Data de publicação: 08 de Maio de 2023, 21:00h
LOC.: A Friocuz emitiu um alerta para o aumento dos casos associados aos vírus influenza A e B em diversos estados. Dados mais recentes apontam que o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tem atingido principalmente a população infantil.
O pesquisador da Fiocruz Marcelo Gomes destaca a importância de as pessoas ficarem atentas aos sinais de gripe, que as crianças estão apresentando.
TEC/SONORA: Marcelo Gomes - Pesquisador/Coordenar de pesquisa FioCruz
“É extremamente importante que a gente mantenha um olhar atento, que os pais, os responsáveis, estejam bastante atentos aos sinais de problemas respiratórios na sua criança. Está ali com o peito chiando, está com a respiração um pouco deficitária, com dificuldade de respirar, está apresentando algum incômodo, leve ao pediatra, leva no posto de saúde, faz o acompanhamento mais próximo para poder ter o melhor acompanhamento médico possível para evitar um eventual quadro mais grave."
LOC.: O infectologista Dalcy Albuquerque reforça que, quanto mais pessoas se imunizarem pelas vacinas da gripe e da Covid-19, menos o vírus circula entre a população.
TEC/SONORA: Dalcy Albuquerque - Infectologista
“Quanto mais pessoas imunizadas, menos o vírus circula, porque na melhor das hipóteses, mesmo que a pessoa adoeça, a carga viral dela é menor, portanto, a possibilidade dela infectar outra pessoa e essa outra pessoa infectar outra e criar uma cadeia de transmissão é bem menor, então por isso que é importante que o maior número possível de pessoas sejam imunizadas.
LOC.: Todas as vacinas contra a Covid-19 e a influenza estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS. Procure o calendário vacinal da sua cidade e se proteja contra esse vírus.
Reportagem, Daniela Gomes.