Foto: Arquivo/DER-MG
Foto: Arquivo/DER-MG

MG: Obras públicas do estado terão utilização da metodologia BIM

Com esse modelo é possível incorporar todos os projetos essenciais a uma mesma obra e, com isso, identificar eventuais inconsistências

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com o objetivo de proporcionar melhorias na gestão de projetos e obras públicas, o estado de Minas Gerais avança na implantação da chamada metodologia BIM, ou Modelagem de Informações da Construção.

Com esse modelo é possível incorporar todos os projetos essenciais a uma mesma obra e, com isso, identificar eventuais inconsistências. A partir daí, é possível fazer as correções necessárias antes do início da obra física, o que resulta em ganhos financeiros, por exemplo.

Em Minas, um exemplo da utilização da metodologia BIM é a parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a Strata Engenharia Ltda.

O projeto vai possibilitar serviço de perfilamento a laser e processamento de dados de um trecho de até 50 quilômetros de rodovias sob jurisdição do DER-MG. A ideia é que isso não gere despesas ou encargos para a administração pública.

Minas Gerais já recebeu mais de R$ 18 bi em investimentos este ano

Obras de duplicação da BR - 381/MG têm licença ambiental renovada por mais quatro anos

Nesse tipo de trabalho feito na rodovia é utilizado um scanner a laser, instalado em um veículo que, durante o deslocamento, opera na velocidade do tráfego. Esse processo é realizado sem a necessidade de interrupções da via, o que garante agilidade e precisão das informações que serão utilizadas para o desenvolvimento das obras.


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.