LOC: O Governo Federal deu um importante passo para atrair investimentos privados para projetos de saneamento básico, segurança hídrica e mobilidade urbana.
Nesta segunda-feira (30), o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, assinou acordos de cooperação técnica com oito associações do setor privado.
O objetivo é que empresas dessas entidades possam adotar os chamados critérios ASG em projetos de infraestrutura para o desenvolvimento regional. ASG é uma sigla para ambiental, social e governança.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destaca a importância da medida.
SONORA
"De governabilidade, de respeito ao meio ambiente e de buscar atacar desigualdades regionais em cima do desenvolvimento sustentável. O que estamos preconizando, na verdade, há alguns anos, vai ao encontro do que o mundo hoje propõe como uma bandeira universal. Não tenho dúvida de que o que nós estamos fazendo aqui é dando um passo inicial muito importante para trazermos a iniciativa privada para, junto com o Governo Federal, com a mesma visão do que nós queremos para esse País como uma política de Estado."
LOC: Atualmente, várias empresas têm o foco voltado para a preservação do meio ambiente, responsabilidade social e buscam melhorar suas práticas de governança. Fundos de investimentos baseados nos pilares ASG são considerados referência no mercado de investimentos e ações.
A adoção dessas medidas em projetos que envolvem o MDR vai se dar de maneira voluntária, adaptável a cada projeto, e flexível, de forma a ser usada em diferentes setores.
Para saber mais sobre essa e outras ações do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Vicente Melo