Imagem: Brasil 61
Imagem: Brasil 61

FPM: prefeituras partilham R$ 5,9 bilhões no 3° decêndio de maio

Repasse será feito nesta sexta-feira (29), com valor 3% maior do que no mesmo período do ano passado

ÚLTIMAS SOBRE MUNICÍPIOS


Os municípios brasileiros partilham, nesta sexta-feira (29), o terceiro decêndio de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ao todo, os entes locais partilham R$ 5,9 bilhões. O valor corresponde a um salto de aproximadamente 3% em relação ao montante repassado no mesmo período do ano passado, quando a União repassou R$ 5,7 bilhões aos cofres das prefeituras.

Na avaliação do especialista em orçamento público Cesar Lima, o desempenho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) também reflete os efeitos das mudanças recentes na política tributária adotada pelo governo federal. Segundo ele, apesar da ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, a arrecadação tem conseguido manter um nível de compensação que evita impactos maiores nos repasses aos municípios.

“Isso se deve, em grande parte, à arrecadação sobre grandes fortunas por parte do governo federal, que, até o momento, tem conseguido compensar a diferença gerada pela isenção do Imposto de Renda para contribuintes que recebem até R$ 5 mil, em vigor desde 2026, além das alíquotas diferenciadas para quem ganha até R$ 7.350. Agora, a expectativa é que esse cenário se mantenha nos próximos meses”, considera.

FPM: estados que recebem os maiores valores por região

No Sudeste, os municípios do estado de São Paulo concentram o maior montante de recursos entre todas as regiões. O total chega a R$ 734 milhões. O valor será repassado a cidades como Araraquara, Bauru e Atibaia. 

Já no Nordeste, a Bahia lidera o recebimento de recursos, com um valor acima de R$ 477 milhões. Entre os municípios beneficiados na unidade da federação, estão Barreiras, Camaçari e Vitória da Conquista.

VEJA MAIS:

Na Região Norte, o estado que receberá mais recursos será o Pará, com cerca de R$ 169 milhões. O valor será distribuído entre municípios como Cametá, Marabá e Marituba.

No Sul do país, o destaque vai para o Rio Grande do Sul. Os municípios gaúchos partilham mais de R$ 376 milhões. Entre as cidades com maiores repasses, estão Gravataí, Novo Hamburgo e Pelotas.

No Centro-Oeste brasileiro, Goiás recebe a maior parcela, com mais de R$ 192 milhões destinados às cidades goianas. Entre elas estão Aparecida de Goiânia, Luziânia e Rio Verde.

FPM: municípios bloqueados

Até o dia 26 de maio de 2026, 12 municípios estavam com o repasse do FPM bloqueado. São eles:

  1. Uruoca (CE)
  2. Brejetuba (ES)
  3. Prainha (PA)
  4. Piripiri (PI)
  5. Cachoeiras de Macacu (RJ)
  6. Carapebus (RJ)
  7. Porto Real (RJ)
  8. Erebango (RS)
  9. Osório (RS)
  10. Santo Antônio do Palma (RS)
  11. São Valério do Sul (RS)
  12. Aquidabã (SE)

Para desbloquear o repasse, o gestor municipal deve identificar o órgão responsável pelo bloqueio, verificar o motivo da restrição e regularizar a pendência. 

Quando os municípios estão nessa condição, os recursos não são perdidos de forma definitiva. Os valores permanecem apenas congelados até que a situação seja resolvida.

O que é o FPM

O Fundo de Participação dos Municípios é um repasse previsto na Constituição Federal. Os recursos que compõem o fundo correspondem a 22,5% da arrecadação da União com o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O valor destinado a cada município é alterado conforme o número de habitantes e é atualizado ano a ano baseado nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).   
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Os municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira, dia 29, o terceiro decêndio de maio do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. Ao todo, serão repassados CINCO BILHÕES E NOVECENTOS MILHÕES DE REAIS às prefeituras de todo o país.

O valor é cerca de TRÊS POR CENTO maior do que o transferido no mesmo período do ano passado, quando os municípios dividiram CINCO BILHÕES E SETECENTOS MILHÕES DE REAIS.

Segundo o especialista em orçamento público Cesar Lima, o resultado também está relacionado às mudanças recentes na política tributária do governo federal. De acordo com ele, a arrecadação tem conseguido compensar os efeitos da ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda. 
 

TEC./SONORA: Cesar Lima, especialista em orçamento público

“Isso se deve, em grande parte, à arrecadação sobre grandes fortunas por parte do governo federal, que, até o momento, tem conseguido compensar a diferença gerada pela isenção do Imposto de Renda para contribuintes que recebem até R$ 5 mil, em vigor desde 2026, além das alíquotas diferenciadas para quem ganha até R$ 7.350.”
 


LOC.: Entre os estados que recebem os maiores volumes de recursos, São Paulo lidera no Sudeste, com mais de SETECENTOS E TRINTA E QUATRO MILHÕES DE REAIS destinados aos municípios paulistas.

No Nordeste, a Bahia aparece na primeira posição, com mais de QUATROCENTOS E SETENTA E SETE MILHÕES DE REAIS em repasses.

Já no Norte, o Pará vai receber cerca de CENTO E SESSENTA E NOVE MILHÕES DE REAIS.

No Sul, o Rio Grande do Sul concentra mais de TREZENTOS E SETENTA E SEIS MILHÕES DE REAIS.

E no Centro-Oeste, Goiás lidera a distribuição regional, com mais de CENTO E NOVENTA E DOIS MILHÕES DE REAIS.

Até o dia 26 de maio, DOZE municípios estavam com os repasses do FPM bloqueados por pendências administrativas ou fiscais. Os recursos ficam congelados até que a situação seja regularizada.

O FPM é formado por parte da arrecadação da União com o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI. A divisão dos valores leva em conta, entre outros fatores, o número de habitantes de cada cidade.

Reportagem, Marquezan Araújo