LOC.: Um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional pretende considerar como de utilidade pública obras para a construção de reservatórios para irrigação de plantações e hidratação de animais. A ideia é alterar o Código Florestal Brasileiro e criar uma alternativa para driblar as adversidades dos períodos de estiagem.
Segundo o relator da proposta, deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG), essa definição vai garantir um diferencial na produção de alimentos do Brasil, sem comprometer as normas ambientais.
TEC./SONORA: Zé Silva, deputado federal (SOLIDARIEDADE-MG)
“O Brasil já é uma potência no mundo na produção de alimentos e a irrigação poderá ampliar, até mais que dobrar sua área, ao garantir, com rigor técnico, com licenciamento ambiental, com projeto técnico que tem convergência com o Código Florestal, de permitir essas estruturas de irrigação em Áreas de Preservação Permanente.”
LOC.: O texto permite a supressão de vegetação nativa em Área de Preservação Permanente, desde que seja para construção de barragens ou represas que tenham como objetivo acumular água para a irrigação de plantações ou para hidratação de animais.
Na avaliação do especialista de Soja de Safras & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez, o Brasil precisa promover um equilíbrio para períodos de estiagem, desde que isso ocorra de forma responsável, como prevê o projeto.
TEC./SONORA: Luiz Fernando Gutierrez, especialista de Soja de Safras & Mercado
“Este ano, por exemplo, a região Sul do Brasil contou com uma grande quebra de produção porque faltou chuva. Então, é sempre bom termos alternativas à chuva, como armazenamento de água, que é algo que ajuda. Mas tudo tem que ser bem equilibrado. Obviamente devemos ter um certo cuidado, e o Brasil, de uma forma geral, sempre tem um cuidado grande em relação a isso.”
LOC.: O projeto foi aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural no último dia 11 de maio. Agora, o texto será analisado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Reportagem, Marquezan Araújo