
Voltar
LOC.: O Brasil registrou QUARENTA E DOIS MIL, QUINHENTOS E NOVENTA homicídios em 2024. Os dados são do Atlas da Violência 2026, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O levantamento mostra que apenas NOVENTA E NOVE municípios brasileiros concentraram metade dos assassinatos registrados no país no ano analisado. Essas cidades representam UM VÍRGULA OITO POR CENTO dos mais de CINCO MIL municípios brasileiros.
Entre os VINTE municípios com maiores taxas de homicídios, DEZESSETE estão no Nordeste. Os estados com os índices mais altos foram Amapá, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Ceará.
O município de Maranguape, no Ceará, aparece com a maior taxa estimada do país: OITENTA E SETE VÍRGULA DOIS homicídios para cada CEM MIL habitantes.
O estudo também aponta que cidades de médio porte, com população entre CEM MIL e QUINHENTOS MIL habitantes, tiveram a maior taxa média de homicídios no período. Foram VINTE E QUATRO VÍRGULA UM casos por CEM MIL habitantes. O índice ficou acima do registrado em cidades grandes e pequenas.
Na outra ponta do levantamento, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais aparecem entre os estados com menores taxas de homicídios estimados.
Entre as cidades menos violentas do país estão Jaraguá do Sul e Brusque, em Santa Catarina, além de Santa Bárbara d’Oeste, no interior paulista.
O atlas também revela que MIL QUINHENTOS E SETENTA E OITO municípios brasileiros não registraram nenhum homicídio estimado em 2024.
Entre as capitais, Florianópolis apresentou o menor índice de assassinatos estimados, seguida por Brasília, Curitiba, Goiânia e São Paulo.
Reportagem, Marquezan Araújo