Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

MANAUS (AM): Moradores precisam completar esquema vacinal contra Covid-19

Dados da Secretaria Municipal de Saúde da capital mostram que cerca de 270 mil pessoas ainda precisam tomar a segunda dose. Reforço já foi aplicado em 495 mil


Em Manaus, quem ainda não tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 precisa ir a uma unidade de saúde o quanto antes e completar o esquema vacinal. Cerca de 22% da população está imunizada com a terceira dose na região. Quem tem mais de 18 anos e já tomou a segunda dose há pelo menos quatro meses, está na hora de ir atrás do reforço.

Frente ao avanço da variante Omicron do coronavírus, o ministro da saúde Marcelo Queiroga, diz que a vacinação é um meio de amenizar casos graves sem a necessidade de hospitalizações. “O Brasil tem ainda alguns estados em que a vacinação não chegou aos níveis desejados.”

Em Manaus, 67,4% da população está completamente imunizada, segundo dados do vacinômetro estadual, de 10 de fevereiro. A secretária especial de secretária extraordinária do enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite Melo, acredita que a cobertura vacinal precisa chegar a 90% para conseguir conter a circulação do coronavírus. 

A  secretária de saúde municipal, Shádia Fraxe, faz um apelo aos moradores que ainda não se imunizaram para que procurem um local de vacinação. “Não temos aí um aumento no número de óbitos, um aumento no número de internações em leitos de UTI, e o que difere o ano passado para esse é justamente a vacina. Então, peço que confiem na ciência. Acreditem. Digo para vocês que os números não nos deixam mentir. Então, é isso que tem feito Manaus sair dessa situação que estávamos vivendo, que era muito preocupante.”

Menos de 30% dos moradores dos municípios da região do Alto de Solimões completou o esquema vacinal contra a Covid-19

Crianças e Jovens 

Atualmente crianças entre 5 e 11 anos já podem tomar a primeira dose da vacina. Em Manaus, foram aplicadas 57.505 doses pediátricas até o dia 10 de fevereiro. Para elas, é administrada uma dosagem diferenciada da Pfizer. Quem tem entre 6 e 11 anos também pode tomar a CoronaVac. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que até o dia 15 de fevereiro haverá doses suficientes para toda a população infantil do Brasil.  
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Moradores de Manaus que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 precisam completar o esquema vacinal. Quem já pode tomar a dose de reforço também deve procurar o local de vacinação mais próximo, o quanto antes. Crianças de 5 a 11 anos também podem tomar a dose pediátrica da vacina. O município tem estoque suficiente para atender toda a população.

De acordo com dados da secretaria de saúde municipal de Manaus, mais de 80% da população vacinável já completou o esquema. Contudo, mais de duzentas mil pessoas ainda precisam tomar a segunda dose. A secretária de saúde municipal, Shádia Fraxe, faz um apelo aos moradores que ainda não se imunizaram para que procurem um local de vacinação. 
 

 TEC./SONORA: Shádia Fraxe, secretária municipal de saúde 

“Não temos aí um aumento no número de óbitos, um aumento no número de internações em leitos de UTI, e o que difere o ano passado para esse é justamente a vacina. Então, peço que confiem na ciência. Acreditem. Digo para vocês que os números não nos deixam mentir. Então, é isso que tem feito Manaus sair dessa situação que estávamos vivendo, que era muito preocupante.”
 

LOC.: Cerca de 67% da população de Manaus completou o esquema vacinal, mas é preciso avançar. A maior parte dos casos graves de Covid-19 ocorre entre aqueles que não completaram o esquema vacinal. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressalta a importância de se completar o ciclo vacinal.
 

TEC./SONORA: Marcelo Queiroga, ministro da Saúde

“A região Norte merece nossa atenção especial. Eu preciso pedir a vocês para tomar a segunda dose da vacina. E aqueles que tomaram a segunda dose, procurem tomar a dose de reforço. Só assim, vamos ser efetivos em evitar formas graves dessas doenças, não só aqui na região Norte, como no Brasil.”
 

LOC.: Manaus aplicou, desde o início da campanha, mais de três milhões e setecentas mil doses da vacina. Desse total, mais de um milhão e 700 são de primeira dose. Um pouco menos de um milhão e meio de segunda dose e dose única. Além disso, quase meio milhão de pessoas foram imunizadas com o reforço. Os dados são da secretaria de saúde municipal. 

Você pode encontrar os endereços dos locais de vacinação no site da secretaria: semsa.manaus.am.gov.br. repetindo semsa.manaus.am.gov.br.