Data de publicação: 29 de Março de 2023, 21:00h
LOCUÇÃO: O relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro, afirmou esta semana que a grande oportunidade de o Brasil fazer uma boa reforma tributária é que ninguém mais concorda com o atual sistema tributário e fiscal do país. Segundo ele, esse consenso une a classe política pela aprovação da reforma.
A declaração foi feita durante a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que reúne na capital federal milhares de prefeitos e prefeitas de todo o país. A Marcha dos prefeitos é realizada pela Confederação Nacional de Municípios. O tema do encontro este ano é “Pacto Federativo: um olhar para o futuro”, no qual a entidade debate com gestores municipais e representantes do governo federal as pautas mais urgentes para as prefeituras associadas.
Aguinaldo Ribeiro defendeu a necessidade de se aprovar um sistema simples, que beneficie a todos, principalmente aos mais pobres.
SONORA: Deputado Aguinaldo Ribeiro, Relator Ref. Tributária
"Basicamente é isso: é ter um sistema simples. Então nós não vamos construir um sistema de exceções. O sistema de exceções é o que nós já temos. E é o sistema que todos nós não queremos. É consensual isso: ninguém quer mais esse sistema"
LOC.: Num esforço para tornar possível que as pessoas mais pobres do país paguem menos impostos, o Relator da reforma tributária explicou que está sendo estudada uma ideia que vem sendo chamada pela Imprensa como “cashback” (ou seja: dinheiro de volta).
SONORA: Deputado Aguinaldo Ribeiro, relator da Ref. Tributária
“É uma decisão que vai acontecer no grupo de trabalho, ouvido todos aqueles que devem ser ouvidos - inclusive o próprio governo, que tem uma implementação e você tem que decidir no caso do cashback, quem são como é que você vai operacionalizar, para quem esse cashback, quem são as pessoas que serão beneficiárias desse cashback. Tudo isso está sendo discutido."
LOC.: O deputado Aguinaldo Ribeiro, Relator da Reforma Tributária no Congresso Nacional, deu estas declarações durante a 24a Marcha dos Prefeitos a Brasília. O tema do encontro este ano é justamente “Pacto Federativo: um olhar para o futuro”, no qual os gestores municipais debatem as pautas mais urgentes para as prefeituras associadas à CNM - uma das principais entidades, que reivindicam uma reforma tributária e fiscal para o Brasil.
Reportagem, José Roberto Azambuja