03/09/2021 11:00h

Orlando Brito conta como se inspirou no filme "Os Girassóis da Rússia" em fotografia tirada em Spoletto, na Itália

Baixar áudio

Nesta edição do podcast "Orlando Brito, A foto", produzido pelo portal Brasil 61, o fotógrafo Orlando Brito conta a história de Girassóis da Rússia, uma comovente história de amor levada para as telas do cinema e que o inspirou esteticamente para a fotografia. 

EMISSORAS DE RÁDIO: Comunicador, disponibilizamos o áudio deste podcast para download. Utilize e diversifique sua programação!  

Copiar textoCopiar o texto
31/08/2021 08:34h

Marca foi alcançada com Yeltsin Jacques, que ganhou ouro na prova dos 1.500m T11

Yeltsin Jacques correu os 1.500 metros rasos em 3 minutos e 57 segundos, guiado por Antonio Carlos Santos, e estabeleceu o novo recorde Paralímpico. Seu feito confere ao Brasil o décimo topo do pódio em Tóquio e a centésima medalha de ouro na história do país em Jogos Paralímpicos. 

Este foi, na verdade, o segundo ouro de Yeltsin, que disputa na Categoria T11, para cegos. A primeira, o jovem sul-mato-grossense conquistou também no Estádio Olímpico de Tóquio, nos 5 mil metros.

Até agora, os atletas brasileiros somam no Japão o total de 37 medalhas: 13 de ouro, nove de prata e 15 de bronze.

Copiar textoCopiar o texto
30/08/2021 17:49h

Essa é a estimativa do IBGE da população dos municípios para 2021, divulgadas no último dia 27.

Duzentos e treze milhões de brasileiros. Esse é o número da população do nosso país, segundo estimativa do IBGE fechada em julho deste ano. Do mês passado até hoje, aliás, é possível que essa quantidade tenha aumentado em pelo menos 500 mil. 

São Paulo continua sendo o estado com o maior número de pessoas, seguido pelo Rio, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Brasília. Sergipe, o menos populoso, com 2.338. A capital paulista é a maior cidade, com  mais de 12 milhões de habitantes. E a menor continua sendo, o pequeno município de Serra da Saudade, em Minas Gerais, com 771.
 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística deve realizar no próximo ano o Censo Geral que irá aferir números mais atualizados e precisos. Serão dados que irão possibilitar estudos para novas políticas públicas em benefício da sociedade.

Copiar textoCopiar o texto
27/08/2021 08:47h

Primeira-dama participou de assinatura de convênio entre Casa Civil da Presidência e Fundação Banco do Brasil, que deve estimular o bem-estar de famílias de baixa renda afetadas pela Covid -19.

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, criado em 2019, ganhou na tarde desta quinta-feira (26), um importante reforço. Trata-se da nova etapa do "Pátria "Solidária", presidido por Michelle, mulher de Jair Bolsonaro, que esteve presente à assinatura de um convênio entre a Casa Civil da Presidência e a Fundação Banco do Brasil com o objetivo de estimular o bem-estar de famílias de baixa renda afetadas pela Covid -19.

Em seu discurso de apresentação dessa fase do "Pátria Solidária", a primeira-dama Michelle Bolsonaro disse que o programa "tem contribuído para a transformação de realidades sociais, por meio de apoio a projetos estruturantes que promovem a inclusão, capacitação, civismo, cultura e recreação". 

Copiar textoCopiar o texto
25/08/2021 15:24h

No evento, o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, destacou importância na instituição militar na defesa da .democracia

Ao lado da primeira-dama, Michelle, Jair Bolsonaro participou na manhã desta quarta-feira (25) das comemorações do Dia do Soldado, no Quartel-General do Exército, no Setor Militar Urbano. Também ao seu lado estava o presidente Guiné-Bissau, Umaro Sissoko, que está em visita oficial ao Brasil. 

Ao ler a ordem-do-dia, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, comandante do Exército, destacou a importância na instituição militar na defesa da democracia e homenageou o Duque de Caxias, patrono da força terrestre, dizendo que foi "um exemplo de humildade na grandeza".

Várias personalidades civis e militares foram condecoradas, por exemplo o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, que ontem foi reconduzido ao cargo após, sabatina no Senado Federal, tanto na Comissão de Justiça quanto no plenário. Também estavam presentes à cerimônia, o ex-presidente Fernando Collor, o senador Rodrigo Pacheo, o deputado Arthur Lira e os ministros Braga Neto, Paulo Guedes, João Roma, Márcio França e Marcelo Queiroga. 

Copiar textoCopiar o texto
24/08/2021 20:49h

Depois da chegada festiva no Palácio, presidente de Guiné-Bissau participou com Bolsonaro de um almoço no Itamaraty.

A agenda de Jair Bolsonaro na manhã desta terça-feira (24) teve como principal compromisso a recepção ao presidente Umaro Sissoco Embaló, de Guiné-Bissau, ex-colônia de Portugal. Ele desembarcou em Brasília de um avião da Força Aérea Brasileira que viajou à África especialmente para trazê-lo. Após passar em revista às tropas, assistiu do alto do Parlatório do Planalto ao desfile militar.

Depois da chegada festiva no Palácio, Sissoco Embaló participou com Bolsonaro de um almoço no Itamaraty. Na quarta-feira, estará nas comemorações do Dia do Soldado, no Quartel-General do Exército. Depois, seguirá para o Rio e São Paulo.

Copiar textoCopiar o texto
23/08/2021 08:26h

Caso marco seja aprovado, indígenas ficam obrigados a comprovar que estão nas terras em que moram antes da promulgação da Constituição de 1988.

Em torno de mil indígenas de várias etnias de todas as regiões do Brasil estão de volta à Capital. Vêm para acompanhar as sessões de votação no Supremo uma questão que consideram essencial: o Marco Temporal. Se aprovado, ficam obrigados a comprovar que estão nas terras em que moram antes da promulgação da Constituição de 1988.

Ao chegarem ao acampamento -- barraquinhas montadas na área do Teatro Nacional -- têm à sua disposição testes de PCR para detecção da Covid-19 por equipes da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal.

Copiar textoCopiar o texto
19/08/2021 20:52h

Proprietário da Precisa Medicamentos valeu-se de habeas-corpus obtido no Supremo para não incriminar-se e acabou provocando irritação dos senadores.

A esperada inquirição de Francisco Maximiano, proprietário da Precisa Medicamentos, tida como intermediária na aquisição das vacinas Covaxin foi, igualmente a outras, carregada de tensão e não respostas. O empresário valeu-se de habeas-corpus obtido no Supremo para não incriminar-se e acabou provocando irritação dos senadores. 

A Comissão da Covid decidiu ampliar a quebra de sigilo do deputado Ricardo Barros, um dos acusados de participação no caso da compra ilegal de imunizantes. Em sua página no Twitter, ele se defende: - Todos sem exceção negaram meu envolvimento na oferta de Covaxin ao governo. A CPI insiste em narrativa falsa.
 

Copiar textoCopiar o texto
18/08/2021 17:55h

Túlio Silveira usou várias vezes microfone, mas para dizer que se valia da autorização do Supremo para nada declarar.

Túlio Silveira, advogado da empresa Precisa Medicamentos -- um dos alvos da investigação das negociações de compra e venda de vacinas Covaxin, contra a Covid, pelo pelo governo federal -- foi o depoente desta quarta-feira (18), na CPI da Pandemia no Senado. Usou várias vezes o microfone, mas para dizer que se valia da autorização do Supremo para nada declarar. A ponto de o relator Renan Calheiros dizer que seu "silêncio é comprometedor".

A sessão que começou pela manhã prolongou-se até o meio da tarde e Túlio Silveira, que lá esteve na condição de convidado, deve retornar à Comissão em breves dias, dessa vez como investigado.

Copiar textoCopiar o texto
17/08/2021 18:12h

Em encenação teatral, jovens exigiam do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que se empenhe em projetos contra a destruição da natureza.

Em Brasília, assim como em todas as capitais de outros países, não há um dia sem que haja uma manifestação de setores dos mais variados segmentos da sociedade. Nesta terça-feira (17), integrantes do Greenpeace fizeram um protesto pacifico com o objetivo de chamar atenção dos parlamentares para a questão ambiental no Brasil. Com uma encenação teatral. 

Sobre um tapete vermelho e vestidos com fantasias de "Rainha do Veneno" e "Deusa da Motosserra",  jovens exigiam do presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira, que se empenhe em projetos contra a destruição da natureza. 

Pedem providências que acabem com a grilagem de terras, o desmatamento das florestas, o fogo nas matas e a violência contra os povos indígenas e do campo. 

Copiar textoCopiar o texto