede o nível de confiança dos empresários da indústria. Nesta edição, foram ouvidas MIL CENTO E SESSENTA E QUATRO empresas entre os dias 1º e 7 de outubro — QUATROCENTAS E CINQUENTA E OITO de pequeno porte, QUATROCENTAS E QUARENTA E QUATRO médias e DUZENTAS E SESSENTA E DUAS grandes.
Reportagem, Cristina Sena