Saúde - Campanha de Vacinação·18 de outubro de 2025

Vacinação: Dia D mobiliza país neste sábado (18)

Postos de saúde estarão abertos para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos; a Campanha Nacional de Multivacinação segue até o fim de outubro

Por Maria Clara Abreu
Ouvir · 00:01:00

Foto: José Cruz/Agência Brasil

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O Ministério da Saúde (MS) promove neste sábado (18) o Dia D de mobilização, para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Os postos de saúde estarão abertos em todo o país.  

A Campanha Nacional de Multivacinação, estrelada pela apresentadora Xuxa Meneghel, segue até o fim de outubro e oferece gratuitamente todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. No total, foram distribuídas 22 milhões de doses.

As prioridades serão o resgate do público infantojuvenil não vacinado contra HPV, febre amarela e sarampo. 

Confira as vacinas disponibilizadas:

  • BC
  • Covid-19
  • DTP
  • Febre amarela
  • Hepatite A
  • Hepatite B
  • HPV
  • Influenza
  • Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada)
  • Penta (DTP/Hib/HB)
  • Pneumocócica 10 valente (conjugada)
  • Poliomielite inativada
  • Rotavírus
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
  • Varicela

Meu SUS Digital

Pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal de crianças e adolescentes pelo aplicativo Meu SUS Digital, que permite verificar quais vacinas já foram aplicadas e quais ainda estão pendentes. O sistema também disponibiliza alertas sobre as próximas doses, lembretes e atualizações em tempo real.

Sarampo e febre amarela

O MS abrange a vacinação contra sarampo e febre amarela para pessoas de até 59 anos. A imunização contra febre amarela será priorizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

VEJA MAIS: 

SOBRE

Maria Clara Abreu

Jornalista em formação pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), natural de São Paulo. Desde 2025, integra a equipe do portal Brasil 61. Acumula experiências em veículos como Correio Braziliense e na Assessoria de Comunicação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), com produção de reportagens nas áreas de política, infraestrutura, economia, saúde, cidadania e cultura.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Campanha de Vacinação

Ver editoria completa
Campanha de Vacinação15 de setembro de 2026

SUS inicia distribuição da Pneumo 20 para idosos com 85 anos ou mais

Nova etapa da campanha nacional busca conter internações e mortes por infecções pneumocócicas graves no segmento mais suscetível da população brasileira

Sarampo30 de julho de 2026

Ministério da Saúde reforça vacinação contra o sarampo em São Paulo: saiba quem deve se vacinar

Estratégia busca interromper a circulação do sarampo com a ampliação da vacinação em Guarulhos, São Bernardo do Campo e na capital paulista

Vacinação Gripe15 de julho de 2026

Anvisa aprova registro de nova vacina contra a influenza para pessoas a partir dos 6 meses de idade

Imunizante trivalente oferece proteção contra os vírus influenza A e B e apresentou eficácia de até 73% em estudos clínicos

t-page