Data de publicação: 17 de Junho de 2022, 11:25h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:33h
Oi gente, meu nome é Fabiana Costa, estamos começando hoje uma série de podcasts mostrando um SUS que o Brasil precisa conhecer melhor. E se tem um assunto onde a gente pode sentir na pele a importância do SUS, é a vacina. Mais especificamente, vacina contra a Covid dezenove.
EMISSORAS DE RÁDIO: Comunicador, disponibilizamos o áudio deste podcast para download. Utilize e diversifique sua programação!
Vamos testar os nossos conhecimentos? Você sabe quantos por cento da população brasileira já está com o esquema vacinal completo? Mais de 72,2%, desde o início da campanha, em janeiro de 2021.
Esses dados são de junho de 2022 e se referem a pessoas acima de cinco anos de idade que já tomaram duas doses ou o imunizante de dose única. 72,2% de mais de 198,6 milhões de pessoas. Bora fazer a conta? Arredondando, mais de 143,5 milhões de pessoas.
Sabe o que isso significa? Muito! Que já foram aplicadas mais de 442 milhões de doses da vacina contra a Covid 19 em nosso país.
Uma dessas pessoas é Seu Vicente, cearense de Ipaumirim, que falou pra gente da importância de se vacinar:
O senhor acha importante ter se vacinado?
Ah, claro! Demais da conta. Foi bom demais pra todos nós, né? É uma prevenção!
Seu Vicente e muitos outros brasileiros e brasileiras formam essa legião de pessoas que se protegeram contra a Covid com a vacina oferecida gratuitamente pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.
Para se ter uma ideia do sucesso da nossa campanha de vacinação, uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, coloca o Brasil em quarto lugar no ranking mundial entre os países que mais aplicaram o imunizante.
Mas, e como estão os outros países?
Segundo levantamento da OMS - Organização Mundial da Saúde -, no mundo inteiro, já foram aplicadas 11,8 bilhões de doses da vacina.
Isso significa 60% da população mundial.
Por isso, quando comparado com a média global, o Brasil está dando exemplo de vacinação.
Escuta aí o que o Ministro da Saúde diz sobre o SUS.
"Nós temos no Brasil, um programa de vacinação muito reconhecido e referência para o mundo"
Por isso, você já sabe: onde tem SUS, tem vacina.