Foto: Vergani Fotografia/Adobe Stock
Foto: Vergani Fotografia/Adobe Stock

Pagamentos do INSS têm calendário alterado no carnaval

É preciso ficar atento ao calendário para não ser pego de surpresa e desorganizar o orçamento


Os bancos não terão expediente neste feriado de carnaval. Por conta disso, o INSS alterou o calendário de pagamentos de benefícios. Os créditos começaram a ser feitos no dia 21 de fevereiro para quem recebe até um salário mínimo. 

Nesta quinta-feira (24), recebem os aposentados cujo benefício termina em 4. Na sexta-feira (25), é a vez de quem tem a inscrição terminada em 5. Depois disso, só daqui há seis dias, na quinta-feira (3/3) depois do feriado. Beneficiários com os finais 7 recebem no dia 3 e o calendário segue até o dia 9 de março para quem tem o benefício com o final 0. Quem recebe mais de um salário mínimo como benefício, os pagamentos ocorrem do dia 3 a 9 de março. 

A aposentada Marise Sansão, de 73 anos, faz parte da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (COPAB). Ela mora em Salvador e terá o benefício pago depois da data que recebe regularmente. “Isso é difícil, porque tenho meus compromissos. A maioria dos aposentados usa o dinheiro para comprar medicamentos. Muitos ajudam a família”, pondera.

O especialista em Finanças, Marcos Melo, diz que a alteração pode gerar confusões. Ele orienta que os beneficiários do INSS se organizem neste mês. Para quem recebeu antecipado, a dica é já programar os pagamentos habituais. “E, assim, não cair em armadilhas para que, quando chegar os vencimentos, o dinheiro não tenha sido gasto com outras coisas”, alerta. 

Rubens Stein, de 72 anos, costuma receber a aposentadoria no terceiro dia útil do mês. Ele foi surpreendido ao saber que o crédito só será feito no dia 7 de março. “É muita essa diferença.  Mas não se pode fazer nada”, lamentou. 

Para casos como o de Rubens, Marcos Melo sugere que o vencimento dos compromissos seja negociado com os credores para evitar a cobrança de multas e juros. “É muito importante que se busque a informação a respeito de quando deverá receber esses valores e se programe. A disciplina evita um grande problema no futuro”, orienta. 

Acabou a prova de vida do INSS?

PIS/PASEP: Pagamento para nascido em junho começa quinta-feira (24)

ESPECIAL: 600 mil servidores públicos poderão ter previdência complementar nos próximos anos

INSS: confira o calendário

Para quem recebe até um salário mínimo  

Final do Benefício Data do pagamento
1 21 de fevereiro
2 22 de fevereiro
3 23 de fevereiro
4 24 de fevereiro
5 25 de fevereiro
6 03 de março
7 04 de março
8 07 de março
9 08 de março
0 09 de março

Para quem recebe mais de um salário mínimo

Final do Benefício Data do pagamento
1 e 6 03 de março
2 e 7 04 de março
3 e 8 07 de março
4 e 9  08 de março
5 e 0 09 de março

Bancos: sem expediente

Para o atendimento presencial, as agências funcionam no horário regular até a sexta-feira, dia 25 de fevereiro, e reabrem na quarta-feira de cinzas (2/3), a partir das 12h. Sem expediente bancário, os boletos que vencem entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia 2 de março. Os canais digitais como internet banking e caixas eletrônicos continuam funcionando para pix, transferências e pagamentos. 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Os bancos não terão expediente neste carnaval. As agências fecham nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, e retomam o atendimento na quarta-feira de cinzas, após o meio-dia. Por conta disso, os pagamentos dos benefícios do INSS de fevereiro foram ajustados. Quem recebe até um salário mínimo, e tem o benefício com final entre 1 e 5 já está com o dinheiro na conta. Para os demais beneficiários, os pagamentos ficaram agendados para depois do Carnaval, entre os dias 3 e 9 de março. A aposentada Marise Sansão, de Salvador, faz parte da diretoria da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos.  Ela é uma dessas pessoas que terá o pagamento do benefício adiado. 
 

TEC./SONORA: Marise Sansão, aposentada e membro da Cobap

“O pagamento ocorrerá após o Carnaval. Isso pra nós é difícil, é complicado. Por quê? Porque nós temos os compromissos com a compra de nossos medicamentos, com a compra de de de gêneros alimentícios,   com com tantos outros, às vezes até de aluguel. Tem  muita gente que ainda paga aluguel, condomínio. Então eu mesmo tenho muitos compromissos  que que dificultam muito pra nós.”
 

LOC: O especialista em finanças Marcos Melo orienta que os aposentados e pensionistas fiquem atentos à mudança de datas para evitar impactos no orçamento.

TEC./SONORA: Marcos Melo, consultor financeiro

“Porque assim antecipadamente vai poder fazer a programação dos pagamentos das contas que tem que ser feitas no mês com o uso desse dinheiro e assim não caírem em armadilha. A possibilidade de que a pessoa receba o valor do INSS depois do vencimento das contas que tem que pagar. Aí, nesse caso, vai precisar de alguns dias para alterar a data de vencimento ou talvez, se for o caso, combinar com quem tem que receber esse dinheiro uma postergação, adiar um pouco alguns dias a data de pagamento desses valores sem multa e sem juros.”
 

LOC.: Por conta da suspensão do expediente bancário, os boletos com vencimento entre 26 de fevereiro e primeiro de março ficam automaticamente com o vencimento para o dia 2 de março. Os canais de autoatendimento como caixa eletrônico e internet bank continuam em operação. É possível fazer pix e agendar pagamentos. 

Reportagem, Angélica Cordova