Receita Federal. Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Receita Federal. Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Imposto de Renda 2022: como baixar o programa para fazer a declaração

Os contribuintes também têm a opção de fazer o preenchimento de forma on-line, na página 'Meu Imposto de Renda', com acesso pelo portal e-Cac


Com a aproximação do prazo para declaração do Imposto de Renda 2022 - entre 7 de março e 29 de abril – os contribuintes precisam se programar para enviar as informações e ficar em dia com o fisco.

Para fazer a declaração, uma das opções é baixar o programa do IR. Aqueles que fizerem a entrega nos primeiros dias recebem a restituição (caso tenha direito a ela) nos primeiros lotes.

Por meio do computador, o contribuinte pode baixar os programas do Windows, Multiplataforma (zip), entre outros, como Mac, Linux e Solaris. O programa poderá ser acessado no próprio site da Receita Federal.

Para quem vai acessar pelo celular

Para os contribuintes que vão fazer o acesso por celular, os programas estarão disponíveis para Android e IOS. É preciso fazer a busca por “Meu Imposto de Renda”, na loja de aplicativos do seu celular.

Passo a passo para baixar o Programa 

  • Acesse a página da Receita Federal
  • Clique em ‘Meu Imposto de Renda’
  • Selecione “Baixar o programa”
  • Escolha a modalidade de dispositivo (computador, dispositivo móvel ou certificado digital)
  • Siga as demais instruções apresentadas

Imposto de Renda: confira calendário 2022 e não perca os prazos

INSS: Municípios em débito poderão renegociar dívida até junho

Vai viajar no carnaval? Fique atento às orientações para evitar problemas no feriado

A especialista em direito tributário e empresarial Estela Nunes lembra que aqueles que fizerem a entrega nos primeiros dias recebem a restituição (caso tenham direito a ela) nos primeiros lotes.

“O prazo de entrega, que inicia no dia 7 de março, vai até 29 de abril. Já os lotes de restituição terão início em 31 de maio e irão ser pagos até 3º de setembro, em cinco grupos mensais de restituição.”, explica.

Declaração on-line

Os contribuintes também têm a opção de fazer o preenchimento de forma on-line, na página 'Meu Imposto de Renda', com acesso pelo portal e-Cac (clique aqui para acessar).
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: O prazo para fazer declaração do Imposto de Renda 2022 começa na próxima segunda-feira e os contribuintes precisam se programar para enviar as informações necessárias em dia. A declaração pode ser feita pelo computador ou por aplicativo para celular. No primeiro caso, o contribuinte pode baixar o programa para Windows, Mac e Linux, além de um multiplataforma. Para baixar, acesse a página www.gov.br/receitafederal, clique na opção ‘Meu Imposto de Renda’. Selecione ‘Baixar o programa', escolha o sistema operacional e siga as demais instruções apresentadas.

Já para quem vai fazer o acesso por celular, os aplicativos estarão disponíveis para Android e IOS. É preciso fazer a busca por “Meu Imposto de Renda”, na loja de aplicativos do celular.

Segundo a especialista em direito tributário e empresarial, Estela Nunes, quem fizer a declaração antes recebe a restituição primeiro, caso tenha direito a ela.
 

TEC./SONORA: Estela Nunes, especialista em direito tributário e empresarial

“O prazo de entrega, que inicia no dia 7 de março, vai até 29 de abril. Já os lotes de restituição terão início em 31 de maio e irão ser pagos até 3º de setembro, em cinco grupos mensais de restituição.”
 

LOC.: Os contribuintes também têm a opção de fazer o preenchimento da declaração de forma on-line, na página 'Meu Imposto de Renda', com acesso pelo portal e-Cac.

Reportagem, Marquezan Araújo