LOC.: Oitenta e um por cento dos brasileiros estão muito preocupados com a escassez de água potável. O percentual é bem acima da média mundial de 58%. O estudo foi conduzido pela consultoria GlobeScan, em parceria com o Fundo Mundial para a Natureza, o WWF, tendo em mente o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março.
A pesquisa também mostrou que apenas 15% dos entrevistados no Brasil declararam não serem afetados pela falta de água potável e 40% informaram já terem sido prejudicados por secas. Um percentual ainda maior, de 84%, está muito preocupado com a poluição dos rios.
Segundo o diretor-presidente e fundador do Instituto Água Sustentável, Everton Oliveira, a utilização da água no Brasil é feita de maneira equivocada e pode levar a graves problemas nos próximos anos.
TEC./SONORA: Everton Oliveira, diretor-presidente e fundador do Instituto Água Sustentável
“Nós usamos os recursos de forma insustentável por dois motivos. Um, porque nós usamos os recursos, trocamos ele de lugar, ou seja, eu pego a água de um determinado lugar e não necessariamente eu retorno para o mesmo lugar. E segundo que a gente usa a água e, ainda assim, nós degradamos. A qualidade melhor, da água original, fica piorada. Nós estamos tendo duas frentes, uma em quantidade, ou seja, na sua distribuição e localização, que é insustentável, e outra na sua qualidade”.
LOC.: Para gerenciar as águas do Brasil, principalmente as bacias hídricas, está tramitando no Congresso Nacional o projeto de lei que cria a Política Nacional de Infraestrutura Hídrica. A proposta vai definir os padrões de referência de consumo para os diversos setores da economia e usuários.
Para o deputado federal Daniel Almeida, do PCdoB da Bahia, o projeto deve promover a conscientização da sociedade para o uso de forma adequada dos recursos hídricos.
TEC./SONORA: Daniel Almeida, deputado federal (PCdoB – BA)
“Essa deve ser uma política pública que mobilize o conjunto da sociedade, ações nas mais diversas dimensões para proteger os recursos hídricos. E dá maior conscientização às pessoas sobre a necessidade de racionalizar, de usar de forma adequada, não desperdiçar. Também chamar a atenção para a necessidade de cuidar do saneamento, que é um problema grave para os brasileiros”.
LOC.: O projeto de lei que cria a Política Nacional de Infraestrutura Hídrica está na Câmara dos Deputados, apensado a outro projeto que também trata da gestão de recursos hídricos no Brasil. Todos serão analisados por uma comissão especial.
Reportagem, Landara Lima.