
LOC.: Municípios de todo o Brasil recebem na próxima sexta-feira dia 20, um bilhão e meio de reais referente à segunda parcela de outubro do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. O montante, que é repassado a cada dez dias pela União, representa a maior receita de cerca de 60% dos municípios brasileiros e é usado para pagar despesas básicas das cidades, como folha de pagamento dos servidores e fornecedores.
Neste segundo decêndio de outubro, o valor repassado foi 41% maior que o segundo decêndio de setembro, quando os municípios receberam 938 milhões de reais. Crescimento também com relação ao valor repassado no mesmo período de 2022, quando as cidades receberam 1,2 bilhão de reais relativos ao FPM.
O aumento ajuda a amenizar as sucessivas quedas que os repasses de FPM vem sofrendo desde julho, como explica o prefeito de Palmital no interior paulista, Luiz Gustavo Moraes.
TEC/SONORA: Luiz Gustavo Moraes, prefeito de Palmital
“Super importante para a questão da saúde financeira dos municípios. Esse aumento é ainda mais importante agora, depois dessas últimas quedas de arrecadação que tivemos. A gente entra numa época de fim de ano que temos que cumprir com muitas obrigações com o funcionalismo público — décimo terceiro salário, por exemplo — e contamos muito com o apoio do FPM para custear tudo isso.”
LOC.: Segundo o assessor de orçamento Cesar Lima, as sucessivas quedas de arrecadação de FPM que os municípios vinham sofrendo desde julho, são sazonais e não foram a primeira vez que aconteceram. Para ele, o cenário começa a ficar mais positivo neste fim de ano.
TEC/SONORA: César Lima - assessor de orçamento
“Eu acho bom e faz parte da sazonalidade, que já está passando. Uma sazonalidade que pelo histórico já tinha acontecido em anos anteriores, mas devido à pandemia e ao excesso de recursos extras que o governo federal irrigou os municípios, eles não sentiram. Esse ano, como não tem mais pandemia, voltou-se à normalidade e essa sazonalidade também voltou.”
LOC.: A tendência, até o fim do ano, com mais contratações de natal e a economia mais aquecida, é de uma retomada também, de uma maior distribuição de FPM para os municípios. Para saber qual o repasse de FPM que seu município irá receber neste dia 20, acesse o portal Brasil 61 e confira no mapa.
Reportagem, Lívia Braz