Foto: Pixabay/Licença Creative Commons
Foto: Pixabay/Licença Creative Commons

Fertilizantes: projeto prevê adição de sódio em lugar de potássio

Projeto de Lei de Beto Rosado altera composição da mistura química usada na fabricação de fertilizantes

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

De autoria do engenheiro agrônomo e ex-deputado federal Beto Rosado, o Projeto de Lei 3095/22 altera a composição da mistura química usada na fabricação de fertilizantes. Caso seja aprovado, a mistura terá adição do sódio para substituir, mesmo que parcialmente, o potássio, um mineral usado na fabricação de fertilizantes que é importado da Rússia.

O projeto está em análise na Câmara dos Deputados e altera o texto da Lei que trata da produção e comércio de fertilizantes. Segundo Rosado, a medida vai reduzir os custos para os produtores agrícolas, além de ser alternativa à dependência de insumos estrangeiros. Ele explicou que “a adição do sódio vai contribuir para a agricultura brasileira, uma vez que diversas pesquisas científicas sugerem a possibilidade de substituição parcial do potássio pelo sódio sem perda de produtividade ou danos às plantas”.

A proposta está sujeita à análise conclusiva das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.