LOC.: Durante os quatro dias da Operação Natal, realizada nas estradas de todo o país, a Polícia Rodoviária Federal, a PRF, registrou 891 acidentes , sendo 233 graves. Mil e trinta pessoas ficaram feridas e 90 morreram de sexta a segunda-feira, dia de Natal. O número de mortos e feridos superou o de 2022, quando foram registradas 79 mortes e 1.020 feridos.
O porta-voz da PRF de Minas Gerais, Aristides Amaral Jr, tem mais de 20 anos de polícia e explica que o sono e o desrespeito às leis de trânsito são as principais causas de acidentes em estradas. Ele dá três dicas que podem ser vitais nesse período festivo, com estradas mais cheias e tempo instável.
TEC/SONORA: Aristides Amaral Jr, porta-voz da PRF de Minas Gerais
“Se você sentir qualquer sinal de cansaço, pare e descanse, mesmo que seja por alguns minutos. Ao se deparar com um trecho chuvoso, diminua a velocidade e aumente a distância em relação ao veículo que está na sua frente, caso você precise fazer uma frenagem de emergência, você tenha um espaço maior. E respeite o limite de velocidade e só realize as ultrapassagens em locais permitidos e com segurança.”
LOC.: Com mais de 40 anos de estrada e centenas de quilômetros rodados, o empresário mineiro Randolfo Pereira conta o que faz para evitar imprevistos com o carro.
TEC/SONORA: Randolfo Pereira, empresário
“Normalmente eu uso de forma frequente as manutenções e revisões que são protocoladas pelo fabricante do meu veículo. E quando acontece um ferido que eu vou viajar com a família eu tomo o cuidado de levar no mecânico da minha confiança para ele averiguar um check list de segurança, como pneus, lona de freio, água, água de radiador. Normalmente a gente faz essas averiguações.”
LOC.: Para o empresário, esses cuidados garantem segurança para o motorista, para a família e para os outros motoristas com quem divide a estrada.
Reportagem, Lívia Braz