Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 05 de Abril de 2022, 17:09h, atualizado em 05 de Abril de 2022, 17:29h
LOC: Afetada pela estiagem desde o fim do ano passado, a região Sul do País está recebendo apoio do Governo Federal no enfrentamento ao desastre.
Até o momento, já foram disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, mais de 41 milhões de reais para ações de resposta nos estados afetados.
O maior repasse, de quase 31 milhões de reais, foi feito para o Rio Grande do Sul, estado mais atingido pela falta de chuvas.
Já para o Paraná, foram disponibilizados quase oito milhões e meio de reais. Para Santa Catarina, o repasse foi de um milhão e meio de reais.
O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, destaca as ações do Governo Federal para apoiar a região.
SONORA coronel Alexandre Lucas // secretário nacional de Proteção e Defesa Civil
“Nós estamos vivendo um fenômeno muito grave na região Sul do País; nós já fizemos várias reuniões, inclusive com parlamentares e prefeitos dos três estados, liberamos recursos para assistência humanitária e distribuímos água para as famílias da região rural. Além disso, também disponibilizamos recursos para a compra de combustível e reservatórios de lona para os caminhões das prefeituras.”
LOC: Para a liberação dos recursos federais, o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu anteriormente a situação de emergência dos municípios.
Atualmente, 631 cidades estão com o reconhecimento vigente, sendo 409 no Rio Grande do Sul, 120 no Paraná e 102 em Santa Catarina.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Manuela Rolim.