Foto: Tony Winston/Ministério da Saúde
Foto: Tony Winston/Ministério da Saúde

Covid-19: estados vão receber mais de 3,2 milhões de vacinas para segunda dose

Segundo o Ministério da Saúde, 21,5 milhões de brasileiros precisam completar o ciclo vacinal com a segunda dose. Imunizantes, da marca Pfizer, devem ser entregues até esta terça-feira (8)


Uma pesquisa recente do Ministério da Saúde mostra que 21,5 milhões de brasileiros precisam completar o ciclo vacinal com a segunda dose. Por isso, dezesseis estados vão receber 3,2 milhões de vacinas até essa terça-feira (8). Os imunizantes são da marca Pfizer e vão ser utilizados para completar as duas doses.

Morador de Vitória (ES), Marcelo José Araújo tem 43 anos e trabalha na área de administração. Ele já recebeu três doses da vacina e recomenda que todos busquem os postos de saúde. "É um alívio muito grande, sabemos e sei que não é 100% que estamos protegidos, mas também sei que se pegar a Covid-19, será branda", explica.

A vacina é aplicada gratuitamente nos postos de saúde de todos os estados brasileiros em pessoas maiores de 5 anos de idade. Na vacinação dos menores de idade, a criança ou adolescente precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis.

O médico infectologista Hemerson Luz ressalta que estudos indicam que a maioria dos pacientes internados em enfermarias e UTIs de hospitais são pessoas não vacinadas ou que não concluíram o esquema vacinal. "Uma das características principais da variante Ômicron, além da sua transmissibilidade, é a capacidade de enganar o sistema imunológico usando reinfecções", explica. 

RORAIMA: vacina contra Covid-19 reduz mortes e hospitalizações, afirma ministro da Saúde

Na capital do Amapá, menos de 40% da população procurou os postos para completar o esquema de imunização contra Covid 

Quase três milhões de pessoas estão completamente imunizadas contra a Covid-19 no Espírito Santo 

Entrega nos Estados

O Acre, Rondônia e Amapá decidiram não receber imunizantes nessa remessa. Já o Distrito Federal, Mato Grosso, Bahia, Rio Grande do Norte e Roraima têm o quantitativo necessário para manter a vacinação da população. 

Confira como ficou a entrega para cada estado

Estado  Quantidade de Doses
Goiás  173.160
Distrito Federal 0
Mato Grosso do Sul 37.440
Mato Grosso 0
Alagoas  141.570
Bahia 0
Ceará 53.820
Maranhão 283.140
Paraíba 8.190
Pernambuco 49.140
Rio Grande Norte 0
Sergipe 50.310
Acre 0
Amazonas 132.210
Amapá  0
Pará 333.450
Roraima 0
Rondônia 0
Tocantins 28.080
Espírito Santo 56.160
Minas Gerais 342.810
Rio de Janeiro 155.610
São Paulo 896.220
TOTAL 3.196.440

Dados: Ministério da Saúde

Para mais informações, acesse o informe técnico do Ministério da Saúde. 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Uma pesquisa recente do Ministério da Saúde mostra que 21,5 milhões de brasileiros precisam completar o ciclo vacinal com a segunda dose. Por isso, dezesseis estados vão receber 3,2 milhões de doses de vacinas até esta terça-feira (8). Os imunizantes são da marca Pfizer e vão ser utilizados para completar os esquemas vacinais. O médico infectologista Hemerson Luz ressalta que estudos indicam que a maioria dos pacientes internados em enfermarias e UTIs de hospitais são pessoas não vacinadas ou que não concluíram o esquema vacinal. 
 


TEC./SONORA: Hemerson Luz - infectologista 
"Uma das características principais da variante Ômicron, além da sua transmissibilidade, é a capacidade de enganar o sistema imunológico usando reinfecções."
 

LOC: Acre, Rondônia e Amapá decidiram não receber imunizantes nessa remessa. Já Distrito Federal, Mato Grosso, Bahia, Rio Grande do Norte e Roraima têm o quantitativo necessário para manter a vacinação da população. Morador de Vitória, no Espírito Santo, estado que deve receber mais 56 mil doses,  Marcelo José Araújo tem 43 anos e trabalha na área de administração. Ele já recebeu as três doses e recomenda que todos busquem os postos de vacinação.
 

TEC./SONORA: Marcelo José Araújo - administrador
"É um alívio muito grande, sabemos e sei que não é 100% que estamos protegidos, mas também sei que se pegar a Covid-19, será branda."
 

LOC.: A vacina é aplicada gratuitamente nos postos de saúde de todos os estados brasileiros em pessoas maiores de 5 anos de idade. Na vacinação dos menores de idade, a criança ou adolescente precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Segundo dados do vacinômetro do Ministério da Saúde, foram mais de 352 milhões de doses distribuídas para todo o país.